Pré Filtros á saida da torneira


Recommended Posts

Boas,

 

tenho ouvido falar em pré filtros á saída da torneira(Siemens para matérias solidas, Zeolite para retirar amónia, Carvão activo para retirar o cloro), alguém tem experiência com estes pré filtros?

 

Onde os podemos arranjar?

 

Gostava de ouvir as vossas opiniões..

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Julgo que te estejas a referir a este tipo de filtro, e respectivos cartuchos filtrantes:

Filtros-agua_1.jpgFiltros-agua_3.jpg

 

 

Os cartuchos, e daquilo que me lembro agora, há-os de:

  • Carvão activo.
  • Calcite.
  • Deonização, ( ou lá como se escreve ).
  • Cerâmicos.
  • Bactericidas.
  • Fosfatos.
  • Sedimentos.

Encontras este tipo de filtro e respectivos cartuchos numa casa que venda materiais de construção, em especial de canalização.

 

Podes colocar quantos quiseres em série. A água passa de uns para os outros. Cada um filtra de acordo com o cartucho que lá esteja metido.

 

Há vários tamanhos. Não encontrei imagem dos copos, apenas as medidas, ( primeiro valor é a altura, o segundo o diâmetro ):

  • 190mm x 122mm.
  • 312mm x 122mm.
  • 570mm x 122mm.

Exemplo de um deles, e respectivas medidas:

prd12-2.jpg

 

 

 

Abaixo fica uma com vários cartuchos. Dá para ter uma ideia das várias medidas:

filter-cartridges.jpg

 

 

Já ando há uns tempos para instalar um sistemas desse tipo, à saída da torneira que abastece os aquários cá de casa. Por preguiça mas também falta de t€mpo, ainda não comprei os copos e as matérias filtrantes. Um dia destes lá terá que ser...

 

 

Espero ter tirado algumas dúvidas, e aguardemos respostas de pessoal que tem este tipo de "pré filtragem" a funcionar.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu uso um desses sistemas para o meu aquario, exactamente pelo q o dc falou, ja andava a pensar no problema do cloro quando reponho ou faço as TPA no aquario com agua da torneira e n tinha aonde deixar repousar a agua, entao actualmente uso 1 filtro de carbono por qual a agua passa mm antes de entrar para o aquario podes comprar isso aonde o DC disse,sitios mais conhecidos sao o leroy merlin...e o filtro dura muito tempo ou seja e compensador a meu ver

Editado por redeyes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ao David Cabete um bowdown pela paciência da tão detalhada descrição á minha resposta e também ao redeyes um grande obrigado.

 

No meu caso tenho três problemas, a água que sai da minha torneira tem muitos fosfatos e nitratos o que me está a dar cabo da cabeça pois cansei-me de andar no LIDL a carregar aos 70 litros de agua todas as semanas e há o problema geral de todos que é o cloro.

 

éra bom para mim e para o forúm ficarmos a saber para que serve cada filtro que o David Cabete mencionou aqui como por Ex:

 

- Carvão Activo (Retira materiais pesados como o cloro)

 

- ...

 

 

Venha daí esses conhecimentos de causa :alberteinstein:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Achei a ideia exelente , como tenho quase 400 Lts de agua dentro de 3 aquas em casa , podem imaginar a quantidade de garrafões que tenho na varanda...

Passei no Leroy Merlin e encontrei-os lá desde +/-50 Euros até 250 Euros (osmose inversa) , os de 50 Euros eram parecidos com os que o DC descreveu e depois havia uns a 58.95 Euros que eram uma espécie de 2 filtros um ao lado do outro mais uma espécie de botija em cima , e dizia que era filtragem em 3 etapas.

Agora queria perguntar , se além de tirar o cloro da agua , os que fazem desmineralização alteram a dureza da agua ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Assim de repente, encontrei isto, ( link):

 

Tratamento de Águas » Consumíveis » Cartuchos filtrantes

  • prd60-1.jpgBobinado
    Para retenção de sedimentos, impurezas existentes na água. alta capacidade de retenção de contaminantes.
    « Mais »

  • prd55-1.jpgCarvão Activo
    Cartucho integrado com 100% de Carvão activo, para remover totalmente o sabor a cloro e outros odores existentes.
    « Mais »

  • prd57-1.jpgCristais
    Cartucho com cristais suavizantes de anti-calcário/ferro com carga de polifosfatos.
    « Mais »

  • prd61-1.jpgPolipropileno
    Cartucho Polipropileno. Altura 10" e 20". Para retenção de sedimentos e impurezas existentes na água.
    « Mais »

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa :thumbup3:

 

Em relação aos Cristais já li em algures que não é para consumo humano, não sei até que ponto é que não é prejudicial aos nossos peixes, uma coisa é certa os peixes também não gostam de calcário.

 

mas não fugindo muito ao objectivo que é retirar o cloro, nitratos e fosfatos da água que sai da torneira temos aqui algumas soluções, a que ainda tenho mais dúvidas é mesmo os fosfatos, nestes filtros que aqui estão não vejo nenhum que possa fazer essa função, o carvão activo tem alguma influência na quebra dos fosfatos?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

.../...o carvão activo tem alguma influência na quebra dos fosfatos?

 

Se for de alta qualidade absorve por processo químico uma boa quantidade de fosfatos. Aliado a trocas parciais de água e os fosfatos vão por aí abaixo.

 

Nos salgados utiliza-se muito o hidróxido de cálcio, julgo que apenas durante a noite. "Kalkawesser", reactor de cálcio, é como o pessoal do "salitre" lhes chama. Mas aí funciona em conjunto com o escumador. Não sei até que ponto é que é viável para os aquários de água doce colocar esse químico dentro de um desses copos. Se algum "salgado" quiser dar a sua opinião, é sempre bem vinda.

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim, também existem cartuchos para a remoção de fosfatos, e podes encadear uns a seguir aos outros para ir removendo as várias matérias indesejáveis.

 

Não sei é se numa passagem simples, à pressão da água da torneira será suficiente para remover tudo até aos valores desejáveis.

 

 

Eu costumo usar alguns destes cartuchos, principalmente o de sedimentos, directamente no aquário :dancing:, aplico uma power head numa das pontas e tapo a outra. Ao fim de uma noite a trabalhar fica um mimo.

 

Cumps,

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.