Discus - apatia, falta de apetite


subzer0

Recommended Posts

Boas tardes,

 

Tenho 4 discus ainda jovens num aquário de 275l com um filtro de 1000l/h (tinha outro diy de outros 1000l/h mas a bomba avariou).

 

Tive 5 dias fora e quando chego os Discus têm muito pouco apetite, passam muito tempo escondidos e o mais pequeno ainda não comeu.

Assim que cheguei fiz uma TPA de uns 40% e amanhã ou ainda hoje farei outra.

 

 

Qual o método/procedimento ou alguma medicação a ministrar antes que haja baixas?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

para que alguem te possa dar qq tipo de ajuda tens de dar todos os pormenores possiveis por ex: valores e temperaturas de agua sintomas dos peixes umas fotos dos mesmos etc etc....

senão tudo o que te vão dizer não tem fundamento

 

 

cumpr

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura está a 29.6, tem se mantido estável.

 

O mais pequeno e o que não come tem os olhos algo baços e os restantes 3 andam mais agressivos entre eles. Antes de ir de férias tinham imenso apetite e agora comem muito pouco e sobra sempre comida. Têm como outros companheiros de aquário alguns neons e temporariamente guppies.

 

Quanto a testes à água, infelizmente acabaram há uma semana, portanto não consigo arranjar nenhum resultado por enquanto.

 

Fotos, posso tentar colocar, mas até agora as minhas tentativas de tirar fotos ao aquário têm saído frustradas e as fotos de má qualidade...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos Discus está com fezes brancas...

 

Acho que vou ter arranjar esha hexamita. Há alguma loja recomendada em Lisboa para o efeito?

Hexamita???

 

Para as fezes brancas, porque não Flagellol ou até mesmo Flagyl??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hexamita???

 

Para as fezes brancas, porque não Flagellol ou até mesmo Flagyl??

 

 

 

Acabei realmente por comprar flagellol. Já cá tinha Flagyl, mas como há dois que mal pegam na comida e os outros dois nem comem, o flagyl no aquário principal estava um bocado fora de questão e de momento não tenho aquário hospital, decidi recorrer ao Flagellol.

 

Administrei a quantidade prevista na bula para a litragem do meu aquário. Agora é esperar 3 dias, trocar 80% (acho que vou trocar uns 40% em dois dias) e limpar o filtro, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Pessoal, continuo com problemas com os meus Discus!

 

Depois de um tratamento com flagelol no aquário comunitário (já lá vai quase um mês...), as coisas melhoraram temporariamente, mas os peixes pioraram de novo, voltando a não comer.

 

Decidi separá-los num aquário à parte, fazer novo tratamento com flagelol e posteriormente outro com tremazol e voltei a inseri-los no aquário comunitário, onde estão à dois dias. Continuam a não ter interesse por alimento, seja flocos, granulado ou larvas vermelhas.

 

Consegui fotografar um deles, com as fezes brancas:

foto1

foto2

 

 

O setup é o descrito no 1º post, com a diferença que já tenho o filtro diy a funcionar ( bomba 2000l/h + fluval 304 1000l/h = 3000l/h para 250litros reais). Trocas de água cerca de 65 a 70l, duas vezes por semana. O ph anda à volta dos 6.7, temperatura 30º

 

 

Aceito qualquer sugestão! Abraço

Editado por subzer0
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

depois de Flagellol costumo fazer Nematol.

sendo que o conjunto dos dois erradica 99% dos parasitas internos nos discus.

 

as melhoras

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta!

Sabes qual é a diferença entre os princípios activos do nematol para o flagelol e tremazol? e o que trata o nematol diferente dos outros dois?

 

Eu já estou por tudo, estou a ver os peixes a definhar e já não sei o que fazer mais...

Editado por subzer0
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

depois de Flagellol costumo fazer Nematol.

sendo que o conjunto dos dois erradica 99% dos parasitas internos nos discus.

 

as melhoras

 

Já apliquei o nematol e melhoraram a olhos vistos, estão sem dúvida melhor. Mais activos, mais enérgicos, com melhor cor, já comem (o que não faziam). Obrigado pelo conselho!

 

Porém, ainda cospem muita da comida que ingerem (em especial os granulos, porque os flocos já pegam com mais facilidade) e já vi alguns restos brancos a sair do ânus dos peixes (isto depois de 4 dias de ter findado o tratamento).

Estou a ponderar dar outra dose de medicamento, para eliminar os ovos e os restos de parasitas que ainda poderão ter, quanto tempo entre tomas deverá existir?

Além disso, na primeira vez dei a medicação no aquário inteiro (275l), será que desta vez posso isolá-los? Ou seja os parasitas sobrevivem fora do corpo dos peixes de modo a que se forem desparazitados num aquário externo, voltaram a ter uma reinfecção aquando colocados no aquário principal? Pergunto isto porque é mais prático um aquário hospital, menos gasto de medicamento, menos troca de água, só um pouco de mais stress para os peixes...

Opiniões?

Editado por subzer0
Link to comment
Partilhar nas redes sociais