Doença Ictio?


ElPadrino

Recommended Posts

Boas!

 

À cerca de 2 meses comprei um aquário modesto que não deverá ter mais de 10litros e juntamente um filtro + termostato.

Desde então que tenho comprado peixes todas as semanas e não tenho tido qualquer problema com a manutenção do mesmo.

Cheguei a ter 20 neons, 3 corydoras e 1 peixe-gato.

Até que à uns dias os neons começaram a ficar com pintas brancas pelo corpo, segundo o que pesquisei na internet possivelmente será a doença Ictio devido às mudanças bruscas de temperatura da água.

Para ser sincero é bem possível que isso tenha acontecido pois eu de 2 em 2 dias troco 50% da água do aquário e nem costumo tomar muita atenção à temperatura da nova água que meto (confiando que o termostato estabilizasse rapidamente a temperatura desejada), mas já percebi que foi um grande erro.

 

Hoje fui a uma loja de animais e venderam-me um produto da JBL "Punktol Ultra" que será indicado para resolver esta doença.

Mas, infelizmente devo ter demorado muito tempo a procurar solução para o Ictio, pois já têm morrido alguns peixes (não sei se o resto sobreviverá).

 

Coloquei o produto, aumentei a temperatura para os 29ºC / 30ºC, retirei o carvão do filtro e a dúvida de deixar a luz acesa permanece.

O que poderei eu fazer para salvar os que me restam?

 

Antes de isto acontecer comiam que se fartavam, agora ignoram completamente a comida.

 

Desde já agradeço.

Editado por ElPadrino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheguei a ter 20 neons, 3 corydoras e 1 peixe-gato.

Para 10litros :crazyeyes:

a doença Ictio devido às mudanças bruscas de temperatura da água.

Para ser sincero é bem possível que isso tenha acontecido pois eu de 2 em 2 dias troco 50% da água do aquário e nem costumo tomar muita atenção à temperatura da nova água que meto (confiando que o termostato estabilizasse rapidamente a temperatura desejada), mas já percebi que foi um grande erro.

Ora nem mais. TPS demasiado frequentes e com volume MUITO alto.Mais choquetermico. :flick_tongue:

tratamento segue link ictio

ATENÇÃO ao sal as cory e peixes gato em geral não toleram.

O ciclo do ictio sao mais ou menos 18dias.

Continua temp 30ºC , qualquer produto anti ictio é bom.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para 10litros :crazyeyes:

É capaz de ter um pouco mais, mas os Neons são peixes relativamente pequenos :D

 

Daqui a 15 dias depois de ter o Ictio tratado e na esperança que algum sobreviver, as mudanças de água deverão de ser apenas 20% e com mais cuidado na nova temperatura, certo?

 

Esqueci-me de dizer que os Neons além das pintas brancas pelo corpo, perderem um pouco a cor, estão esbranquiçados :S

 

Obrigado pela ajuda!

Editado por ElPadrino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa que abuso tanto peixe em 10L!!!

 

Não admira que apanhassem ictio com tantos factores para os peixes se sentirem stressados, o sistema imunitário deles deve estar uma lástima!!!

 

Reduz a população pois tu também não gostarias de viver com 20 pessoas em 5m2 mesmo que te limpassem a divisão todos os dias...

 

JD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com os aquários pequenos o ictio é muito frequente, principalmente devido á dificuldade de controlar temperatura, num aquário desses facilmente perdes 2 ou 3 graus á noite.

 

Mesmo depois de tratares o ictio usa uma temperatura ligeiramente mais elevada, para q com as percas à noite não fique a baixo dos 25.

 

Boa sorte,

 

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

 

Esqueci-me de dizer que os Neons além das pintas brancas pelo corpo, perderem um pouco a cor, estão esbranquiçados ...

 

boas

esbranquiçados?? nao te posso ajudar :eusathink:

Mas estiverem com perda da tonalidade ou brilho das cores ,tem haver com o stress a que estão sujeitos. Pelo menos acontece com os meus neons verdadeiros e cardinais,quando acende a luz ou durante a alimentação.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela ajuda!

Como eu suspeitava, demorei muito a procurar solução para o Ictio e já foi tarde demais, os peixes têm morrido.

 

Começando tudo de novo aconselham-me a lavar novamente o aquário todo, fervendo as pedras e deixando-o a estabilizar durante uns 4 dias a temperatura 26º, com carvão novo no filtro. Faço na mesma o tratamento de Ictio ou procuro um outro medicamento para reforçar as propriedades da água (fortalecer os novos peixes que irei comprar?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Primeiro 10l litros dá para um betta e nada mais.

Para começares de novo colocas bactérias nitrificantes que se compra em lojas especializadas, e esperas 30 dias mais o menos, não são 4 como dizes , para o ciclo estabilizar, e podes colocar plantas NATURAIS de fácil manutenção como por exemplo musgo de java e uma anúbia, e só depois podes colocar um betta e mais nenhum peixe ou então arranjas um aquário de 60 litros que é o mínimo para um iniciante.

 

Em vez do carvão coloca la de vidro, que tem uma melhor filtragem ou então uma esponja.

Escusas de fazer o tratamento.

 

Boa sorte, e primeiro pesquisa e só depois compra ;)

Cumps.

Gonçalo Pereira

 

 

G.A.P - GRUPO DE AQUARIOFILIA DO PORTO

mind-the-gap2.jpg

»»»para aderires envia-me uma MP«««

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não me parece que esteja muito interessado em aprender mais pois depois de tantos peixes desgaçados mortos, ainda quer comprar mais. Não te vai chegar o dinheiro em medicamentos que não servirão para nada pois os peixes, nessas condições vão sempre acabar por morrer rápido!

 

JD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela ajuda!

Como eu suspeitava, demorei muito a procurar solução para o Ictio e já foi tarde demais, os peixes têm morrido.

 

Começando tudo de novo aconselham-me a lavar novamente o aquário todo, fervendo as pedras e deixando-o a estabilizar durante uns 4 dias a temperatura 26º, com carvão novo no filtro. Faço na mesma o tratamento de Ictio ou procuro um outro medicamento para reforçar as propriedades da água (fortalecer os novos peixes que irei comprar?)

 

 

Amigo.

Como já te disseram tantos peixes em tão pouco espaço é normal haver mortes.

Sempre qque lavas o aquario, as pedras, o filtro, acabas com a colonia de bacterias no aquario, e tens de ciclar o aquario de novo. (Ciclo do azoto) procura no google. Se montas-te o aqurio e não o ciclas-te é normal que morram peixes.

sempre que utilizares produtos para tratamento EX: Costapur, Bactopur ou outros produtos tens que tirar o carvão, pois o carvão vai eliminar o produto do aquario e estas a deitar o produto para nada.

Para terminar, Por aquilo que já li, é mais dificil cuidar de um aqurio pequeno doque um grande, como já te disseram, um de 60 litros já é bom.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais