[Ajuda] Tapete de "Cuba"


Simão Moreira

Recommended Posts

Bom dia,

 

tenho um pequeno aquario de 20l planeado para camaroes, a questão é que plantei uma "Cuba" na forma emersa vai para um mês, ela continua viçosa mas simplesmente nao se propaga no substrato.

 

Substrato

Tropica Aquacare Plant Substrate

Akadama

Tropica Aquacare Plant Nutrition+ Capsules

 

Se alguem me poder ajudar agradecia =D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Esses dados são insuficientes para te podermos dar uma resposta digna desse nome...

 

Diz-nos qual o setup do aquário:

 

Iluminação, Período de iluminação, Injecção de CO2, etc...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ok esqueci-me do pormenor da iluminação =D

Então é assim o aquario tem capacidade de 20L, e têm para já um lâmpada de 11W ligada por 8 horas diarias,

CO2 não têm porque a planta esta a ser cultivada na forma emersa

 

Obrigado

Editado por Simão Moreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos leiam o que ele escreveu. Ele esta a fazer uma cultura emersa. Não ha como medir pH ou niveis de Co2.

 

Em relação, pelo que sei a cuba e uma planta exigente a nivel de fertilizações quer seja micros ou macros.

 

Dai a q se calhar e isso que te esta a faltar. Eu sei que se calhar as medições vão ser mais complicadas por ser emerso mas tenta.

 

E experimenta tambem adicionar mais luz (duplica-la de perferencia) para teres uma boa quantidade de Watts por Litro quando o aquario estiver cheio.

 

Cumps

 

E ja agora posta umas fotos do aquario para se dar uma vista de olhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pergunto me eu

imerso ou nao onde vai a planta buscar os nutrientes?

sera que o ph da agua a temperatura e afins nao sao necessarios nem utilizados pela planta?

aos que disserem que riccia é uma planta dificil ou exigente , somente respondo que ate num balde preto com agua , na varanda e a riccia cresce...

gostava de ver uma foto de como esta sendo feito esse plantiu emerso da riccia , dai ter pedido uma foto

riccia é planta modo praga , pega em qualquer lugar com praticamente qualquer agua e ate com pouca luz , experiencia propria com a riccia , dai dizer isso

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estamos a falar de Cuba mas tudo bem. Mas ja agora em relação a riccia ser considerada uma planta de exigência alta e apenas porque sendo uma planta flutuante que algumas vezes e aplicada no fundo ou num sitio que não o topo do aquário, tem que que aumentar a potencia de luz (Watts) para que se obtenha bons resultados e aquele verde característico.

 

Outra coisa e o facto de a ricia serem pequenas ramificações que com o crescimento se juntam umas as outras numas espécie de puzzle emaranhado o que faz com que seja também extremamente difícil pressa em algum sitio sem que se solte metade da ramificação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens razao inblack , troquei riccia por cuba :) realmente nao estava a ver como estaria dificil o crescimento da riccia emersa , dai pedir fotos, tratando se de cuba a coisa muda de figura

de qualquer forma comboa iluminaçao , substrato fertil e akadama e em modo emerso a cuba deveria multiplicar se rapidamente.. no minimo o enraizamento seria mais rapido,

o autor do post que tente tirar umas fotos e a algumas raizes tb , era util essa informaçao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

bem obrigado a todos, a foto foi a possivel, cá vai...

* A iluminção é 14W e não 11W como disse anteriormente

 

20110410130444.th.jpg

 

a foto não ajuda muito, mas basicamente o que se passa é que as plantas não aparentam estar a morrer(até estão com boas cores) mas por outro lado tambem nao crescem nem se propagam no substrato

 

Cumps

Editado por Simão Moreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Não respondi mais cedo porque não tive oportunidade...

 

Uma questão pertinente: tens o aquário tapado, ou está aberto pura e simplesmente? Provavelmente, o facto de teres uma percentagem de humidade mais baixa do que o necessário, pode ser o efeito limitante para o crescimento da planta. Deves fechar bem o aquário com filme plástico, por exemplo, e deixar uns buracos para haver sempre trocas gasosas.

 

Outra coisa que me parece mal feita, é o plantio. Devias ter feito molhos mais pequenos. Assim, pouquíssimas plantas têm as raízes perfeitamente enterradas no substracto, dificultando o seu crescimento. É que num aquário cheio, as plantas podem sempre assimilar nutrientes via foliar, ou pelas raízes à mesma, em contacto com a coluna de água. Da maneira em que as estás a querer fazer crescer, elas só assimilam nutrientes pelas raízes... raízes que estejam no substracto.

 

Acho que são estes os problemas que deves tentar solucionar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Quando no post inicial escreveste que tinhas plantado HCC no estado emerso, nunca associei a que estivesses a fazer este método "seco". É que não te esqueças que 90% das vezes que nós adquirimos plantas, elas estão no estado emerso...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

sim sim ele está tapado com plastico transparente desde o inicio da montagem para manter a humidade, e com buracos para "respirar" tambem;

 

então se bem percebi o que posso tentar é encher o aquario com agua para poderem assimilar nutrientes via foliar, ou para alem disso tambem devo fazer o plantio de novo em molhos mais pequenos?

 

obrigado

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez.

 

Se encheres o aquário com água, de modo a cobrires as plantas, deixas de usar o "método seco" e pura e simplesmente estás a fazer crescer a HCC no estado imerso...

 

Eu replantaria. Não te esqueças que deves borrifar as plantas várias vezes ao dia para que não sequem. Na natureza, a HCC encontra-se junto à borda dos rios e em zonas de bastante humidade.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato está humido, ou está ensopado? O dry start method, permite-te fechar um tapete rápidamente sem o perigo imediato de algas, mas precisas de ter o substrato ensopado em água. Não somente húmido... Já agora qual o teor de humidade no ar dentro do tanque? Qual a temperatura ambiente da sala onde está esse tanque? Isso da cultura emersa requer várias coisas, entre elas, humidade, assim como temperatura. Sem a temp esperada a Cuba vai manter-se viçosa mas não vai medrar. Ajuda também se borrifares a coisa com alguma regularidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais