Nikon D3000 + Fotografia Macro + Fotografia de Vida Selvagem


Recommended Posts

Olá a todos.

Há aproximadamente 1 ano comprei uma Nikon D3000. E devo dizer que estou extremamente contente com o resultados obtidos com esta pequena maravilha.

Á partida estava com medo de comprar esta máquina, mas após várias horas desperdiçadas a aprender a usar esta máquina estou bastante satisfeito com a qualidade desta machine.

Inicialmente comprei a máquina para os gastos da casa, e para a fotografia dos meus aquários.

Mas cedo me apercebi que há coisas muito mais interessantes de fotografar do que aquários.

 

Comecei por tirar umas fotos a plantas...Com péssimos resultados....Mas como tipo teimoso que sou lá aprendi a usar as definições para melhorar em muito os meus resultados.

Já me sinto bastante á vontade neste tipo de fotografia e tenho algumas fotografias excelentes.

 

A Nikon D3000 trazia duas lentes, uma AF-S Nikor 55-200mm e uma Nikor 18-55mm. Inicialmente a 55-200mm meteu-me medo, e apenas me experimentei com a 18-55mm. Há coisa de uns meses, decidi dar uma segunda oportunidade á minha 55-200mm e, provavelmente por já saber mais ou menos usar a máquina, adorei a experiencia.

Rápidamente me vi a fazer close-ups de tudo o que apanhava por perto, especialmente insectos, e plantas.

 

Estou num ponto que ainda não sei muito de fotografia, pelo menos da parte teorica e técnica, mas estou a modos que a querer passar-me pelos territórios das Macros...

 

A fotografia de vida selvagem e a conservação, é uma das minhas paixões mais antigas, desde pequeno gaiato que invejo os tipos da National Geographic e da BBC que têm que fazer o "frete" de ir para onde o judas perdeu as botas, e fotografar as joias da natureza mundial.

E de modos que com esta 55-200mm tenho tentado fazer fotografia de vida selvagem...Como provavelmente os mais entendidos já toparam, não me dei muito bem...Os animais não são os melhores modelos, e não nos conseguimos aproximar o suficiente para tirar boas fotos com a 200mm=S.

 

Por isso gostaria de saber o que me aconselham a comprar, em termos de lentes de macros e lentes para longas distancias. Existe alguma lente que me permita fazer ambas as coisas? Alguma em especial que me possam aconselhar?

 

Aqui deixo exemplos das fotos que tenho tirado ultimamente.

dsc0220mo.jpg

 

dsc0150g.jpg

 

dsc2203.jpg

 

dsc0129l.jpg

 

dsc0482l.jpg

 

dsc0090k.jpg

 

dsc0073vo.jpg

 

dsc0059zy.jpg

 

dsc0055zj.jpg

 

dsc2218k.jpg

 

dsc0363i.jpg

 

E agora deixo-vos fotos do que me anda a frustrar bastante ultimamente...

melro.jpg

 

Zoom Maximo da minha 55-200mm=( a uma distancia aproximada de 8 metros...

 

pintassilgo2.jpg

 

Zoom maximo, a uma distancia estimada de 8 metros...

 

pintassilgoc.jpg

 

Distancia de aproximadamente 15 metros...Zoom máximo, mais de metade da foto foi cropada, para deixar só o que interessa...

 

milhafre.jpg

Distancia de 20 metros aprox, zoom maximo, metade da foto cropada=S

 

Queria ter maior alcance e maior definição a grandes distancias....Presumo que preciso de uma objectiva maior=S Já andei a pesquisar por alto, e já ouvi falar de 100mm-400mm, e de teleconverters para dobrar o alcance e ampliação das lentes, mas não sei muito bem o que fazer...Agradeço os vossos conselhos.

 

PS: Desculpem a parede de texto e as fracas fotos...=(

 

Cumps Gervas

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aconselho uma passagem por este site e leitura de vários artigos rápidos, entre os quais, que lentes para fotografia de natureza...

 

http://www.juzaphoto.com/eng/articles.htm

 

já agora...não sei se o problema é meu, mas não vejo uma única foto...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gervas.

Só consigo ver a terceira foto (papoila)!!

Parece-me ter um pouquito de luz a mais. Qual é o programa que usas para o processamento das fotos?

E também vou dar uma vista de olhos no site referido pelo Just_me, parece-me muito porreiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos foram apagadas, porque eu infrigi as regras, e meti coisas nao aquariofilas na minha galeria, o que respeito. Irei fazer upload para o imageshack e ja mostro os probs...

 

Normalmente nao uso programas de edição das imagens, faço crop no The Gimp 2.6, e por vezes um sharpen mask ou um unsharpen mask para melhor fotos ligeiramente desfocadas. De resto não mexo. Se tivesse o PSP talvez mexesse um bocadinho mais, mas assim nem tento.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que adivinhas-te o que fiz ontem =)

Comprei ontem um tripé de 1.5 metros. Melhorou um bocado o meu problema... Andei a ler uns foruns da especialidade, e já noto alguns melhoramentos. No entanto o problema do alcance mantem-se=S Fotos com bom detalhe de coisas a grandes distancias é complicado. Já me disseram que se estiver interessado na parte mais ornitológica, o uso de alimentadores, e esconderijos me irá ajudar substancialmente...Vou tentar.

Mas para Aves de Rapina e outras aves predatórias continuo com problemas, pois não é com sementes que lá vou=S O que é triste, pois conheço vários casais nidificantes de milhafres, aves reais, corujas das torres e mochos aqui na zonas, mas aproximar-me o suficiente para uma boa foto, está quieto... lol

 

Falaram-me também em Teleconverters, alguém tem experiencia com este tipo de hardware? Estive a ver preços e sai-me consideravelmente mais barato que comprar lentes novas, mas mesmo assim continua algo caro, alguém sabe de boas marcas, ou aconselha algo neste tipo de hardware?

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os teleconverters vão-te sempre diminuir a qualidade da imagem, e diminuir os valores da abertura máxima. Tem como vantagem poderem ser utilizados com várias lentes e serem bem mais baratos do que lentes. Um teleconverter de 2x transforma a tua 55-200mm numa 110-400, mas sabendo que as lentes zoom normalmente são sempre piores nos extremos da gama focal, vais amplificar esses defeitos com o teleconverter.

 

 

Já agora aproveito para te dizer, que nisto das reflex, os corpos vêem e vão, e normalmente as lentes ficam de corpo para corpo, e na qualidade de imagem, as lentes teem o papel principal, pelo que vale a pena poupar um bocado e quando se compra comprar bem.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabem se a Sigma 70-300mm F4-5.6 DG Macro (Motorized) é uma boa compra?

http://www.sigmaphoto.com/shop/70-300mm-f4-56-dg-macro-motorized-nikon

O preço está muito apetecivel, e já me falaram bem desta lente, para macros e para fotografia de aves, alguém sabe se vale a pena?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá gervas.

eu tenho uma lente dessas, e para mim foi o ideal em relação qualidade preço. É uma lente que necessita de bastante luz, mas como queres mais para fotos de vida selvagem, tudo bem. Apenas tem um contra, não tem estabilizador de imagem, essa versão é muito mais cara. Mas com uma mão firme ou um tripé fica o assunto resolvido.

Eu uso-a bastante em desporto, macro, e até em retratos e estou bastante contente.

se quiseres ver algumas fotos tiradas com ela, estão por aqui: http://www.flickr.com/photos/33401752@N04/

e aqui só fotos tiradas com essa lente: http://www.flickr.com/groups/_sigma_af_70-300mm_f4-56_dg_apo_macro/

Editado por carmen.rm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a versão com o estabilizador de imagem é a versão APO não é? é apenas uma diferença de 40libras...Não é assim tão grande, e se for a versão APO desta lente, compro antes a versão APO

 

Seja como for, é para se usar tripé, e até tenho uma mão mais ou menos firme. A mim também me parece uma excelente compra para o preço. Especialmente vindo através da Amazon.co.uk

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, as que têm estabilizador de imagem são as OS. neste caso para a nikon seria esta: http://www.digitalwonderworld.de/product_info.php/cPath/102_119_310/products_id/12733?osCsid=8a68c9313633bfb6de82439277bd3bd7

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

E eis que hoje finalmente chegou a minha Sigma 70-300mm F4-5.6 APO DG MACRO...Devo dizer que esta lente mete a minha 200mm a um cantinho escuro...Só de não ver tantos hot pixeis, e de uma quantidade minima de aberrações cromáticas já vale tudo...E o alcance...Que alcance! Fantástica compra...Agora é juntar guito para uma 50-500mm da sigma...QUERO!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E eis que hoje finalmente chegou a minha Sigma 70-300mm F4-5.6 APO DG MACRO...Devo dizer que esta lente mete a minha 200mm a um cantinho escuro...Só de não ver tantos hot pixeis, e de uma quantidade minima de aberrações cromáticas já vale tudo...E o alcance...Que alcance! Fantástica compra...Agora é juntar guito para uma 50-500mm da sigma...QUERO!

 

Aproveitei para comprar um Battery Grip para a Nikon D3000...Infelizmente e como a Nikon não fabrica Battery grips para as máquinas de entry level...Tive que ir comprar marcas brancas... E visto que as lojas portuguesas ou não vendem este tipo de producto, ou então querem uma margem de lucro de até 100 euros na venda deste producto...Eis que fui comprar á Amazon...Vi um igual numa loja online cá á venda por 120 euros para a minha máquina...Comprei um igual da mesma marca, por 30 euros no Amazon.co.uk.... Ladrões da trampa dos lojistas portugueses...A terem margens de lucro desta magnitude não me admira que estejam todos pela hora da morte...Vendem caro, logo o comprador não compra, logo têm que cobrar mais caro, pelo que o comprador ainda compra menos...É a pescadinha de rabo na boca....

 

Para quem não conhece da existencia de battery Grips para a Nikon D3000, D40, D60, e D5000, eis um video de um battery grip igual ao meu...Adiciona um pouco mais de funcionalidade a este tipo de máquinas, que são já de so fantásticas tendo em conta o seu custo...

 

 

Há quem não goste do LCD no Grip, mas eu pessoalmente gosto bastante, e as funcionalidades acrescidas que este grip me dá valem todos os euros que dispendi nele... E sempre dá outro ar á máquina...Um bocadinho mais profissional e tal...

 

Até mesmo a lente da Sigma...Cá pediram-me no minimo dos minimos 250€ por ela...Mandei vir do estrangeiro, e mesmo com portes ainda poupei 50€...Não admira que o negócio esteja pela hora da morte sinceramente....

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais