Compatibilidade KRIBENSIS com outros ciclideos?


Recommended Posts

Boa noite.

 

Tenho um casal de kribensis num aquário comunitário plantado de 120L (+ 3 colisas, 8 rásboras, 6 corys e futuramente +1 cardume de tetras).

Gostaria de adicionar um outro casal de ciclideos o mais "pacifico" possível (sem serem maiores que os kribs), alguém tem sugestões para me dar?

 

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

respondendo à pergunta do topico: Os kribensis são dos ciclideos mais versateis que conheço, dá para misturar com ciclideos semi-agressivos da américa central (com resultados interessantes), com os tipicos ciclideos pacificos (semi-pacificos) da américa do sul e até com ciclideos haps (inc. peackoks) e mbunas de pequeno e medio porte dos lagos africanos, pacificos e semi-pacificos dos lagos.

 

não deves misturá-los com espécies agressivas e poderosas de forma alguma.

 

é tudo uma questão de gosto, o que queres, da decoração e tamanho do tamanho, o COMPRIMENTO! Nota que os kribensis e muitos outros ciclideos são territoriais...

 

 

tendo em conta o que dizes:

 

Como vejo pelo teu aquario, a questao será a compatibilidade com o cardume e não tanto com os kribensis. O que pedes e tendo em conta o que tens a escolha é pouca. mas terás que ir por apistos (o cacatoides penso ser o mais bem contado em comportamento), acarás anões ou mikrogeophagus (M. Ramirezi ou M.Altispinosa). Nota que com estes parceiros os kribensis tenderao a dominar o aquário...

 

talvez mais interessante, na América do Sul sei que existem uns geophagus de pequeno porte que cresceram um pouco mais que os kribensis.

 

Em Africa e bastante interessante existem os kribensis amarelos, e há populações roxas (como as de Boffa) e são de um tipo de krib diferente dos P.pulcher e dos P.taneatus. Os Pelvicachromis humillis! A uns chama-se tipo 1 e a outro chama-se tipo 2, o género pelvicachromis é muito diverso. Crescem um pouco mais que os kribs e são bastante atarracados, com boca virada para baixo, aspecto muito afro.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço a rapidez com que obtive resposta e o detalhe da mesma.

Por acaso já tinha pensado nos apistos e nos ramirezis mas agora fiquei ainda mais elucidado acerca dos mesmos obrigado !

 

Outra questão....em relação a invertebrados qual será a melhor escolha para o meu aquário? (não me refiro apenas a termos estéticos mas também em termos de limpeza do aquário.)

 

Tudo me aponta para red cherrys não só pela sua "facilidade" de manutenção como reprodução mas ao mesmo tempo tendo os kribensis parece-me que serão um petisco!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os red cherry são um petisco para uma diversidade de peixes. Não culpes os kribensis por gostarem de marisco... nós também gostamos e boa parte dos peixes também e fazem bem, dão energia. :D

 

invertebrados em aquarios com ciclideos, recomendo apenas moluscos e nunca camarões. Camarões, que forem para apressiar e manter como animal de estimação, devem ser mantidos em aquários de invertebrados.

 

mas isso é um assunto diferente do do topico...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Aproveitando o tópico ... dá para pôr com escalares adultos ?

dá sim, sem problema algum.

 

É importante referir, que se tiveres criação de Kribs, vai haver guerra...

 

cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Definam guerra... os meus 6 escalares pequeninos (que crescem a olhos vistos) estão prestes a ter companhia de um casal de kribs ::D: lol

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

guerra quer dizer territorialismo em época de procriação. os kribs para proteger as crias definem um territorio do qual outros ciclideos são exotados. Nada de grave acontece aos outros peixes, dado os kribs serem inofensivos, excepto um safanão maior se insistirem.

 

Por norma, os outros ciclideos respeitarão o territorio krib. Mas isso varia conforme o ciclideo oponente e o layout do aquário, com escalares será espectavel que os kribs definam esse territorio e algum escalar mais metido não respeite e acabe agredido, mas acabará cada espécie no seu canto, até as crias krib estarem grandes o suficiente. Dano nenhum acontecerá aos peixes. Os kribs são tão complexos ao ponto de que com escalares esse tempo é reduzido, mas aumentado quando no meio de ciclideos africanos (perigosos para as crias).

 

num aquário grande, será espectavel a existencia de menos problemas, mas os meus kribs num aquario de 1 m, já chegaram a possuir um territorio de 80 cm de comprimento e os restantes ciclideos (americanos) ficaram com 20 cm. Mas com ciclideos africanos (já os misturei comn mbunas mais calmos) esse territorio não chegou aos 20 cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmm... o meu aqua tem 220 Litros e 1,20 metros de comprimento podem ver como está aqui -> wood embrace <- Tenho 6 escalares ainda pequenos, acham que um casal de kribs é possível?

 

abraço e obrigado

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmm... o meu aqua tem 220 Litros e 1,20 metros de comprimento podem ver como está aqui -> wood embrace <- Tenho 6 escalares ainda pequenos, acham que um casal de kribs é possível?

 

abraço e obrigado

 

Tudo é possível, não quer dizer que depois seja!!!

 

Continuo a dizer que apesar da sua territorialidade, um safanão dá para causar lesões num outro peixe...até mesmo matar...se acharem o contrário ao que digo...tudo bem é opinião que tenho de aceitar...mas contudo também tenho a minha experiência para alertar tal facto.

 

Manik48:

 

Tenta criar um canto para eles no teu aqua, coloca tocas (cocos) e troncos para tentares limitares um pequeno espaço para eles.

 

Vê se gostas desta espécie: Pelvicachromis taeniatus "Nigerian Red" - Wild

Mantenho essas espécie/crio, e neste momento tenho uma criação em crescimento.

Se quiseres optar por estas dá um toque, porque se gostas de kribensis, estes são sem dúvida na minha opinião mais bonitos e raras de encontrares em qualquer loja e ainda por cima selvagens. :)

 

Podes ver aqui um pequeno video deles (

)

 

cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sao, de facto, muito giros. Vou ver o que consigo fazer com o layout e pensar no assunto e depois digo qualquer coisa ;) abraco

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para mim, os pelvicachromis mais bonitos são os Pelvicachromis humilis.

 

tenho o meu casal de kribensis (P.pulcher) há uns anos e são do genero mais agressivo, e já viveram com imensas companhias de ciclideos (escalares, bocas-de-fogo, altispinosa, geophagus, aequidens, labidochromis, haplochromis, aulonocara, cynotilapia e toneladas de espécies de outros peixes), pequenos e grandes ciclideos e várias criações (perdi a conta já) e isso que dizes para mim, não é exacto. Se calhar o teu outro peixe tinha algum problema e culpaste o krib, mas é como tudo, uma borboleta no outro lado do mundo, pode ser o trigger para um furacão no outro. O ataque deles pode doer, mas não causam dano, ao contrário de outros ciclideos. tocas, não gosto de cocos e não sei como voces gostam de por isso nos aquários, fica feio.

 

os meus tem toca feita de xisto (um dos estagios), abri uma toca, e por dentro é um copo de vidro, que está invisivel. fica natural e é bastante prazeiroso para mim ve-los lá dentro a proteger as crias, dá-me uma sensação de conforto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso concluir então que embora territoriais os Kribs não sejam peixes nocivos para com os concorrentes, ou seja, dão bem para ter num comunitário..

 

Manik, parece que só falta mesmo mete-los lá dentro! :D

<a href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190957&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Nano Plantado (20L)</a> - <a href=' http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=191750&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Hidden Valley (NOVO PROJECTO)</a>

 

Cumprimentos, João Martins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:pompomgirl: E que não seja a festa da mangueira! queremos femeas lol

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para mim, os pelvicachromis mais bonitos são os Pelvicachromis humilis.

 

tenho o meu casal de kribensis (P.pulcher) há uns anos e são do genero mais agressivo, e já viveram com imensas companhias de ciclideos (escalares, bocas-de-fogo, altispinosa, geophagus, aequidens, labidochromis, haplochromis, aulonocara, cynotilapia e toneladas de espécies de outros peixes), pequenos e grandes ciclideos e várias criações (perdi a conta já) e isso que dizes para mim, não é exacto. Se calhar o teu outro peixe tinha algum problema e culpaste o krib, mas é como tudo, uma borboleta no outro lado do mundo, pode ser o trigger para um furacão no outro. O ataque deles pode doer, mas não causam dano, ao contrário de outros ciclideos. tocas, não gosto de cocos e não sei como voces gostam de por isso nos aquários, fica feio.

 

os meus tem toca feita de xisto (um dos estagios), abri uma toca, e por dentro é um copo de vidro, que está invisivel. fica natural e é bastante prazeiroso para mim ve-los lá dentro a proteger as crias, dá-me uma sensação de conforto.

 

o que para ti não é exacto para outros pode ser exacto, por isso é que as opiniões no mundo da aquariofilia divergem.

 

dano, não quer dizer que lhe tenha arrancado os olhos, etc...há várias formas de causar dano num peixe. :)

 

cocos nos aquários, quando previamente bem definidos e colocados nos aquários de forma quase imperceptível fica bem, para isso depende da criatividade de quem coloca os cocos nos aquários. (disfarçar a inclusão com flora/troncos, enterrado no areão e devidamente coberto deixando apenas orificio de entrada, etc....)

 

cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...