Bons conselhos precisam-se-->const e montagem de novo aqu


Recommended Posts

Ola

Decididamente é agora que se vai iniciar a montagem do meu novo aqua, mas decidi antes de avançar com alguma coisa colocar algumas questões que sozinho nao consigo esclarecer.

Será um comunitario ligeiramente plantado.

 

O aqua tera em cm 150© x 50(L) x ?? -> o que acoselham 50 ou 60 cm de altura??

O dinheiro nao abunda por isso não queria gastar mt com a iluminação e parece-me que se tiver 60 cm de altura terei que recorrer a sistemas mais caros. (é assim?) Eu queria apenas utilizar fluorescentes convencionais (tipo tubo) e/ou compactas se possivel.

 

Quase que esta decidido a utilização de sump (80 x 40 x 40) mas tenho algumas duvidas em relação ao retorno da agua para o aqua. Que tipo de bombas utilizar? A elevação deve de ser +-1,20 m.

Posso utilizar para retorno aquelas cascatas que se vendem por ai nas lojas ou deve de ser atraves de um tubo com orificios?

E a recolha da agua para a sump deve se efectuada o mais junto ao fundo não é?

Acham que com o mesmo dinheiro gasto na sump compro uma bomba com a mesma eficacia de filtragem e facilidade de limpeza ou nem por isso?

Devo prever bombas de circulação de agua (cabeças motorizadas não e?), ou não será necessario

Para ja são so estas questões mas mais surgirão concerteza.

 

Utilizei a pesquiza mas não fiquei esclarecido nestes aspectos 8)

Parabens ao forum que esta bestial!!

 

e obrigado a todos pela paciencia :)

"O principio para se fazer alguma coisa é não querer fazer tudo ao mesmo tempo"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua tera em cm 150© x 50(L) x ?? -> o que acoselham 50 ou 60 cm de altura??

O dinheiro não (palavra corrigida) abunda por isso não queria gastar muito (palavra corrigida)

Se não queres gastar dinheiro em soluções de iluminação mais caras então 50cm.

Claro que também depende para que efeito queres o aquário. Se queres um plantado terás que investir na iluminação, se queres outro tipo de aquário onde as plantas não sejam as raínhas, já poderás ter iluminação pior mas irás gastar dinheiro noutras coisas.

 

Quase que esta decidido a utilização de sump (80 x 40 x 40) mas tenho algumas duvidas em relação ao retorno da agua para o aqua. Que tipo de bombas utilizar? A elevação deve de ser +-1,20 m.  

Qualquer bomba compacta que tenha "delivery head" superior a 1,5m serve.

As bombas compactas são mais baratas, têm como desvantagem o facto de terem que ficar metidas dentro da sump e de não terem mecanismos de retenção de fluxo inverso (retorno de água à sump em caso de falha da bomba ou falta de energia)

 

Posso utilizar para retorno aquelas cascatas que se vendem por ai nas lojas ou deve de ser atraves de um tubo com orificios?
Desde que te meta a água no aquário e te provoque agitação à superficie sem grande ruído, qualquer coisa serve 8)

 

E a recolha da agua para a sump deve se efectuada o mais junto ao fundo não é?

Acham que com o mesmo dinheiro gasto na sump compro uma bomba com a mesma eficacia de filtragem e facilidade de limpeza ou nem por isso?

O que ganhas com um filtro externo é segurança em caso de falha de energia e o pouco espaço ocupado.

Numa sump ganhas uma capacidade de filtragem brutal e a facilidade de aumentares o caudal adicionando apenas mais uma bomba.

Em termos de custos é mais ou menos equiparado.

O problema principal na sump é mesmo a recolha de água. Se for feita junto ao fundo convêm arranjares um sistema tipo o dos autocolismos (que estanca o fluxo se a boia subir acima de um dado nivel) para evitares surpresas desagradáveis se faltar a luz.

A vantagem da sump é que podes mandar para lá todo o equipamento e ter o aquário mais ou menos limpo de equipamentos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será um comunitario ligeiramente plantado.  
Se vais usar sump, prepara-te para perder muito CO2, pelo que as plantas não poderão ser muito exigentes...

 

o que acoselham 50 ou 60 cm de altura??

 

Com plantas pouco exigentes, podes apostar em 60 cm. Ganhas mais litragem e ficas com um aquário mais bonito

Que tipo de bombas utilizar?
Aconselho as Eheim Universal. Não são baratas mas são do melhor que por aí anda.

 

E a recolha da agua para a sump deve se efectuada o mais junto ao fundo não é?  

 

Não te metas nisso, ou ainda terás surpresas desagradáveis...Recolher água do aquário junto ao fundo só é possivel com sistemas do tipo overflow e estes podem trazer problemas, o que não é assim tão raro...

Aconselho-te umas leituras na área dos salgados, onde verás muitos sistemas com sump, usados por pessoas com bastante experiência nesta área.

As sumps tem a grade vantagem de promover uma filtragem biológica incomparavelmente maior. Em água doce, têm o problema da filtragem mecânica que pode e deve ser compensada com a aspiração regular do fundo e com a utilização de filtragem alternativa

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Antes de mais obrigado pelas respostas.

Ja tomei duas decisões :

1- O aqua vai ter 150x50x50

2- Para ja vou esquecer a Sump, pois axo que ainda sou muito novato nestas andanças para arriscar.

 

Optando por filtro externo, digam-me se souberem algo sobre os filtros JEBO, que parece que são novos no mercado. Inicialmente disseram-me que era Japones, mas afinal é uma Marca chinesa, que ate é comercializada nos states, mas eu gostava de algum feddback por favor.

 

A calha de iluminacao em principio vai ser uma lifetech mta gira, e os aquecedors da Jagger.

Opinem sff

 

Obrigado

"O principio para se fazer alguma coisa é não querer fazer tudo ao mesmo tempo"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é

 

Parece que a malta nao conhece os filtros Jebo, por aqui, entretanto poderiam-me meter aqui uns links de lojas on line para poder ver os preços, pois lojas portuguesas com preços so encontro uma e mt fraca (online), e aconselhar um filtro bom e ao mesmo tempo acessivel para o aqua referido (150x50x50)

Deixo aqui os links das pags da JEBO e JEBAO, que me parecem copias dos eheim e ate fluval mas made in china

http://www.jebo.com.cn/html/under-s.html

http://www.jebao.com/english/products.php?laywer1=5747

Adianto que me pediram numa loja por um JEBO dos maiores - O 809- 125€ ja com materias filtrantes, ceramicas etc.

 

 

obrigado

"O principio para se fazer alguma coisa é não querer fazer tudo ao mesmo tempo"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradecia alguma info por favor 8)

 

Todos sabem que no arranque ha mtas duvidas e o material não é propriamente barato :lol: (os €€€ não abundam para estes lados)

 

Pelo menos digam se conhecem ou não :o

 

muito obrigado a todos

"O principio para se fazer alguma coisa é não querer fazer tudo ao mesmo tempo"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jebo não conheço como marca e por isso não respondi pois não te posso ajudar.

 

A um preço em conta (mas mais caro que o jebo) tens o Fluval 404 (1200L/h), que é um filtro com uma qualidade elevada.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.