Agua podre em 1 hora na Frontosa


Longshoot

Recommended Posts

Olá, tou com um grave problema numas Frontosas que adquiri. Vai para uma semana que comprei 6 Frontosas, 2 casais feitos, 1 Macho adulto e uma femea jovem. A jovem foi para o aquario comunitario, um dos casais foi para um amigo meu, e fiquei com um casal adulto e um macho adulto. Para não haver decrescimo de população no comunitario, meti estes num aqua 60l ate preparar um outro maior que tenho. Nem 24h passadas reparo num cheiro da agua, estava podre, um cheiro de agua parada horrivel, e os peixes obviamente afectados. Separei o casal e o macho para outros aquas e o mesmo voltou acontecer nos 2 aquas. Aquarios lavados, aguas totalmente novas, filtros novos, e volta acontecer. estou a falar de 4 aquarios totalmente diferentes, com e sem pedras, com e sem substrato arenoso, filtros com carvão e sem, novas pedras de ar, com e sem Aqua safe. Ontem a apanhei a Femea morta, resta-me os 2 machos e temo por eles. Hoje limpei o aquario do 2º macho, tirei agua do comunitario para este, agua que está impecavel, meto o macho e 1h depois está amarela, turva e putrefacta. Quando a agua esta limpa eles estão normais. Passei estes 4 dias a tirar e encher aquarios. Pensei nos aquarios, que tivessem alguma coisa no silicone, mas ja foi usado um deles, onde estavam à muito outros peixes. Tambem ponho a hipotese de serem os proprios peixes, mas o casal que foi para casa do meu amigo e a jovem que esta no comunitario estão impecaveis. Tenho acompanhado as mudanças com algumas gotas de escha2000 e minerais, mas nada funciona.

 

Preciso de ideias pessoal, ou alguem que ja teve problema identico. Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

3 frontosas em 60 litros? Não será demasiado? O aquario estava ciclado? E os restantes é tudo "novo" ou foram previamente ciclados? Pelo que relatas parece-me que os aquarios não foram ciclados e como tal é normal a agua ficar "podre". Pode dar mais dados? Filto? Dia da montagem?

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é demasiado para o aquario é claro, mas foi numa forma temporaria, coisa de 3 dias até ter um outro de 160lt pronto, mas 1 dia foi o que bastou. 1 dos aquarios foi ciclado 1 dia só, foi o 1º. estou a falar de à 5 dias, os filtros ja foram desde externos novos com carvao e ceramicas 450lt hora em conjunto com um interno novo 200lt hora com filtragem biologica sem carvao, tudo novo até as materias filtrantes, pedras de ar e termostato. Esta foi a melhor filtragem com ciclagem e aguentou 1 dia, filtragem como a ultima que foi de pior resultado, é um interno usado no comunitario mas limpo, de 700lt hora so com esponja. Eu compreendo a necessidade da ciclagem em aquas ja usados, mas esta foi a primeira x que me acontece, estes aquarios são de transição e quarentenas iniciais. No ultimo aquario que limpei, antes disto, tinha la um casal de kandangos adultos xxl, para transitar para o meu vizinho, maiores que as frontosas e nada aconteceu. Mas isto é num aquario, ja passaram por 4 aquarios enchidos 3x cada 1 e é sempre o mesmo resultado. 3-4 dias compreendo, com filtragem insuficiente, excesso de vivos, etc, mas aquas desde 25lt a 60lt, com autenticas superfiltragens, aguas perfeitas e em pouco mais de 1 hora, estão numa lastima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aquarios devem ser ciclados. Normalmente nos meus demoram 3 semanas a ciclar e não se deve por logo muitos peixes. É normal acontecer isso, pois a carga orgânica é muito grande e não tem bactérias para decompor a amónia/nitritos. Deixo um link ver se ajuda para perceber o ciclo.

 

 

http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html

 

Pelo que conheço dos frontosas são peixes que sujam muito e ciclar não são 3 dias ainda por cima com tudo novo. Para me fazer entender, pode até ter filtros superpotentes, que aspirem bem os dejectos, mas os dejectos vão continuar no filtro, e a urina vai continuar na agua porque até o melhor filtro não os decompõe, sendo aquários recentemente montados não tem colónia de bactérias para decompor esses dejectos e urina o que vai fazer com que a agua piore de hora para hora, dai o cheiro a podre.

 

Aconselho a fazer o seguinte:

 

Pedir a algum amigo cerâmicas, areia e agua de um aquário estabilizado e montar, além disso convém fazer mudas de agua, bastantes e com pouca percentagem de agua, comprar um teste de amónia e nitritos e verificar, ou então (solução ideal a meu ver) emprestar os peixes a um amigo que os mantenha até o senhor ter os aquários ciclados e estabilizados para receber peixes de tal porte.

 

 

Resta-me desejar boa sorte.

 

Cumprimentos

Editado por Maze
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novos acontecimentos, o casal que dei ao meu amigo, foi para um aqua de 110lt com ciclagem correcta onde la estavam um casal de joany, 1 semana depois de entrarem, o outro casal morreu, e a agua esta com cheiro tambem. Com isto depreendo que são as Frontosas e não os aquarios, embora o Maze esteja coberto de razão em relação às ciclagens, mas não em 1ma hora acontecer deterioração total da agua devido a falta de ciclagem.

 

Um novo dado tambem, é que apos testes aos nitritos no aqua dele, apresentou altos valores, acima de 5mg, sendo a amonia zero. Nos meus, a amonia tambem a zeros mas os nitritos com valores a rondar os 2mg, ou seja péssimo. Fiz mudança de agua a 25% e corrigi alguns valores, nomeadamente nitritos e Kh. Os peixes pouco depois ficaram logo porreiros.

 

Em relação à mudança para o meu vizinho, obviamente está fora de questão, presumindo que é nos peixes que se encontra o problema. Resta-me pedir-vos mais ideias, desta feita, talvez bacteriológica.

 

Embora nunca ter tido problemas com os meus aquas comunitarios, americano e africano, onde se encontram entre outros, 4 frontosas, de 250lt cada, considero-me um novato nisto, obviamente, por isso vos peço ajuda para ver se não perco os dois machos.

 

Obrigado Maze e a todos que me puderem ajudar.

Editado por Longshoot
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

nunca tinha ouvido falar disto mas não era os nitridos que estavam altos como tu disseste? Não sei bem o que fazer mas podes adicionar sal á agua pode ter algum efeito. Esvazia todo o aquário para que não tenha nenhum acessório. Se continuar a não dar resultado tenta alterar o pH por exemplo acidifica-lo. Porque embora os Frontosa sejam peixes africanos e de pH alto são dos únicos também que suportam pH mais normais ou ácidos.

 

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de ver o ultimo post, do Warman98, fiz precisamente isso, meti um pouco de sal, tendo em mente o atrasar ou mesmo acabar com possiveis fungos. Amanha vou baixar o Ph ligeiramente, vou faze-lo devagar. Tendo os dois machos em aquarios diferentes, vou experimentar somente num, o adicionar o sal. Logo direi os resultados.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, no meu aquario-maternidade (montado à pressa) também tive esses problemas. Então fiz TPA´s diárias de 50% durante 4 dias, depois passei a cada 2 dias, a 3, e agora estou a 4.

 

 

isso deve ser mesmo ciclagem insuficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Isso parece claramente q o ciclo ainda não está completo, compra umas bactérias e vai adicionando e faz TPA diárias de 20%/30%, vai medindo os nitritos até começarem a baixar (mede sempre antes de fazeres a TPA) ai vais reduzindo as TPA.

 

Se no aquário do teu amigo aconteceu o mesmo e o aquário já está montado á mais de um mês, provavelmente está no limite da capacidade e com a adição desse casal não aguentou.

 

 

Boa sorte,

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal, de volta depois de alguns dias a fazer pequenas mudanças de agua, ja comecei a espaça-las em tempo, mas surgiu pela primeira vez, algo que possa ser visto de diferente nos peixes. O macho mais velho apresentou uma mancha branca enorme perto da barbatana traseira. Em relação ao outro macho, o aquario ja não deita cheiro quase nenhum, e o bixo ja mexe bem dum lado para o outro.

 

 

No primeiro, como é um macho feito ele tem uma cor bastante negra, e a mancha que se apresenta meio branca destacou-se logo. descobri só hoje, embora ele se tenha apresentado meio parado à coisa de 4 dias, daí não me ter apercebido mais cedo. Está muito assustadiço, quando das mudas de agua, tento não fazer muitos movimentos perto do aquario, presumo que esteja em sofrimento.

 

 

Tenho mantido a aplicação de escha2000 e devido ao possivel apodrecimento de escamas, presumo, comecei com o Ektol, que é tambem anti fungos.

 

 

Aqui vai um foto, peço desculpa pela definição mas para não o assustar, evitei aproximar muito a maquina.

 

Para terminar, um dos filtros internos que havia retirado a alguns dias, fui mudar as esponjas e reparo em pequenas larvas agarradas à esponja. Ora as esponjas eram novas quando entraram nos aquarios, logo só podem ter vindo dos peixes. Alimentei-os 2x entretanto e com comida granulada pequena da JBL, não acredito que as larvas viessem da comida.

 

Se alguem tiver mais ideias agradeço imenso.

 

Abraço.

 

 

 

gallery_54296_2891_22966.jpg

Editado por Longshoot
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... as novidades é que o peixe que estava bem, deixou de estar e morreu-me na mão, quando tentava reanimar. Num dia impecavel, no outro foi-se.

 

Em compensação o macho mais velho, o da mancha, está a melhorar, não so da mancha que esta metade do que estava, e com cor boa de cicatrização, mas tambem de feitio. O mau feitio voltou hehehe, o bruto ja vem ao de cima chapinhar a agua. Unica modificação no tratamento foi a paragem do Ecktol, que me pareceu evoluir muito lentamente e aplicar Furanol 2, que se revelou muito mais eficaz.

 

Estou com outro problema mas colateral, resultante da aplicação dos anti-bacterianos, que é amonia e nitratos a subir, como está a demorar o tempo de recuperação a agua está a deteriorar-se rapidamente, e não posso mudar aguas no tempo de tratamento. Toxivec vai segurando os niveis, até voltar a fazer mudas.

 

Amanha posto aqui fotos do bixaroco.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais