120L primeiro aquario


kAoZ

Recommended Posts

Ola a todos

 

ja tive umas aventuras no mundo da aquariofilia. Limitado pelos litros, e orçamentos nunca quis aprender, sempre levei as coisas como o louco que vai na autoestrada em contra mao e acha que sao os outros que vao mal e nao eu. Agora tenho tempo. Orçamento. E muita paciencia.....

 

Espero que com a vossa ajuda e toda a informação que aqui encontro consiga fazer algo bem feito.

 

 

 

1º A escolha do aquario

 

Tenho um orçamento de 120euros por um aqua de 120L, dizem aqui que se deve começar pelo maior que o orçamento possa adquirir , vi um de 240L por 240euros, o que também entra no meu orçamento, mas.... pelo que as pesquisas me indiciam as despesas associadas sao muito mas muito superiores .

 

 

Gostaria de ouvir a vossa opiniao, e se sabem de um melhor negocio.

 

Tras filtro calha e termo tudo pra deitar fora certo?

 

sou muito poupado e comedido nos gastos mas prefiro comprar caro e certo que barato e ter de gastar mais dinheiro mais tarde, se alguem me vir caminhar na direçao errada por favor agradeço a intervençao.

 

 

 

Tenho visto tudo de equipamento na crystal red e na loja do ramirezy aquaeden,

 

segundo os specs um filtro externo de 300lh sera suficiente, mas pelo que leio nao sera bem assim... que aconselham?

 

 

Vou iniciar apenas com plantas de facil manutenção, sem qualquer fauna. Mais tarde pensarei nisso , após ter o aquario equilibrado.

 

Bem Aguardo noticias.... abraço Sérgio

Editado por kAoZ

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sergio,

 

Um aqua de 120L para começar (a seria), nao esta mal! :)

 

Quanto a aquas, podes ver tambem a area de classificados, de vez em quando la aparece um.

 

Por regra, o filtro deve fazer 3x o volume do aqua por hora, ou seja, com um aqua de 120L, o filtro deve fazer no minimo 360 l/h. Como ha sempre perdas de caudal, aponta para um filtro de 450 l/h no minimo.

 

A nao ser que seja um aqua dedicado a peixes de agua fria, iras precisas de um termostato. Para um aqua de 120L, considerando que tem tampas, podes usar um de 125W, mas como e o mesmo preço, e dando sempre uma folga, passas para um de 150W.

 

Julgo que agora, e muito facil entender a economia de escala associada ao tamanho do aqua. Se passares para um aqua de 240L, passas para um filtro que faça 720 l/h, contando com perdas, que faça 900 l/h. O termostato, passa para um de 250W... and so on....

 

Espero ter ajudado a esclarecer.

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais agradecer a rapida e completa resposta.

 

encontrei este filtro Eheim número: 2213; Caudal da bomba: 440 l/h, Consumo: 8 W, Volume do filtro: 3,0 l, €59,85

 

Um amigo possui um destes num aquario de 60L e diz-me que é pouco, devo pagar um pouco mais e adquirir o modelo a seguir?

 

Eheim número: 2215; Caudal da bomba: 620 l/h, Consumo: 15 W, Volume do filtro: 4,0 l 85,80eur

 

 

Quanto ao termoestato, estava convencido que o termo que vem de origem poderia ser suficiente. confesso que nem olhei para ele para revelar as caracteristicas do mesmo. mal possa adiciono essa informação, isto se adquirir esse mesmo.

 

 

Algo que me preocupa e que ninguem refere aqui no forum é o consumo energetico, Um aquario pesa muito na factura de electricidade??

 

 

Mais uma vez obrigado

 

Sérgio

Editado por kAoZ

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá KAoZ

 

Quanto à dimensão do aquário, nós costumamos aconselhar que devemos comprar o maior aquário que pudermos e o nosso orçamento permitir porque é muito mais fácil mantê-lo estável e porque terá muito mais possibilidades do que um mais pequeno.

 

Quanto ao aquecedor (aqui mais conhecido e designado por termostato), dado que na região Transmontana as condições de Inverno são mais severas do que no resto do país, recomenda-se 1W/Litro. As diferenças de preço de um aquecedor mais potente para um menos potente são normalmente pequenas pelo que se deve optar por um maior.

 

Quanto ao filtro, a recomendação é que corresponda a 4 vezes o volume do aquário que, com as perdas de caudal sempre associadas ao seu funcionamento e condições de montagel, terá um caudal útil de cerca de 3 vezes o volume do aquário. No entanto se comprar um filtro de maior capacidade pensando numa futura troca do aquário por um maior, como o caudal da bomba do filtro tem sempre regulação não haverá problema algum.

 

No que se refere à iluminação, ela dependerá sempre se o aquário é plantado ou não, sendo plantado se as plantas não muito ou pouco exigentes, e se o aquário recebe muita ou pouca luz natural no sítio onde ficar montado. Para plantados, normalmente adoptamos 0,5W/Litro a 1W/Litro, e com um fotoperíodo de 8 a 10 horas por dia.

 

Quanto à dolorosa no fim do mês, tudo o que é eléctrico conta, ou seja:

 

Filtro: 8W x 24horas x 30 dias/1000 = 6kWh

Aquecedor: 300W x 4horas x 30 dias/1000 = 36kWh

Iluminação: 120W x 10horas x 30 dias/1000 = 36kWh

 

Consumo mensal estimado: 78 kWh (o valor depende do custo local da energia que vem indicado no recibo da EDP)

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais gostaria de agradecer a resposta cuidada e completa, muito superior ao que mereço. Fiquei muito esclarecido em todas as minhas duvidas iniciais.

 

Começo a pensar no exagero de preço deste hobby que confesso sabia que era caro mas nem tanto. Pela minha estimativa pagarei 10eur extra por mes na factura de electricidade derivado ao aquario. É um aumento muito abusivo nunca pensei ser tão alto... Tenho de repensar sériamente se de facto vou montar aquario ou não.... Ou fazer contas novamente... alguem conhece ou tem algum sistema de economizar energia? uso de baterias ou gerador ,sei lá...

 

 

Por forma a facilitar quem tem mostrado a boa vontade de me auxiliar neste meu inicio vou discriminar a minha lista de compras e preço. Assim será facil alguem me indicar uma má compra ou possibilidade de fazer melhor negocio.

 

 

A todos o meu obrigado profundo abraço

 

sérgio

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sergio,

 

Realmente, a electricidade esta cara! :puppydogeyes:

 

Mas, falando de coisas mais agradaveis.... que tipo de aquario e que gostavas de ter?

 

Pergunto isto porque, se for de agua fria, nao precisas de termostato (poupança no material e na conta da electricidade). Se for plantado, com plantas de facil manutençao, nao precisas de uma calha com tanta potencia, logo, menor custo de investimento, e menor custo de operaçao! Etc....

 

Se disseres que tipo de aquario gostavas de ter, com que tipo de peixes (agua quente/fria), sera mais facil e podemos ser mais rigorosos. :)

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

sabemos que nem todas as pessoas podem suportar os valores deste hobby

mas tb quem tem aquarios em casa sabe que os 10 euros , no caso da estimativa acima referida ,nao sao nada comparado com os ademais gastos diarios que temos e as alegrias que este hobby nos da , os momentos que passamos entretidos no mundo aquatico , fazendo mediçoes ao aqua , vendo o desenvolvimento de todo o aquario , pormeu ver sao demais importantes que os 10 euros

hj em dia 10 euros sao menos 10 cafes ao mes, sao 3 maços de cigarros, sao 3 bebidas num qualquer cafe......sao portanto minimos pros gastos diarios de cada um de nos

 

em relaçao ao resto ja te responderam e bem

mais vale uma filtragem acima do necessario que abaixo disso

quanto maior o aqua , mais gastos em luz mas tb mais facil de estabilizar os parametros da agua

portanto boa sorte nisso , espero que sigas em frente e veras que nao sai assim tao caro e sera compensatorio:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá KAoZ

 

Espero que não tenha sido eu a provocar esse desencanto todo e essa reacção negativa face a uma forma salutar e didáctica de passar uns bons momentos de lazer e encanto.

 

Haverá muitas maneiras de reduzir a conta da energia adoptando opções menos "atrevidas" na aquariofilia, como sejam:

 

- Plantas pouco exigentes e portanto com uma iluminação menos potente e com menos horas de fotoperíodo.

- Peixes que não exijam temperaturas muito acima dos 22º, 23º de que resultam menos horas com o aquecedor ligado.

- Aquário montado numa zona da habitação protegido termicamente e fora de correntes de ar onde as perdas são maiores no Inverno.

- Numa situação extrema, claro que menos interessante, um aquário com peixes de água fria montado numa zona da habitação iluminada pela luz do dia, com ausência total de necessidades de iluminação e de aquecimento, e apenas com sistema de filtragem.

 

A electricidade obtida através de sistemas alternativos como sejam painéis fotovoltaicos e baterias, infelizmente ainda não é uma alternativa económica dada a potência necessária (300W a 500W como mínimos para manter o aquário).

 

Desistir é a pior solução. Não deixe a frustração tomar conta do hoby.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos, antes de mais gostava de agradecer a ajuda prestada, é mais facil pensar quando quem sabe mais nos ajuda e guia, desde ja muito obrigado.

 

Passei o dia todo no emprego a pensar no assunto... os custos iniciais sao elevados e isso ja sabia... mas nunca pensei numa manutençao tao cara... electricidade elevada, fertilizantes , alimentaçao... e ainda nao fiz as contas a conta da agua com TPA :/....

 

 

Bem a verdade é que ainda nao tenho uma conclusão... mas partindo do principio que sigo em frente. o que eu gostava era de um plantado, quanto a fauna acho muita piada a camarões, e a tudo o qué micro fauna ( até 2 centimetros) .

 

Adoro cardumes... ver movimentaçoes em massa pelo aquario.... com peixes de dimensoes reduzidas consigo facilmente criar cardumes de 20 individuos ou mais. Adoro Boraras, rasboras, corys pigmaeos...

 

Adoro aquarios densos onde a fauna se possa esconder e nao se veja sempre para evitar que me farte deles.

 

Plantas de manutençao facil porque nao sei pra mais... e nem sei se sei pra tanto... E pronto... era isto k gostavava... Mas tenho de pensar muito bem...

 

 

Abraço e um muito obrigado a todos

 

Sergio

Editado por kAoZ

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui esta a prometida lista de compras:

 

Tropica Plant substract 2,5L 16,70eur

 

Dupla Ground 3L 7,70eur

 

Areia branca fina 1.89eur o kg

 

eheim classic 2213 59.60eur

 

sortido de 12 plantas de facil manutençao crystalred 44.96eur

 

D120C-REGUA T5 2X54W 40eur

 

 

Sei k ha melhores mas dentro do mais barato escolhi assim...

 

Mais uma vez obrigado e caso esteja a pensar mal digam por favor

Editado por kAoZ

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

ja que nao pretendes nada de dificil manutençao , aconselhava te a optares por coisas mais baratas no mercado asism como o substrato fertil da jbl a volta dos 10 euros 4 kg , ou memso o da sera o serafloredepot mais barato que ese , e depois emc ima desse um areao qualquer sem ser areia , ha por ai areoes baratos

 

gostas de fauna pequena e de cardume , guppies .. reproduzem se bastante e dao vida ao aqua

pra plantas tens muitas e de facil manutençao e que te saiem mais em conta

com esses 50 euros em plantas dessa loja , se calhar aqui nos classificados compras muito mais plantas que essas na loja online, assim como camaroes , sempre ha alguem a vender 10 por 5 euros aqui no forum

e repara que poupando euros aqui e ali ja estas a baixar os custos gerais .........

continuaçao e nao desistas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oLÁ nELSom

 

Antes de mais obrigado pela resposta detalhada, vamos por partes como diria jack o estripador

 

 

o substrato fertil da jbl custa 13,75eur o de 2,5L pelo que me dizem da qualidade do tropica acho k a diferença compensa. Caso conheças jbl a melhor preço tens de me indicar local pois eu estou em bragança muito limitado pelas distancias e tudo que compro á partida será online.

 

quanto ao substrato existe de facto mais barato mas com granulometria pouco indicada para plantas, mas repito caso conheçam algo melhor por favor digam.

 

 

Quanto as plantas. Comprando este pack fica-me a 3,60eur cada planta, o k me parece excelente preço dada a variedade que o surtido tras, 12 plantas diferentes todas de baixa manutençao....

 

 

Quanto a fauna. Neste ponto nao concordo. Os guppys sao de facto peixes lindos, muito comportamentais e de facil reprodução. Mas em adulto atingem entre 4 a 5 Cm... Significa que por cada 50 L teria 10 peixes... o k nao me parece de todo que va ao encontro das minhas exigencias.

 

Uma borara brigitae ou maculatos atinge entre 1,5cm ou max 2 cm no caso do macho significa que no mesmo espaço posso ter mais de o dobro... Alem disso os custos sao diferentes visto que cada borara custa 0.80eur.

 

Repito que o que procuro a nivel de fauna é grandes cardumes, e sempre fauna minimicro, 2cm MAXIMO

 

Quanto aos camaroes tenho um amigo que faz criação de Red Cherrys pelo que não entram no orçamento

 

Gostaria de salientar que apesar de esforçado sou um nabo e existe uma forte probabilidade de so ter dito asneiras pelo que agradeço que se for o caso me corrijam :D

Muito obrigado mais uma vez e agardo mais sugestões.

Editado por kAoZ

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei este filtro

 

Caracteristicas:

Potência: 30W

Caudal: 1200L/h

 

Jebo - Filtro Externo 819

€79,75

 

 

 

Será potente de mais ou nao existe potencia a mais??

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos

 

Quo obrigado pela rapida rsposta

 

 

 

 

Gostava de colocar a seguinte questão

 

Apos o meu estudo de mercado e ja viram que procurei sempre BARATO

 

o aqua ronda os 350Eur ja fauna e flora incluida.... Com um custo manutentivo de cerca de 25eur mes...

 

 

Qual a vossa opiniao, justifica-se para um noob ou devo descer pra 60L e assim reduzir drasticamente os custos

 

 

Abraço Sérgio

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Tu é que sabes se se justifica para o orçamento que tens para dispender.

Para mim 350€ é muito. Porque não tentas ver aquários usados e semi-novos que aparecem por aqui nos classificados, consegues alguns com essa litragem por verdadeiras pechinchas...

Diz-me uma coisa, já agora onde arranjas os borara brigitae???

 

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola fotografo, confeso que nao sei mas mal saiba partilho, nao liguei a marca pois nao me pareceu algo relevante. No entanto mantenho a minha opiniao o teu aqua é exagerado... tens na aquaeden um kitt semelhante ao teu ja com movel por 170eur por exemplo....

 

 

Ola snake

 

Nao sei se entendest.... o aquario nao é a despesa que me preocupa mas sim o consumo associado.... para um de 60l é metade do filtro metade da luz etc etc.... o preço do aquario nem me parece caro a 120eur....

 

as boraras brigitae foi na crystal ha 2 anos atras, neste momento so vendem maculatus... mas sao lindas na mesma...

 

Espero ter ajudado a ambos com o pouco que sei

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola novamente.

Realmente tinha percebido mal, pois 25 aerios por mês é puxadote.

Devias ver se consegues baixar este valor, poupar em água indo buscar a uma fonte, etc...

Se queres ter cardumes, digamos de 20 indivíduos e queres ter mais do que 1 tipo de peixe, apesar de terem tamanhos reduzidos num de 60 vão logo encher o aqua. Investe no maior e esquece o de 60l, mas tu é que sabes, esta é só a minha opinião!!!

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos....

 

Continuo a pensar como reduzir os custos e cheguei a uma conclusão que gostaria de partilhar para ver se na vossa opinião mais experiente é viavel ou não.

 

 

Este filtro é:

 

Eheim número: 2215; Caudal da bomba: 620 l/h, Consumo: 15 W

 

este é

 

Eheim número: 2211; Caudal da bomba: 300 l/h, Consumo: 5 W

 

 

Se eu colocar 2 eheim 2211 fica teoricamente uma filtragem de 600l/h a consumir 10w.... ou sja menos 1/3 de consumo,o para a mesma filtragem

 

 

 

No papel sei k estou correcto, gostaria de pedir a vossa opiniao para saber se é valido na realidade....

 

 

desde ja muito obrigado a todos que me tem ajudado

 

 

Abraço Sérgio

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena Sérgio, as dúvidas que para ai vão :eusathink:

Pois se me permites aqui vai a minha sugestão:

Vai com calma, espera pelas oportunidades certas, estuda tudo o que puderes, tira todas as tuas dúvidas, é para isso que cá estamos.

Este hobby não é nada barato, obriga a grandes investimentos de raiz: aquário, filtro, aquecimento, iluminação, substratos, peixes e plantas, comida, testes, etc, etc.

Com a crise que existe não podemos querer começar logo pelo topo, daí aconselhar-te a começares com um aquário de 60L, compra um filtro de cascata adequado, uma calha de 36w a 50w, um substrato fértil jbl ou sera serve perfeitamente e akadama no topo. Plantas e vivos arranjas aqui nos classificados muito mais baratos que nas lojas.

Aos poucos vais adquirindo mais e melhor material, quando deres por ti tens a casa forrada de aquários banana rock .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena Sérgio, as dúvidas que para ai vão :eusathink:

Pois se me permites aqui vai a minha sugestão:

Vai com calma, espera pelas oportunidades certas, estuda tudo o que puderes, tira todas as tuas dúvidas, é para isso que cá estamos.

Este hobby não é nada barato, obriga a grandes investimentos de raiz: aquário, filtro, aquecimento, iluminação, substratos, peixes e plantas, comida, testes, etc, etc.

Com a crise que existe não podemos querer começar logo pelo topo, daí aconselhar-te a começares com um aquário de 60L, compra um filtro de cascata adequado, uma calha de 36w a 50w, um substrato fértil jbl ou sera serve perfeitamente e akadama no topo. Plantas e vivos arranjas aqui nos classificados muito mais baratos que nas lojas.

Aos poucos vais adquirindo mais e melhor material, quando deres por ti tens a casa forrada de aquários banana rock .

 

 

 

Obrigado Brancaman é um bom conselho e agradeço a ajuda :D

 

Mas em qqr hobby o que nos motiva é o gosto... Eu gosto de espaço e cardumes , num de 60L nao me vai dar o prazer necessario para me manter no hobby....

 

 

Quanto ao procurar e fazer contas e tirar duvidas que sim :D sao mesmo muitas é a razao pela qual ainda nao comprei nada.

 

O que vejo mais aqui no forum é pessoal a comprar e depois perguntar.... Eu acho mais lógico fazer ao contrário.

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

encontrei este kitt

 

jebo r 208

 

com iluminaçao t8 20w x3 10000k

 

aquario de 140L

 

a iluminação sera suficiente? pela regra w/L não é mas o k me esta a meter confusao sao os 10000k

Editado por kAoZ

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ninguem ajuda?? :/

 

as plantas que vou usar sao todas de baixa manutençºão mas mesmo assim a luz parece-me insuficiente

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.