Dúvidas principiante


marciofbf

Recommended Posts

Boas, estou ainda a iniciar este hobby, e depois de muito ler aqui no forum decidi arrancar para montagem do aquário e tudo parecia estar a correr bem, até à alguns dias atrás!

O aquario foi montado à cerca de 3 meses, teve 1 mês só com plantas e fui adicionando um pouco de comida. Depois introduzi as 4 corys, e recentemente os restantes peixes.

 

Vou descrever o que tenho no aquário, deve ser mais facil assim esclarecerem as minhas duvidas!

 

Aquario: 100*40*40

 

flora:

Valisnérias

Limnophila Sessiflora

Lobelia cardinalis red

musgo Java

fauna:

4 corydoras paleatus

5 neons

1 raposa voadora

 

Parametros:

Ph 7.0

NO3: 0

NO2: 0

 

Problema/duvida

 

Tudo estava a correr bem, até que recentemente começaram a aparecer uma espécie de "cabelos castanhos" agarrados ao musgo e também manchas castanhas no vidro. Eu retirei a maioria com as mãos, mas 2 dias depois voltaram a aparecer! Para além disso as valisnerias parecem estar a desfazer-se, começaram a ficar amarelas, e todos os dias aparece uma folha a boiar! Elas vão-se desfazendo e vou tirando, mas por este andar não vão sobrar muitas!!

 

Hoje reparei que devo ter uns 20 caracois pequeninos que surgiram no aquário não sei vindos de onde!!

 

Eu não uso fertlizante, reduzi o tempo de iluminação para 8 horas, antes tinha 10 (t5, 39w)e não tenho co2.

 

Gostava que me ajudassem a perceber o porquê das valisnérias se estarem a desfazer, sendo que as restantes plantas estão bem verdinhas e parecem de boa saude!

Ah, isto começou a intensificar-se depois de adicionar as limnophilas!

E como faço para desaparecer com aquelas coisas castanhas (pelo que li assumo que sejam algas), mas não consegui perceber como combater. anexei uma foto para ser mais fácil perceber do que se trata!

 

Conclusão: devo adicionar CO2? fertilização? ou o recem-chegado "comedor de algas" resolverá o problema?

 

 

se me pudessem ajudar agradecia!(agradeço desde já a paciencia de lerem este testamento até aqui:P)

 

cumps

 

esqueci-me das fotos.. aqui vão:

67663263.jpg

 

69122551.jpg

Editado por marciofbf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Passei há pouco por uma situação como esta que apresentas e foi um sofrimento do caraças ate conseguir "limpar" essa "nhanha" castanha. Se queres que te diga nem sei qual foi a origem, mas suspeito altamente do tronco, pelo menos foi o originário dos primeiros fungos brancos (típicos dos troncos) e depois disso apareceu a "cabeleira" castanha. Outra suspeita que tive mas nunca confirmei, era do substrato fértil, não me admirava nada que fosse proveniente dai.

 

A forma de resolver isso foi com umas pinças (as mesmas que uso para plantar no aqua) retirar o máximo possível e ter o filtro sempre a bombar, com o tempo acaba por desaparecer.

Eu tenho um EHEIM 2213 e ao fim da 2ª semana tive de o abrir e limpar todo por dentro porque tinha toneladas dessa nhanha castanha e já nem tinha força para puxar a agua.

Sempre me disseram que isso era inofensivo para os peixes e para as plantas no entanto também reparei que as plantas que tinha começaram a ficar murchas e a apodrecer.

 

No total talvez tenham passado 3 ou 4 semanas desde que apareceu ate que desapareceu a nhanha castanha, o mais engraçado é que durante essas 4 semanas o ciclo nunca se produziu, mal essa porcaria castanha desapareceu, o aqua começou a ciclar e a partir dai foi tudo como manda a lei.

 

Resumindo, filtro a debitar a 100% e pinças a remover isso o máximo que conseguires, não te esqueças de ir limpando o filtro porque vai literalmente ficar entupido (as minhas esponjas azuis passaram a castanhas) no fim de isso desaparecer e do aqua ciclar, começas a meter peixes.

 

Tenho a certeza que há opiniões totalmente distintas, mas esta foi a forma como resolvi esta batalha altamente deprimente sem usar químicos nem produtos marados.

 

Saudinha da boa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite!

 

O problema é a falta de fertilização.

não é por não fertilizares que vais evitar as algas, bem pelo contrario. Há que manter sempre um nivel equilibrado dos nutrientes, Tanto de micro como macros.

um kit de testes pode ser uma boa ajuda para controlar os niveis.

O co2 não é vital para as plantas, mas é fundamental para obter certos niveis de crescimento...

A degradação da valisneria deve-se ao facto da sessiliflora consumir imensos nutrientes, se o aquario já tinha poucos agora fica sem nenhuns. Como a sessiliflora é uma planta extremamente eficiente a absorver nutrientes deixa para trás as mais vulneraveis.

O sae não vai fazer grande coisa.

O que eu aconselho para já é a fertilização com micros e macros, a introdução de co2 pode ser também uma boa ajuda. Depois remover as algas com uma escova de dentes por exemplo, como se estivessemos a enrolar esparguete. As mais entranhadas se possivel retiram-se pelo corte da propria planta.

http://www.guitarfish.org/algae

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=98029

 

Cumprimentos

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Desculpem a demora na resposta, mas não tenho andado com muito tempo para o fórum.

 

Agradeço as respostas, e o problema já se encontra resolvido.

 

Fui fazendo as TPAs, limpando o filtro e ao fim de mais ou menos uma semana tudo desapareceu.. e o aquário ficou limpinho:)

 

cumprimentos;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.