Agassizi Fire Red


Recommended Posts

Boas a todos, estou-me a iniciar nos apistogramas após 2 anos nos discus, venho então através deste tópico, pedir as vossas opiniões e algumas dicas para que tudo corra pelo melhor.

Hoje de manha fui ter com o Fábio Silva para buscar o meu casalito! ( Muito obrigado Fábio pelos excelentes exemplares, já andam a procurar a melhor casa ( casca de côco ) para habitarem )!!

 

Então cá vai, começo amanha a montar o aquario em que vai habitar apenas e só este casal :Pbigsmile

 

Aquario 50x25x25 ( 25 Lt's aproveitaveis )

Termostato 50W

Filtro externo eheim 2232/34 ( não estou certo de qual seja ) debita 500 Lt's/hora

iluminação, uma lampada fluorescente de 15W

 

Habitantes: Casal Agassizi Fire Red

 

Flora: Anubias (2)

Musgo ( mais tarde )

 

Para esconderijos, vou colocar umas tocas feitas de côco e colocar umas folhas secas por cima da areia de silica.

 

Amanha posto umas fotos de como vão começar as coisas.

 

Até lá, Cumps

Andre_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após uma manha inteira de trabalho a desmontar o aquario de 300 Lts e meia tarde de montagens deste aquario ca ficam as fotos!

 

Quando tiver a iluminação nova posto mais umas dos peixes = )

 

ca vao elas:

 

addlzn.jpg

 

5xmwrc.jpg

 

Espero que gostem!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nova iluminação é sinónimo de novas fotografias!

 

Deixo-vos entao o resultado final de 1 dia de trabalho neste aquario, simples mas completo = )

 

 

2llyusp.jpg

2hi1bb9.jpg

20s6cef.jpg

ajtb1d.jpg

33ufihg.jpg

 

 

Para já é só! vamos ver como eles se habituam a nova casa :music_singguitar::sign_welcome::medieval_mace: :medieval_mace: :discuss_gathering:

 

P.s: só um reparo, o termostato é enorme! 250W, vou substituilo por um de 50W que chega bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, bonitos peixes! Pena estarem com tão pouca agua.

Desculpa lá a questão mas para descargo de consciência esclarece aqui o povo - tu fizeste o ciclo desse aquário, não fizeste?

 

Esse termostato é demasiado, substitui pelo de 50W assim que puderes.

Em relação ao filtro, 500 l/h para 30l de agua também me parece excessivo.Puseste turfa no filtro?

Qual é o ph e o gh da agua?

Devias arranjar um tronco ramificado, e prender lá as anúbias.

Para quê as duas cascas de coco, uma chegava perfeitamente.

Também devias arranjar plantas flutuantes.

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, bonitos peixes! Pena estarem com tão pouca agua.

Desculpa lá a questão mas para descargo de consciência esclarece aqui o povo - tu fizeste o ciclo desse aquário, não fizeste?

 

Esse termostato é demasiado, substitui pelo de 50W assim que puderes.

Em relação ao filtro, 500 l/h para 30l de agua também me parece excessivo.Puseste turfa no filtro?

Qual é o ph e o gh da agua?

Devias arranjar um tronco ramificado, e prender lá as anúbias.

Para quê as duas cascas de coco, uma chegava perfeitamente.

Também devias arranjar plantas flutuantes.

Boa sorte

 

Boas

 

Mto obrigado pelas sugestões, era mesmo isso que aguardava, até por não ter experiencia nenhuma com apistos = )

 

O termostato para a semana ja será um de 50W

 

Eu não referi, mas eu ontem desmontei o aquario de 300 Lt's onde tinha os discus, e como tal, aproveitei a agua e o filtro desse mesmo aquario para montar este, saltando assim o ciclo visto este ja ter sido feito no outro aquario.

Em relação ao tronco, eu percebi que o espaço ia ser curto, e por isso preferi colocar mais uma toca de modo a proporcionar mais refugio ao casal em vez de colocar um tronco que me ocuparia 1/3 do aquario.

Pelo que eu vi, alguns aquarios de apistos têm mto sucesso mesmo sem troncos!

As anubias estão uma em cima da outra, e as suas folhas já dão sombra suficiente ao aquario, embora nas fotos não realce esse facto, este casal tem imenso espaço com buracos e depressões na areia onde se enfiarem.. O facto das folhas secas ( algumas ) serem ondoladas tambem serviu para a femea se deitar d'baixo delas!

 

Não tenho turfa no aquario, e isso era algo que eu queria perguntar e desculpem por fazer esta pergunta: " o que é turfa? "

 

Em relação ao PH esta a 7, quanto a dureza esta a 4, para a semana começo a colocar Agua destilada no aquario a conta gotas, de modo a ir baixando um gradualmente o PH para os 6 e reduzir a dureza para 2.

 

acham bem? espero não andar muito longe da realidade dos apistos, visto que não existem factores nem parametros Unicos no que toca a aquariofilia.

 

Cumps

André_aP

Editado por Andre Miranda aP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André.

 

Como vão os novos habitantes ai do aquário?

Em relação à tua montagem, na minha opinião está simples, natural, e parece-me que eles também estão a gostar.

Apenas colocaria mais meia duzia de folhas no fundo, o que dava um aspecto ainda mais natural e eles agradeciam.

Só um reparo, há uma das fotos em que se vê bastante granulado no fundo.... Atenção a isso, pois por se tratar de um aquário de pouca litragem, tem mais tendência a variações nos parâmetros da água. O excesso de comida pode contaminar a água e ser a desgraça desses pequenos. A menos que aspires o fundo depois de dares comida, o que não aconselho pois retira a tranquilidade dos Apistos, deves reduzir na dose diária.

Quanto ao termoestato, como disses-te e bem deves alterar para um de 50w.

Quanto à filtragem deves ter em atenção o caudal para ver se a movimentação na água não é demasiada, nem que para isso retires aquela tampa que fica no fundo da flauta. Outra coisa que deves mudar e já, visto que o objectivo é a reprodução, é a bengala do filtro. Está a puxar a água mesmo no fundo do aquário, vai ser fatal para os pequenos. Se puderes inverte a bengala para a parte mais curta ficar dentro do aquário e a que está actualmente dentro do aquário ficar da parte de fora do mesmo, assim a sucção da água vai ser feita num nível superior e corres menos riscos.

Vai actualizando.

Parabéns pelo projecto e boa sorte com eles.

 

Um abraço.

Editado por fabiosilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio!

 

Vamos lá ver se respondo a tudo.. = )

Eu tenho folhas a secar dentro de um saco, so não as coloco já porque ainda estão meio verdes. Em relação à comida, não te preocupes, o que aconteceu foi um descuido, eu ainda não tinha um granulado mais pequeno e coloquei umas sobras que tinha aqui do granulado pra discus, só que o buraco do frasco era muito largo e houve esse descuido.. mas sim, após uma hora de colocado foi todo aspirado.

Em relação ao filtro, realmente tens razão! eu nem tinha pensado nisso :alberteinstein: , quando fizer a limpeza do filtro, inverto o tubo do filtro para não haverem mortes! :medieval_mace::sunbathing:

 

Quanto ao casal, estão muito bem! o macho ja anda a tremelicar e a esticar as suas barbatanas para a femea, ela anda meia timida, vai entrando e saindo ca tóca procurando o macho :D surprised

Vamos lá ver o que isto vai dar.. Quando tiver oportunidade coloco novas fotos para actualizar isto!

 

Muito obrigado pelas dicas.

Cumps

André_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Parabéns pelo projecto está muito fixe o aquário simples e bonito, só acho que aquela bazuca de termostato la atrás fica um bocado mal, mas de resto está fixe, boa sorte com os apistos parecem muito felizes e saudáveis.

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Parabéns pelo projecto está muito fixe o aquário simples e bonito, só acho que aquela bazuca de termostato la atrás fica um bocado mal, mas de resto está fixe, boa sorte com os apistos parecem muito felizes e saudáveis.

 

Boas

 

Obrigado pelo apoio!

O aquario está na mesma, simples mas com espaço.. em relação à bazuca... ainda lá está, ainda não vendi o aquario de 300Lt's e quem sabe não volto a precisar dela.. entretanto não comprei o termostato de 50W = P quando tiver mais tempo, ponho umas fotos actualizadas = )

 

Cumps

Andre_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...

bonitos agassizi mas eu acho q são agassizis gold ou são muito jovens ainda para sair a coloração vermelha no rabo

mas estão preciosos, para uma futura puesta no tubo do filtro te aconselho por um esponja para que os alevines n sejam sugados.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bonitos agassizi mas eu acho q são agassizis gold ou são muito jovens ainda para sair a coloração vermelha no rabo

mas estão preciosos, para uma futura reprodução no tubo do filtro te aconselho por um esponja para que os alevines n sejam sugados.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bonitos agassizi mas eu acho q são agassizis gold ou são muito jovens ainda para sair a coloração vermelha no rabo

mas estão preciosos, para uma futura reprodução no tubo do filtro te aconselho por um esponja para que os alevines n sejam sugados.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bonitos agassizi mas eu acho q são agassizis gold ou são muito jovens ainda para sair a coloração vermelha no rabo

mas estão preciosos, para uma futura reprodução no tubo do filtro te aconselho por um esponja para que os alevines n sejam sugados.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bonitos agassizi mas eu acho q são agassizis gold ou são muito jovens ainda para sair a coloração vermelha no rabo

mas estão preciosos, para uma futura reprodução no tubo do filtro te aconselho por um esponja para que os alevines n sejam sugados.

abraço

 

Boas

 

Também penso que sejam agassizi gold.. ainda não possuem nenhuma coloração vermelha na cauda.. o tamanho aumentou um pouco mas nada por ai além.

Até agora continuo a deixar crescer os meninos.. sabem a partir de que idade é que estão pronto a reproduzir?

Andei a ver uns troncos para colocar aqui dentro, têm pouco por onde se esconder.. Não tarda nada coloco umas fotos, para actualizar..

As férias já la vão e agora de volta ao activo! :medieval_mace:

 

Cumps

Andre_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como vai esse aquário?

 

Os agassi deram-se bem? Já formaram casal?

 

As fotos?

 

:sign_welcome:

 

Olá Antonio Pedro, ate agora nada, o certo é que em Setembro quando a maior parte das lojas se abastecem, vou comprar um tronco ramificado pequenito para por no aquario e preencher um pouco o " vazio " do mesmo.. umas TPA's com agua engarrafada para descer o PH e esperar por resultados, no entanto parecem-me muito pequenos ainda para formarem casal.. não sei.. amanha posto umas fotos para terem uma ideia.

 

Cumps

André_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O aquário para mim não está escuro nem amazonico o suficiente, mas é algo que se va trabalhando e esconderijos nunca são a mais. Para mim tens de ter um tronco num canto com umas plantas, umas rochas (pretas e redondas) atrás. Em frente ao tronco, o coco com folhas secas, umas plantas no outro lado (valisnérias ou uma coisa assim) e o resto espaço para os bichos.

Outra coisa é que discordo com o pessoal daqui! Um termostato grande é sempre melhor e até tens menos riscos com os peixes mas um pequeno gasta enos electrecidade e não é tão "vistoso".

Adorei os peixes e vou estar atento ao aquário.

Cumps.

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O aquário para mim não está escuro nem amazonico o suficiente, mas é algo que se va trabalhando e esconderijos nunca são a mais. Para mim tens de ter um tronco num canto com umas plantas, umas rochas (pretas e redondas) atrás. Em frente ao tronco, o coco com folhas secas, umas plantas no outro lado (valisnérias ou uma coisa assim) e o resto espaço para os bichos.

Outra coisa é que discordo com o pessoal daqui! Um termostato grande é sempre melhor e até tens menos riscos com os peixes mas um pequeno gasta enos electrecidade e não é tão "vistoso".

Adorei os peixes e vou estar atento ao aquário.

Cumps.

 

Boas,

Sem duvida o aquario está muito " limpo " e branco para o meu gosto.. Mas com a chegada do outono já ponho umas boas folhas de amendoeira no fundo do aquario e o tronco mais dia menos dia encomendo da aquaeden!

O termostato, tenho procurado aqui no forum, mas ainda não consegui comprar nenhum.. estava a pensar em colocar um musgo no aquario, acham que ficava bem??

 

Cumps

André_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

 

Antes de mais deixem-me agradecer a todos pelo interesse e ajuda prestada desde a criação deste tópico, que ainda tem muito que crescer, assim como este casal agassizi fire red.

a todos, um grande obrigado! :sign_welcome:

 

Como prometido venho deixar umas fotografias e uma actualização do que anda por cá, então cá vai -->

 

Aquario 50x25x25 ( 25 Lt's aproveitaveis )

Termostato 250W ( enquanto não arranjar outro deixo-o cá estar )

Filtro externo eheim 2234, debita 500 Lt's/hora com a ajuda de uma flauta na saída da mangueira para diluir a força da agua

iluminação, uma lampada fluorescente de 8w T5

hardscape, um tronco médio e 2 cascas de côco

Habitantes: Casal Agassizi Fire Red

 

Flora: Anubias (2)

Para breve virá mais uma lâmpada 8w T5 e uma pitada de musgo para cobrir o tronco.

 

agora algumas fotos do aquário :medieval_mace:

 

vwu8mr.jpg

 

mubf3t.jpg

 

ig91kg.jpg

 

2ccs4d3.jpg

 

2z9ic7t.jpg

 

E por agora é só, espero que gostem e que critiquem imenso, só assim se melhoram as coisas!

 

Abraço a todos

André_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

 

Antes de mais deixem-me agradecer a todos pelo interesse e ajuda prestada desde a criação deste tópico, que ainda tem muito que crescer, assim como este casal agassizi fire red.

a todos, um grande obrigado! :sign_welcome:

 

Como prometido venho deixar umas fotografias e uma actualização do que anda por cá, então cá vai -->

 

Aquario 50x25x25 ( 25 Lt's aproveitaveis )

Termostato 250W ( enquanto não arranjar outro deixo-o cá estar )

Filtro externo eheim 2234, debita 500 Lt's/hora com a ajuda de uma flauta na saída da mangueira para diluir a força da agua

iluminação, uma lampada fluorescente de 8w T5

hardscape, um tronco médio e 2 cascas de côco

Habitantes: Casal Agassizi Fire Red

 

Flora: Anubias (2)

Para breve virá mais uma lâmpada 8w T5 e uma pitada de musgo para cobrir o tronco.

 

agora algumas fotos do aquário :medieval_mace:

 

vwu8mr.jpg

 

mubf3t.jpg

 

ig91kg.jpg

 

2ccs4d3.jpg

 

2z9ic7t.jpg

 

E por agora é só, espero que gostem e que critiquem imenso, só assim se melhoram as coisas!

 

Abraço a todos

André_aP

 

 

Boas pessoal, hoje fiz 3 adições ao Aquario, mais 8w de luz branca T5 passando assim a ter 16w em 30 Lts brutos de agua, estimo que esteja com um rácio de 0.65 por litro.

 

Introduzi Co2 caseiro, de modo a baixar um pouco o PH e enriquecer a nova aquisição do aquario...

 

2 porções de mini pelia em rede prontinhas a crescer e a embelezar este habitat :animal_fish:

 

Espero que eles não mordam muito a planta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais