Projecto Aqua 150x60x60


Recommended Posts

Boa noite.

 

Carlos, parabéns pelo excelente tópico.

 

Vou seguir a saga...

Estamos à espera de atualizações.... :sunbathing:

 

Cumpts

 

 

 

Obrigada pelo comentário.

 

Sei que tenho andado meio desaparecido, muito trabalho.

 

E agora que começou o verão os fins de semana são para ir ate aos Algarves meter as patas de molho :sunbathing:

 

Andei a fazer uns testes a valvula e acontece que o transformador que mandei vir e uma treta e não deu em nada, a conat disso lixei 3 ventoinhas da calha....mais uns aerios que voaram bang

 

La tenho que ira ao plano B, que e lixar o transformador da fonte do buda que esta na sala....sem a Maria ver.

 

Mas no geral tem estado parado. Podia seguir já com o resto das coisas mas como disse atrás, depois quando mudar de casa tenho que estar a mudar esse monstro....e eu sou alentejano e isso da ca uma trabalheira.... :mrgreen: assim vou-me aguentando com o que tenho em casa e o outro vou fazendo com calma.

 

 

Cumps

Cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • Replies 266
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Realmente esta aqui um bom trabalho, muitas horas perdidas.

Eu tambem sei mais ou menos o que é isso, o pior é quando estamos a fazer uma coisa, e quando terminamos, pensamos...isto fica melhor de outra maneira...LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 5 meses depois...

Bem já algum tempo que andava afastado do fórum, e também do aquário. : :) Nos últimos meses não toquei no aquário, mas este fim-de-semana passado lá voltei a fazer qualquer coisa. Isto já parece uma obra de Santa Engrácia e quando chegar ao fim da coisa vou ganhar o premio do projecto que demorou mais tempo a ser feito fishing .

 

Aqui vai uma pequena actualização:

 

Fiz uma pequena alteração nos tubos que vão levar os aquecedores. Troquei a pequena válvula que tinha para a ligação do CO2 , agora ficou com uma ligação melhor. dsc05433s.jpgdsc05431o.jpg

 

E meti outra no topo de cada tubo. Isto para depois evitar que haja ar no topo dos tubos, neste caso depois são sangrados e fico com um circuito fechado. dsc05432lg.jpg

 

Tive esta ideia porque tenho andado em testes com um tubo mais pequeno no aquário que tenho de momento. Quando limpo os filtros acaba sempre por ficar ar, e por vezes fica uma bolsa de ar no topo do tubo. Como o tubo não está preso simplesmente abano o tubo e fica resolvido o problema.

 

Como estes vão ficar presos (não vão dar para abanar) tinha que arranjar uma solução para a coisa. Andei a fazer alguns testes a calha, pelos meio dos testes queimei duas ventoinhas (acho que foram duas) isto tudo porque tinha mandado vir um transformador mais pequeno e afinal so deu merd acabei por voltar a meter o que tinha..

 

 

Já apliquei uma das placas de Reles dentro do armário e comecei a fazer as ligações. dsc05425v.jpg

 

As ligações param as lâmpadas: dsc05426n.jpg Fazendo uma revisão a isto, o fio de neutro vai directo a calha e aos balastros, o de fase vai directo aos reles e só depois e que vai aos balastros que estão na calha. Também já fiz as ligações para o filtro UV e dos leds aos relés.

 

Tudo o que tem a ver com Luz fica nesta placa de Relés dsc05430ns.jpg

 

O programa para o adruino já está feito. Na próxima segunda vou buscar o adruino e a outra placa de relés a casa de um amigo meu para depois fazer as restantes ligações. Cumps

Editado por Carlos Pacheco

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma pequena atualização da coisa:
Hoje meti a sonda de temperatura na calha. A mesma ficou ao bem de um balastro e vai servir para disparar as 4 ventoinhas da calha.

dsc05447y.jpg

A sonda na calha:

dsc05448j.jpg

Instalei a outra placa de relés dentro do armário e já fiz a ligação para a válvula do CO2 :

dsc05454a.jpg

Depois passei algum tempo a pensar como iria aplicar o arduino dentro do armário :eusathink: … ainda pensei em meter o dito a direito como as placas de relés mas depois sempre que queria ver alguma coisa no ecrã tinha que enfiar a cabeça dentro do armário...

A solução passou por fazer duas peças em madeira para apoio do mesmo.
Por sorte ainda tenho uns bocados de madeira que sobraram do armário, que serviram para fazer as peças.

Corte da madeira:

dsc05455q.jpg

A seguir tive de pensar como iria prender as peças verdes iguais as que usei nas placas dos relés.
Marquei os sítios dos furos, fiz primeiro os furos com uma broca e depois apliquei parafusos.
Depois cortei a cabeça do parafuso com um alicate o que permitiu aplicar as peças.

dsc05456lw.jpg
dsc05458gm.jpg

o arduino no suporte:

dsc05459o.jpg

Assim consigo visualizar bem as coisas no ecrã sem enfiar a cabeça dentro do armário.
O apoio ainda não está fixo, porque ainda me falta fazer umas quantas ligações na outra placa de relés e ver por ondem vão passar alguns fios.

Aos poucos a coisa vai tomando forma hehe
Cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

 

Tantos fios! Isso ocupa um lado do armário inteiro? como tencionas organisar isso no final?

 

 

 

 

Ola Warman.

 

Isto só esta a ocupar metade da parte central do armário

 

O armário, onde podes ver a parte central antes de teres os

fios:

 

 

 

 

dsc04848cv.jpg

 

dsc04849y.jpg

 

 

A parte de baixo vai ficar para arrumação.

 

A parte de baixo vai servir para arrumar varias coisas, Ex

testes, comida etc.

 

 

 

Quantos a organização dos fios, eles estão praticamente todos

organizados. Para mim e fácil identificar para o que é cada fio porque sou eu

que estou a fazer toda a montagem, acredito que para alguém de fora aquilo seja

um pouco confuso.

 

Os únicos que não estão, são os fios que vão directamente a

calha.

 

Esses foram ligados temporariamente este fim de semana, para

que em principio na semana que vem (3ª feira) testemos a programação do Arduíno

.

 

E ainda falta ligar os fios do Arduíno as placas de reles

hehe (mais fios)

 

E o raio das ventoinhas dos chinocas ainda não vieram :P

 

cumps

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Editado por Carlos Pacheco

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...


Pequena atualização da coisa.



A um tempo atrás tinha pensado em comprar uma bomba de
retorno para o filtro UV, mas agora
optei por outra opção.



Vou meter um T ou um V depois do aquecedor e faço uma
ligação para o filtro UV com uma torneira para controlar o fluxo de agua e uma válvula
selenoide para agua que irá ser controlada pelo Arduino.



Assim a mesma vai abrir só a noite direcionando algum do
fluxo para o filtro UV.



A válvula que já mandei vir do EBay:

 

$(KGrHqFHJC8E+VVWlrY+BQEQHmDwg!~~60_35.J

 


Assim poupo na compra de uma bomba e vai ser menos uma coisa
a mamar eletricidade.



Já fiz alguns testes as placas de Relés, e aos Leds e as
Lâmpadas.



dsc05468i.jpg

 

placadereles.jpg

 

 

Fica aqui a legenda das placas de reles.

 

Placa do lado direito:

 

6 – Lâmpada nº6

5 – Lâmpada nº5

4 – Lâmpada nº4

3 – Lâmpada nº3

2 – Lâmpada nº2

1 – Lâmpada nº1

Uv – Lâmpada UV
Led – Ledes da calha



Placa do lado esquerdo:

 

CO2 – Válvula da botija de CO2
Vent – Ventoinhas da calha

Valv – Válvula de agua para o filtro UV

 

Já fiz alguns testes as placas de Relés, e aos Leds e as
Lâmpadas.



Fica aqui dois pequenos vídeos de testes:


 


Ainda falta fazer umas pequenas alterações a programação mas isto já se está a compor.



 

cumps

Editado por Carlos Pacheco

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Quem me dera ter uma cabeça para o DIY como a tua.


Talvez quando crescer hehehe



Essas luzes são um verdadeiro fogo de artificio, pena não ser tudo LEDS


Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quem me dera ter uma cabeça para o DIY como a tua.

Talvez quando crescer hehehe

Essas luzes são um verdadeiro fogo de artificio, pena não ser tudo LEDS

 

 

E apenas muita investigação aqui no fórum e noutros fóruns.

E também já ando de roda disto a algum tempo hehe da para ir pensado bem nas coisas.

 

Na altura (daqui a pouco a dois anos… o tempo passa) os leds

ainda eram um pouco carotes, agora já se consegue encontrar preço mais acessíveis.

 

Mas mesmo assim não estou arrependido, única coisa que tenho

pena foi de ter descoberto os balastros dimaveis, so depois de ter compradoestes que tenho na calha.

Com os balastros dimaveis tinha dado para simular o nascer e o por do sol hehe, era so fazer a programação certa para o arduino… mas pronto fica para outra altura.

 

Mas que dá uma luz engraçada la isso dá...6 lâmpadas de 80w cada uma....ui que a EDP vai gostar de mim.

Mas elas vão acender uma de cada vez da frente para trás criando um pico de luz, e apagam da frente para trás ficando depois os leds. Mas vai depender muito do tipo de plantas que o aquario levar, depois acerto o ciclo.

 

cumps

Editado por Carlos Pacheco

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Projecto muito interessante, parabéns!

Estou a pensar fazer um parecido, mas só para controlar a luz e o CO2. Ainda ponderei fazê-lo em Raspberry Pi, mas vou avançar com o Arduino que conheço bem melhor e se calhar desenvolver um interface PC com o Processing.


Essas réguas de Reles são muito fixes, já as tinha visto no ebay. Depois de ver o teu tópico fiquei convencido em adquiri-las.


A única sugestão que tenho para o teu projecto é que deverias colocar tudo dentro duma caixa, nem que fosse um tupperware grande.


Continua!


Cumps.,

Sérgio Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Kosuta.

 

A partida não vou ter problemas com água ou humidades , pelos menos e o que deduzo quando falas em tapperwar.

Digo isto porque o tampo tem quase 4Cm de espessura e como vai levar filtros não tenho evaporação de agua naquela zona. Por outro lado aquilo encontra-se tudo no centro do armário separado da zona dos filtros, a partida não vou ter problemas.

As placas de reles são muito boas realmente. Atenção que eles tem por la uma placa com mais reles por vezes e preferível comprar uma maior. Na altura não comprei uma maior porque tinha pensado em ligar meia dúzia de coisas ao Arduino mas depois a coisa descambou hehe.

 

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos,


Para além da questão das humidades, ficaria um projecto mais "profissional" se o fechasses numa caixa, apesar de eu também gostar do factor "geek" assim com os componentes todos à vista.


Boa dica para o "reles". Thx.


Cumps.,

Sérgio Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Olá Carlos,
Para além da questão das humidades, ficaria um projecto mais "profissional" se o fechasses numa caixa, apesar de eu também gostar do factor "geek" assim com os componentes todos à vista.
Boa dica para o "reles". Thx.
Cumps.,
Sérgio Costa

 

 

Kosuta

 

Entre aspas isto vai ficar dentro de uma caixa, porque não

se vai ver nada de fios, fica tudo tapado dentro do armário.

 

Agora ando a ponderar o sistema de filtragem...ando com ideias de ser eu a fazer os filtros para isto.....

 

 

 

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de ser tu a fazer.. Senão não fica completo o DIY desde "scratch".

 

Todos esperamos grandes coisas de ti :D

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Tens de ser tu a fazer.. Senão não fica completo o DIY desde "scratch".

 

Todos esperamos grandes coisas de ti :D

 

 

 

 

Já a algum tempo que ando a matutar o filtro para isto.

 

Hora como não queria ter sump por causa de evaporação de agua e humidades dentro do armário isto foi sempre projectado para levar

filtros.

Agora como todos sabemos o grande problema dos filtros no mercado e que o caudal nunca acaba por ser o que esperamos.

Por outro lado também queria ter um bom volume de massa filtrante.

Digo isto porque a minha ideia sempre foi de ter o aquário meio preparado para tudo, assim se mudar de ideias no que diz respeito a fauna

ou flora posso mudar sem grande stress.

 

A meu ver o problema nem sequer e fazer o filtro, porque pelo meu ponto de vista um filtro e apenas um recipiente por onde a agua passa

por diferentes tipos de matéria filtrante e a mesma e filtrada.

O difícil era encontrar o recipiente correcto que permitisse colocar as matérias filtrantes lá dentro sem grande problema e estanque, e por

outro lado arranjar uma bomba de retorno que compensasse a nível de preço e de consumo.

 

Depois de muito procurar ando com esta ideia:

Bidão de abertura muito larga, altura 35,9cm, Diâmetro 33,8cm, Abertura 29,5cm, capacidade de 26 litros.

Como o bidão tem pegas facilita em muito quando for preciso tirar, e como tenho um carrinho azul do ikea para carregar coisas era so meter em cima do carrinho ate ao local de limpeza.

 

Bomba seria a Aquabee UP 2000/1 porque tem mais poder de elevação, consumo de 33W. Tamanho, comprimento 9,5cm, largura 8cm e altura 9,5cm.

O que em teoria dava perfeitamente para colocar em cima da tampa do bidão porque o mesmo tem 29,5cm de abertura.

Como o bidão tem uma capacidade de 26 litros, em teoria devo conseguir pelo menos uns 23 litros de matéria filtrante, ora como a ideia era fazer dois o aquario iria ter 46 litros de matéria filtrante.

 

Ordem das matérias filtrantes de baixo para cima: Bio Bolas, esponja grossa, cerâmica, esponja intermédia, em princípio rocha vulcânica, esponja fina e por último lã filtrante.

O que a meu ver e mais que suficiente para um aquário que irá ter 540 litros teóricos, mas parto do princípio que matéria filtrante nunca é de mais.

 

Quanto ao caudal... como vão ser duas bombas, se o caudal for muito isso também seria fácil de resolver.

 

Um desenho da coisa:

 

oxna1494136v12ph.jpg

 

 

Ora eu não estou a fazer nada de novo, o principio e o mesmo que a EHEIM utiliza a muito tempo nos EHEIM Classic e mais recentemente a ADA.

 

Eheim2260.jpg

 

Custos:

O bidão: 40 euros X 2

 

Bomba : 69euros X 2

 

Depois falta meter os custos dos passa muros, tubagem e matéria filtrante.

Ora um EHEIM 2080 custa a volta de 350 euros sem matérias filtrantes… e so fazer contas.

 

Mas como disse isto está em estudo…

 

 

cumps

 

 

 

 

 

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem parece me optimo.

 

Mas já que andas tão dedicado em fazer penso que se fizesses um pouco mais de pesquisa sobre as matérias filtrantes poderia ainda correr melhor.

Penso por exemplo a lã de vidro seria desnecessário e terias de abrir o filtro cada 2-3 semanas para trocar. Também sei que as bio-balls apenas funcionam com oxigenação eficientemente, como resolverias o problema?

Se desse para meter de lado uma mangueira com bomba de ar talvez podias criar um cestinho dentro do filtro onde as bolas andassem há volta propulsionadas pelo o ar.

 

Já agora quantos litros por hora faz a bomba? 2000?

 

Acho que é um assunto que eu estudava mais antes de fazer a decisão. A filtração em si é uma arte essencial no nosso aquário e tem de ser bastante forte. É claro que estou a falar em relação á decisão das matérias filtrantes.

Editado por warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Bem parece me optimo.

 

Mas já que andas tão dedicado em fazer penso que se fizesses um pouco mais de pesquisa sobre as matérias filtrantes poderia ainda correr melhor.

Penso por exemplo a lã de vidro seria desnecessário e terias de abrir o filtro cada 2-3 semanas para trocar. Também sei que as bio-balls apenas funcionam com oxigenação eficientemente, como resolverias o problema?

Se desse para meter de lado uma mangueira com bomba de ar talvez podias criar um cestinho dentro do filtro onde as bolas andassem há volta propulsionadas pelo o ar.

 

Já agora quantos litros por hora faz a bomba? 2000?

 

Acho que é um assunto que eu estudava mais antes de fazer a decisão. A filtração em si é uma arte essencial no nosso aquário e tem de ser bastante forte. É claro que estou a falar em relação á decisão das matérias filtrantes.

 

 

 

Bom dia Warman.

 

A bomba de acordo com as especificações técnicas faz 2000L/H e tem uma elevação de 3M.

Mas como disse isto está em estudo.

 

Conjugando a altura do armário e do aquário, vou ter a volta de 1.45M de altura, como a bomba tem uma elevação teórica de 3 metros penso que não vai ter algum problema.

 

Depois de andar a ler um pouco reparei que existe aqui um tópico referente a quantidade de matéria filtrante que se deveria ter em relação aos litros do aquário, aplicando-se uma média de 3 litros de matéria filtrante por cada 100 litros. Como o aquário vai ter uns 540 teóricos seria preciso uns 15litros de matéria filtrante.

O que não foge muito daquilo que encontramos nos filtros de compra, a título de exemplo o JBL 1500 tem capacidade para 12 litros de matéria filtrante.

Mas como e óbvio depois a outras variantes, a fauna e flora que o aquário vai ter, e até a nossa vontade de limpar os filtros com mais ou menos regularidade.

 

Ora então andei a pensar em alterar um pouco o esquema disto… que seria meter de cada lado do armário 1 bidão de 15 litros e outro de 6 litros em vez de dois de 26litros. O que em teoria poderia meter 21 litros de matéria filtrante de cada lado do armário… Mas lá por ter um bidão de 15 litros não quer dizer que o vá encher até acima de matérias filtrantes, como dizes a que jogar bem com as quantidades de matérias filtrantes e o tipo de matérias que la se coloca.

 

A agua iria passar primeiro pelo de 6 litros, operando este como um pré filtro e só depois e que iria para o de 15 litros. Sendo o de 6 litros dedicado a filtragem mecânica e o de 15 litros filtragem biológica.

Assim por norma o filtro que iria ser limpo com mais frequência seria o de 6 litros, o que evita andar a mexer tanto no de filtragem biológica.

 

Tenho utilizado este método a algum tempo no aquário que tenho de momento. Tenho um EHEIM e um tetra no aquário. A agua passa primeiro pelo tetra que faz filtragem mecânica, e só depois e que vai para o Eheim que faz filtragem biológica. E só tenho o EHEIM a trabalhar. O tetra e limpo de mês a mês assim como os tubos.

Quanto a lã, gosto de ter porque sempre me filtra as partículas mais pequenas.

 

Realmente as bio bolas não tinha pensado nesse factor… posso sempre só meter as cerâmicas

 

cumps

 

 

 

 

 

 

Editado por Carlos Pacheco

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece fantástico e bem pensado, vou acompanhando os passos e tentando dar o melhor contributo possível...

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom dia.

Fazer aqui uma pequena actualização da coisa.
No fim-de-semana da pascoa voltei a fazer mais qualquer coisa nisto.
Estive a fazer o estudo do espaço dentro do armário por causa do bidão.
Para isso fiz um quadrado em cartão com as dimensões do bidão.

dsc05489zk.jpg

Tive que optar por apenas um bidão e teve de ser de 20 litros, o de 26 ficava com muito pouco espaço de manobra dentro do armário.

Enquanto estava a fazer isto, tinha deixado o Arduíno ligado a correr o programa…. O transformador que alimenta as placas de reles e o Arduíno pifou 589718.gif
Penso que teve a ver com a amperagem que os reles consomem… já mandei vir outro com mais amperes…vamos a ver…
Mas prefiro que tenha pifado agora do que quando tiver tudo montado grin.gif

A válvula para o CO2 já está completa, meti a agulha e o conta bolhas.

dsc05492y.jpg

E a semana passada deram-me um tronco de videira bem grande 216882.gif
Vai ficar a secar ao natural ate ter isto pronto.

dsc05495y.jpg

A válvula para o filtro UV já chegou agora tenho de pensar bem qual a posição da mesma dentro do armário…também não tenho grandes hipóteses…ou é cosido ou assado icon_cool.gif

O belo do bidão também já chegou, e a bomba também já foi encomendada.
Tirei uma foto do bidão de 20 litros perto de um de 25 litros que uso para as TPAs para se ter uma ideia do tamanho da coisa.

dsc05496de.jpg

Andei a fazer o estudo de como iria fazer as coisas no bidão.
Queria fazer uma divisória entre a entrada de água e a matéria filtrante, a semelhança do EHEIM classic.
Tinha cá em casa umas cunhas que utilizei para meter o chão flutuante e vão servir muito bem para o que quero.

dsc05498.JPG

As cunhas vão ficar dentro do bidão, coladas com a cola para pvc.
Estudo da coisa:

dsc05500a.jpg

O suporte do centro vai ser feito com um pouco de pvc. Tenho uma vaga ideia da altura que preciso, mas vou cortar 3 bocados com alturas
diferentes para ver como fica.

O tubo tinha em casa, que sobrou de outras coisas portanto e reciclagem 216882.gif
Cortei um pouco de cartão com o diâmetro do bidão para simular a chapa de alumínio, para ver se o mesmo iria passar bem pela boca do bidão.

 

dsc05502j.jpg

 

O molde foi dividido ao meio para facilitar a entrada no bidão.

 

dsc05501pe.jpg

 

A coisa ate bate certo.
Agora falta comprar os passa muros, coisa que não encontro em alcacer angry.gif
Mas em princípio sexta tenho de ir a setúbal e faço um desvio e vou passar pela tiba para ver sem tem o que preciso.

E por agora é tudo

Cumps

Editado por Carlos Pacheco

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já está quase! Pode se quase dizer que agora é a recta final!

O termostato não consegues por dentro do filtro?

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

warman98, on 09 Apr 2013 - 22:16, said:
 
 
Já está quase! Pode se quase dizer que agora é a recta final!
O termostato não consegues por dentro do filtro?
 


Ola warman.


O termostato vai ficar dentro do armario, esta algures numa
das paginas hehe


Entretanto estou com um problema com as peças que colei dentro do bidão, que neste caso teimam em não colar. Vou passar para o plano B. Depois mostro como ficou.


cumps

Editado por Carlos Pacheco

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia

Estou a espera que algumas peças cheguem. A bomba de retorno está para chegar, a nova fonte para o Arduino está para chegar, mais duas ventoinhas que estou a espera que cheguem.

A fonte vai substituir a outra que ardeu, e as ventoinhas vão servir para arrefecer a fonte porque depois de falar com um amigo meu ficamos desconfiados que a mesma ardeu por ter aquecido de mais. Ora lá vou ter que fazer mais dois furos no armário para arejar a casa da electrónica do aqua.

Ando a fazer figas que chegue tudo até 4ª de manha porque depois vou para Fernão Ferro e queria dar mais um avanço nisto.

E preciso e calma

 

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais