Já nasceram CR


Nuno da Silva

Recommended Posts

  • Replies 55
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Depois põe fotos para a malta ver... Já agora onde compraste a estante (Responde por pm, pois penso que nao e permitido indicar nomes de lojas aqui...)? Penso que 1200 litros para camarões ficaria brutal, mas com essa estante não penso que será necessário.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Nuno tenho acompanhado o tópico e vejo que o vicio dos camarões também já te agarrou :).

 

Os teus crs basta um deles ter gene de golden para irem aparecendo goldens nas reproduções.

 

Agora como vais montar tantos aquários vai ser mais fácil ires separando e apurando.Colocares 10 ou 12 camarões em cada aquário é relativo, assim que comecem a criar vão triplicar ou quadruplicar o numero, por isso atenção as filtragens e tpa's.

 

O Shrimp Planet é uma boa ideia, mas acho muito grande para camarões, vai ser difícil controlares a colónia pois vai ser tramado veres os camarões ao inicio com tanto espaço.Mas tendo em conta que ja tens esses 12 aquários novos acho que fosse a ti desistia da ideia do grande.

 

Boa sorte com isso e aguardamos por fotos dessa bateria :).

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

afinal os vidros chegaram na quinta e só hoje os estivemos a cortar, ainda faltam os vidros pretos de 6mm, as divisórias entre aquários e os vidros dos fundos serão em preto. Assim que as coisas começarem a "rolar eu meto aqui umas fotos. O tempo esta semana está um pouco apertado, segundo tenho uma formação e terça arranco para o Algarve. No próximo fim de semana os aquários ficam a funcionar. As matérias filtrantes já estam em maturação á 10 dias, água "velha" é o que não falta só resta esperar.

 

Entretanto tenho umas dúvidas que gostaria de colocar.

 

- Devo colocar ou não areão, se sim qual o que aconselham?

- Qual a temperatura máxima e minima no CRS?

 

 

Aguardo as vossas respostas e opiniões.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLÁ...

Parabens,pelo projecto!

 

Tenho vindo a seguir o Tópico com alguma atenção.

Já colocaste os aquarios a bombar?

Manda fotos ,estou corioso eu tb estou a pensar montar mais uns aquarios para a mesma finalidade,tb tenho alguns camarões prevenientes do mesmo local...

Tem procriado com sucesso.

 

Cumprimentos

Editado por sines

Cumprimentos

 

Luis Nobre

 

 

Pic_14492_4_thumb.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Sines obrigado pelas tuas palavras, de momento ainda estou á espera dos aquários pois faltam os vidros pretos, assim que tiver os aquários na prateleira coloco aqui umas fotos. Sim a proveniência dos camarões é realmente muito importante. Todos os dias vejo camarões pequeninos e alguns deles estam já com 1 cm, estes maiores são naturalmente dos que nasceram primeiro. Também estou em pulgas para montar os novos aquários mas a experiência destes anos diz para ter paciência, vamos aguardar.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno mas vais fazer filtros internos tipo sump?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Fábio, todos os 12 aquários terão uma filtragem tipo sump, decantação, individual, onde terei um saco de siporax e tudo funcionará a ar, não existiram bombas nem aquecedores, a filtragem é feita através de ar como disse atrás e a "ShrimpRoom" será aquecida entre os 23 e os 24 graus. Antes de tudo tive de pensar no menor gasto elétrico possivel, assim sendo terei uma bomba de ar que consome 8W.

 

 

Já coloquei estas questões mas como ninguém respondeu volto a perguntar:

 

- Devo colocar ou não areão, se sim qual o que aconselham?

- Qual a temperatura máxima e minima no CRS?

Editado por Nuno da Silva

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno acho que assim a filtragem vai ser insuficiente, atenção como fazes a entrada dos filtros para não teres camarões pequenos a irem para a sump.

 

Sim com aquecimento da sala poupas bastante.

 

Os substratos/areão estão sempre dependentes da espécies que queremos colocar..o melhor e leres um pouco mais sobre o assunto antes de comprares os substratos, pois entre um substrato tipo ADA Amazonia ou um inerte, em aspecto visual é tudo muito parecido, o preço é bem diferente, mas depois nos parâmetros da agua faz a diferença.

 

Podes escolher entre:

Substratos activos

Akadama

inertes

 

Para os CRS 20º é o mínimo que podem estar para criar, penso eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Fábio, este tipo de filtragem leva um saco de siporax de 1000ml por cada um dos 12 aquários, não me parece que seja insuficiente, em relação á saída para o filtro será tapada com esponjas muito finas, tenho já este sistema em ensaios desde Fevereiro deste ano em 2 aquários, um está completamente carregado de Red cherrys o outro tem cerca de 10 CRS e j´s consegui ver pelo menos 6 fêmeas ovadas. Estes 2 aquários estão também sem qualquer substrato, esta é a segunda parte dos ensaios, não noto diferenças entre os que têm substrato e os que não têm, o aquário dos Cherry está repleto de pequenos camarões e de fêmeas ovadas, no outro além das fêmeas que se encontram no aquário tenho mais duas isoladas em maternidades, já nasceram camarões em duas maternidades e os pequenotes estão de boa saúde, pelo menos por enquanto.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só disse insuficiente pois um filtro a ar faz poucos litros/hora...

 

Sem solo não posso opinar pois nunca experimentei, mas o solo é sempre bom pois terás uma quantidade maior de bactérias anaeróbias, logo melhor água, penso eu de que.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos,

Nuno, como já tive oportunidade de te dizer ao telefone, eu tenho aquários com e sem substrato.

Ao nível da criação não noto diferenças nenhumas. É uma questão de estética e opção.

A opinião do Fábio faz todo o sentido pois o substrato, sendo poroso, também permite a fixação de bactérias. Mas, de facto, eu não noto diferenças. Nos 2 aquários onde tenho mais CRS, um tem substrato e outro não tem.

Comecei a criar os crs sem substrato pois usei os cubos onde criava discos e esses cubos só tinham vidro e filtro de esponja. Nos aquários que tenho montado ultimamente tenho metido vários tipos de substrato puramente por uma questão de estética pois comecei a receber bastantes visitas na shrim-room. Convenhamos que um aquário com substrato e plantas é bem mais interessante que um só de vidro.

Quanto à temperatura eu penso que o ideal é entre os 23 e os 26. Mas já criei crs a 18 graus sem problemas (experiências...).

Actualmente mantenho a sala aquecida entre os 23 e os 24 graus.

Abraço

CMargarido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aproveito para acrescentar que, principalmente com camarões, um substracto pode fazer a diferença. Equilibra-te os parametros da água e estabiliza-os. Atenção que falo de substractos activos tipo ADA, elos e por aí.

Na minha opinião, deves apostar num substracto deste tipo, pois de certeza que te irá poupar trabalho no futuro, a nivel de tpa e estabilização dos parametros em valores muito perto dos ideias para a reprodução. É compreensivel que não notes a diferença nos camarões que tens sem substracto, pois as principais caracteristicas são a nivel da água, logo não se vêm.

E concordo também com o fábio pois esses filtros que falas, mesmo tendo uma boa massa biologica, tem pouca potencia e fazem poucos ciclos ao aquário durante uma hora. Mas não sei, porque também nunca usei nenhum. Mas nos meus aquas tento ter filtros superiores à litragem que tenho. Tentar fazer entre os 7 e os 10 ciclos por hora.

Finalizando, num projecto tão ambicioso e aliciante como o teu, eu jogava pelo seguro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

desteves, não noto diferença dos aquários com substrato e sem substrato, isto porque nos dois casos tenho camarões saudáveis e a reproduzir, existe ainda uma coisa que me inclina para não colocar substrato, não sei como o posso limpar, ou aspirar, com camarões de 2 mm. Em relação aos filtros de ar, um filtro de ar pode a "potencia" que quiseres, basta que tenhas uma bomba de ar muito "potente" ou pouco "potente", os filtros serão os filtros de decantação nas costas do aquário só que não tem um motor eléctrico mas sim uma bomba de ar comum a todos. Na loja que tive todos os aquários funcionavam a ar só que não tinha uma bomba de ar mas sim um compressor.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno

 

Honestamente não tenho know-how para te dizer muito pois nunca tive um projecto desses e não percebo o seu total funcionamento. E falei um bocado do que sei, que são aquários. Compreendo que num sistema de bateria as coisas funcionem de uma forma um pouco diferente. Mas mantenho a opinião de que filtros externos potentes serão melhores que filtros de ar e bons substratos melhoram a qualidade da água. Se os teus camarões reproduzem num aqua sem substrato, se calhar com substrato mais reproduziam. Não sei é só um palpite. De qualquer maneira, o que mais me importa é que isto te corra bem e que nos presenteies com a continuação do seu desenvolvimento. Com tanto aquas também podes fazer experiências à vontade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

desteves, concordo quando dizes que o substrato é essencial para uma reprodução com bons resultados, mas como disse num dos anteriores tópicos o que me preocupa é depois de o substrato colmatar como é que se aspira? Estou certo que como em todas as outras espécies um dos segredos para um desenvolvimento dos alevins de forma natural e com menor taxa de mortalidade é muito importante uma alimentação continua e trocas de água frequentes, esta é uma forma de existirem muitos residuos dentro do ecossistema, isto em aquários de crescimento, foi assim com os Discus, escalares, bettas, Red cherry, colisas, entre outros, ou seja, aquários com boa capacidade de filtragem sem substrato mas com plantas, alimentação continua e de excelente qualidade, principalmente comida feita por mim mesmo, trocas de água diárias, nos Discus eram duas vezes por dia, volto a dizer que falo de aquários de crescimento.

 

Aproveito para vos deixar uma foto de um CRS curioso, pode não ser possivel de ver na foto, devido á sua fraca qualidade, mas este camarão tem 4 riscas muito finas nas costas, muito curioso.

 

Pic_17675_6.jpg

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

a reflexão do Desteves é muito premente. Fiquei a pensar nisso e de facto faz todo o sentido que determinado tipo de areão pode ser fundamental para estabilizar a água em determinados parâmetros ideais para criação.

No meu caso a água estabiliza em parâmetros quase ideais para Crs pelo que essa questão acaba por não se não se colocar.

Nuno, de vez em quando aparecem esses golden riscados, mas depois as riscas vão desaparecendo com o tempo. Também aconteceu com alguns tios e primos dele. A primeira vez que vi também fiquei surpreendido, mas não te preocupes que não vais ficar ai com um zebra-Golden. Lol

 

Abraço

CMargarido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

sim como disse antes o substracto é muito importante em algumas situações e promove um habitat mais equilibrado, mas como se aspira, com alevins de camarões com 2mm?

 

Sabes Tó pensei exactamente o mesmo, com o tempo o pequeno Golden perde as riscas, mas nâo deixa de ser curioso.

 

Entretanto já cá estam os primeiros 2 aquärios divididos em 3 cada um. Amanhã chegam os outros 2.

Editado por Nuno da Silva

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm, não sei como aspirar sem caçar os gajos.

Normalmente aspiro os aquários para uma caixa de plástico e depois da sujidade assentar vou à pesca com uma rede pequena e volto a meter os gajos no aquário.

Eu faço assim. Dá trabalho, mas pelo menos não mando os gajos pelo ralo.

Abraço

CMargarido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

seria excelente um goden e logo nos primeiros nascimentos, claro que só o consegui devido á proveniencia das gambas, mais uma vez obrigado Tó. Agora os aquários vão ter de ser mais, ontem á noite vi 8 femeas ovadas, o projeto vai crescer, além disso tenho um aquário de 1200 litros que mais tarde ou mais cedo vai virar um "Gambário".

 

Aqui á uns tempos lancei a ideia de se pensar num clube, algumas pessoas manifestaram vontade, acho que seria interessante existir uma organização. Pensem e digam algo.

proveniencia das gambas ????? como assim

tocaacomer.blogspot.com
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Icosta, a proveniência dos meus CRS é de alguém que tem camarões de qualidade, o que ao inicio ajuda e de que forma, estes camarões foram-me cedidos pelo cmargarido.

 

Os aquários novos já têm habitantes.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais