Ramirezi com pontos brancos


TonyCh

Recommended Posts

Eu acho que a doença é um fungo falço que não tem cura (acho eu). Mas pesquisa e depois vê sê é.

 

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma actualização

 

 

Bem, finalmente posso dar boas noticias apesar de isto continuar a ser muito estranho.

 

O Baktopur, tal como todos os tratamentos anteriores, não produziu o efeito desejado. Já em desespero, decidi atacar directamente o problema. Preparei um cronometro, marquei 1 min e 30sec, preparei uns cotonetes embebidos em eSHa 2000 e apanhei o pintas com a rede. Mal o tinha na mão, desinfectei a cauda e a barbatana dorsal directamente com o eSHa 2000 e devolvi-o à água antes do tempo expirar.

 

Ao principio ficou um pouco em estado de choque (obviamente) e não se mexia muito mas passado umas horas começou a recuperar e o desinfectante "queimou" efectivamente as bolas brancas. A cauda já está limpinha e a barbatana dorsal já só apresenta uma pinta. As outras "derreteram" ao fim de 2-3 horas.

 

O único senão disto é que o desinfectante é tão forte que danifica as próprias barbatanas mas espero que as pontas voltem a crescer ao seu tempo.

 

Por muito inortodoxo que o método tenha sido, a verdade é que resultou. Vou ter é que repetir a operação para as barbatanas pélvicas e anal. As peitorais nunca apanharam, a nadadeira caudal está limpinha e a dorsal talvez tenha que levar uma repetição, mas logo se vê que o desinfectante tem agido ao longo das ultimas 24h. As bolas não desaparecem imediatamente. Parecem mesmo estar a "derreter" depois da aplicação.

 

 

Dedos cruzados!

 

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização Final

 

Bem, normalmente quando um problema se resolve, as pessoas raramente dão algum feedback o que deixa muitos tópicos nesta secção sem a devida conclusão e para quem, meses ou até anos mais tarde, procura uma solução para um problema similar, fica sem saber o que aconteceu.

 

Como já tinha mencionado, a única coisa que parece que conseguia dar conta das "bolas brancas" no meu ramirezi foi a aplicação directa de eSHa 2000 nas zonas afectadas. Não é algo que recomendo a qualquer pessoa visto que corremos o risco de magoar ou até matar o espécime doente mas eu já tinha tentado de tudo sem qualquer resultado positivo.

 

O ramirezi já se encontra no aquário principal e parece estar feliz da vida. Ainda o tenho sob vigilãncia pois tive que aplicar o eSHa 2000 por três vezes na sua barbatana dorsal mas agora parece estar limpo de qualquer fungo/batéria etc.

 

Deixo-vos algumas fotos do ramirezi "limpo".

 

ramirezi-curado-001.jpg

 

ramirezi-curado-002.jpg

 

ramirezi-curado-003.jpg

 

ramirezi-curado-004.jpg

 

Como se pode ver pelas imagens, a aplicação do desinfectante, destruiu parte das suas nadadeiras mas já está a recuprar bem e acredito que daqui a uma semana ou isso as barbatanas tenham crescido de novo.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigado pelas dicas! Acho que vou fazer a mesma coisa (pelo menos no aquário hospital).

 

Quanto a actualizações... bem... como hei de dizer... tá igual ao fim de 17 dias! Bem, não está exactamente igual. Está maior claro, as bolas não tem aquele aspecto liso e gelatinoso. Agora parecem mais como tufos esfarrapados. Terminei o tratamento com o costapur ontem, fiz uma tpa de 50% e hoje comecei o tratamento com o baktopur. Por via das dúvidas comprei também o Baktopur direkt visto que o mesmo foi proibido, na Alemanha, em outubro passado e então aproveitei não vão lembrar-se de removê-lo do mercado português também. Parece que o composto activo agora é sujeito a receita médica lá e é considerado um dos antibacterianos mais poderosos.

 

Vou fazer o tratamento normal de 4 dias a ver. Depois disso só resta mesmo o baktopur direkt mas sendo que uma pastilha é para 50L, não faço ideia como vou dividir isso para dar para 5L. Posso é fazer o tal tratamento dos banhos de 30 minutos.

 

Depois disto tudo, estou é admirado como é que o ramirezi ainda está vivo. 16 dias de medicação intensiva, nalguns casos com a dose tripla do recomendado e o bicho ainda se mexe.

 

Só para histórico:

 

1. eSHa 2000 + eSHa Exit

2. eSHa 2000 tratamento extenso

3. eSHa 2000 tripla dose + eSHa Exit

4. Costapur + Sal

5. Baktopur

 

Abraços

 

Tony

 

PS: Pelo dinheiro que dei pelos medicamentos, poderia ter comprado um cardume completo de ramirezis... mas não era a mesma coisa....

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

parece k mais ninguem le isto?

nao é bem assim.

vendo bem ate parece k estas com medo k mais alguem leia isto e com razao.

pois nao é um bom conselho para se dar a uma pessoa que tem um peixe doente,esta a trata-lo e ja deve andar desesperado,com razao claro.

pois eu deixo a agua em repouso para sair o cloro,mas aqueço sempre um pouco para nao haver bruscas descidas de temperatura.

um medicamento k ja usei e volto a usar se neçessario é o protozin.

li bastante sobre o medicamento antes de o comprar e usar nos meus peixes e axei k deveria ser bom.

comprei e os resultados para mim foram excelentes tanto para ictio como para fungos.

 

nao posso deixar de dizer k admiro a forma como tens lutado com a doença do peixinho,tal como ele proprio.

deves alimenta-lo bem,dar-lhe comer com muitas vitaminas para ele estar a lutar tanto contra a doença.

mas se tem conseguido lutar,vais ver k vais conseguir cura-lo.

força nisso,continua assim.

boa sorte para ti e para o peixinho

 

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas novamente

estas de parabens.

lindo de se ver e de se ler,claro.

é muito gratificante quando se luta como tu e o peixinho lutaram contra a doença e no fim os resultados sao positivos.

muito bom mesmo.

esse ramirezi é um felizardo...

nao tenho mais palavras.

parabens,a serio.

 

 

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tony,

Folgo em saber que tudo correu bem, os meus parabéns pela persistência e obrigado por teres reportado os resultados finais! ;)

 

Agora para o "neloi", quando escreveste isto:

boas

 

parece k mais ninguem le isto?

nao é bem assim.

vendo bem ate parece k estas com medo k mais alguem leia isto e com razao.

pois nao é um bom conselho para se dar a uma pessoa que tem um peixe doente,esta a trata-lo e ja deve andar desesperado,com razao claro.

pois eu deixo a agua em repouso para sair o cloro,mas aqueço sempre um pouco para nao haver bruscas descidas de temperatura.

 

E quando eu escrevi "parece que mais ninguem lê isto", foi sarcasticamente e para te responder á parte do "medo k mais alguem leia", se tivesse medo, não o publicaria numa pagina visitada por milhares de pessoas e na internet visitada por MILHÕES! E se a pessoa for cuidadosa a ler, sem ser na "diagonal", lê que eu dei o conselho para não o fazerem como eu fazia antigamente, mas sim passar a água por carvão activado para eliminar o cloro. Eu tambem lhe poderia dar o conselho de por a água em repouso num recipiente com termostado ligado (esqueci-me desse).

Desde já as minhas desculpas por me ter explicado mal...pois a escrita pode ser mal interpretada (depende de quem lê, cada pessoa com a sua interpretação), ou por ter sido lidas na diagonal, vou passar a ter mais cuidado, obrigado "neloi"!

Cumprimentos,

Ricardo

Editado por maxxedison
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ramirezi continua a parecer bem. As cores ficaram ainda mais intensas e não aparenta ter ainda algum fungo nas barbatanas afectadas. Tenho uma dúvida em relação as nadadeiras peitorais pois nunca me pareceu que tivesse mas agora que está no aquário grande que tem muita iluminação, as vezes dá-me a impressão de ver uns pontinhos mas não consigo discernir se são pigmentos normais como tem nas outras barbatanas ou se são algum resto de fungo. Como ele está constantemente a mexer essas, é complicado de ver. Vou manter a vigilancia nos proximos dias. Se for fungo, deverá aumentar e nessa altura lá vou ter que aplicar-lhe o tratamento nessas nadadeiras. Isto levanta-me algum receio pois quando tratei as outras, foram as peitorais que o mantiveram estável. Se aplicar o desinfectante aí, elas vão ficar paralisadas durante umas horas e não sei se ele vai conseguir manter o equilibrio apenas com as outras... enfim, vamos ver...

 

Abraços

 

Tony

 

PS - Em defesa de "Neloi", existem diversas teorias sobre a evaporação do cloro assim como dos próprios efeitos do mesmo no aquário. Em TPA's de 20% a concentração de cloro não deveria ser suficientemente significativa. No caso de tratamentos com antibacterianos e outros desinfectantes, o cloro residual na água deve ser milhares de vezes menor que os próprios medicamentos. Não sei, tenho deixado as águas paradas a espera que o cloro evapore mas não vejo as coisas serem tão descabidas como dizem. Então e aquela malta que tem aquários de 1000+ litros? Não estou a ver deixarem 200l de água repousar antes de fazer uma TPA.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

TonyCh, em relação ao cloro, ainda ontem me fartei de ler sobre o cloro e até consultei a ficha trimestral da qualidade da água do meu Concelho (Os concelhos Municipais publicam-na na net), o oxido de cloro que utilizam é em baixas doses, mas também pesquisei exaustivamente sobre a quantidade que afecta os peixes exactamente e não encontrei a quantidade em mg/l de cloro que é prejudicial para os mesmos, é uma área que me interessa e se alguém souber exactamente a partir de que quantidade (mg/l) de cloro na água é prejudicial para os peixes, peço por favor que me faculte, não consigo encontrar. Além que a quantidade de cloro introduzida na água de "torneira" é diferente consoante a altura do ano.

Em relação a pessoas que tem grandes aquários ou que tem de fazer grandes mudas de água por vezes mais de 200 a 500L por DIA, já fui a casas de criadores de discus em que tem bidons de 200L (Já vi um que tem um reservatorio que deveria ter 100x100x80 +/-, o que pelas minhas contas é perto de 800L) de água a descansar, outros ainda que tem filtros ligados ás torneiras, com filtros de particulas e carvão activado, e outros que utilizam as duas coisas, os filtros para passar a água para os grandes bidons e depois tem termostatos nos bidons para que a água fique á temperatura da água que se encontra nos aquários de criação por exemplo.

Agora, e peço que não leiam isto na diagonal por favor, nunca tive baixas nem problemas com peixes devido ao cloro presente na água de torneira, mas já tive problemas com choques térmicos, isso sim, já me custou a morte de alguns dos meus peixes e de algumas lágrimas, já que eram peixes que tinha á anos e que os criava desde pequenos (refiro-me essencialmente a discus). De qualquer maneira, passei a usar filtro de carvão activado para reduzir o cloro presente na água, não reduz a 100%, mas reduz uma grande parte além de reduzir outros compostos que vem na água, não me tem afectado, mas estou a jogar pelo seguro. Curiosamente desde que tenho usado carvão activado como pre-filtro, as minhas plantas tem-se ressentido, pois o carvão activado retira outras substancias da água que são benéficas para o crescimento das plantas.

Mas principalmente, e isto é a minha e unica opinião, o maior risco é o choque térmico, isso sim deve-se ter cuidado.

Cumprimentos,

 

Ricardo

Editado por maxxedison
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

Penso que tenho o mesmo problema no meu aquario... Começou por me aparecer um neon morto, no dia seguinte apareceu 2 betta... a minha 3ºbetta penso que vai pelo mesmo caminho. verifiquei no fundo do aquario, em que tenho areia branca, uns pontos muito mais brancos, em que não sei se será alguma doença. tenho 1 peixe com alguns destes pontos brancos e a minha coridora anda muito sossegada no fundo, em que raramente se mexe. Amanha já irei passar por uma casa de animais, não se se será o mesmo problema que o teu,pois no meu caso aparece as pintas brancas são só nos peixes mas tambem no fundo do aquario...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Não me parece que seja o mesmo problema visto não ser tão fulminante. Alias, o "irmão" que está na loja, há 2 semanas que está sem tratamento, o fungo/parasita está a piorar (parece uma arvore de natal) mas a doença ainda não o matou. Eu procurava por outra explicação e iniciava um tratamento baseado na análise dos sintomas.

 

O meu Ramirezi está ok por enquanto. Continuo a vigiar aquelas pintas nas barbatanas peitorais mas, por enquanto, parece que não é nada. Vamos ver

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Más noticias... Quando acordei fui ao aquario e a minha 3º betta já se encontrava morta, bem como a coridora. A minha esposa foi hoje à loja dos animais e o que o senhor sujeriu foi fazer um tratamento com eSHa 2000 durante 4 dias. Depois dou feedback se os restantes peixes voltaram à normalidade.

Levei tambem um bocado da areia com a mistura das tais "pintas" brancas e o que foi dito foi que é normal deste tipo de areia e que não se trata de nenhum fungo. Em relação ao peixe que lá comprei e que anda com as manchas brancas (ele é transparente e tem uma risca de cor fluroscente) diz que poderá ser normal e talvez algum problema de estomago...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas, como foi o tratamento com o eSHa 2000? Resulta?? Ou será melhor usar o protozin?? O que recomendam...??

è que parece que chegou ao meu aqua tb... :((

Já foram 6 peixes em 3 dias...4 gupys e 2 corys, e estão mais a caminho, estou com um espada(já foi tb) e varios gupys contaminados.

O que recomendam...??

Obrigado

Editado por Azeteka

Be a Az

Se fizeres um favor, não o recordes; se receberes um favor, nunca o esqueças.

 

barritafirefoxww2ejvk3.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais