Throught the Distance (300l)


Pedro Rosa

Recommended Posts

Caros,

 

Quanto a actualização, está mesmo quase... desculpem lá o atraso mas tive os meus discus a namorarem insistentemente e acabaram por nascer discus neste aquário... com isso tudo andei distraído :)

 

Utilizei dois sacos grandes e um pequeno de Terra Small + Medium... se bem me lembro os grandes são de 12l (o pequeno sei que é de 5l).

 

De bottom mineral utilizei um saco apenas (3 ou 5l, não me recordo mas é tamanho unico)..

 

Neste não utilizei terra zero... por acaso agora até tenho aqui um pacote que ganhei num concurso de plantados, mas já não posso colocar... fica para o próximo :)

 

Cumprimentos,

Pedro Rosa.

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou mortinho por ver as novidades deste aquário ehehhe

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros,

Finalmente uma actualização do que se passa com o aquário, mas por hoje ainda vou deixar dois videos sobre uma aventura que se passou neste aquário e durou cerca de 3 semanas: dupla postura dos Discus - a primeira só ovos; a segunda com nascimento e "disquitos" minusculos :)

Mas comecemos pelo principio...
Há cerca de 2 semanas e meia dois dos meus Discus fizeram a sua segunda postura. Não me movia grande esperança disto dar em alguma coisa (isto é, nascimento) mas na altura achei piada e até coloquei um pequeno filme no tópico que tenho na secção de Discus.
Para quem não o viu aqui fica (esqueci-me de o colocar neste tópico) mas o video mais interessante é sem duvida o segundo (mais adiante):


MAS duas semanas depois, insistiram.
Desta vez resolvi fazer algumas coisas que pudessem, pelo menos, deixá-los nascer. Talvez a mais importante tenha sido deixar uma luz acessa durante as noites.

A verdade é que nasceram...

O filme seguinte tem imagens muito engraçadas dos pequenos discus, com cerca de 2 mm, pendurados ao seu "ninho"; a serem arrumados pelos pais; a iniciarem a sua natação; etc.

Foi sinceramente um periodo de mais de uma semana muito engraçado mas que fez com que tivesse que reduzir a fertilização Elos para tentar durar a vida dos pequenos.
Como resultado as algas que estavam a desaparecer voltaram um pouco.

Mas sobre o aquário propriamente dito, a actualização segue amanhã (assim espero, pq tenho aqui muita imagem do ultimo fim de semana). Já está de novo com fertilização a 100% e muito CO2... com muito pearling à mistura!

Claro que nestas imagens também já se consegue ver como as coisas estão a andar...

Fiquem com um dos videos que me deu mais gozo de fazer... (vejam pelo menos em 720 pq vale a pena a mudança de qualidade)

Cumprimentos,
Pedro Rosa.

Editado por António Nunes
actualização links youtube
  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei absolutamente o vídeo!

Vê-se que tens gosto em editar e que pensas o clip como um todo. Obrigado por partilhares!

 

Já agora, como se chama a música?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Adorei o vídeo está 5 estrelas :thumbup3:

 

Fico à espera de ver a continuação da história desse casalito :thumbup3:

 

Dá gosto ver os teus vídeos parabéns tens jeito para a coisa :thumbup3:

 

Btw, belo tanque e discus que ai tens :thumbup3:

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parabéns, grande vídeo, grandes peixes e grande plantado.

Vou continuar a seguir atentamente a vida destes disquinhos.

Tive pena daquele que estava no outro lado do aquário :( :sad:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Boas

 

Parabéns, grande vídeo, grandes peixes e grande plantado.

Vou continuar a seguir atentamente a vida destes disquinhos.

Tive pena daquele que estava no outro lado do aquário :( :sad:

 

abraço

 

Sim Daniel esse alevin que foi levado pela corrente para o outro lado meteu pena, apesar de os outros terem o mesmo fim que ele... esse meteu mais pena porque assistimos aos momentos de aflição do bicho... Bem lembrado...

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

Espero que compreendam que nada podia fazer para o salvar sleepiness.gif

Tentar apanhar o bichinho só podia dar errado porque estava a 6 ou 7 cm da entrada de um dos filtros... para alem disso, naquela posição nem sei se lá conseguia por a rede (canto+tronco+plantas).

 

O meu cunhado, que não percebe nada de aquários, é que o viu naquela posição. Era extremamente dificil de o ver. No filme vê-se razoavelmente bem porque tem um bom zoom e a seguir ainda apliquei mais um pouco de zoom no editor do video.

 

Enfim! Passou... uma hora depois deles terem desaparecido já estavam os dois a limpar o tronco (para nova postura)!

Dá para acreditar?!?

 

Daí ter comprado o cubo aqui no forum... mas estou preoucupado pq um deles ainda não se ambientou, mas com Discus é preciso ter calma em tudo. Apressar dá borrada :)

 

Cumprimentos,

Pedro Rosa.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

É de louvar o trabalho que tiveste na ediçao desse video, isso so mostra o amor com que te dedicas a este hoby.

Claro que é muito dificil ter resultados positivos num aquario comunitario ainda mais com Discus mas é um prazer ver acontecer vida desta maneira tao natural em vez de ser num cubo com um cone e mais nada (claro que nao ha outra maneira de o fazer com sucesso) e ainda bem que ha quem o faça e com muito prazer claro.

Muitos parabens pelo aquario, pelos Discus e pelo video, muito obrigado por o partilhares com o pessoal, para mim este é um dos melhores videos do genero que já vi até hoje.

 

Abraço

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns por mais um momento lindíssimo, foram 11 minutos de poesia.

Mas detestei o fim, é pior que o bambi.

A coisa que eu mais gostava de ver que seria os discos reproduzirem-se num aquário plantado, acabou naquilo que eu mais contesto nos discos, que é ver cubos completamente vazios onde se fazem criação.

Peço-te que reconsideres e tentes mais uma, duas, dez vezes, até conseguires ter uma postura num meio ambiente que se aproxima da realidade.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tal como prometido aqui ficam imagens do andamento do Plantado.
Ontem deixei aqui um video do nascimento dos Discus neste aquário (imagens já com uma semana e meia) e agora deixo-vos um filme mais dedicado ao estado geral do aquário com alguns planos mais pormenorizados. Estas imagens são de domingo.

A Cuba vai crescendo, as Blyxas no lado direito também (a muito bom ritmo) mas ainda falta aquela Eleocharis Vivpara crescer para tapar mais o vidro traseiro. Está a custar porque era só um vaso que me arranjaram na loja e em condições discutiveis. Tendo isso em conta até está a crescer... mas tem algumas algas. Esta planta é lixada, como muitos devem saber, porque cria aqueles "nós" nas "folhas" quando cresce.

Durante o filme estão algumas infos sobre a fertilização, etc, que estou a fazer, mas gosto particularmente dos Cardinais sobre o verdinho das plantas :)

Bem, chega de palavras :popcorn:

Vou uma semana de férias e deixei aqui tudo escritinho para me fazerem as fertilizações como deve de ser, mas o Murphy de certeza que vai aparecer... como por exemplo acabar o CO2 de botija ou algo do género :( ... a falta de TPA uma semana nem me preoucupa muito... mas se falta o CO2 isto fica bonito :)

Cumprimentos,
Pedro Rosa.

Editado por António Nunes
actualização links youtube

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pena o final, mas com certeza que outras posturas iram acontecer, e à terceira é que vai ser.

 

 

Claro que é muito dificil ter resultados positivos num aquario comunitario ainda mais com Discus mas é um prazer ver acontecer vida desta maneira tao natural em vez de ser num cubo com um cone e mais nada (claro que nao ha outra maneira de o fazer com sucesso) e ainda bem que ha quem o faça e com muito prazer claro.

 

 

Parabéns por mais um momento lindíssimo, foram 11 minutos de poesia.

Mas detestei o fim, é pior que o bambi.

A coisa que eu mais gostava de ver que seria os discos reproduzirem-se num aquário plantado, acabou naquilo que eu mais contesto nos discos, que é ver cubos completamente vazios onde se fazem criação.

Peço-te que reconsideres e tentes mais uma, duas, dez vezes, até conseguires ter uma postura num meio ambiente que se aproxima da realidade.

Abraço

 

Respondo aos três da mesma forma porque está tudo relacionado com reprodução de Discus em comunitários. Não fui o primeiro a ver nascer Discus num plantado nem vou ser o ultimo, mas com tanta planta, peixes e FILTROS isto tem tudo para dar errado.

 

Percebo perfeitamente a questão dos cubos: pouco natural... mas a questão é sempre a mesma: será que é natural ter os bicos num aquário? ... mesmo plantado? :)

É complicado continuar a deixar os bichos fazerem posturas que não levam a lado nenhum (recordem-se que escrevi anteriromente que uma hora depois de os filhotes desaparecerem já estavam a limpar o tronco novamente para nova postura).

Isto foi o que me levou ao cubo. Mas estou preoucupado com a ambientação de um deles... espero bem não ter nenhuma desilusão.

 

Cumprimentos,

Pedro Rosa.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Espero que compreendam que nada podia fazer para o salvar Posted Image

Tentar apanhar o bichinho só podia dar errado porque estava a 6 ou 7 cm da entrada de um dos filtros... para alem disso, naquela posição nem sei se lá conseguia por a rede (canto+tronco+plantas).

 

Eu sei disso, também mantenho discus e posturas no comunitário era quase todas as semanas e teve sempre o mesmo desfecho que o teu :puppydogeyes: É muito stressante para os pais perderem tantas posturas, nota-se a aflição deles a lutarem para ninguém se aproximar e impedir que fossem sugados pelo filtro, sim porque no meu caso era sempre na flauta do input do filtro que eles desovavam, uns cms abaixo e lá iam os alevins, para a próxima já está tudo estudado, rede a separar da restante fauna, esponja nos inputs dos filtros e deixar o casalinho proliferar, também ia comprar um cubo mas desisti da ideia e vou criá-los no comunitário com a rede a separar é mais simples e pelos casos que tenho estudado resulta e muito bem :animal_fish:

 

Parabéns por mais um momento lindíssimo, foram 11 minutos de poesia.

Mas detestei o fim, é pior que o bambi.

A coisa que eu mais gostava de ver que seria os discos reproduzirem-se num aquário plantado, acabou naquilo que eu mais contesto nos discos, que é ver cubos completamente vazios onde se fazem criação.

Peço-te que reconsideres e tentes mais uma, duas, dez vezes, até conseguires ter uma postura num meio ambiente que se aproxima da realidade.

Abraço

 

É um final trágico mas muito vulgar em posturas no comunitário :puppydogeyes:

 

Dificilmente conseguirá vingar em comunitário sem tomar medidas, há casos que conseguem mas é 1 em 1000 casos... Aliás realmente ele consegue se o casal estivesse sozinho no aqua e umas esponjas nos inputs dos filtros era facílimo vingar os discus, agora com tantos "predadores" à espreita é muito complicado, já tive dezenas de posturas e tentei reproduzi-los sem interferir, perdendo todos as posturas, agora terei de intervir para ver se safo alguma coisa, na próxima irei safar alguns com certeza :animal_fish: O stress de posturas perdidas é muito complicado, o meu casal chegou mesmo a ficar muito magro pois não se alimentavam em condições para proteger a postura, se fosse uma semana a comer mal isso não afecta os discus, agora 2 meses seguidos sempre com posturas quase que semanais, a comer pouco estavam mesmo debilitados e isso por mais que a tua intenção seja criá-los no comunitário, vendo os discus a "morrerem" aos poucos duvido que não acabasses por intervir, nem que fosse separar o casal, raspar os ovos, etc, mas ias intervir de certeza...

 

Mas se queres ver um exemplo é só ires a este link http://faao.blogspot.com/2009/02/criacao-de-discos-em-comunitario.html e vê esse vídeo de uma postura com sucesso num comunitário, depois de ver este vídeo fiquei vidrado nos discus, comprei os meus discus e mantenho-os até hoje com muito gosto :animal_fish: Divirtam-se, pode ser que vos inspire :discuss_gathering:

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sen querer entrar em polémicas, a minha única critica ao Pedro foi o facto de tendo eles uma casa tão bonita e para poder fazer a criação entrar naquele cliché de usar um cubo vazio com o já famoso cone. Tendo o Pedro

tanto jeito para fazer habitats lindíssimos, por que não preenche o tal cubo com substrato, plantas, troncos, etc e somente usa como fauna o casalinho, tomando a devida protecção na entrada do filtro tal como se faz em aquários de camarões.

Quanto ao video que o Paulo fez o favor de partilhar, já se veêm as crias com um tamanho grandito, consegues confirmar que eles nasceram e cresceram mesmo naquele aquário?

Eu não tenho o privilégio de ter discos, mas tenho comigo um casal de escalares que por dezenas de vezes já tentaram criar e sempre com o mesmo final igual ao dos discos do Pedro. Se eu pudesse já teria arranjado um aquário para poder dar condições dignas ao casal para ter uma criação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... a eterna polémica dos cubos :)

 

É de facto dificil tirar os Discus daquele aquário e colocá-los num cubo vazio, mas pareceu-me a melhor solução.

 

MAS, vim de férias uma semana e o pouco à vontade demonstrado pelo casal (nomeadamente a fêmea) tem-me preoucupado (já o tinha dito).

Já sabemos que com Discus isto é mesmo assim, é preciso paciência, mas a situação levou-me a fazer uma experiencia ontem, antes de sair de casa.

 

Tirei o casal do cubo e coloquei-o no plantado para ver se tinham o mesmo problema de habituação outra vez.

Para meu espanto um deles integrou-se logo, enquanto que o outro (a fêmea) esteve um pouco de lado mas ao fim de 15 minutos estava o cardume refeito e tudo normalizado. É interessante ver o que era o novo "rei" do cardume tentar manter o estatuto - é que o anterior superior hierarquico era um dos que tinha tirado para o cubo (aliás eram os dois). Durante 15 minutos o outro tentou manter o estatuto e estava a ver que conseguia, mas finalmente e após uns segundos de luta cerrada a hierarquia foi refeita e está tudo normalizado.

 

Isto leva-me a ponderar sobre se os Discus se "lembram" da anteiror casa e dos anteriores companheiros? Pelo que vi diria que sim! Aliás, tenho praticamente a certeza que sim e que ficaram aliviados do stress do cubo vazio e inseguro para eles.

 

Depois disto resolvi deixar uma webcam apontada para o plantado :)

 

Agora mesmo tenho aqui numa janela ao lado as imagens ao vivo do aquário a 250 km de distancia :) e para meu espanto estou a ver um dos Discus no mesmo tronco onde fizeram a postura a olhar para lá. Será que o raio dos bichos já comecaram a "limpar" o tronco outra vez! Livra!

 

Bem, mas quando voltar já nem sei o que faça: mantenho-os ali? A esperança de vingarem é pouca, mesmo fazendo um pouco mais:

1. Separaçao com uma rede melhor; tirar a saída do filtro do lado deles, pq da outra vez so tinha tirado a entrada.

2. Voltar a coloca-los no cubo!

 

Tenho uma semana para pensar o que fazer.

É extremamente gratificante e um grande desafio tentar vingar a postura ali, mesmo com a separação, mas parece-me quase impossivel.

 

O video que o Paulo nos deixou é a "luz ao fundo do tunel" :)

 

Cumprimentos,

Pedro Rosa.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a polémica veio para ficar lol, por que não agarras no cubo, colocas substrato, plantas, troncos, pedras e plantas, usas uma proteção para o filtro e só depois colocas lá o casalinho.

Em vez de irem para uma pensão rasca na almirante reis vão para a suite nupcial do ritz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPDATE

 

Então é assim, o casalinho esteve na "suite" uma semana e não se adaptou. Na quarta-feira antes de sair, como já tinha descrito, meti-os no plantado outra vez pq não estavam muito à vontade e pq vinha de férias.

Hoje já se vê bem que voltaram a fazer uma postura no mesmo tronco onde fizeram a do video... 2 ou 3 dias depois, não faço ideia.

Ainda só sei isto pela webcam mas já se vêem lá uns bem branquinhos (ovos estragados). Quando voltar vamos ver o que lá está, mas eles parecem querer ambientes selvagens e não "limpos" como os cubos :)

 

Cumprimentos,

Pedro Rosa.

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o casalinho esteve esteve na "suite" uma semana e não se adaptou

Não, Pedro, eles estiveram foi na pensão rasca

 

eles parecem querer ambientes selvagens e não "limpos" como os cubos :)

Lá está, os meninos sabem destinguir o que é bom - a tal suite do ritz :rolleyes:

 

quanto aos ovos fungados, devias era arranjar daquelas folhas de terminalia cappata?, li algures que impede os ovos de fungarem ou então usa azul de metileno, mas disto não te posso ajudar nunca tive. Se eu estiver para aqui a dizer algum disparate agradeço que me corrijam.

 

 

Entretanto o Pedro que vá mobilando a suite.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, Pedro, eles estiveram foi na pensão rasca

 

:)

 

quanto aos ovos fungados, devias era arranjar daquelas folhas de terminalia cappata?, li algures que impede os ovos de fungarem ou então usa azul de metileno, mas disto não te posso ajudar nunca tive. Se eu estiver para aqui a dizer algum disparate agradeço que me corrijam.

 

Sim, azul de metileno deve-se colocar, mas num plantado tenho que ver os "side-effects"... tenho camarões, caridinas, etc.

 

Entretanto o Pedro que vá mobilando a suite.

 

Sabes que não acredito que se fizesse isso isto ía resultar... tenho ideia que os bichos estão "agarrados" aquele tronco em especial :)

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais um grande "Obrigado" pelos vídeos!! Já aprendi bastante com eles.

Em segundo lugar esse aquário está simplesmente magnífico!!! Continuação do excelente trabalho e dedicação que está a produzir frutos!!

Abraço,

Hugo

1st Stage - Primeiro aquário plantado

Aquário 60x40x40cm

 

15 x Neocaridina heteropoda var "Red"

4 x Caridina Japonica

7 x Anentome helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá Pedro, essas férias? Visto que puseste o cubo à venda, presumo que desististe das posturas na varanda.

E uns filmes prá malta? :popcorn:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
  • 4 meses depois...

Pessoal,

 

Estive um bocado afastado do Forum e o aquário esteve em modo de manutenção :)

Está, inclusivamente, sem CO2 há algum tempo. O resultado não foi bom mas não foi desastroso.

Há três semanas recomecei a manutenção a sério e só ainda não tenho o CO2 novamente a bombar pq o redutor está com um problema. Daqui a uma semana já deve estar a trabalhar.

 

Afazeres profissionais e cansaço ao fim de semana levaram-me a não manter as coisas como estavam. Já sabem como é!

 

A maior parte das plantas teve um crescimento muito menos significativo e apenas o tapete foi retirado por falta de "vivacidade".

Tirei a Vivpara lá de traz pq nunca gostei muito do efeito final (conselho: não utilizem esta planta por causa da forma como cresce!)

 

Há três dias, depois de 3 ou 4 semanas a recuperar níveis, plantei Parvula à frente. Espera-se um tapete a sério com um metro de cumprimento à frente (embora numa parte apenas com 8-10 cms de profundidade) e comprei hoje na Aqueden três plantas novas (?):

- Proseroinaca Palustris "Cuba" - linda para colocar na parte de traz do aquário, em substituição da Vivpara (completamente diferente, mas é essa a ideia)

- Myriophyllum sp. "Red" para fazer duas moitas lá para traz, a meio

- Hydrocotyle tripartita (sp. Japan) para colocar no meio do aquário

 

Vou esperar umas semanas para fazer outro video do renascimento :)

Espero que estas plantas não me transformem o tanque num aquário muito "holandês" :)

 

Desde que desmanchei o aquário mais pequeno que não fazia a "mistela" de CO2. Hoje estive a fazer a "receita" pq sem o redutor e CO2 de garrafa, pelo menos terei este a tentar manter os níveis em valores (quase) aceitáveis.

 

Um abraço a todos,

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.