Hair Algae


Salvador C. Abreu

Recommended Posts

Boa noite,

 

Já me farti de ler sobre isto e penso que já percebi a origem da Hair Algae do meu aquário, Ferro a mais pelo que li... Mas não consegui perceber como acabar com esta praga de uma forma realmente eficaz! Retira la na TPA é uma ajuda, mas como faço para reduzi a % de Ferro na coluna de água?? Existe alguma tecnica? Deixo de fertilizar? As outras plantas nao se vão recentir??

 

Estou a fazer TPA 1x por semana 35/40%, fertilizo semanalmente com 4ml de "Florido G7" e diariamente com 1 ml de potassio. A uns tempos começe a usar Florish exel para ajudar no combate as algas, no inicio mostrou se eficaz mas agora já não tanto...

 

Deixo umas imagens para verem

 

p4110006u.jpg

 

p4110009t.jpg

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Editado por Salvador C. Abreu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque dizes que tens excesso de ferro? Quanto deu o teste?

Tens resultados de testes a outros parâmetros que possas colocar aqui? Podiam ajudar a tentar percebermos o que se passa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas pessoas acham que o excesso de ferro provoca algas tipo cabelo, como não se pode provar fica no campo do "penso que", isso para mim é falta de co2 e ao usares uma fonte de co2 alternativa como o flourish fizes-te ainda pior a meu ver, eu optava por arrancar isso manualmente e descer um pouco a luz se possível e aumentar as fertilizações bem como a massa vegetal.

 

Era o que fazia mas cada um sabe de si.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Resolve-se simples:

 

Flourish excel 5ml/40l durante 3 a 5 dias..... vais ver que elas desaparecem e ja nao devem voltar.

 

Duvido muito que seja excesso de ferro...elas entraram e encontraram luz e nutrientes...não precisam de mais nada.

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque dizes que tens excesso de ferro? Quanto deu o teste?

 

Foi o que li em alguns links que estavam aqui no forum, não fiz teste nenhum....

 

Tens resultados de testes a outros parâmetros que possas colocar aqui?

 

Ainda não fiz, hoje a noite faço antes da TPA...

 

Isso para mim é falta de co2

 

Mas eu tenho CO2 caseiro, será que não chega??

 

Ao usares uma fonte de co2 alternativa como o flourish fizes-te ainda pior a meu ver

 

Eu uso o flourish exel para combater as algas não como fonte de CO2 é claro que como consequência acaba por ser

 

 

Flourish excel 5ml/40l durante 3 a 5 dias.....

 

Tenho posto 2 ml por dia mais ou menos e ja estou como diz o manuel2009had, acho que tem sido pior...

 

Ta aqui uma complicação, o problema é não saber realmente a origem!

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Editado por Salvador C. Abreu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Fiz hoje os testes e o resultado foi

 

PH - 7.2/7.5

 

NH3 - 0

 

NO2 - 0

 

Não tenho mais testes, é preciso mais um ou outro não é??? Confesso que fiquei um pouco baralhado, continuo a fertilizar? Faço sobrdosagem do flourish exel?? Só TPA??

 

Dê-me uma ajudinha, pq cada dia q passa aquilo cresce mais...

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... assim é dificil ajudar alguem.

E à distancia... ainda pior.

 

Podes pelo menos dizer quais as condições do teu aquário... luz, co2,ferts,litragem, fauna,flora.

 

Seja como for... como quase todos os problemas relacionados com algas... estão relacionados com falta de nutrientes... deves começar por romover manualmente todas as algas (as que forem possivéis) e fazer uma tpa procurando aspirar algumas delas.

 

Depois... e olhando para as fotos que metes aqui... tens diversas carências nas plantas, que se combatem utilizando um fertilizante completo, que contenha micros e principalmente... macros.

 

As algas atacam... quando as plantas começam a "passar" fome.

 

A utilização do "flourish excel"... não me parece ser a solução para este problema, pelo menos, não seria o metodo que eu utilizaria para irradicar essas algas.

 

Enfim... tens de compreender que não é fácil ajudar à distancia... :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

ja me apareceu dessas algas(e tambem outras) no aquario e tambem so no musgo(retirei o musgo afetado).

Compra testes NO3 e PO4.

Aparecimento de algas tem haver com desequilíbrio de nutrientes.Foi a conclusão que tirei.

Optei por manter(tentar) estes valores NO3 = 10ppm-PO4 = 1ppm e e uma dose de paciencia.

Comigo resultou sem tpa´s de"choque".

Se não resultar so resta guerra quimica.ou seja eritromicina.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Fui então comprar o teste do NO3 e como já tinham dito estava a 0!! Comprei o Nitrogenio (Florido N7) e coloquei 1,6 ml, fiz o teste 2 horas depois e deu entre 3/5 ppm. Acho que já esta a equilibrar. Removi tudo o que consegui manualmente e aconcelharam a comprar 5 Caridinas japonicas pois comem estas algas, assim fiz, já ca tenho 5 e andam de um lado para o outro a comer, vamos ver como fica...

 

 

SETUP

 

Data de montagem - 25 Fev 2008

 

Data da remodelação - 18 Jan 2011

 

Dimensões - 80x30x40 - 96 Ltrs brutos

 

Iluminação - 2 PLL 55w / 1 Daylight 6500k + 1 Skywhite 8000k

- 10 horas

 

Filtração - EHEIM 2211

- UV 9w - 4 horas

 

Termostato - 100w

 

Temperatura - 25ºC

 

Sustrato fertil - já não sei qual

 

Substrato - AKADAMA

 

TPA - Semanal 30/40%

 

Fertilização - Semanal - aseguir a TPA com 4 ml de Florido G7

- Diaria - 1 ml de potássio Florido K7

 

CO2 - Caseiro enquanto não monto o sistema com extintor

 

Flora - Microsorum pteropus "Narrow" (feto de java)

- Rotala sp. "green"

- Eleocharis parvula

- Hygrophila polysperma "Rosanervig"

- Vesicularia ferriei "Weeping" (musgo de java)

 

 

Fauna - 10 Neons

- 8 Nariz de bebado

- 1 Colisa

- 3 SAE

- 5 Helenas

- 10 Red Cherrys

- 5 Caridinas japonicas (introduzidas hoje)

 

Testes a água

 

NO3 - 0 (depois de colocar o Nitrogenio ficou a 5 ppm)

NH3 / NH4 - 0

NO2 - 0

PH - 7.1

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens fosfatos ? Não tens teste de PO4 ? Se não tiveres usa o método do Tom Barr, fertilizas a tolo e fazes grandes tpas.

 

Não tenho o teste de PO4... é essencial??

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O PO4 é importante pois tal como nos outros macros e micros, quando está em falta -> alguedo.. No meu caso comprei o teste e sempre que media estava a 0, comecei a fertilizar pelo metodo do tom barr e consegui afastar as algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou estar repetir, o que aqui já foi dito.

Tens falta de nutrientes nas tuas plantas... e os mais importantes... estão em falta.

Nitratos e Fosfatos.

Sem eles, as plantas não conseguem viver... e as algas atacam.

 

Depois... com toda essa iluminação que tens... sem nutrientes na coluna de agua... fica tudo ainda mais dificil.

Se dás luz... tens de dar alimento... depois co2 é a tua arma para equilibrares o aquário.

 

Se não queres estar a perder tempo com testes... então.. como aqui já foi dito... utiliza o metodo do Tom Barr.

 

Aos poucos, vais recuperando o aquário( e sim, vai demorar algumas semanas)... as plantas vão começar a recuperar energias, começar a cresçer saudáveis... e começam aos poucos a ganhar a batalha contra as algas.

 

Agora ao inicio, remover todas as algas(que forem possiveis)... talvez diminuir um pouco o tempo do fotoperiodo(para 8 horas), começar a dosear os macro-nutrientes principais(fosfatos,nitratos,potassio), co2 sempre a funcionar... e esperar... com calma. Acima de tudo, não esperar resultados imediatos.

 

Tenta remover todas as algas que conseguires e poda as plantas mais afectadas.

Depois, uma equipa de limpeza, por ex, constituida por camarões amano ou por 2 ou 3 sae.

 

Enfim... seria o que eu faria... Boa Sorte !!!

 

Edit:

 

E não te esqueças de manter uma saudável rotina de trocas de água.

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Muito obrigado pela ajuda! Vou então comprar o teste de PO4 é o que me falta... Já tenho os nitratos e o Potássio, falta mesmo esse. Já tenho 3 SAE e os camarões, com calma penso que irei resolver a situação e equilibrar tudo como deve ser! Vou dando noticias da evolução no tópico do meu aquário [ 96 Litros Comunitário ].

 

Obrigado a todos mais uma vez

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Tive uma infestação semelhante dessas algas filamentosas há uns anos. Na altura o aquario em questão tinha um tapete de musgo de java que cobria todo o fundo e os demais elementos de decoração (pedras, troncos, etc). Como a ideia era ter uma espécie de relvado, não me preocupei muito, mesmo quando a proporção de algas/musgo era já de 1/1. Quando dava uma poda no musgo as algas cresciam em força, mas depois o musgo voltava a crescer e as algas ficavam perdidas lá pelo meio. O único período em que tive o crescimento das algas controlado foi quanto meti um lagostim no aqua, ele devorava as algas como se não houvesse amanhã, mas infelizmente também destruía tudo o resto.

 

Entretanto mudei o layout, retirei grande parte do musgo, ficando só com uns bocaditos agarrados aos troncos, e plantei o resto com várias plantas diferentes. Ao fim de algum tempo verifiquei que as algas apenas cresciam no musgo (em grande quantidade) e junto ao substrato (em pequenos novelos). Andei uns tempos a retirar os molhos de algas que cresciam fora do musgo, até me fartar. A conclusão a que cheguei na altura foi que a raiz de todo o mal era o musgo de java. Iniciei então uma pequena guerra, retirei todo o musgo e esfreguei o melhor que pude os troncos onde ele estava, retirei todas as plantas do aqua e removi todos os filamentos de alga que encontrei, qualquer parte mais suspeita era logo excluída.

 

Resultado, passado algum tempo apareceram-me apenas um ou dois novelos de algas a crescer em locais isolados, removi-os com todo o cuidado e desde aí o aquario manteve-se livre de algas filamentosas.

 

Nunca usei fertelizantes, CO2, ou outro tipo de controle das condições nesse aqua. Apenas filtragem, iluminação e aquecimento. Nem mudanças de água, apenas acrescentava a que se ía perdendo por evaporação. As únicas duas espécies animais que habitavam o aqua eram red cherrys, guppies e alguns caracois, todos em grande número. A minha ideia era manter um equilibrio, o mais natural possivel. Objectivo dificil mas que me permitiu observar com atenção o crescimento e desenvolvimento destas algas. A meu ver, enquanto existir um pedaço de alga no aqua (por mais pequeno que seja) mantém-se o potencial para que os novelos se voltem a formar, principalmente em momentos de desequilíbrio, e não há melhor local para esses pequenos filamentos se fixarem do que os musgos. A minha solução foi mesmo remover a alga por completo.

 

Em que ponto se encontra a tua situação? Era interessante colocares mais umas fotos para mostrar o evoluir da "guerra".

 

Cumprimentos e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais