temperatura de luz


Fava

Recommended Posts

boas pessoal

tenho um aquario de 80 litros a minha pergunta e a seguinte tenho 2 lampadas de 38watts com 6500k e 1 de 10000k num total de 90watts as 3 lampadas esta combinaçao e saudavel para as plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Qualquer combinação de temperaturas de cor entre os 4000 e os 10000 K é indicada para as plantas.

As lâmpadas fluorescentes emitem em todo o espectro visível... dizerem que uma lâmpada com dada temperatura de cor é melhor ou pior para as plantas, é falso!!

 

Quanto muito, podem dizer que uma temperatura de cor mais baixa torna o aquário mais amarelado, ou uma temperatura de cor mais alta torna o aquário mais azulado... agora dizerem que as plantas gostam mais de tons azuis ou mais de amarelos... bahhh, estejam mas é calados.

 

Vão ver os aquários mais saudáveis aqui do Fórum, ou mesmo doutros sites. Vejam quais as temperaturas de cor que as diversas pessoas utilizam e tirem as vossas conclusões... ou seja, que não depende da temperatura de cor.

 

Só há uma maneira de saber se as lâmpadas que estamos a usar são melhores ou piores que outras quaisquer. É medindo o parâmetro PAR de uma dada calha...

 

Resumindo, os nossos olhos não são plantas (felizmente). Há muita bacorada dita pela net fora em relação às temperaturas de cor. Uma coisa é o que as plantas realmente necessitam (luz), outra coisa é o que cada pessoa prefere ver em sua casa (temperatura de cor). Essas tretas de complementar espectros, e dizerem que as nossas plantinhas vão ser mais felizes... das duas, uma: Ou é pessoal que não sabe do que está a falar, ou é pessoal que quer é que comprem mais umas lâmpadas para ganharem mais uns trocos. Vocês conseguem obter exactamente os mesmos resultados usando só lâmpadas de 4200K, ou só de 10000K, ou 4 de 6500K e 2 de 8000K, etc... a única coisa que muda e não é desprezável, é a cor do nosso aquário. E isso são os nossos olhos que vêem... não as plantas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vocês conseguem obter exactamente os mesmos resultados usando só lâmpadas de 4200K, ou só de 10000K, ou 4 de 6500K e 2 de 8000K, etc... a única coisa que muda e não é desprezável, é a cor do nosso aquário.

 

 

Para plantas de tapete será a mesma coisa, ou dizendo por outras palavras, seja qual for os K terão o mesmo alcance?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria de partilhar convosco este gráfico que é muito conhecido certamente por muitos de vocês quanto ao comprimento de onda do espectro de luz e respectiva penetração na coluna de água

215318_202739063099646_100000906610811_550430_4527925_n.jpg

 

 

Ilustração da temperatura de cor em kelvins

222012_202001183173434_100000906610811_545851_7617193_n.jpg

 

 

Penso que estas duas imagens possam esclarecer muitas das vossas dúvidas...

Editado por RicardoCosta_13475

Sua excelência Ricardo M. S. Costa ultimo neto do Conde e Visconde de Safira ao vosso dispor.

Casa De Safira

 

Ver Feedback em: Clica Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então partindo que qualquer combinação desde que tenham de 4000k a 10000k estão bem para as plantas vou manter as lâmpadas que tenho pois gosto da cor que a agua tem obrigado a todos pelas respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não concordo, temos que ver se são plantas flutuantes ou de fundo... e se são de crescimento rápido ou lento.... elas não têm todas a mesma exigência de luz, e é ai que entra a capacidade de penetração na coluna de agua assim como a temperatura da lâmpada....

Sua excelência Ricardo M. S. Costa ultimo neto do Conde e Visconde de Safira ao vosso dispor.

Casa De Safira

 

Ver Feedback em: Clica Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Boas.

 

Posso então concluir que 10.000k chegam melhor ao fundo(substrato) do que 6000k? Então os K's estão tambem "relacionados", digamos assim, com a capacidade de penetração da luz na coluna de água e não só apenas "relacionados" com o aspecto visual?

Editado por Birimbas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na Aquaeden foi-me dito que quando mais alto o K menos penetra na coluna de agua. Antigamente tinha 3*39W de 10000K e agora tenho uma de 4200K, 6500K e outra de 10000K. Sendo que a 4200K está à frente e a 10000K atrás. Com esta configuração e temperaturas notei uma grande diferença nas plantas. Não só começaram a fazer pearling muito mais cedo mas em mais quantidade. E as plantas começaram a crescer muitoooo mais rapidamente. Atenção que não fiz nenhuma alteração no meu plano de fertilização durante esta troca de lâmpadas.

 

Na aquaeden disseram que quando mais baixo o K mais lm as lâmpadas têm. Por exemplo:

 

4200K -> max 3500 lm

6500K -> max 3325 lm

10000K-> não tenho o valor, mas lembro-me que era bastante mais baixo.

 

Na loja foi-me dito que quando mais alto forem os lm mais penetração a luz tem na coluna de agua.

 

Tal como referi, com esta alteração as minhas plantas ficaram muitooooo melhores.

 

Cumps.

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Luís tem razão. é tudo conversa da treta...

 

Pelo gráfico de cima poderíamos dizer que não existe a cor vermelha a mais de 0.1 cm de profundidade. Concluí-se portanto que os neons são todos azuis à excepção de quando estão à superfície???? Aliás, pelo gráfico, nem as plantas a baixo de 1 cm de profundidade são verdes. São todas azuis.

 

É verdade sim que a penetração da cor varia com a profundidade mas não é a esta escala. Além disso... as lâmpadas emitem mais radiação num determinado espectro. O que é que isto quer dizer? Emitem a mesma intensidade de luz nessa parte do espectro? As plantas não "comem" K nem Watts. Só com PAR (photosynthetic available radiation) é que lá vamos.

 

Como já foi dito (e demonstrado - procurem no fórum e na net), as plantas crescem bem com qualquer tipo de luz dentro do intervalo indicado. Para além disso as plantas adaptam-se. A temperatura de cor tem influência sim, mas na nossa percepção das cores. Tem pouco (ou nenhuma) influência nas plantas, pelo menos no que diz respeito à aquariofilia.

 

Na Aquaeden foi-me dito que quando mais alto o K menos penetra na coluna de agua.
Deves ter percebido mal. Quanto muito seria exactamente ao contrário. Ora vê, a 30 m de profundidade de que cor é a água do mar? e há algum peixe vermelho? só se levares uma lanterna... Se sangrares a esta profundidade de que cor é o sangue?

 

Tal como referi, com esta alteração as minhas plantas ficaram muitooooo melhores. Cumps.

 

Melhores como? crescem mais? ficaram mais vermelhas? Como foi referido, a temperatura de cor influência a nossa percepção mas não a saúde das plantas.

 

Sejam críticos do que lêem e pesquisem. há milhares de aquários plantados. Vejam as especificações das lâmpadas e façam comparações. Vão ver que há tapetes lindos com lâmpadas de todas as cores e feitios.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi mal, ele até esteve a explicar o porque de colocar a lâmpada de 10000K atrás. Agora o porquê, ele falou que era devido aos lm das lâmpadas com menos K serem superiores, tal como referi no meu post anterior. Mas eu não tenho conhecimentos técnicos para justificar melhor.

 

As plantas ficaram melhores, no sentido de começaram a crescer muito mais, tal como a cuba reagiu de forma muito melhor, começou a fazer pearling que antes de trocar as lâmpadas era raro. Sublinho novamente que o plano de fertilização manteve-se e por isso esta diferença só podia ser das lâmpadas, tal como me foi indicado na Aquaeden.

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas ficaram melhores, no sentido de começaram a crescer muito mais, tal como a cuba reagiu de forma muito melhor, começou a fazer pearling que antes de trocar as lâmpadas era raro. Sublinho novamente que o plano de fertilização manteve-se e por isso esta diferença só podia ser das lâmpadas, tal como me foi indicado na Aquaeden.

 

A tua interpretação da alteração está completamente distorcida e de um ponto de vista científico não vale nada. E explico-te porquê. Ao mudares as lâmpadas mudaste a temperatura de cor como tu, e muito bem, disseste. Mas... e o PAR? Eu tenho a certeza que mudou também (pois não há duas lâmpadas iguais). Agora, se mudaram duas coisas como é que sabes que foi a temperatura de cor? Porque é que não foi a alteração no PAR? Como vês, nem tudo o que brilha é ouro...

 

Para provares que foi a temperatura de cor tinhas que ter vários aquários e onde variava somente (e mesmo somente) a temperatura de cor e depois medires as taxas de crescimento. Mas não te chateies com isso. Já foi feito (procura no fórum que eu já postei o gráfico) e provou-se que a temperatura de cor não tem qualquer efeito.

 

Há que ser crítico no que lê, faz e interpreta.

 

abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... Também é certo que a qualidade das lâmpadas que tenho agora nada tem haver com as que tinha antigamente. Alias ainda mantenho a de 10000K (lampada antiga) e noto que não tem tanta luz como as outras... Por isso o que disseste pode estar certo. Mas tal como disse não tenho conhecimentos suficientes nesta área para argumentar, apenas disse o que me foi dito na Aquaeden.

 

Mas com o teu argumento, fiquei a pensar, se trocar a 10000K que tenho por uma 10000K mas de uma boa marca, será que a luz será mais forte?

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, concluía mal.. ainda bem que pedi confirmação.

 

Aquilo que te disseram TeclasOC na Aquaeden já eu li duas ou três vezes no máximo por aí ja não me lembro onde. Vai daí, essa informação que sei agora ser falaciosa, estava a entrar em conflito com o que eu ja li por inúmeras vezes em posts so Luís Fortunato e do gmmartins...

 

E esta não deve ser a única, quantas coisas mais devo eu ter como certas e não o são... =)

 

Agradecido pelas respostas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa mas agora fiquei c outro fantasma.. Sei agora que a capacidade de penetração nada tem a ver com os K's, tem a ver com o que?

 

Vejam la se esta pergunta faz sentido(tendo em conta que "que a penetração da cor varia com a profundidade mas não é a esta escala."):

 

A capacidade de penetração está relacionada com o PAR de uma dada lâmpada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A penetração da luz tem a ver com o comprimento de onda. Mas quando me referia que não é a esta escala é que a variação não ocorre em 0,1 cm... Por isso é que é tão pouco relevante para os nossos aquários que não passam de 50-60 cm de profundidade no máximo.

 

E mesmo que houvesse alteração, esta não quereria dizer que não conseguíssemos crescer plantas saudáveis. Então não existem plantas a 20 m de profundidade?

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elas realmente realçam os vermelhos mas isto é apenas o que nós vemos. Que fazem crescer plantas melhores que outras já não estou tão convencido. Eu acho que é banha da cobra de vendedor. Isto e a necessidade de trocar de lâmpadas de 6 em 6 meses ou de ano a ano.... Enfim.... Nunca me preocupei com isto, tenho lâmpadas até fundirem e nunca me queixei...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, pois faz todo o sentido.

 

Então porque é que dizem que as lâmpadas de luz rosa são "boas" para as plantas? Ou é falso?

 

São boas para plantas, algas, etc, para objectos que reflectem o vermelho ou o azul, etc...

 

Para os olhos não porque não têm a gama de espectro verde, logo não é reflectida e não é vista.

Teoricamente para se reproduzir uma grande gama de cores é necessário o vermelho, verde e o azul (Sistema RGB -Red, Green, Blue - nas TV, monitores, etc...). As três juntas reproduzem o branco. O puro branco reflecte todas as cores dái a luz branca das 6500k,que possuem um espectro teoricamente completo. As cores só as vimos se elas existirem no espectro disponível. Apontem uma luz vermelha, no escuro, a um verde e certamente que não vêm o verde.

 

Plantas verdes não usam o espectro verde porque é reflectido. Usam mais o vermelho e o azul.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esclarecidíssimo! Obrigado pelas respostas.

 

Não trazem, portanto, nenhum benefício significante quando comparadas com lâmpadas de espectro total.

 

O sistema RGB, nunca me lembraria disso, mas de facto mais uma vez faz todo o sentido.

Editado por Birimbas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais