Aquario 20L, ajuda para decorar e não só...


leficoma

Recommended Posts

Boa tarde a todos

 

Ofereceram-me o seguinte aquario de 20L:

 

aquafashionredblackaqua.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

É a minha oportunidade para entrar no mundo da aquariofilia. Para já vem com o seguinte:

Filtro TC200

Iluminação de 24 Leds

 

Sei que estou limitado no tamanho e também na decoração, visto ser um aquário bastante tapado.

Por estas razões gostaria de obter algumas sugestões para tornar um ambiente engraçado no aquário e vou usando também este tópico para colocar as minhas dúvidas.

 

Obrigado desde já pelas ajudas que possam prestar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo a este mundo leficoma. Desde já desejo-te boa sorte e que tudo aconteca bem. Não tenhas pressas, pensa tudo antes de fazeres que é para mais tarde não te arrependeres.

 

A pergunta essencial neste momento é se queres peixes de agua quente ou fria?

 

O aquario é considerado como um nano-aquário, pois tem apenas 20 litros, e por isso, vais ter muitas restrições relativamente aos peixes que podes "pôr lá dentro". No entanto, não te preocupes porque eu também tenho um nano de 20 litros e safo-me bastante bem xD

 

Se optares por peixes de agua fria não há muito a dizer lol São dos peixes mais simples, apenas será preciso um filtro que como indicaste já o tens.

 

Se optares por peixes de água quente irás precisar de um termostáto, que irá aquecer a temperatura da água, do filtro, de alguns produtos de controlo da qualidade da água nomeadamente pH, amónia e nitritos e, iluminação se quiseres por umas plantinhas.

 

As plantas aconselho.te a pores umas de fácil manutenção como o musgo/feto de java, cabomba, etc... é so pesquisares aqui no forum e escolhes as que mais gostas.

 

Uma coisa muito importante: Não penses que é comprar os peixes, encher o aquário e pô-los lá para dentro. Antes, o aquário tem de estar estabilizado, ou seja, tem de completar o ciclo do azoto que demora normalmente 2/3/4 semanas e que poderás ver quando terminou através dos testes de amónia e nitritos. Procura também no forum ou no google sobre o ciclo e informa-te bastante bem.

 

A nível de decoração, o que podes colocar, além de decorações artificias que existem( castelos, vasos partidos, etc) que não dão um aspecto natural ao aquário, podes colocar algumas rochas ( pequenas no teu caso) e um tronco.

 

Pensa também no areão que queres colocar no fundo do aquário e se queres colocar algum substracto fertil, embora se obtares por plantas de facil manutenção, não irás necessitar dele.

 

Pronto, para já é tudo :P

 

Se precisares de ajuda apita!

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção aos peixes de água fria! Há peixes que de "peixinhos" têm pouco, como por exemplo o mundialmente famoso peixinho dourado que na verdade em adulto é um sr. peixe crescendo muito mais do que muita gente não informada pensa.

 

Eu sei que a tentação por peixes de água fria é muita,visto que fica mais económico e os peixes são mais resistentes logo não necessitam à primeira vista de muitos cuidados mas é um a ideia errada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais obrigado aos dois.

 

Neste momento só tenho areão e água dentro do aquário. Estou a aguardar uns dias antes de colocar peixes. Já deveria ter comprado as plantas e colocado no aquário? As plantas que foram referidas dão-se com água fria?

Estava a pensar comecar com peixes de água fria e mais para a frente então avançar para água quente.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, :sign_welcome:

Tens que esperar pelo menos 1 mês e ires controlando os valores de Ph,Dh,Gh, No2, No3, e amónia, penso que sejam os mais importantes e os que vêm nos testes de tiras, que são bastante práticos.

Para peixes de água fria aconselho-te a serem mesmo pequenos como os 4 tanictis(néon chinês), é fácil de encontrar, manter e reproduzir, e umas 2 coridoras paleatus.

Quanto ás plantas, não encontrei o nome de nenhumas aqui no tópico por isso dou-te umas ideias, como por exemplo feto de java, musgo de java, valisnéria spiralis e tiger(não necessitam de fertilização e são mais simples que as gigantes, bolbitis, anúbia, egeria densa, cambomba entre muitas outras que se dão bem em água fria e crescem bem :music_singguitar:

Boa sorte

Cumps.

Gonçalo Pereira

 

 

G.A.P - GRUPO DE AQUARIOFILIA DO PORTO

mind-the-gap2.jpg

»»»para aderires envia-me uma MP«««

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais obrigado aos dois.

 

Neste momento só tenho areão e água dentro do aquário. Estou a aguardar uns dias antes de colocar peixes. Já deveria ter comprado as plantas e colocado no aquário? As plantas que foram referidas dão-se com água fria?

Estava a pensar comecar com peixes de água fria e mais para a frente então avançar para água quente.

 

Cpts

 

Não é necessário colocares as plantas logo de inicio, mas dava jeito meteres antes de colocares os peixes, pelo menos para não os stressares, para nao levantares sujidade do areão, e para ela criar umas certas raizes tambem.

 

Queria só dizer uma coisa importante: tu referiste aí que ias deixar uns dias a água a ciclar e depois por os peixes.

 

Atenção que nao são 2 ou 3 dias, depende mas normalmente é á volta de um mês. Aconselho.te a comprares os testes pelo menos para já do Ph, amonia e nitritos, os mais importantes. Só com tudo estabilizado e dentro dos parâmetros minimos e que deves colocar os peixes.

 

Já pensaste nos peixes que queres por?

 

Já que queres peixes de água fria (que toda a gente pensa ser mais fácil de cuidar) aconselho-te,tal como o actiplus disse, uns peixes pequeninos (embora, acho que não exista grande variedade de peixes de água fria que não atinjam tamanhos consideráveis), pois o aquário não é muito grande e um ou 2 limpa-fundos, como as corydoras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal

 

Na segunda-feira fui a uma loja e acabei por comprar um termostato para o aquario.

Também comprei duas plantas e é com estas que estou mais preocupado neste momento. Três dias passados desde que as coloquei na água e ao que parece pelo menos uma delas não estará de muito boa saude.

A temperatura da agua esta nos 26º e o ph (por agora) está elevado.

216h.jpg

 

218zpg.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Os produtos que coloquei na água foram:

-Goldfish protect (elimina o cloro e cloraminas)

-Goldfish cleaner (reduz as materias organicas)

-Sera FlorePlus (promotor de crescimento)

-Sera Florenette A (nutriente)

 

Estou bastante preocupado com a planta mais alta, que acham?

 

Outra pergunta, devo comprar algum produto para baixar o ph ou espero ansiosamente?

 

Obrigado desde já pelas sugestões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

a planta mais pequena parece-me ser uma anubia (alguem me corrija se estiver errado), se for essa planta não pode ser enterrada pois isso vai fazer com que apoderça o risoma e consequentemente ditara a morte da planta, as anubia devem ser amarradas com fio de pesca a uma pedra com peso suficiente para mater a planta no fundo,

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7,2 não e um pH alto...

 

é um pH quase neutro, não deve ser por isso que a planta está assim...

Ela já estava assim na loja?

Não vejo motivo aparente para a planta estar assim. Sabes qual é a espécie?

 

Ainda não falaste dos peixes que vais pôr. Agora que tens termostato podes optar por uns de água quente. Eu aconselhava-te un cardumezinho de neons ( 3,4 ou 5), pois dão muita cor ao aquário e 2 corydoras ou 2 botias. Mas tu é que sabes o que preferes. Têm cuidado é com as misturas que fazes e com o número de peixes que lá tens.

 

Como tão os valores de amónia e nitritos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabuguense

 

Obrigado pela informação, vou tratar de a prender.

 

Francisco Teles

 

Como a cor que analisei no medidor se encontra entre os dois ultimos valores da escala, pensei que fosse alto.

Quanto à planta, por inexperiencia e pela ansiedade, na loja nao estive a ver ao pormenor. Quando a coloquei no aquario ela não se encontrava assim tão fragilizada.

Não tenho meios para medir amonia e nitratos. Pensei que o teste de ph fosse o mais importante.

 

Quanto aos peixes, ainda não tenho pensado nisso, como ainda vou ter tempo até estabilizar a água...e sendo assim, todas as sugestoes sao bem vindas pelo que agradeço as tuas que me agradaram

 

Cpts e obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente a planta penso ser normal no inicio ela fraquejar um pouco pois esta a adaptar-se ao seu novo anbiente .

No que diz respeito aos peixes comcordo com a Patvieira penso ser boa opção um beta pois adapta-se bem a pequenos volumes de agua e são magnificos .

Tambem penso não ser boa opção comessares ja a fertilizar pelo menos até ao aquario estar corectamente siclado , mas quanto a isso deixa alguem mais experiente pronunciar-se .

Boa sorte .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Um betta também podia ser uma boa opção, mas pessoalmente para mim, não acho muito bonito ver um peixe sozinho num aqúario ( opinião pessoal ) lol

 

Bem, para saberes quando os valores estão estabilizados precisas mesmo dos testes, principalmente da amónia, se não não consegues determinar ao certo o fim do ciclo.

 

Para acelerares o ciclo, podes ir deitando uma vez por dia um floco de comida, ou adiciona bactérias, que também se vende em qualquer loja de aquariofilia.

 

Vai pensando nos peixes que queres. É melhor pensares com antecedência e perguntares aqui ao pessoal se concordam com o que vais colocar xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos

 

Neste momento aguardo tranquilamente. Tenho trocado semanalmente 1L de água e colocado os produtos para água e plantas.

 

As novidades são que, apesar da maior parte das folhas da planta mais alta (que ainda não descobri qual é...) estarem mais escuras, duas folhas verdinhas nasceram, o que me leva a crer que a planta esta a recuperar.

 

A outra novidade é que já existe um mini caracol no aquário e neste momento não sei se isso é bom ou mau sinal para as plantas. Que acham?

 

Quanto aos peixes adoro a ideia dum cardume de neons. E gostaria de colocar mais dois maiorzitos, não sei se o tamanho do aquario o permite, aí até 5cm.

 

Cpts a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

provavelmente esse caracol que dizes são physas. são uma praga porque reproduzem-se mais rapido que os ratos! não te devem fazer mal algum às plantas, ate deve ser bom pois limpam-lhe as algas que ficam depositadas nas folhas, mas se fosse a ti eu tirava-os fora.

 

Quanto aos peixes isso é contigo, mas um cardume aí de meia duzia, a dez neons e uma cory e ficavas aí com um aquario de luxo! É a minha opinião claro.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixes tens algumas opções desde , espadas neons , guppies, mollys, a questão é que não é muita àgua, eu aconselhava os neóns porque peixes para se reproduzirem aí não aconselho é demasiado pequeno, e apertado. Podes até pôr um casal mas e os alevins quando cresçerem vais pô-los aonde... É que os pais têm tendência a comê-los passados 3 ou 4 dias. Simplesmente desinteressam-se por eles.

A menos que estejas a pensar comprar um aquário aparte para os alevins. Dá uma pesquisa aqui pelo fórum. bigsmile

Cumprimentos ,

 

Neuza Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já o disse numa resposta mais acima, mas volto a dizer outra vez, num aquário tão pequeno, mesmo que não se goste de ver só um peixe, é só mesmo isso que deve ter, um peixe só. Se quer mais peixes, e se lhes quer dar qualidade de vida, então compra um aquário maior.

Mesmo considerando um néon, que pode ter à volta de 3cm, nunca pode ter um cardume de 10, pois aí já vai ter um excesso de população. Pode ter para aí só uns 5. As corydoras podem atingir 5, 6 cm, (se for a panda 2,5 cm) mas nunca se deve por só uma sózinha. Logo, com 3 fica logo com o aquário lotado. Daí a minha sugestão de ter só um beta que era o que eu poria se tivesse um aquário dessas dimensões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu concordo com a "Patvieira"...

Um cardume de 10 neons acho que é demaaaaaais. Acho que no máximo 3/5 neons e 2 corydoras que não cresçam muito.

Mais não pode ser definitivamente, não só pela lotação do aquário, mas também pela dificuldade que se calhar vais ter em controlar os valores.

Um Betta, já dei a minha opinião pessoal, não gosto muito de o ver sozinho num aquário, mas tudo depende de pessoa para pessoa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pessoalmente também não queria ter só um peixe.

Para já a ideia é ter 4 neons e mais dois peixes que não crescam muito e que ainda vou ter de escolher.

Uma coisa que queria era também criar alguns esconderijos, é necessário não é? O aquario trazia um tronco. Tenho tido este tronco em água e vou fazendo a muda da água regularmente. Acontece que a água está sempre castanha. Será melhor ferver o tronco ou colocar antes pedras, uma vez que este tronco ao que me parece tem sujidade infinita eheh

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.