Aqua aberto - como evitar que os camarões saltem?


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Boas,

 

estive na dúvida se abria este tópico na zona de Tecnicas e equipamentos mas acabei por optar por fazê-lo aqui.

 

O que se passa é que esta manhã tinha um CRS adulto no chão. Havia saltado durante a noite pois estava já seco.

 

Primeira coisa que fiz foi fazer testes. Falta-me o de amónia (alguém sabe se a Nutrafin vende recargas???)

 

pH - 7,2

kH - 2 (ou 3)

gH - 6

NO2 - 0

NO3 - 0

 

Estou convencido que os parâmetros estão ok mas já não é a primeira vez que isto me acontece. A outra foi com uma caridina japónica que ainda consegui salvar. No entanto, alguns dias mais tarde, acabou mesmo por desaparecer e nunca mais a vi...

 

A questão que se coloca agora é, como evitar que outros saltem?

O aqua é todo aberto e já me ocorreu usar aquela película transparente que se usa nos alimentos. Mas tenho o aqua na sala e a parte estética é algo importante...

Rede também me parece complicado pois ia tirar muita luz e descer o nível da água não será opção por ter filtro de mochila (ia fazer montes de barulho se descesse o nível..)

 

Se tiverem alguma ideia, agradecia :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola plisboa,

já tenho camarões á algum tempo e nunca me aconteceu tal..

tens bomba de ar?? ás vezes pode ser falta de oxigenação...

ou da tempratura claro, que não referes a quanto eles estão..

 

mas espera por mais opiniões..

 

abraço..

Editado por filipeogrande
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também ja me aconteceu ter camarões fora do aquário e com os parametros da água em condições...

 

Tambem era aberto a soluçao que arranjei foi mandar fazer um vidro à medida para tapar o aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já experimentaste plantas flutuantes? Com um filtro de cascata a mexer a água na superfície obriga-as a permanente movimento e torna pelo menos mais difícil aos camarões encontrarem a saída.

Também podes dar-lhes uns xanax ehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temperatura está entre os 23 e 24 graus. Oxigenação não deve ser problema dado que o filtro de cascata faz muito movimento da superfície da água.

 

A tampa de vidro é um problema porque tenho a calha apoiada nas laterais e o filtro no vidro de fundo :(

 

As plantas flutuantes têm outro handicap que é tiraram-me luz para as plantas e musgos que estão substrato.

 

Mas agradeço as vossas dicas!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Paulo.

 

Os camarões não precisam de estar mal para saltarem do aquário, por vezes basta andarem doidos com uma fêmea e exaltam-se tanto que saltam...

 

Se não queres tapar o aquário o melhor é teres o nível da agua mais baixo para evitar que consigam saltar.

 

Se eu fosse a ti tapava, o facto de teres a calha nas laterais e o filtro atrás não é problema, é uma questão de mandares fazer com esses recortes, e para teres acesso ao aquário para alimentar mandas fazer um buraco redondo na frente central do vidro.

 

O melhor era dois vidros com aquelas calhas que permite correr o vidro da frente , mas para isso tens de fazer uns apoios em vidro.

 

Eu tenho os meus aquários sempre tapados, é bom pois evita essas situações de saltarem, não há evaporação e não cai pó dentro da água. O único que não tenho tapado é o Real Jungle e estou a pensar seriamente em tapar.

 

Abraços

 

 

 

.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também já tive casos de trapezistas que cairam fora da rede.

 

Arranjei uma placa de acrílico e tapei-o. Não todo porque tenho um filtro de mochila, mas pelo menos ficou 80% tapado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, parece que não vou conseguir fugir ao tapar do aquário.

Vou ver quanto me custa fazê-lo em vidro pois queria perder o mínimo de iluminação possível...

 

Entretanto já tenho o teste de amónia e está a zero.

 

Obrigado a todos pelas dicas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa dica!!! E esteticamente resulta bem?

Presumo que eles não façam os recortes todos que eu preciso por causa da calha pois não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fica tão bem como o vidro mas escapa. Os recortes terás de fazer tu. Com um x-ato e alguma paciência faz-se bem. Eu peguei numa B&D e fiz alguns furos para o ar circular.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atenção que os acrílicos com o calor começam a deformar, eu uma vez coloquei um a fazer a vez do vidro(no vidraceiro pediam-me uma fortuna para cortar um com os recantos pretendidos) e tinha a calha pousada em cima e em pouco tempo aquilo começou a abaular, tive que retirar e colocar um vidro. Quanto aos recortes para passagem de cabos pedes para cortar os cantos na diagonal, agora no teu caso para o filtro de mochila de lado mais complicado se torna, o melhor era saber de qual dos teus aquários estás a falar, já tens tantos que eu perdi-me!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:roflroll2: é no de 50L que tem os CRS.

Tem a calha com apoios laterais e filtro de mochila + termostato no vidro de fundo.

 

Ainda não decidi o que fazer. Acima de tudo porque estou sinceramente tentado a meter leds, o que iria alterar os cortes no material a escolher para tapar o aquário.

 

Honestamente, o vidro de fundo é o que menos me preocupa, pois tenho plantas que acho que vão dificultar uma saída a alta velocidade por ali. Mas... nunca fiando, né?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então presumo que estejas a falar no Quiet Zone, versão 2.0?

Então no teu caso ou colocas vidros tipo os scalare e não fechas atrás e podes manter a calha no mesmo sítio ou fazes uma tampa nova com calha embutida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois o meu tinha 5mms e com o calor da calha por cima começou a deformar.

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então presumo que estejas a falar no Quiet Zone, versão 2.0?

Então no teu caso ou colocas vidros tipo os scalare e não fechas atrás e podes manter a calha no mesmo sítio ou fazes uma tampa nova com calha embutida.

 

Sim, estou a falar do Quiet Zone :)

Não sei como são esses vidros mas já convenci a minha mulher a avançar para a calha de leds e só depois fará sentido pensar em como fechar.

 

O vidro era realmente a solução que mais me agradava mas... não faço ideia dos custos. Devo falar com a Vitromoldura primeiro para ver em quanto poderá ficar a coisa.

Depois logo decido se opto pelo acrílico. Até porque com leds o calor será sempre menor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além do poder deformar tenho ideia que o acrílico acaba por ficar baço.

 

Todos os meus aquários são tapados com vidro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica, Hugo.

 

Uma dúvida que tenho: como são as tampas? Resume-se a uma placa (no teu caso, de vidro) por cima do aquário ou é fixa de alguma forma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No aquário de 120 cm, tenho o sistema do Hugo. As tampas podem deslizar lateralmente ou em profundidade.

O meu tem réguas em vidro, tipo travessas. As tampas colocam-se por cima e encaixam-se num encaixe de o plástico pelo qual deslizam.

 

Se quiseres passas lá em casa e vês.

 

Abraço.

Editado por Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tampas podem deslizar lateralmente ou em profundidade.

O meu tem réguas em vidro, tipo travessas. As tampas colocam-se por cima e encaixam-se num encaixe de o plástico pelo qual deslizam.

 

Se quiseres passas lá em casa e vês.

 

idem aspas, é só atravessares a linha do comboio :transport027:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

com acrilico de 8 mm para um aqua dessas dimensoes fica perfeito.

nao ganha barriga.

nao fica fosco(opaco)a luz passa como se nao tivesse acrilico.

podes fazer tu os cortes,como eu fiz.

enfim,o unico problema é k nao é 8 ou 9 euros como foi dito atras.

eu gastei 23 euros por uma placa de 1 metro por 50.

 

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ Arlindo e Brancaman: Obrigado pela disponibilidade. Talvez te vá visitar, Brancaman. Ao Arlindo é a minha vez de o receber ;)

 

@ neloi: obrigado pelo esclarecimento. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais