Aquário para camarões 18 Lts (dicas)


pp44

Recommended Posts

Boa noite,

 

Estou em conjunto com a minha namorada a montar um aquário de 18 Lts que tendo em conta a sua litragem será em princípio para invertebrados, mais precisamente, Red Cherries visto nenhum de nós ter experiência no que diz respeito à manutenção de inverts. Gostaria que me ajudassem a decidir algumas coisas relativamente ao aquário tendo em conta algumas coisas que gostaria que contesse.

 

Setup:

Termostato Elite Mini 50 W

Filtro Interior Elite Sting 5 que pode ser trocado para um de cascata ou para um de esponja. (no caso do de cascata não há risco dos habitantes saltarem cá para fora?)

Areão Azul com duas tonalidades (Estava indicado a trocar para um preto da "Marina" fazendo talvez um pequeno "rio" a meio com areia branca para passaros da Avipar)

Calha com lampada 14 W

Bomba de Ar

 

Flora (O que tenho de momento e que gostaria que me indicassem o que usar):

Musgo de Java

Feto de Java

Pedras Várias

Tronco (a comprar em princípio)

Anubia Nana

"Bolas" de Musgo aka Marimo Balls

Côco

 

Fauna:

Red Cherries (5)

Algum peixe resistente que ocupe a parte média do aquário e que claro está não coma os camarões. Estava a pensar nos Neons Chineses mas se tiverem alguma contra indicação ou alguma sugestão de alguma espécie economica com cores mais vivas agradeço

 

A ideia era ter algo resistente para começar, de fácil manutenção e que não fosse muito exigente de modo a rentabilizar ao máximo o que já tenho.

 

Cumprimentos e boa noite

 

P.S.: Não sabia se deveria colocar o tópico aqui na subcategoria ou no geral dos Invertebrados por isso se algum moderador achar por bem remover o que estiver mais desadequado agradecia :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 67
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Filtro - de preferência mochila (ou cascata, como preferires) para não ocupar espaço nos escassos 18L

Pedras - cuidado com as calcárias que irão alterar pH. E cuidado tambem com essa areia da Avipar. Se é para pássaros, dificilmente será para peixes mas...

Coco - só se gostares mesmo dele porque não vai fazer nada lá dentro

Peixes - Esquece. Peixes e camarões não combinam. Para além disso, 18 Litros é muito pouco para teres peixes com boas condições de vida.

 

Camarões gostam de musgo. O resto da flora tb é adequada.

 

Lê um pouco antes de decidires e vai colocando as tuas dúvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Terei então de ver uma maneira de colocar o filtro de mochila no aquário visto não estar ainda a ver muito bem como visto ser tapado o aquário :)

 

Quanto o resto irei só utilizar o côco se achar que pode dar alguma graça na montagem visto ser "oco" e daí não roubar muita litragem visto já ser pouca.

 

Quanto a peixes não há mesmo nenhum tipo de alternativas viáveis? Já li discussões sobre várias espécies e o consenso nunca é completo mas pelo que me apercebi os neons / neons chineses são mais ou menos toleráveis (um "cardume" de 5) ou então Iriatherina Werneri (4) se fosse por mim ficava só com os camarões que é algo que quero ver como funciona :D no entanto não é fácil convencer as restantes pessoas a abdicar de uma presença mais significativa no aquário e daí procurar dentro das possibilidades alguma minimamente aceitável.

 

Quanto à areia da avipar li algures no forum num tópico que alguns utilizadores utilizaram a não causou qualquer tipo de problema (no entanto é também algo de que se pode abdicar era apenas com o fim de criar um pequeno "rio" na montagem)

 

Cumps e obrigado pelas dicas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que respeita aos peixes a regra é mais ou menos esta:

Se cabe na boca, ele vai comer :-D

 

Quanto ao rio... com 18 litros não deves conseguir ter profundidade suficiente para conseguires o efeito visual que desejas mas é uma escolha tua.

 

A areia, se há quem use, e se queres mesmo usá-la, podes sempre testar e ver como se comporta durante o período de ciclo do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

18l não é de todo o mais fácil por onde começar!...

Se queres mesmo por peixes aí, começa primeiro pelos camarões e só depois de teres isso minimamente estável mete-te nos peixes.

Tens que ir para espécies muito pequenas e pacificas e mesmo assim...

 

Vê se te agrada os rasbora mosquito (Boraras brigittae) ou as corys pigmeu (Corydoras pygmaeus). Ambos são pacificos e muito pequenos.

 

Não podes ir para um tanque um bocadinho maior? 18 litros é mesmo muito limitativo para poderes por camarões e peixes. Mais tarde vais chegar a esta mesma conclusão, mas ok :)... Acontece a todos!

De qualquer maneira mete o máximo de plantas que possas (deixa espaço para os animais, claro!). Sempre ajudam a manter a agua mais estavel e com menos poluentes.

 

Abraço

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi por aí que surgiram os werneri que como mesmo a sua própria alimentação é de dimensões reduzidas dizem que são perfeitamente compatíveis com os camarões. Eu suponho que isso não deve incluir alguma cria que ainda em tamanho bem pequeno se aventure à frente da sua boca mas fiei-me no que li vou repensar no assunto e ver no que dá mas se optar será preferencialmente por esses.

 

Quanto ao rio fiz um teste com a areia e não me alterou o pH (comparei com o pH do garrafão) devo ter atenção a outro tipo de teste para verificar se é realmente seguro?

 

Mais uma vez obrigado :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BBranco

 

Tenho perfeita consciência que é pouco mas é o que faz comprar aqueles "KIT's" sem me informar primeiro, no meu caso tenho um de 33 Lts e ainda assim considero pequeno mas o orçamento na altura não deu para esticar mais.

 

Dentre as duas que disseste talvez optasse pelas rasboras por ocuparem uma zona mais intermédia do aquário (penso eu) onde posso encontrar esse tipo de peixes à venda? :)

 

Obrigado e cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Já montaste o aquário?

 

Em casa podes dizer (que não é mentira nenhuma) que primeiro precisas estabilizar o aquário e a colónia de camarões e só mais tardes podes colocar algum tipo de peixe, desta forma dás tempo para a colónia de camarões se desenvolver e tempo às pessoas para se habituarem a ver assim o aquário.

 

Podes colocar areão preto, ou escuro, akadama algo assim barato, só coloques areia branca (mesmo a de pássaros) se gostares e quiseres ter mesmo muito....

 

As werneri precisam de grupos e não ficam assim tão pequenas, pelo menos as minhas não ficam pequenas.

 

P.S. Movi o tópico pois esta área é só para camarões, o teu tópico fala de montagem de aquário que poderia ir para aquários de invertebrados não fosse ter peixes....

 

Assim foi parar à raiz dos invertebrados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok não há qualquer problema em ter mudado o tópico aliás se não der muito trabalho até se pode eliminar o outro xD desde já obrigado.

 

Quanto à cor do substrato eu tenho uma "areia" que é preta misturada com uma acastanhada que pelas imagens que vi agora no google é possível que seja akadama na loja foi-me vendida mais barata uma vez que já tinha sido utilizada na montagem dos aquários da loja e como estava misturada agora não seria facilmente vendida. acho que irei utilizar essa.

 

Quanto aos camarões vou tentar negociar então da maneira como disseste, pode ser que pegue xD

 

Uma dúvida quando é que devo colocar os camarões depois de montado o aquário? Continua a ser depois do ciclo de azoto estar completo ou pode ser mais cedo?

 

Troncos e Pedras (não sendo calcárias) posso colocar à vontade?

 

Por quanto é que se arranja uma colónia pequena de red cherries? (moro em Paços de Ferreira mas usualmente desloco-me com frequência ao Porto pois é onde estudo)

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Troncos e pedras podes utilizar tenta ter noção que pedras grandes vão roubar água ao já curto aquário.

 

É sempre melhor colocar vivos depois do ciclo feito e os camarões não fogem à regra.

 

preços é melhor colocar um tópico de procura na área dos classificados, mas pode ser 10 unidades 5€ mas não sei depende de quem venda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Hoje foram adquiridos dois troncos e mais um pouco de areão similar ao que tinha com as tonalidades castanho e preto. Agora gostaria de saber se é possível ter christmas moss num aquário com esta iluminação ou algum outro tipo de musgo sem ser o de java :)

 

Sei que os Red Cherries toleram uma diferença de pH assinalável mas gostava de saber dentro desse espectro qual seria o mais aconselhável.

 

O fundo deve ter alguma planta do tipo "tapete" ou é preferível apenas o areão?

 

Em princípio o filtro deverá ser interno visto que o de cascata não cabe no espaço entre a abertura do aquário e a calha há algum problema?

 

Obrigado mais uma vez :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

14w para 18L (que nem devem ser) está mais que ótimo para musgos, riccia....

 

Deves deixar a frente sem plantas ou plantas rasteiras de forma a poderes alimentar nessa zona e dessa forma teres um "maior controlo" sobre os camarões.

 

Vê o pH que vais utilizar (da água de origem) e depois verificas o pH que se mantêm no aquário. Não adianta andares a colocar coisas para o alterar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja posso colocar qualquer tipo de musgos? Qual é a quantidade de tempo de luz que devo deixar por dia? Pelo que estive a ver a Riccia é uma planta que precisa de luz intensa estou eganado? x)

 

Terei então o cuidado de não encher muito a frente. :D

 

Quanto ao pH como a litragem não é muito estava a pensar em usar a água de garrafões e penso que a do Lidl será a que tem um pH mais baixo devo optar por essa ou pela água do Continent com um pH de 6 e tal. Qual será melhor?

 

O filtro pode então ser interno visto não conseguir colocar o de cascata?

 

Cumps :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricia gosta de luz mas tens quase 1w/l por isso dá na boa (se realmente tiveres 14w).

 

Luz coloca 8h.

 

Para red cherrys podes comprar a água do lidl sem problemas.

 

Filtro é que é pior, não pq não dê mas pq para limpar é uma porcaria (quando o tirares da água cai muita sujidade para o aquário) como não é muito eficaz e fica feio dentro do aquário.

 

Funciona? Claro que sim, tens que arranjar forma de tapar as entradas de água para as crias dos camarões não serem sugadas, geralmente nesses filtros coloca-se uma meia de senhora nunca utilizada/lavada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela paciência a responder a todas as perguntas XD

 

O que tenho para além de interno não é propriamente pequeno, é mais ou menos isto que ficará:

 

250x188x1_130253.jpg

 

Consigo um destes de um colega se acharem melhor:

 

hagen_elite_mini_filter_ul_120v_015561101301__46209_zoom.jpg

 

Ou então um de esponja assim:

 

bf1d_1.jpg

 

 

O problema do Stingray 5 é que aparentemente tem uns furos na parte de trás de dimensões assinaláveis e que não são fáceis de ser tapados por uma meia de senhora. Segundo este tópico o utilizador encontrou lá um neon morto e um preso que acabou por conseguir tirar.

 

Meu link

 

Mais uma vez obrigado :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há hipóteses de colocar um de mochila ou externo?

 

Esse que parece uma raia nunca tive, não faço ideia do seu funcionamento.

 

O mais pequeno são mais bombas para movimentar a água do que para filtrar.... para Red cherrys dar dá, se fores meticuloso nas TPA's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os externos são bastante caros não é?

 

O problema do de cascata é mesmo na caber na abertura, o aquário é igual a isto:

 

eco40_thumb.gif

 

e o espaço que ficaria livre se retirasse a tampa de alimentação e a calha não cabe o filtro de cascata que tenho :x

 

 

Em relação às TPA's devem ser de quanto em quanto tempo e que quantidade?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende dos externos e além disso pode ir vendo nos classificados do fórum, por vezes aparecem alguns em conta (como conselho tente verificar sempre o feedback da pessoa antes de qualquer negócio).

 

 

TPA's isto existem várias hipóteses, eu opto por semanais e curtas.... entrada de água muito lentamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pp44, eu tenho um filtro igual a esse. para mim tem feito o trabalho. o problema é mesmo para por a meia, mas com um pouco de jeito consegues por isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RDS

 

O Stingray 5?

 

Hugo R. Silva

 

Vou tentar ir dando uma vista de olhos nos classificados em todo o caso que aspectos é que devo ter em conta no filtro externo? (tenho ideia de que são muito potentes para aquários tão pequenos XD)

 

 

Como acho que já referi comprei dois troncos que se encontravam na loja num aquários, devo fervê-los primeiro antes de os colocar no aqua?

Já agora trazem alguns pequeninos caracois agarrados (uns 5) daqueles com a capaça em forma de búzio comprido embora ainda sejam muitissimo pequenos) devo retirá-los ou são bons para o aquário?

 

Cumps e mais uma vez obrigado e parabéns HRS pelos KK são muito porreiros embora um tudo nada caros XDDD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok obrigado :D

 

Quanto tempo demoraste a fazer o ciclo?

 

Já agora em relação aos minusculos caracois que vinham no tronco é melhor fervê-lo ou posso colocar logo?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Externos se forem tipo Boyu fazem uns 300L/H deve ser o mesmo que fazem esses internos.

 

 

Obrigado, realmente os KK são lindíssimos :).

 

 

Tiras os caracóis que possas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes dar-me o link onde possa ver um desses filtros externos da boyu?

 

Já agora se utilizar água de um aquário já ciclado torna-se mais fácil realizar o ciclo certo?

 

Cumps :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quem diga que sim, eu prefiro dizer NIM.

 

Para mim a água de um aquário já ciclado pode ajudar no aspeto que já não terá cloro e terá os parâmetros estáveis, mas também poderá ter parâmetros que não sejam os mais indicados para a fauna do novo aquário e não terá grande quantidade de bactérias necessárias ao ciclo pois estas encontram-se no areão e filtros.

 

Se for matérias filtrantes já cicladas SIM, se for areão de um aquário já maturado SIM.....

 

Água para ciclo não....

 

Filtro Boyu vídeo by sklepaquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais