Betta está estranho!


Atanab

Recommended Posts

Boas,

Tenho um Betta num comunitário de 60l juntamente com outros 5 peixes há mais ou menos 1 semana. Até agora esteve bem, sempre a andar de um lado para o outro, nunca se chateou nem com o escalar que lá tenho, nada.

 

Agora está parado no fundo ou junto ao filtro, de lado, não se mexe..de vez em quando parece que sai do estado de hibernação e nada um bocado, mas depois volta a hibernar. Estará a dar as últimas? Reparei que tem uns pontinhos brancos no corpo todo... será alguma infecção?

 

Não entendo, os outros peixes estão todos bem...o termóstato está nos 26ºC, limpeza de filtros ok, pH da água ok...porque é que só o Betta é que fica doente? Logo o meu preferido... :(

 

Tinha-o num aquário pequeníssimo de 5l, ele andava sempre parado, triste, meti-o no comunitário de 60l ficou todo contente sempre de um lado para o outro, e agora acontece isto...

 

Já é o 2º Betta que está nas últimas, eu gosto muito deles mas acho que não vou comprar mais nenhum e meter Guppys em vez de Bettas, mas não queria fazer isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Isso dos pontos brancos é capaz de ser ictio (tira umas fotos para facilitar o diagnóstico).

Sobe a temperatura do aquário gradualmente até aos 30º (o parasita não se consegue reproduzir a esta temperatura) e mantêm durante 1 mês (atenção não sei quais são os outros 5 peixes informa-te antes se aguentam as temperaturas de 30º.

Não vale a pena mudar o betta para outro aqua, o tratamento com a temperatura tem de ser feito nesse aqua pois, pois o parasita está alojado ai. È normal que piore um pouco antes de começar a melhorar.

Se quiseres entupir o aquário com porcarias caras e pouco amigas do ambiente (leia-se medicamentos) espera pelo conselho de alguém que as use, eu em relação ao ictio das poucas vezes que tive tratei apenas com aumento de temperatura.

 

 

Boa sorte e as boas melhoras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em princípio o estado parado do teu betta deve-se mesmo à doença, que tudo indica ser ictio.

Sobre isso, podes ler AQUI tudo o que precisas de saber sobre a doença e sobre o sue tratamento. Eu aconselhava mesmo voltares a pô-lo no aqua de 5 litros para o tratares. Acho que ele não estava triste por não ter companhia ou espaço, mas sim pela temperatura da água. A quanto estava nesse aqua de 5 litros?

Nenhum dos outros peixes mostra sintomas da doença? Não subas a temperatura do comunitário sem saber se os outros habitantes aguentam essa temperatura.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta rápida.

 

O Betta acabou de morrer..foi tudo tão rápido..eu pensei que tinha feito tudo bem (quando o coloquei, meti-o num saco e deixei-o a habituar-se à temperatura da água, pus o termóstato nos 26ºC pois sabia que ele não gostava muito de água fria..enfim.

 

Mas vou na mesma tratar de meter aqui umas fotos que tirei, para ver se será mesmo ictio. Se for, será que os outros peixes estarão infectados? Parecem todos bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais