Fertelização do meu aquario.


diogoreis

Recommended Posts

Ola amigos eu quero começar a fertilizar o meu aquario com micros e macros.

 

1º aquario

tem 40L(33L + sump)

14w de Luz(brevemente vou por mais)

fertelizante fertil tetra completesubstrate

flora: Heteranthera zosterifolia , Hygrophila difformis, Sagittaria subulata e Egeria densa.

Peixes: mollys e guppys, uns 6

tempo de luz, 10h

CO2 caseiro

 

2º aquario

tem 40L(33L + sump)

14w de Luz(brevemente vou por mais)

fertelizante fertil tetra completesubstrate

flora: Lilaeopsis Brasiliensis

Tetra neons, uns 8

tempo de luz, 10h

CO2 caseiro

 

Para micros estava a pensar 'Seachem Flourish':

Use 5 mL para cada 250 L, uma ou duas vezes por semana. Refrigeração após a abertura é recomendado mas não necessário.

 

 

Para macros Vou fazer DIY.

KCl (Cloreto de Potássio) KH2PO4 (Fosfato de potássio) e KNO3 ( Nitrato de potássio). sei que é o que devo comprar não é? e penso que vende-se numa farmacia.

Como é a sua preparação? Como é a sua aplicação? E dos micros?

Ja procurei na internet mas nao encontro em lado nenhum...nem mesmo no forum.

Precisava dessa ajuda urgentemente.

Obrigado.

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

encontrei um site que tem uma calculadora para NPK

 

http://www.theaquatools.com/fertilization-calculator

 

Na parte do volume do aquario, a minha sump tem 50x10x29, ou seja, ela pode ir ate aos 14.5L, mas como a sump nao vai estar toda cheia e sim igual ou mais baixo ao nivel da agua do aquario, pus 43L, ou seja, 33L do aquario + 10L da sump. Com esta litragem, para por os valores entre os recomendados, usei:

 

NO3: KNO3 - 1.2

PO4: KH2PO4 - 0.1

K: KCL - 0.5

 

isso para por directamente no aquario...porque se for para juntar com agua tenho que por mais quantidade. Antes de achar esses valores para misturar com agua, será que devo juntar tudo ou fazer fazer em separado em três frasquinhos para quando tiver so falta de um, por so aquele em falta? ou isso é demasiado preciso para mim?

A agua é normal ou destilada?

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo!

 

Devido ao facto de teres pouca Flora nos aquários, e de teres pouca luz e não teres sistema de CO2, não necessitas de fertilizar com muita quantidade o aqua. Um pouco de Potássio 2x semana e um fertilizante de Micros 1 x semana e é o bastante.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo!

 

Devido ao facto de teres pouca Flora nos aquários, e de teres pouca luz e não teres sistema de CO2, não necessitas de fertilizar com muita quantidade o aqua. Um pouco de Potássio 2x semana e um fertilizante de Micros 1 x semana e é o bastante.

 

Ola, esqueci-me de mencionar que utilizo co2! peço desculpa. isso altera ja a sua resposta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, gostava de fazer os meus macros por isso precisava de uma ajudinha..

 

Depois de lerem o que está acima, concluem que eu quero fertelizar com micros seachem e macros diy

para o seachem utilizo 2 vezes por semana tal como diz no frasco.

para os macros posso fazer assim?:

 

111zr.png

 

e quantas vezes aplico no aquario?

Não posso fazer de maneira que nao tenha que por todos os dias qualquer coisa? fazia uma tpa ao domingo e punha logo uma quantidade de seachem e de macros diy. Como no frasco de seachem diz que é duas vezes por semana, punha outravez seachem prai numa quarta. Depois domingo fazia uma tpa de 20% e fazia tudo outravez.

Eu conheço o metodo ''Estimative Index Explained'' e sei que todos os dias, menos sabado, temos que por micros ou macros e eu queria fazer isso de forma que desse menos trabalho. Por essa razão é que digo que aplicava 2 vezes por semana o seachem flourish e (não sei quantos posso por de macros mas o NPK da tropica diz 1 vez por semana por isso é que digo tambem) os macros diy punha apenas logo depois a tpa de domingo(do metodo que sugeri em cima).

 

 

 

Quanto a luz que tenho no aquario, apartir do momento que vou fertilizar com micros e macros, penso que tenho que aproximar o maximo possivel da regra 1w/L certo? deste modo gostava que comentassem dizendo os watts que acham que deveria ter e depois dar a opinião conforme os watts que disseram porque eu sei que os que estou a utilizar agora são poucos.

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, mas as misturas do tom barr nao foram feitas para serem usadas as 3 vezes por semana? Nao e diferente?

 

ele apenas usa o KNO3 e o KH2PO4. Não usa o KCL. e como podes ver nesta calculadora, se eu utilizar apenas estes 2 fica desiquilibrado...isso faz-me ficar um pouco confuso...

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

olha eu comprei um fertilizante novo que vem em po e misturas em casa comprei ca em inglaterra nao sei se eles enviam pra ai sei que ta dar sucesso ca entre os aquascapers e bom e torna-se barato.

muito simples ferves agua deixas arefecer misturas e depois metes 5ml por 50l de agua todos os dias da uma vista de olhos e ainda podes pedir a tua propria mistela.ve aqui:http://www.aquariumplantfood.co.uk/25-aquarium-plant-nutrition e o apf plant nutrition tambem podes comprar la a garrafa dosseadora.

 

cumps gil vicente

Um peixe nao e so pelo natal e para toda a vida................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sem complicar e conforme aqui já foi dito, podes utilizar o sistema de fertilização do Sr. Tom Barr.

 

Existem N de artigos na net a explicar, como preparar os fertilizantes de macros e quais as quantidades a dosear.

Podes simplificar a tua tarefa… doseando diariamente… quer os micros… que os macros.

 

Para isso, divides a dose semanal recomendada… ou seja… e por ex… no caso dos macros, em vez de fertilizares dia sim, dia não… fertilizas diariamente com metade da dose.

No caso do fertilizante de micros(no teu caso o seachem) , fazes o mesmo, divides a dose recomendada semanal… por 7 dias.

 

Basicamente… a tua rotina diária… será sempre igual. Assim, não haverá lugar a enganos nas doses a fornecer.

 

É claro, que tens de ter uma noção básica dos consumos do teu aquário… ou seja, olhar para as plantas, esperar pelo seu desenvolvimento e depois, se necessário adaptar as doses de fertilizante.

 

Agora ao inicio, luz de acordo com as plantas que tens, co2 a condizer e arrancar com as doses recomendadas.

 

Muito importante… estabelecer uma saudável rotina de troca de água semanal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sem complicar e conforme aqui já foi dito, podes utilizar o sistema de fertilização do Sr. Tom Barr.

 

Existem N de artigos na net a explicar, como preparar os fertilizantes de macros e quais as quantidades a dosear.

Podes simplificar a tua tarefa… doseando diariamente… quer os micros… que os macros.

 

Para isso, divides a dose semanal recomendada… ou seja… e por ex… no caso dos macros, em vez de fertilizares dia sim, dia não… fertilizas diariamente com metade da dose.

No caso do fertilizante de micros(no teu caso o seachem) , fazes o mesmo, divides a dose recomendada semanal… por 7 dias.

 

Basicamente… a tua rotina diária… será sempre igual. Assim, não haverá lugar a enganos nas doses a fornecer.

 

É claro, que tens de ter uma noção básica dos consumos do teu aquário… ou seja, olhar para as plantas, esperar pelo seu desenvolvimento e depois, se necessário adaptar as doses de fertilizante.

 

Agora ao inicio, luz de acordo com as plantas que tens, co2 a condizer e arrancar com as doses recomendadas.

 

Muito importante… estabelecer uma saudável rotina de troca de água semanal.

 

 

Ola! quanto ao doseamento, eu gostava de descomplicar mas no sentido de dar-me menos trabalho em por todos os dias fertelizante! Eu posso muitas vezes nao vir a casa ou etc e desta forma se eu fertilizasse poucas vezes por semana dava-me menos trabalho..

por exemplo se fosse como tinha dito, uma dose de micros e de macros no domingo logo apos à TPA e na quarta-feira mais uma dose de micros e macros. Os micros eu apenas fertilizava tal como diz no frasco e os macros eu passava as 3 vezes de doseamento por duas.

Claro que eu sei que dosear um bocadinho todos os dias é melhor mas qual a desvantagem em dosear apenas 2 vezes por dia? vai criar algas?

 

Quanto à luz por a luz de acordo com as minhas plantas isso pode ser oque +/- podes dar uma ideia?

ora, o meu aquario é de 33L mas tem 40L devido a sump, eu devo fazer as contas W/L relativamente ao aquario(33L) ou ao aquario com a sump(40L)?

 

O co2 eu uso co2 diy por isso penso que se vai regulando pondo o difusor mais para baixo ou mais para cima nao é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

olha eu comprei um fertilizante novo que vem em po e misturas em casa comprei ca em inglaterra nao sei se eles enviam pra ai sei que ta dar sucesso ca entre os aquascapers e bom e torna-se barato.

muito simples ferves agua deixas arefecer misturas e depois metes 5ml por 50l de agua todos os dias da uma vista de olhos e ainda podes pedir a tua propria mistela.ve aqui:http://www.aquariumplantfood.co.uk/25-aquarium-plant-nutrition e o apf plant nutrition tambem podes comprar la a garrafa dosseadora.

 

cumps gil vicente

 

eu vou ver esse site amigo =) obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, esqueci-me de mencionar que utilizo co2! peço desculpa. isso altera ja a sua resposta?

 

Boas Diogo! Continua a faltar luz. O CO2 só vai fazer com que as plantas "procurem" mais luz, luz essa que vais ter em falta. Portanto vais ter um dos factores em desiquilibrio, logo as plantas poderão não assmilar a quantidade de fertilizante que vais colocar.

 

Eu sou da opinião que das duas uma: ou escolhemos um aquário com pouca luz, sem CO2 e com poucas fertilizações, utilizando plantas de crescimento lento que sejam de fácil manutenção, ou então um aquário com um metabolismo mais acelerado, em que a quantidade de luz deve ser boa, e em conjunto com o CO2 as plantas necessitarem então das fertilizações diárias e em maior quantidade.Neste caso podemos usar plantas mais exigentes.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo! Continua a faltar luz. O CO2 só vai fazer com que as plantas "procurem" mais luz, luz essa que vais ter em falta. Portanto vais ter um dos factores em desiquilibrio, logo as plantas poderão não assmilar a quantidade de fertilizante que vais colocar.

 

Eu sou da opinião que das duas uma: ou escolhemos um aquário com pouca luz, sem CO2 e com poucas fertilizações, utilizando plantas de crescimento lento que sejam de fácil manutenção, ou então um aquário com um metabolismo mais acelerado, em que a quantidade de luz deve ser boa, e em conjunto com o CO2 as plantas necessitarem então das fertilizações diárias e em maior quantidade.Neste caso podemos usar plantas mais exigentes.

 

sim, a lu vou aumentar, estava a perguntar quanto a fertilização porque disseste: não necessitas de fertilizar com muita quantidade o aqua. Um pouco de Potássio 2x semana e um fertilizante de Micros 1 x semana e é o bastante.

 

e esta resposta assim ja não se enquadra com o sistema de fertilização do Sr. Tom Barr. primeiro em relação a quantidade de nutrientes e disseste para fertelizar apenas com potassio...

 

a luz vou aumentar mas a minha pergunta sobre a luz ja está mais acima:

 

''Quanto à luz por a luz de acordo com as minhas plantas isso pode ser oque +/- podes dar uma ideia?

ora, o meu aquario é de 33L mas tem 40L devido a sump, eu devo fazer as contas W/L relativamente ao aquario(33L) ou ao aquario com a sump(40L)? ''

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

''Quanto à luz por a luz de acordo com as minhas plantas isso pode ser oque +/- podes dar uma ideia?

ora, o meu aquario é de 33L mas tem 40L devido a sump, eu devo fazer as contas W/L relativamente ao aquario(33L) ou ao aquario com a sump(40L)? ''

 

Boas, a luz é em relaçao á agua que está no aquario portanto os 33l, para as fertilizações as contas sao a 40l pois é nesse volume que vais querer os ppm's "certos". Quando tiveres essa iluminaçao fará sentido uma fertilizaçao "Tom Barr", antes disso nao valerá a pena pois as plantas nao vao estar a assimilar os nutrientes que la colocas e isso so te vai dar problemas.

Editado por science
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a luz é em relaçao á agua que está no aquario portanto os 33l, para as fertilizações as contas sao a 40l pois é nesse volume que vais querer os ppm's "certos". Quando tiveres essa iluminaçao fará sentido uma fertilizaçao "Tom Barr", antes disso nao valerá a pena pois as plantas nao vao estar a assimilar os nutrientes que la colocas e isso so te vai dar problemas.

 

ok percebo =)

quanto a fertilização, como é que posso fazer de acordo com o que eu disse acima? tem que ser mesmo todos os dias? nao ha nenhuma forma de fertelizar apenas 2 dias(o macro e micro num dia, por exemplo domingo logo apos a tpa e depois quarta feita outravez micro e macro)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por exemplo se fosse como tinha dito, uma dose de micros e de macros no domingo logo apos à TPA e na quarta-feira mais uma dose de micros e macros. Os micros eu apenas fertilizava tal como diz no frasco e os macros eu passava as 3 vezes de doseamento por duas.

Claro que eu sei que dosear um bocadinho todos os dias é melhor mas qual a desvantagem em dosear apenas 2 vezes por dia? vai criar algas?

 

Em relaçao a isso, a vantagem de fertilizar todos os dias é adicionar menos quantidades e os valores vao oscilar menos pois estás a fornecer diariamente o que as plantas consomem. Ao dares 2 vezes por semana vais ter de dar mais quantidade e as plantas vao estar com excesso de nutrientes após a dosagem. O Tom Barr diz que se pode manter os valores de NO3 entre 5 e 30ppm, imagina a seguinte situaçao, é 3a feira e estás com 25ppm, ainda dentro do "aceitavel". Se fertilizares 4a feira com dose diaria, por exemplo 3ppm, ficas com 28 nesse dia no entanto se fertilizares com dose "bi-semanal" de 10ppm, ficas com 35ppm o que ja é demais e pode provocar desiquilibrios/algas. Em principio amanha faço um post sobre isto para o pessoal comentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relaçao a isso, a vantagem de fertilizar todos os dias é adicionar menos quantidades e os valores vao oscilar menos pois estás a fornecer diariamente o que as plantas consomem. Ao dares 2 vezes por semana vais ter de dar mais quantidade e as plantas vao estar com excesso de nutrientes após a dosagem. O Tom Barr diz que se pode manter os valores de NO3 entre 5 e 30ppm, imagina a seguinte situaçao, é 3a feira e estás com 25ppm, ainda dentro do "aceitavel". Se fertilizares 4a feira com dose diaria, por exemplo 3ppm, ficas com 28 nesse dia no entanto se fertilizares com dose "bi-semanal" de 10ppm, ficas com 35ppm o que ja é demais e pode provocar desiquilibrios/algas. Em principio amanha faço um post sobre isto para o pessoal comentar.

 

entao nao recomendas de maneira nenhuma dar apenas 2 dias não é?

quanto ao ser um dia micros e outro dia macros, porque nao é tudo de uma vez? assim apenas faria uma tpa no domingo, adicionando micros e macros, adicionava os 2 novamente terça, quinta e domingo repetia..

quanto a iluminação, ao fertelizar como o Sr Tom Barr, necessito de ter quantos Watts? no primeiro post está la as caracteristicas dos meus 2 aquarios...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao nao recomendas de maneira nenhuma dar apenas 2 dias não é?

quanto ao ser um dia micros e outro dia macros, porque nao é tudo de uma vez? assim apenas faria uma tpa no domingo, adicionando micros e macros, adicionava os 2 novamente terça, quinta e domingo repetia..

quanto a iluminação, ao fertelizar como o Sr Tom Barr, necessito de ter quantos Watts? no primeiro post está la as caracteristicas dos meus 2 aquarios...

 

Fertiliza-se macros num dia e micros noutro por uma simples razao (penso eu), quando fazes TPA estás a introduzir micros que vêm na agua torneira, portanto nao vale a pena adicionar mais nesse dia por isso se faz o esquema alternado. Em relaçao aos watts tens de ter em torno de 1w/L que no teu caso sera 33w, assumindo que tens um aqua de 50cm podes meter uma pll de 36w e ficavas bem servido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...eu fiquei apenas com 1 duvida. supostamente agora pegava nessa receita:

Macro Solution

33g Potassium Nitrate

7.2g Potassium Phosphate

250ml Water

Fazia, e aplicava uma pouca quantidade no aquario. Mas! lembra-se se termos falado dos nitratos e fostafos que os peixes produziam? Vamos lá imaginar que eu tenho 10 neons e como sabes eu nao tenho muitas plantas, logo talvez eu apenas necessito de potassio. Mas dissesteme que nao conseguia arranjar apenas potassio, vem sempre ou nitratos ou fosfatos atraz. Então como é que faço? porque é que voou estar a adicionar mais nittratos e fosfatos? isso nao faz mal ter demais esses dois nutrientes?

Claro que nao sabes nem eu sei o que necessitamos fazer para ter um ponto de equilibrio entre tudo mas pela logica, o aquario vai ter sempre estes dois nutrientes e penso que estar a adicionar mais, vai ter sempre uma coisa a mais e isso nao sei se faz algas ou demasiados nitratos nao sei se faz mal aos peixes.

Por outro lado eu sei que esta receita do tom barr foi feita para aquarios densamente plantados e poucos peixes, isso quer dizer que para alem de eu ter de diminuir na quantidade de doseamento, tenho tambem de retirar nutrientes que nao estão em falta em aquarios que são ao contrario, ou seja, bastantes peixes e nao tanta planta. Esses nutrientes são o fosfato e os nitratos.

 

Bem, o que eu disse aqui foram varios aspectos de que me obrigam a modificar um pouco o metodo do Sr tom barr e que entre elas são a exclusão de dois nutrientes. Não sei é se isso é insignificante ou se eu tenho que ter atenção a isso porque se os peixes produzem bem nitratos e fosfatos e eu tiver a por para dentro ainda mais, nao vai ser bom....

é esta a minha duvida =) um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertiliza-se macros num dia e micros noutro por uma simples razao (penso eu), quando fazes TPA estás a introduzir micros que vêm na agua torneira...

- Não... porque é que não se come carne com batatas fritas todos os dias? Porque, para além do enjoo, o do fazer mal à saúde, vais buscar nos outros alimentos, nutrientes/ vitaminas que não encontras na carne. Por isso é que se fala em alimentação equilibrada, como em analogia deve ser a que dás às plantas, através e sobretudo pela fertilização liquída.

- Atenção aos valores da àgua da rede pública... no meu caso, a àgua já vem com nitratos pelo que os valores a fertilizar com este macro nutriente tem que ser mais reduzido...

 

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...eu fiquei apenas com 1 duvida. supostamente agora pegava nessa receita:

Macro Solution

33g Potassium Nitrate

7.2g Potassium Phosphate

250ml Water

Fazia, e aplicava uma pouca quantidade no aquario. Mas! lembra-se se termos falado dos nitratos e fostafos que os peixes produziam? Vamos lá imaginar que eu tenho 10 neons e como sabes eu nao tenho muitas plantas, logo talvez eu apenas necessito de potassio.

 

- Depende dos valores que tenhas de no3 e de po4...e se por ex. um deles for 0?

 

Mas dissesteme que nao conseguia arranjar apenas potassio, vem sempre ou nitratos ou fosfatos atraz. Então como é que faço? porque é que voou estar a adicionar mais nittratos e fosfatos? isso nao faz mal ter demais esses dois nutrientes?

Claro que nao sabes nem eu sei o que necessitamos fazer para ter um ponto de equilibrio entre tudo mas pela logica, o aquario vai ter sempre estes dois nutrientes e penso que estar a adicionar mais, vai ter sempre uma coisa a mais e isso nao sei se faz algas ou demasiados nitratos nao sei se faz mal aos peixes.

 

- Por isso é que é melhor comprares macro isolados e adicionares em função das necessidades. Tudo que é menos pode causar carências, o contrário também no sentido do excesso

.

Por outro lado eu sei que esta receita do tom barr foi feita para aquarios densamente plantados e poucos peixes, isso quer dizer que para alem de eu ter de diminuir na quantidade de doseamento, tenho tambem de retirar nutrientes que nao estão em falta em aquarios que são ao contrario, ou seja, bastantes peixes e nao tanta planta. Esses nutrientes são o fosfato e os nitratos.

 

- Bem estás a pressupor várias coisas, nomeadamente, referis-te no teu tópico que estás a pensar aumentar a massa vegetal, luz e utilizar CO2, logo, não vejo pertinência, nalgumas das tuas questões. Seria mais coerente após as alterações que vais efectuar, colocares os valores obtidos, caso sintas dificuldades...

De resto, outros membros já deram o seu contributo às tuas dúvidas e tens este assunto bastante discutido, basta leres tópicos de alguns dos intervenientes.

 

Bem, o que eu disse aqui foram varios aspectos de que me obrigam a modificar um pouco o metodo do Sr tom barr e que entre elas são a exclusão de dois nutrientes. Não sei é se isso é insignificante ou se eu tenho que ter atenção a isso porque se os peixes produzem bem nitratos e fosfatos e eu tiver a por para dentro ainda mais, nao vai ser bom....

é esta a minha duvida =) um abraço

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais