Que fertelizante devo escolher?


Rafael Silva

Recommended Posts

Boas, o meu aquário não tem substrato fértil pelo que gostaria que me pudessem indicar umas pastilhas daquelas que se enterrão no areão ao pé das raízes das plantas e um fertilizante liquido. (não tenho CO2 e devo ter um rácio de cerca de 0.2/0.3 W/L)

 

As plantas que tenho/vou comprar são á base de musgos vallisnerias, anubias,etc... plantas que não precisão de grandes cuidados.

 

Conduto gostava de aplicar um bom fertilizante, para se manterem mais bonitas e crescerem, há e que liberte o fertilizante gradualmente, já ouvi dizer que á algumas pastilhas que se "desfazem" rápido de mais criando um boom de algas.

 

 

Eu já procurei bastante, mas existe tanta escolha e com tamanha diferença de preços que não sei o que escolher.

 

 

Cumps, Rafael Silva

Editado por Rafael Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

com esse tipo de plantas e com esse ratio de luz e sem CO2 a utilização de um fertilizante de substracto basta, quanto muito a fertilização na coluna de água reduzia-a apenas a micronutrientes e\ou potássio(K) mas apenas que visse necessidade disso...

 

Quanto ao fertilizante de fundo, desde que seja enterrado bem fundo no areão (uma coluna de areão a rondar os 5cm é suficiente, cuidado depois para não desenterrar o fertilizante quando estiveres a transplantar ou revolver o areão).

 

Quanto a marcas tens as marcas do costume (já rotineiras) que são sinonimo de qualidade e que se encontram com facilidade em lojas de aquariofilia (sejam lojas físicas ou lojas online).

 

Abraço

 

EDIT: o essencial é encontrares um que contenha de preferencia os tres macro nutrientes essenciais (N,P,K) e um outro que contenha micronutrientes (seja de fundo ou líquido, em que, no caso de ser líquido, há que ter algum cuidado a dosear para não exagerar e com isso levar ao aparecimento de algas).

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usei, nos últimos 6 meses, as pastilhas da Seachem (Flourish Tabs) para as carências nas minhas anúbias e cryptocorynes. Desempenharam bem a sua função e, tal como tu, eu só pretendia que as plantas se mantivessem saudáveis e bonitas.

Na embalagem dizem que a pastilha dura 1 a 3 meses. No meu caso, ao fim de 3 meses ainda tinha uns resquícios da pastilha e as plantas continuavam saudáveis.

São uma boa escolha pq não dão trabalho nem preocupação e libertam gradualmente os micros e os macros necessários. Cada planta sabe quanto "precisa de comer" por isso não precisas de testar água nem nada do género. É colocar a pastilha e ver o efeito!

Podes ver AQUI todas as informações sobre o produto e, ao contrário das outras marcas, especifica-te as quantidades que tem!

Quanto ao musgo que pretendes pôr, se for musgo de java, não precisas de fertilizar senão vais ter de andar sempre a podar pq isso cresce bem! Se, mesmo assim o quiseres fazer, podes, em vez das pastilhas, usar o Seachem Flourish normal que é fertilização líquida que, supostamente te faz o mesmo que as pastilhas e assim fertilizas plantas e musgo! A diferença é que este requer uma intervenção semanal e com as pastilhas estás mais descansado.

 

Por experiência própria falo, não conheço as outras marcas pq nunca usei mas com a Seachem estou satisfeito. Espero ter ajudado.

 

Cumps.

D-Backs.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais