HELP-ME - Novo aquário


cripton26

Recommended Posts

Muito boa noite.

 

Sou novo aqui pelo fórum. Actualmente comprei um aquário maior do que o que eu tinha. Tinha um aquário de 10 L, agora comprei um aquário de 90 L (medidas: 80 cm x 30 cm x 45 cm). Gostaria portanto que me ajudassem no essencial de montagem deste aquário. Gostaria assim que me dissessem que tipo de substrato devo por, quais os produtos que devo comprar para controlo da qualidade da água (ciclo de bactérias, pH, etc.) bem como o essencial para começar com o aquário.

 

Inicialmente devo por quantas semanas o aquário sem peixes? Gostaria que me orientassem...Estou um pouco perdido...Já li tanta coisa que nem sei...

 

Ah...e acham que devo comprar outro filtro externo (e já agora de que tipo) e mais luz? (deixo o link com informações do aquário que comprei para que me possam ajudar) --> http://www.aquatlant...ADREAM%2080.pdf

 

Espero que me possam ajudar...

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite. Para o ciclo de bactérias, SERA bio nitrivec é muito bom.

 

 

Em relação ao substrato, depende muito do que queres fazer... se pensares num plantado, um substrato fértil tipo o JBL AquaBasis é suficiente... claro que depende das plantas que queiras por, assim como a iluminação.

 

 

Esse aquário vem com uma BioBox. é um bom filtro mas um externo é sempre uma aposta melhor, tanto pela facilidade com que pode ser limpo, como pelo espaço que ganhas para fazeres o teu layout à vontade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

esses aquarios teem biobox 2 mais iluminação (sylvania standard daylight).

Tenho 1 desses de origem sem problemas com algas ou outrs infestações.meu aqua60l

temcomo flora anubias fetos musgo e outrs que não sei o nome(pouco exigentes a nivel de luz é claro.

Tem como fauna corydoras mollys platis guppies.Mudas o filtro se quiseres(facilidade de manutenção nao é argumento vinculativo).

substrato xpto so para plantados. eu uso areao normal.

Ao que interessa

"ciclo do azoto" ou ciclo de nitrificação é o processo biológico( pelo meio de bacterias) que converte a amónia noutros, relativamente inofensivos, compostos de azoto. Algumas espécies convertem amónia (NH3) para nitritos (NO2), enquanto outras convertem os nitritos para nitratos (NO3). Assim "ciclar o aquario" refere-se ao processo de estabelecer colónias de bactérias nas materias filtrantes que convertem amónia em nitritos -> nitratos.

Portanto colocas as plantinhas adequadas ao set up do aquario, colocas as materias filtrantes (carvão ativado fica de fora) no biobox. ajusta temp. para25ºC.

dicas: coloca um pouco de comida para peixes e/ou "aceleradores" de ciclo(jbl filter start p.ex.).

Espera no minimo 3 semanas ate colocares os peixes(os mais resitentes).(senão morrem todos).

E normal durante a "ciclagem" a agua ficar turva.

Testes basicos

PH

Amonia

nitritos

nitratos

:sign_welcome:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado aos dois pela ajuda e pelas boas vindas. Eu estava a pensar por algumas plantas, troncos, pedra de lava, etc, etc. Sabem-me dizer por quanto ronda o SERA bio nitrivec e como se utiliza? Começa-se a utilizar logo de início antes da colocação dos peixes?

 

E já agora, no manual da SERA vem indicado que se deve mudar 20 ml de água por cada semana. Não é exagerado? E já agora relativamente à biobox de quanto em quanto tempo devo mudar cada um dos filtros?

 

E a luz que o aquário trás é suficiente?

 

Tenho comprado sempre os meus materiais na KOI PARK, mas não sei se me recomendam outro sitio.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de estar a dar dicas sobre o que deves comprar ou fazer, diz lá que tipo de aquário é que queres montar e que espécies de peixes é que gostavas.

 

Quanto ao ciclo podes por já a "andar", se quiseres acelerar o processo podes comprar bactérias e vais adicionando, ao fim de 1 semana metes algumas plantas que tb vão ajudar no processo.

 

Boa sorte para o novo aquário,

 

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu de momento do outro aquário tenho 2 tetraneon e 2 poecilia endlers. Vou de certeza ter mais guppies e limpa-fundos. Depois ainda estou a pesquisar que outros peixes possa por...ainda estou na dúvida...

Relativamente a bactérias eu tenho utilizado o Nutrafin cycle. Acham que devo continuar a utilizar o mesmo ou devo mudar? Amanhã vou limpar o meu outro aquário de 10 L, que vai passar a servir para criação de camarões e em princípio ia aproveitando a água deste que já está com microrganismos, para por no novo aquário.

 

Relativamente a plantas tenho musgo de java que está altamente desenvolvido. Que outros tipos de plantas me aconselham para a luz que o meu aquário tem? (Ver tópico anterior em que eu coloquei o link com informações sobre o meu aquário).

 

Obrigado a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continua a usar o Nutrafin cycle, e se vais limpar o outro podes usar a água que retirares para este.

Compra um kit de testes para já PH, Amónia, Nitritos, para veres quando é que o ciclo está completo e pronto a receber os peixes. Quando chegar á parte dos peixes começa com 2 ou 3 e depois vais adicionando mais 1 ou 2 por semana.

Na questão das plantas podes usar das chamadas pouco exigentes, faz umas pesquisas aqui no forum que vais encontrar várias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.