Ajuda para principiante!


Thomaxjorge

Recommended Posts

Boas, tou a fazer um aqua, gostava de saber se estas plantas sao muito dificeis de mantar, e onde posso aranja-las

Eleocharis acicularis e Echinodorus tenellus?

Ja agora gostava de por areia de silicio branca no fundo, estas plantas conseguem crescer nesta areia?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tanto uma como outra não são indicadas para areia de silica.

aconselho-te a veres as montagens na net com estas plantas e tens as resposta.

a iluminação para a eleocharis tem de ser forte, podes ver no site da tropica.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

boas , em relaçao a Eleocharis acicularis eu sem saber , comprei e pus num aquario com areira cilica a e ja a tenho a cerca de 6 meses e ela cresceu bastante sem qualquer tipo de substracto e sem co2 ... a pouco tempo pus co2 e ela ainda cresceu mais depressa , agora com substracto deve ser muito melhor ainda biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':grin:' /> !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto uma como outro sobrevivem bem sem grandes cuidados, mas com as devidas condições são belas plantas e de crescimento que até se pode considerar rápida.

 

A tenellus é a mais complicada das duas, pelo menos para ficar verde escura com um filamento avermelhado que, é a forma mais bela da mesma ;)

 

Força nisso, experimenta, não tenhas medo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirmo o que o jatbas disse.

 

São ambas fáceis e não precisam de muita luz embora para crescerem rápido precisem de CO2 (mas não é essencial). Tenho as duas no meu aqua.

 

Também desconfio que ambas cresçam bem em qualquer tipo de areão/areia.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

 

Só para deixar o meu testemunho: tenho um aquário ocupado por 2/3 de substrato fértil coberto por akadama e 1/3 apenas por areia de sílica. Tenho tenellus distribuída pela zona da akadama e tem-se dado muito bem. Infelizmente é uma planta um pouco delicada e as suas raízes não são suficientemente grandes e fortes para se segurarem fundo o suficiente num substrato leve como a akadama e de vez em quando algum caracol neritina um bocado brutamontes acaba por levantar uns quantos pés da planta.

Antes eu replantava os pés que se soltavam nesse mesmo substrato com akadama mas, há uns meses, resolvi experimentar replantá-los na zona de sílica, também com dívidas de que se a planta se iria dar bem ou não. Mas para minha surpresa os pés de tenellus estão a dar-se mesmo muito bem e a multiplicar-se a olhos vistos. E por baixo da sílica não tenho mais nada sem ser mesmo o vidro do aquário. O que acontece é que, uns centimetros abaixo da superfície, a areia de sílica esta está mais escura, sinal de detritos acumulados ao longo de um ano de uso e maturação do aquário, portanto este "adubo natural" está a tornar a minha sílica ligeiramente fértil e penso ser isso que esteja a motivar este crescimento tão bom, mais que a iluminação e CO2.

Além disso, na sílica já não tenho pés a soltarem-se porque os grãos desta areia, apesar de muito mais finos que os grãos de akadama, são também mais pesados e compactos, de forma a agarrar a planta mas não ao ponto de estrangular as raízes, como eu tinha receio.

Nunca experimentei colocar substrato fértil por baixo da sílica porque sempre tive medo que algum peixe ou caracol a escavasse (os anentome helena têm muito esse hábito) e libertasse os nutrientes para a coluna de água, mas posso afirmar que, pelo menos em aquários maturados, a tenellus é perfeitamente compatível se for plantada em areia de sílica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo qual o problema entre substratos de areia e plantas. Há quem fale da compactação que não ajuda o desenvolvimento das raízes. Eu acho que é tudo treta. Não são 5-10 cm de areia que vão compactar as raízes de forma a impedir que a planta cresça. Quanto aos fertilizantes, qualquer planta pode receber os nutrientes via foliar pelo que a fertilização do substrato (embora boa) não é essencial.

 

Just my two-pence thoughts.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais