Aquário a partir de 6 Cubos da Vodafone


Recommended Posts

Boa noite a todos mais uma vez venho chatear o pessoal, neste caso mostrar um projecto que fiz e que está agora a ser testado iaginem com quê... isso mesmo... algo muito original Caixas de Telemóveis :D

 

Depois de resgatar dois cometas de um globo decidi fazer algo temporário onde possam ter um pouco mais de espaço até que tenha um lugar adequado para os colocar. Depois de ver algumas aventuras com cubos da vodafone decidi experimentar juntar 6 entre si através de orifícios circulares. Fica então a informação sobre o projecto

 

Material Utilizado:

 

6 x Cubos de Telemoveis em acrílico

1 x Berbequim

1 x Ferramente de corte circular (não sei o nome específico)

1 x Embalagem de Silicone para aquários

1 x Embalagem de Silicone para acrílico

3 x Limas de formatos distintos

1 x Plástico utilizado na cozinha (rolo com aspecto muito maleável)

1 x Base em Madeira

3 x Grampos de pequenas dimensões

Várias doses de paciência XD

 

Informações adicionais:

 

- Capacidade: aproximadamente 35 Lts (5,8 cada cubo pelo que li nalgum tópico xD)

- nº orifícios: 7

 

Comecei por verificar a estanquicidade de todos os cubos e depois de aprovados iniciei a sua perfuração com o berbequim e a respectiva ferramente que permite o corte circular depois de marcar todos os cubos com uma caneta de tinta permanente de modo a mais facilemente realizar depois a perfuração.

 

Depois de furados os orifícios foram todos limados de modo a ficarem sem acrílico "cortante" que poderia depois criar problemas e ao mesmo tempo ao limar em teoria o silicone para aquários agarraria melhor pelo que li.

 

Comecei por colar todos os cubos pelo lado de fora utilizando silicone para acrílico e uns grampos de modo a manter os cubos estáticos enquanto estes colavam (deixei cerca de 24 Horas)

 

Depois de colados os cubos pelo exterior comecei a colar pelo interior os orifícios que interligavam os cubos entre si com silicone para aquários.

 

Finalizada esta fase foi realizado o teste de estanquicidade no qual chumbou pois num dos orifícios a água saia para o exterior ainda que de maneira muito tenue.

 

Esse orifício foi novamente colado fazendo com que a peça passasse no teste.

 

Com a peça já concluida mas como tenho algumas dúvidas sobre a sua resistência a médio prazo arranjei quem me fizesse uma base para o mesmo (não ficou com as medidas exactas mas como foi à borla está perfeito :D), e forrei o interior da base com a base plástica de modo a que caso exista alguma fuga a água fique retida na base (deve ser capaz de conter uma pequena quantidade de água o suficiente para tomar medidas caso seja visto a tempo xD)

 

Até agora as ideias com que fiquei do projecto foram:

 

Positivas:

 

- Reutilização de Material que de outra forma seria inútil

- Diversidade de montagens que se podem fazer unindo caixas deste tipo

- Peso da estrutura final (reduzido)

- Diversão em fazer coisas por mim próprio xD

 

Negativas:

 

- Os orifícios seria talvez melhor se fossem um pouco maiores

- Espessura do acrílico que me deixa um pouco reticente

- Colagem dos orifícios com demasiado pouco silicone por achar que ficava "mais bonito" mas que poderá trazer problemas no futuro

- Limitação ao nível de decoração que se pode colocar no mesmo

 

De seguida ficam as fotos do resultado final do projecto mais uma ou outra do material utilizado.

 

Foto de Frente

sam2831.jpg

 

Foto de cima

sam2854i.jpg

 

Peça usada para fazer os orifícios

sam2855.jpg

 

Silicone para acrílico

sam2857q.jpg

 

Silicone para orifícios (Silicone para aquários)

sam2858.jpg

 

Cumprimentos :D

Editado por pp44
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mais uma forma de aproveitar os famosos cubos Vodafone.

 

O que vais colocar para fazer a filtragem do sistema? E como?

 

 

A ferramenta para fazer os furos circulares chama-se broca craniana.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela informação :D

 

A filtragem estava a pensar realizá-la com dois filtros de cascata embora ache que será sempre limitada porque a movimentação da água nunca será muito grande devido ao tamanho das aberturas.

 

Também já pensei em usar uma peça que vem nas caixas dos telemóveis e que encaixa perfeitamente e dividir um dos cubos que faz canto e colocar matérias filtrantes juntamente com um filtro interno nessa zona mas sinceramente não sei ainda muito bem como irei colocar a funcionar dai que sejam bem vindas ideias sobre isso XD

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bela obra que tens por ai, sim senhor bem aproveitado

 

Vai metendo o desenvolvimento da coisa

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só falta mesmo decidir o método de filtragem :) Se dois filtros de cascata (não muito pesados porque o acrílico é fino) ou se um filtro interno, e depois colocar a funcionar

 

Já agora eu coloquei no cubo do meio areia branca nos outros três areia preta e nos dois de trás estava a pensar colocar o tradicional areão (de rio) há algum problema em deixar a areia branca? é que não será muito fácil remove-la XD

 

Cumps :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Viva,

 

Ia-lhe pedir, por favor, a referência do silicone para acrílico. Construí um aqua em acrílico utilizando para o efeito uma cola para acrílicos. O problema é que nunca consegui tornar o meu projecto estanque... Não quiz recorrer ao clorofórmio porque parece (pelo que li) extremamente perigoso para a saúde...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

O silicone é silicone para aquários, o silicone para acrílico foi apenas para depois juntar as extremidades dos cubos de forma a tornar a peça mais uniforme sem que tivesse apenas os cubos ligados através das ligações circulares entre eles :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

Estou a fazer uma coisa parecida mas numa estante, acompanha o tópico da minha fishroom para veres como fica depois. Até agora só pintei a estante.

Já agora estou com dificuldades em arranjar caixas, onde arranjas as tuas?

 

Cumps.

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na altura fui a duas lojas e pedi para guardarem mas eles torceram um bocado o nariz pois parecendo que não as caixas ainda ficam a ocupar algum espaço e normalmente nas lojas o espaço para tralha não é muito daí que me pediram para ir buscar dois dias depois sem falta ou mandavam para o lixo.

 

Cumps e boa sorte :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais