R{Evolution} 1.0


TelmoPereira

Recommended Posts

Boas,

 

Ja possuo aquários ha mais de 10 anos, no entanto sempre passei ao lado dos plantados por achar que seria "impossivel" de manter. A leitura deste forum deu-me a coragem e sabedoria para me meter nesta aventura. Um pouco da evoluçao do aquario:

 

08/02/2011 - Foto

 

27/02/2011 - Foto

 

24/03/2011 - Foto

 

29/04/2011 - ACTUAL - 13 dias

img8957.jpg

17/04/2011

img8922w.jpg

 

 

Data Montagem: 17/04/2011

Setup actual + Montagem + Fotos:[/b]

 

Setup:

Aquário: 60x30x30

Filtro: Eheim 2213 + eheim mech + eheim substract pro

Aquecimento: 100w

Iluminação: 2x24w by Ramirezi -> de momento @ 8h diarias até aumentar a flora

Substrato fértil: JBL Aquabasis Plus

Substrato inerte: JBL Manado

Inertes: Tronco

Fertilização: Sais NPK - Tom Barr style + CO2 caseiro

 

Flora (da esquerda para a direita):

- Myriophyllum matogrossense

- Pogostemon stellatus

- Anubia barteri

- Java Moss

- Weeping Moss (ainda por colocar)

- Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

- Rotala Indica

- Heteranthera zosterifolia

- Rotala sp. Green

>> Tapete

- Echinodorus tenellus

- Eleocharis parvula

 

Fauna: (Em principio)

- Cardinais ou Neons

- Otos

- Corydoras

- Reds

 

Testes

PH: entre 6.8 e 7.2 nao consigo perceber a cor dos testes..

KH: ~6

No2: 0

No3: 15 ppm

PO4: 1 ppm

Gh : entre 7 e 17º

Nao tenho mais testes

 

Fotos

 

Substratos e Aqua:

img8899d.jpg

 

O fertil colocado e o tronco posicionado (foi dificil escolher o local do tronco de modo a nao tapar muita luz):

img8901h.jpg

 

O Inerte colocado com alguns desniveis:

img8905p.jpg

img8906h.jpg

 

Após encher e plantar (para identificação das plantas ver setup):

img8911.jpg

 

Após 24h de encher:

img8914q.jpg

 

Foi o meu primeiro layout a serio, os outros foram só uns prototipos. Gostaria de ouvir as vossas opinioes, o que mudavam, que erros cometi, se ainda posso corrigir etc. Apesar de nao perceber muito de aquascaping a minha ideia é tentar manter a ideia de "triangulo".

 

Estive a pensar em meter blixia japonica entre o tapete e as plantas de caule, a fazer uma especie de barreira e deste modo obter uma transiçao mais suave a acompanhar o desnivel do substrato, que acham?

 

Agradeço desde ja a vossa participaçao :)

Editado por science
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o aquario tem potencial :thumbup3:

 

Acho que meteste demasiado substrato, a altura já nao é muita e com essa grossura ainda perdeste mais uns centímetros que as vezes sao valiosos... :confused4:

 

Já fizes-te os testes?

PH?

KH?

No2?

No3?

PO4?

...

 

Quaul a duraçao do foto-período?

 

Vai postando novidades...

Abraço amigo

<div align='center'></div>

nada2.jpg

Cumprimentos, João Ramos

Plantado "No Side Aquarium"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está muito bom, mas gostava que me explicasses esses sacos na foto de 27/02/2011 julgo que é a tua 2º foto,

o que colocaste dentro do saco ?

julgo ser uma excelente ideia para adaptar aqui ao meu,já que so tenho areao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma curiosidade.

Com a flauta tão baixa, não ficas com a superficie da agua, demasiado parada?

 

É de proposito para tentar nao agitar muito a superficie, a flauta está num angulo de 30º com o vidro da esquerda, ou seja, está a apontar para cima. Mesmo assim obtenho uma agitaçao quanto baste para manter um bom equilibrio entre O2/CO2.

 

Penso que o aquario tem potencial :thumbup3:

Acho que meteste demasiado substrato, a altura já nao é muita e com essa grossura ainda perdeste mais uns centímetros que as vezes sao valiosos... :confused4:

Como dizia na embalagem para meter 4-5 cm no minimo por cima do fertil acabei por ter de por mais 1 ou 2 para fazer os desniveis. De qualquer modo tenho um volume de agua de 46 l + 3 l do filtro que acaba por ser quase o bruto (54l). Será que 3cm de inerte chegava?

 

Quanto ao resto vou actualizar o 1o post ;)

 

 

está muito bom, mas gostava que me explicasses esses sacos na foto de 27/02/2011 julgo que é a tua 2º foto,

o que colocaste dentro do saco ?

julgo ser uma excelente ideia para adaptar aqui ao meu,já que so tenho areao

 

Tks ;)

 

Esses "sacos" têm Riccia Fluitans, foi uma maneira de a prender e fazer um tapete rapido e facil. Vou fazer um post dedicado a isso entre hoje e amanha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem fiz double post.. aproveito para mostrar uma foto do estado actual do aqua. É certo que so passaram 4 dias mas ja vejo a tenellus a projectar runners, a rotala está a adquirir a tonalidade vermelha, ou seja as plantas estao a responder bem ;)

 

Aqui está:

img8922w.jpg

Editado por science
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como prometido aqui vai,

 

Como prender Riccia Fluitans (+uma maneira)

 

Material:

 

> Puff:

img8870z.jpg

 

> Pedra ou Plastico perfurado rigido tipo isto:

 

img8917br.jpg

 

> Fio de nylon ou abraçadeira

 

> Riccia claro ;)

 

Meter riccia no topo da pedra ou plastico, de preferencia com algum cuidado para cobrir bem a zona toda e com bocados pequenos de riccia. Convem nao meter grande quantidade pois isso so vai fazer com que ela apodreça, uma camada fina chega. Desmanchar o puff e cortar uma porçao de material suficiente para cobrir a superficie da riccia de modo a ser possivel prender do outro lado. Prender o outro lado com uma abraçadeira ou com fio de nylon de modo a ficar bem apertado do lado da riccia mas nao o suficiente para a esmagar ;)

 

img8918n.jpg

img8921a.jpg

 

Agora é so esperar uns dias/semanas e passa-se disto:

 

img8836n.jpg

 

A isto:

 

img8920o.jpg

img8859y.jpg

 

Atençao: se usarem plastico convem que se coloque um objecto com algum peso, p.e. uma pequena pedra, para fazer com que o conjunto vá ao fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqui vai mais uma actualização:

 

Dia 13:

img8957.jpg

 

 

Geral

Estou com uma praga de hair algae, tirei grande parte delas a mao. Como tou a fertilizar com o metodo "Estimative Index" nao devo ter nutrientes em falta, sou capaz de ter alguns excessos, no entanto medi ontem NO3 e PO4 e estavam dentro dos valores recomendados pelo metodo. O meu CO2 caseiro esta a deixar-me mal, sempre inconstante.. ja encomendei o pressurizado deve chegar na proxima semana. Substitui o meu teste de pH para um de gotas e descobri que tenho o pH a 7.5 que aliado ao kH de 6-8 da-me uma quantidade de CO2 irrisoria, tenho adicionado Excel para tentar compensar um pouco a falta de CO2. Com o CO2 vou conseguir baixar o pH para valores de 6.8-7? ou terei de adicionar turfa no filtro?

 

Flora

Adicionei Limnophila sessiflora (devo tirar a matogrossense) (verde mais brilhante), alternanthera rosaefolia (adicionar cor) e blyxa japonica (transiçoes tapete plantas de caule e nos cantos do tronco). A parvula ta a crescer bem, todos os dias tenho pés novos a surgir do substrato. O resto das plantas tambem parecem bem adaptadas e a crescer. O meu problema é mesmo as algas mas acho que enquanto nao tiver um CO2 estavel vai ser complicado.

 

Fauna

Adicionei 3 ottos, 4 neons (a substituir por cardinais) e 6 cardinais. Antes que me matem :P devo referir que o filtro estava ciclado da montagem anterior, mesmo assim esperei 1 semana, fiz os testes e como estava tudo em ordem peixes para dentro. Introduzi os peixes faseadamente, primeiro os ottos passado uns dias os neons e depois os cardinais.

 

Venham dai esses comentarios e sugestoes ;)

Editado por science
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.