Comparação de substratos


Hugo R. Silva

Recommended Posts

Comparação de substratos para aquários de camarões, por Natalie Gera.

 

Valores dos parâmetros da água utilizada: pH- 7.4, 245 ppm, GH ~10, KH ~ 5

 

gallery_9671_2773_134352.png

 

Traduzido com a devida autorização da autora.

 

 

UGF: Undergravel filter (Filtro de fundo).

 

Sobre o ADA Amazonia I, questionei a autora e fica aqui a explicação.

 

O aquário com ADA Amazonia I foi montado com filtro de fundo (undergravel = UGF), esse fator provocou o esgotamento do substrato, ao perder as suas capacidades num espaço de um mês provocou que os parâmetros subissem.

 

 

Tabela original

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Hugo!

Já tinha visto a versão original, onde não tinha conseguido perceber nada eheheheh

 

btw, o que quer dizer UDG na coluna do JBL Manado - Tipo de Filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Poderia achar super interessante, não fosse a informação estar incomplecta em vários quadros.

 

A leitura nalguns casos poderão variar... por ex: Se a minha água for diferente da tua, eu com uma água macia e tu com uma água dura, vai influenciar de modo diferente os resultados de pH, kH, etc, usando os mesmos substratos.....

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O Amazonia da ADA, é dos Substratos que mais desce o PH ....... como é possível nesse gráfico subir 0.6 de 7.4 para 8.0 ???????????????

 

Aliás, desce mais que o Malaya !!!!!!

Cumpts

Jaime

Editado por pintas1977
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

não concordo com os valores apresentados para o ADA Amazónia I tenho um aqua a ciclar com esse substrato a um mês e meio nas três primeiras semanas os parâmetros da agua oxilarão muito depois foi estabilizando e ficou estável nos 6.6 fazendo TPA de 30% semanais utilizando agua da torneira com um ph=7.8, mas penso que cada caso e sempre diferente dependendo das qualidades da agua que e utilizado em cada aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo tem uma explicação e em vez de questionarem o porquê de tais resultados, resolvem logo questionar o trabalho.

 

 

@Arlindo, por alguma razão está indicado no início Valores dos parâmetros da água utilizada. Como é lógico a pessoal que faz testes como estes tem que partir de algo.

 

Sobre o ADA Amazonia I, questionei a autora e fica aqui a explicação (que assim que for possível colocarei na imagem).

 

O aquário com ADA Amazonia I foi montado com filtro de fundo (undergravel = UGF), esse fator provocou o esgotamento do efeito normal no substrato, ao perder as suas capacidades num espaço de um mês provocou que os parâmetros subissem.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo tem uma explicação e em vez de questionarem o porquê de tais resultados, resolvem logo questionar o trabalho.

 

 

@Arlindo, por alguma razão está indicado no início Valores dos parâmetros da água utilizada. Como é lógico a pessoal que faz testes como estes tem que partir de algo.

 

 

 

Tens toda a razão em relação aos valores iniciais. Li este artigo já prestes a encerrar o computador, pelo que peço desculpa pela falta de atenção e observação errada em relação aos valores de água utilizados.

No entanto, este quadro peca pela informação incomplecta. Não percebo porque nuns dias ela apresenta resultados dos parâmetros e, por ex. temperatura, noutros não. Confesso que não li o artigo em que ela mostra este quadro. Contudo, se eu quisesse efectuar uma leitura completa deste quadro não o poderia fazer, de forma completa, pois as ocorrências não estão completas.

 

Um abraço e depois já sabes....vou falar com aquela amiga minha sobre os direitos dos animais... :angelic008:

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arlindo concordo inteiramente com isso, ainda queria falar com a autora sobre mais algumas coisas,

 

Efetuei esta tradução por pensar que será melhor isto do que nada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Efetuei esta tradução por pensar que será melhor isto do que nada...

 

Eu não disse o contrário...costumo dizer que "1 é sempre melhor que zero" (excepto se for dívidas...ehehehe)pelo que concordo contigo. :discuss_gathering:

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

 

Esta tabela vem confirmar o que desconfiava o Ada Amazonia I tem pouco efeito tampão.

Aquele que pareçe ter um bom efeito tampão é o Malaya.

 

Cumps

Editado por Sérgio Marques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Olá amigos.

 

Era mesmo isto que andava á procura.

 

Duvida: O Amazonia (preto), desce ou não o ph??

Se não descer, é possivel usar o Malaya com basalto por cima, para ter um ariao preto como destaque, é que era essa a minha ideia. O projecto é ter CRS.

 

Obrigado a todos.

 

Cump.

 

Bruno

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos.

 

Era mesmo isto que andava á procura.

 

Duvida: O Amazonia (preto), desce ou não o ph??

Se não descer, é possivel usar o Malaya com basalto por cima, para ter um ariao preto como destaque, é que era essa a minha ideia. O projecto é ter CRS.

 

Obrigado a todos.

 

Cump.

 

Bruno

 

Alguem poderia me ajudar, sff.??

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, o Ada Amazonia tanto o I como o II descem o ph, esse assunto já está mais que batido aqui no forum, bastava pesquisares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Fabio.

Sempre pronto a ajudar.

 

Quanto á pesquisa, não penses que não a fiz, devo é ter procurado mal, pois o que encontro, é aquarios já montados com o respectivo substrato e tal, mas troca de ideias sobre os mesmo, nao encontrei. Dai a minha pergunta.

 

Cordialmente

 

Bruno

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais