Marco reef


Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Finalmente e após seguir há muito tempo este forum vou dar aqui inicio ao meu próprio tópico!

 

Iniciei-me na aventura de ter um aquário de água salgada, à cerca de 5 meses atrás, que depois de alguns percalços parece que finalmente estou a encarrilhar!

 

Após 4 meses de ter enchido o meu aquário, numa noite detectei que o mesmo estava com uma fuga, e depois de já ter toda a rocha e alguns corais e peixes tive que desmontar tudo, para resolver o problema e recomeçar do inicio, este sem dúvida foi o meu maior percalço.

 

Setup do meu aquário:

 

Aquário: 100x45x45, com coluna seca com 2 furos

Sump: 90x30x40

 

Bomba: eheim compact + 3000

Escumador: TMC V2 Skim 400

Termostato: TMC V2 Therm 200

Iluminação: Hailea 4x39w + Reflector

Rocha: cerca de 25 kg

 

Espero o mais breve possível postar algumas fotos da evolução do meu aquário.

 

Cumprimento a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já consegui por uma foto através de um link, mas vou tentar disponibilizar mesmo a imagem.

Esta será novamente do aquário vazio, vendo-se a sump:

dezaqua041.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Já com água:

dezaqua055.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Com uma rede por cima, para evitar mergulhos dos meus 2 gatos (que são muito curiosos):

dezaqua057.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Para já é tudo, entretanto irie colocar mais algumas fotos.

 

Obrigado, cumprimentos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

Para por a foto mesmo, em vez do link, quando faz o download dela nesse site vao aparecer varios codigos, vai ter de escolher o que diz "Forum Code". Depois é so fazer copy-paste desse codigo para os seus post.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite rakiki_git,

 

Em primeiro lugar obrigado pelo comentário...

Realmente tenho uma esponja na sump, sempre pensei que fosse benéfico para filtrar melhor, no entanto se é realmente melhor tirar irei retirar.

 

Gostava de deixar esta pergunta no ar, o porquê de não usar uma esponja na sump?

 

Fica prometido amanhã à noite mais algumas fotos da evolução do meu aquário, já com a presença de alguns peixes e corais.

 

Boa noite a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em agua salgada nao se usa filtros ou esponjas , cortam a passagem aos micro organismos e bacterias que nessecitamos que passem para o aquario, parte delas ja sao destruidas so por passar na bomba de retorno entao se tiveres mais essas esponjas e filtros pior ... lolol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

rakiki_gti mais uma vez o meu obrigado pelo esclarecimento. Realmente não sabia desta situação sempre pensei que fosse benéfico. Entretanto já tirei a esponja hoje mesmo. É bom termos diversas opiniões, principalmente de quem já tem mais experiência.

 

Tal como prometido, hoje vou colocar mais umas fotos, onde já se pode ver os primeiros seres no meu aquário (estas fotos já tem algum tempo, mas prefiro mostrar toda a evolução do aquário).

 

Já agora coloco esta foto, que é da caixa estanque, onde também (se calhar erradamente) coloquei esponja. Coloquei aqui esponja para evitar o barulho que a queda de água fazia. Será correcto?

 

dezaqua083.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

De seguida algumas fotos com os primeiros seres do aquário,

 

021ba.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

o 1º coral que tive acabou por morrer passado 1 semana:

026my.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

027cn.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ,

 

na minha opiniao tirava as esponjas da coluna seca .. com o tempo vai se formar uma "goma" no vidro da coluna e o barulho desaparece , ou entao fazes um durso e ha 0 barulho ..

 

essa esponja vai acumular detritos o que nao te vai favorecer ..

 

boa sorte para esse aquario ..

 

cumprimentos ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Em primeiro lugar o meu agradecimento ao Ricardo e ao rakiki...

 

Já tirei a esponja da sump e entretanto vou tirar a esponja da caixa estanque. Já agora, como poderei fazer um durso?

 

O que me trás aqui hoje, é que estou a ficar com um coral um pouco esquisito, isto porque, de dia para dia está a abrir cada vez menos os polipos e a ficar com manchas brancas!!! Será que está a ficar doente.

 

O coral em questão é este:

 

img6246mf.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

A foto que aqui coloco, já é de há uma semana atrás, hoje está com mais manchas brancas e os pólipos estão a abrir muito pouco.

 

Se me puderem dar uma ajuda, agradeço.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito ainda o tempo disponível, para colocar aqui mais algumas fotos da evolução do meu aquário, neste caso regressão, isto porque passado 4 meses de ter o aquário a funcionar, numa noite quando cheguei a casa detectei que estava com uma quantidade de água grande no chão, quando vim a descobrir que se devia a uma fuga num dos cantos inferires do aquário!!!

 

Conclusão, tive retirar tudo do aquário, deixá-lo secar e foi colocado silicone na junção onde existia a fuga... Coloco de seguida algumas fotos do sucedido:

 

img1750t.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

A solução encontrada para os seres vivos enquanto o aquário ficou sem água:

 

img1753fj.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

A encher novamente o aquário depois de resolvido o problema:

 

img1764s.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Editado por marco reef
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo, tudo bem?

 

Obrigado mais uma vez, ver se no fim de semana resolvo a situação da esponja.

 

Neste momento ando aqui preocupado com um dos corais, penso que o nome é duncanopsammia axifuga, pois à cerca de uma semana que não abre os polipos como antigamente e neste momentos está a ganhar manchas brancas, sendo que um dos polipos já está completamente branca...

 

Á cerca de uma semana começou a ficar como na foto seguinte:

img6246b.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Hoje está com manchas brancas e os polipos quase já não abrem!!!

Alguem me pode dar uma ajuda com este coral, o que poderei fazer para o recuperar?

 

Obrigado e cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marco, eu possuo um coral igual a esse e o que te posso dizer é que tens de verifica os niveis de nitrato e fosfato da agua....pois a minima coisa o coral ressentese....se tiveres oportunidade coloca macroalgas na sump , faz um refugio onde as possas ter...eu fiz isso e ficou o problema resolvido....

 

Alguma coisa é só dizer

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo, tudo bem?

 

Obrigado mais uma vez, ver se no fim de semana resolvo a situação da esponja.

 

Neste momento ando aqui preocupado com um dos corais, penso que o nome é duncanopsammia axifuga, pois à cerca de uma semana que não abre os polipos como antigamente e neste momentos está a ganhar manchas brancas, sendo que um dos polipos já está completamente branca...

 

Á cerca de uma semana começou a ficar como na foto seguinte:

img6246b.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Hoje está com manchas brancas e os polipos quase já não abrem!!!

Alguem me pode dar uma ajuda com este coral, o que poderei fazer para o recuperar?

 

Obrigado e cumprimentos.

 

 

 

 

 

Boas ,tens alimentado esse coral?

 

 

 

Se a resposta for sim ,podes ter os valores da agua alterados ,ou o coral ter alguns parasitas(esses pontos brancos)

Editado por lsdluis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Em primeiro lugar obrigado ao Andre e ao Isdluis pela ajuada. Relativamente ao coral, fui à loja H2Hobby fazer testes à água e pelos vistos tinha muito pouco magnésio, como tal já tentei normalizar os valor. O coral está mesmo a morrer, de qualquer modo deixei-o na loja a ver se recupera alguma coisa.

 

Hoje vou deixar mais algumas fotos da evolução do aquário:

 

img1706i.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

img1778pm.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

img6037r.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

img6038ni.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

img6086m.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

img6258eo.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Para já é tudo... Ainda tenho pouca coisa mas a pouco e pouco hei-de lá chegar!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Gostava de ouvir umas criticas (positivas e negativas) para poder melhorar o meu projecto....

 

Cumprimentos,

Boas ,gostei do layout agora é ir mantendo .

Não sei se pretendes manter corais duros ,mas cheira-me que o escumador vá ser curto com o tempo .

Reparei que tens o aquario numas aguas furtadas ,como é que é a temperatura nessa divisão no verão ?

A minha sala é numas aguas furtadas mais altas como a tua e a temperatura no verão é de morrer.

 

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Isdluis, obrigado pelo comentário...

 

É verdade tenho o aquário num sótão, e realmente nestes ultimos dias tenho notado um calor muito grande, como tal e com medo que a temperatura da água suba muito, comprei no aki uma mini-ventoinha que espero que venha a diminuir a temperatura! Não sei se vai ser o suficiente o que é certo é que a temperatura da água nunca ultrapassou os 26º. A ventoinha coloquei na sump, pelo menos penso que seja assim! Já agora lsdluis, como resolves-te o teu problema?

 

A mini-ventoinha do aki:

 

jpgab90892a0de86592a58a.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Relativamente ao que quero ter no aquário, penso que para já seja apenas corais moles, já tive um duro mas acabou por morrer! Vamos ver como isto evolui.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.