Ajuda PH - Discus


Recommended Posts

Boas,

 

A minha dúvida é a seguinte: Tenho um aquário de 100 x 50 x 60 cm (aprox. 300 litros) com Filtro externo Eheim 2214, pré filtro fluval 201, termostato Fluval 300w, uma power-glo 25w + uma flora-sun 25w.

 

Está a trabalhar desde o dia 6 de Janeiro. O areão é preto (não pintado) e tenho 2 troncos e 3 pedras de xisto. No dia 15 do corrente mês introduzi-lhe várias plantas ( Anubias e Vallisnerias) e alguns peixes ( 4 coridoras, 2 plecos, 2 khulis e 10 cardinais) para acelerar o ciclo.

 

Tenho também um kit de CO2 da Nutrafin a trabalhar com ingredientes caseiros desde o passado dia 21.

 

Toda a fauna e flora, até à data, não se tem queixado...

 

Ora bem, como o objectivo é adquirir discus para saudavelmente crescerem neste aquário, tenho tentado baixar o ph para valores entre os 6,5 e os 7. Assim, para além da injecção de CO2, estou a utilizar turfa no copo da cabeça motorizada, como me foi aconselhado.

 

Mas o ph não baixa dos 7,6 !!

 

Não é pelo facto do ph estar a 7,6 que ainda não comprei discus mas sim por pensar ainda não ter bactérias suficientes.

 

Atenção, não é meu objectivo a utilização de químicos para acelerar este processo.

 

Assim, gostaria de obter alguns conselhos, que antecipadamente agradeço, pois estou bastante ansioso para colocar alguns discus na minha água.

 

Obrigado

Abraços,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Uma maneira de conseguir baixar o PH é fazer uma mudança de água parcial utilizando água mineral tipo Luso com PH próximo dos 5,5.

Qunato as bactérias pode comprar numa loja da especialidade um produto tipo Bio-Starter da Sera.

Inté

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com a agua mineral de garrafão pois tem nitratos....

Em relação a baixares o pH a turfa pode não estar a fazer efeito devido ao efeito tampão por isso mete a dureza da tua agua e ve isso. Tu tens 50W para 300L acho muito insuficiente... As plantas tem CO2 mas não tem iluminação suficiente para a fotossitense (eu apostava numa iluminação melhor).

Em relação a comprar bactérias acho que não vale de nada...... deixa a natureza fazer as coisas.. :)

 

Para manteres discus eu apostava num pH tipo 7.0 , 7.2 e não 6.5. (6.0 ou 6.5) acho que so mesmo para selvagens que acho não é o caso....

Qualquer coisa dispoem.

 

 

P.S. Mete o pH da agua da tua torneira e diz ai...

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A minha água da torneira tem um PH de 7.6 e mantém-se com este valor no aquário desde o dia em que o montei.

 

Gostaria é que, sem adição de químicos, o "gajo" baixasse.

 

Obrigado

Abraços

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Eu tive esse problema há uns anitos atrás, que só foi solocionado com a maturação da água, 6 a 8 meses.

Isso acontesse támbém devido a productos que as centrais de abastecimento de água deitam para o seu tratamento, provocando um efeito tampão, mantendo a água alcalina.

Convinha medires o PH do xisto, se não o fizeste já!

 

Um abraço, Rui Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

Olha, eu também já passei pelo mesmo problema e a minha solução foi simples, mudei-me para os africanos... :D :D

Nao, agora mais a sério, a água aqui da zona, Cascais, tambem tem um pH de alto valor, 7.6, e durezas extremamente altas o que "tamponam" a água a mudanças de pH. Nem mesmo com um ano de uso o valor se modificou... O que me têm dito é que o uso de troncos e turfa acidificam a água e por isso baixam o seu pH mas também deve variar de água para água a "velocidade" da sua acidificação.

Estou interessado neste assunto pois resolvi desmantelar o meu africano para me voltar para os plantados agora e provavelmente vou ter o mm problema outra vez :)

Agua de osmose também resulta mas é preciso ter disponibilidade $$ para ter o aparelho...

 

Abr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.