Aquario 90 litros


jpacos

Recommended Posts

Boas .

Comprei recentemente um aquario de 96 litros brutos , hoje estive a colocar o substrato e a agua que me ficou muito suja , queria saber se devo ter algum cuidado especial ou se devo simplesmente deixar o filtro tartar do assunto .

O filtro é um Eheim Ecco Pro 130 .

Tambem gostaria de saber se o facto de fazer a siclagem sem termostato é muito prejudicial .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Se for substrato inerte, mesmo depois de lavado, acaba sempre por deixar a água um pouco turva. Mas com o filtro a funcionar, isso passa.

Relativamente ao termostato, penso que não haverá problema...mas espere mais respostas.

Boa sorte com teu aqua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não. Se o aquário já está com água e o filtro a funcionar é só esperar o ciclo do azoto estar concluído.

Mas é bom de vez em qdo ir verificando se está tudo a funcionar corretamente ( se a água está saindo bem pela flauta...).

Digo isso porque uma amiga montou um áquario a mês e meio e há poucos dias é que percebeu que a curva do tubo ( junto a flauta) estava bloqueada com sujidade...

Bom, espero ter ajudado um pouco...

Até manhã!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

antes de mais não sou nenhum pró, neste hobby, mas a ideia que tenho é que o facto de ainda não teres o termóstato a funcionar não é grave, mas pelo que li quando montei o meu aquário é que quanto mais quente tiver agua mais depressa as bactérias se multiplicam e mais depressa é feito o ciclo.

 

de qualquer forma aguarda opinião de quem entende mais do que eu...

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

antes de mais não sou nenhum pró, neste hobby, mas a ideia que tenho é que o facto de ainda não teres o termóstato a funcionar não é grave, mas pelo que li quando montei o meu aquário é que quanto mais quente tiver agua mais depressa as bactérias se multiplicam e mais depressa é feito o ciclo.

 

de qualquer forma aguarda opinião de quem entende mais do que eu...

 

cumprimentos

 

 

Isso do quanto mais quente melhor é um pouco relativo pois tal como os peixes também as bactérias têm uma temperatura óptima de sobrevivência e proliferação, temperaturas demasiado elevadas ou baixas também poderão matar as bactérias, embora acho que com o termostato consigas atingir essas temperaturas nem as temperaturas atinjam valores mínimos sem o mesmo.....XD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos .

Para ja a temperatura da agua mantem-se a 20 graus espero que não me fassa demorar demasiado o ciclo , o meu problema é que eu queria utilizar umtermostato que tenho num outro aquario mas so poderei passar para este junto com os peixes logo tenho de esperar o final do ciclo .

O primeiro teste que fiz deu os seguintes resultados :

Ph-6,8

Kh-[0,3]

Gh-<3

NO2-0

NO3-0

Achao que me devo preocupar com o Kh que me parece bastante baixo ? E se sim o que posso fazer para resolver ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto á temperatura ideal para o ciclo do azoto é entre 25 e 30, mas funciona entre 5 e 35 vai é levar mais tempo.

Se vais passar peixes de outro aqua para esse, então o que podes fazer é uma TPA do aqua antigo para esse novo para acelerar o processo.

Quanto ao KH tens a certeza que o valor é esse, estou a achar muito baixo.

 

Cumps,

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas , relativemente a utilizar a agua do outro aquario `e coisa feita tanbem utilizei o algum areao .

Quanto ao valor do Kh penso nao me estar a enganar .

Mas com estes valores receio ter dificuldade em estabilozar o ph .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde jpacos...

 

O uso do Bicabornato de Sódio deve ser usado com cautela. O mesmo tem o poder de aumentar muito o pH e tem efeito tampão.

 

Dissolva o Bicabornato em um copo com água e despeje no aqua. Vá fazendo esse processo gradativamente até atingir o pH desejado.

 

Quais peixes você tem?

 

Ah, infelizmente a foto que tu postou não aparece aqui pra mim!

 

Abraço!

Editado por Eduardo_Gerhardt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok obrigado pelas dicas , a minha ideia era utilizar o bicarbonato para tentar subir o Kh e por conseguinte aumentar o efeito tampao , gostaria era que alguem me desse uma ideia da quantidade que poderei utilizar .

Quanto a peixes para ja tenho duas Corydoras Aeneus , dois Guppy macho , um Otocinclus e tres Red Cherry .

Relativamente a foto vamos esperar para ver se mais alguem se queixa .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Eduardo talvez não consiga ver por estar no Brasil, quanto a camarões tolerarem bicarbnato de sódio não tenho a certeza mas acho melhor verificares antes de adicionar, porque tenho a leve lembrança de ter lido não sei onde que não,

 

cumprimentos

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok ,

Obrigado por avisar , tanbem penso ja ter lido algures que nao era conveniente para corridoras , vou experar por mais opinioes .

 

 

Mais importante de tudo, que peixes vais colocar no aquario? Queres estabilizar o PH em torno de que valores?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que realmente me preocupa para ja nao ´e o Ph mas sim o Kh que esta por volta dos 3 , pelo que reseio que o efeito tanpao seja demasiado fraco e por consegunte tenha flutuaçoes de Ph .

Quanto a fauna para ja nao penso sair muito do que ja la tenho , simplesmente quero aumentar um pouco a quantidade de cada especie .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que realmente me preocupa para ja nao ´e o Ph mas sim o Kh que esta por volta dos 3 , pelo que reseio que o efeito tanpao seja demasiado fraco e por consegunte tenha flutuaçoes de Ph .

Quanto a fauna para ja nao penso sair muito do que ja la tenho , simplesmente quero aumentar um pouco a quantidade de cada especie .

 

 

Nao vejo grande problema num KH=3.

Se nao vais injectar CO2, e nas TPAs vais usar agua minimamente semelhante ao que tens no aquario, nao vejo necessidade de mexer no KH.

 

Se ainda assim, quiseres mexer com o bicarbonato, da uma olhada neste link: My link

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Acho muito improvavel que as corydoras aeneus se cruzem com as albinas

sobre o Bicabornato de Sodio,podes por Mas ATENÇÃO,muito pouco de cada

vez,ai uma meia colher de café num copo de água do aquário,e depois esperar

24 horas,fazer o teste PH e continuáres a pores se asim o pretenderes,sempre

com muito quidado,porque subidas bruscas do PH pode matar os peixes.

comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

Quanto ao bicarbonato para ja vou deixar de lado desde que os ph nao se ponha a variar em demasia para min esta bom assim .

Relativamente as coridoras a duvida surgiu por ter lido algures que as albinas sao na raalidade aneus albinas , por isso penssei que se pudessen crusar .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas .

Desda ultima vez ouve algumas mudanças , deixo aqui o link de um video para que possam dar opinioes :

 

 

Sei que a qualidade do video não facilita mas sera que alguem consegue ver se os barbos serão machos ou femeas ?

Alguem sabe o que posso fazer para que as plantas que estão no centro a traz não tonbem para a frente ?

Desda ja agradeço todas as opiniões e dicas que me posão dar .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.