Controlar volume de entrada de água na TPA


Recommended Posts

uma das regras que sigo com maior cuidado nas TPAs nos meus aquários de camarões é a reposição de água de forma gradual.

 

Se em dois deles não há qualquer dificuldade em conseguí-lo, porque tenho onde colocar o recipiente num plano mais alto e, com a ajuda de um tubo de ar com uma pequena torneira, controlo o volume de água que entra, no maior isso já não acontece porque não tenho onde colocar o garrafão...

 

Esta noite, no Pingo Doce, a minha mulher chamou-me a atenção para um recipiente que podia ser-me útil nas TPAs.

Achei que tinha razão e comprei-o. No vídeo abaixo podem ver como funciona.

 

th_P1010479.jpg

Clicar na img para ver o vídeo pf

 

Depois de o usar, não fiquei completamente satisfeito com o controlo de volume de saída de água.

Isto acontece porque a pressão que a água exerce na torneira para sair vai decrescendo à medida que há menos água dentro do recipiente.

Rapidamente imaginei uma solução que me parece ir resolver o problema. Passa por fazer um furo na tampa onde coloco um pequeno pedaço de tubo de ar. Na extremidade que fica virada para cima coloco uma torneira daquelas que se usam para controlar o fluxo das bombas de ar e conseguirei assim ter absoluto controlo sobre o fluxo de água que passa na torneira.

 

O que vos parece???

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu diria para aumentar o caudal de agua q esta a sair pela torneira, tira a tampa/rolha do recipiente

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que a tampa é muito grande o que não permite um controlo eficaz do volume de ar a entrar.

A bomba de ar que o AHA sugeriu parece-me demasiado ehehhe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Paulo,

 

Esse depósito leva 5 litros? Da maneira que tu demonstras no video tem uma torneira. Eu tenho um bidon de 20 lt com uma torneira e verifico sempre o fluxo inconstante de saída de àgua que, penso ter a ver com o ar dentro deste.

 

Em aquários sem tampa utilizei e utilizo garrafão de àgua com mangueira, sem qualquer regulador de fluxo (do modo como colocas-te o teu mas, na vertical). Penso ser suficiente. Mas, já ouvi, e tenho um vizinho que o fez num bidão grande, a colocação de uma bomba que retira a àgua do bidão e o leva para o aquário mas, ele usa este método no aquário de 120 cm, sem qualquer regulador de fluxo.

 

Um abraço.

 

Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas plisboa,

 

não consegues trocar a torneira que vem nesse depósito por uma torneira de esfera?

assim podias tirar a tampa do deposito e controlar o fluxo de saída directamente na torneira...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Arlindo:

Tem 5 litros mas so leva 4,7 por causa do seu formato. Ficam zonas de ar lá dentro :)

Quanto ao teu bidon, é de certeza devido ao ar e à dificuldade que ele encontra em ocupar o espaço que a água que saiu deixou vazio.

O problema deste, que não me permite usar o método do garrafão, é que não tenho onde o colocar num nível superior ao do aquário. O vidro é demasiado fino para me deixar descansado quanto ao equilíbrio do garrafão...

No meu 180L uso torneira ligada a uma torneira do WC, directamente.

 

@macabra87:

Devo conseguir. A torneira que vem neste depósito é de enroscar.

Mas confesso que tenho algumas dúvidas que isso seja a solução do problema. Estou convencido que se conseguir controlar o volume de ar que entra, consigo controlar o volume de água que sai. Mesmo tendo a torneira aberta ao máximo, pois ela não permite regulação. É tipo interruptor. Ou está fechada ou está aberta.

 

ob a todos pelas dicas! :D

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Troca a torneira por uma de esfersa, e retiras a tampa, ou desenroscas, com já foi escrito acima. Assim consegues controlar a saída de água conforme as necessidades.

 

Estive hoje de tarde a olhar para um desses reservatórios, e parece-me que a rosca da torneira é de 3/4, mas amanhâ posso confirmar.

 

Abrindo mais ou menos a tampa, e com essa torneira, não creio que consigas ter um fluxo constante. Essa torneira é realmente "manhosa", mas foi feita para a plicação para a qual é comercilazada: utiilizar dentro do frigorífico, para ter sempre água fresca.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, David.

 

Vou tentar fazer isso mas tenho receio que a questão da rosca possa ser um problema.

Aquilo não parece ter, digamos, um passo certo... não é uma série de linhas de rosca, percebes? É uma única linha de rosca que não se chega a sobrepor.

 

Vou tentar desenrascar-me num Aki ou Leroy.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como escrevi mais acima, tive em frente a eles hoje depois da hora de almoço, mas não desenrosquei a torneira para ver como era.

 

Amanhã durante a manhã vou dá dar um salto e desmonto uma das torneiras, para ver a viabilidade da troca por uma de esfera. O gerente não me deve dizer nada, a Maria trabalha lá :rolleyes: .

 

Se for a rosca que estiou a pensar, deve dar para vedar perfeitamente com uma anilha de borracha, próprias para o efeito. O que interessa é que a zona batente da torneira no reservatório fique bem vedado. A rosca é só para "segurar".

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, agradeço-te!

No entretanto, deixo aki uma foto da rosca.

Como podes ver, começa do outro lado, vai subindo até que termina novamente do lado contrário ao da câmara que estava a fotografar.

 

img011.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.