Água amarela, peixes e outras questões


Lilyanna

Recommended Posts

O meu aquário vai fazer por esta altura um ano, mas há um problema que se arrasta desde os primeiros tempos e eu não sei como o resolver.

 

Sei que a água do aquário é suposto ser amarela, mas parecer "normal" quando olhamos para o aquário do lado de fora. A minha água está sempre amarela.

 

Tenho o aquário meio vazio, ou seja, tenho 4 neons, 2 limpa-fundos, um caracol e uns 2 camarões. Para um aquário de 60L não está subpovoado.

 

Tenho plantas verdadeiras, mas nunca as deixo crescer ao ponto de transformar o aquário numa selva. Tenho 2 anubias pequenas, uma maiorzita de uma variante da espécie e uma planta esquisita que cria muitas raizes em todo o lado.

 

A água tá fixe, os peixes estão bem, mas deve estar a falhar qualquer coisa para a água adquirir aquela cor.

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Também gostava de sugestões quanto a que peixes. O meu aquário está muito vazio e queria colocar mais uns peixes.

 

Estava a pensar comprar:

 

-> Para aumentar a felicidade dos peixes de cardume:

 

- 2 Neons

 

- 1 Limpa-fundos

 

-> Para ajudar nas limpezas:

 

- Mais um caracol (tenho um cinzento, quero um amarelo)

 

- 4 camarões

 

Agora queria sugestões.

 

- Peixes que se dêem bem com neons e camarões (ou seja que não se comam uns aos outros)

- Peixes que não se reproduzam com facilidade (isto exclui automaticamente os guppies)

- Peixes pequenos

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Sobre a manutenção, quando eu era mais noob nestas coisas dos aquarios, quando via que o areão estava sujo, fazia-lhe uma limpeza completa sem me preocupar com ciclos do azoto e coisas semelhantes. Mas agora já não vou fazer isso... mas preciso de o limpar.

 

O areão tem uma coisa acastanhada a flutuar por cima (acho que são algas...), de eu ter estado a remexer e a mudar as plantas de sitio.... enfim.

 

Como é que limpo o aquário a fundo sem destruir o ecossistema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a temperatura da cor das lampadas ?

 

Não te sei dizer, porque não sei desmontar aquela coisa... Mas o meu aquário é daquela marca que se vende nos himper-mercados... não sei se assim consegues chegar lá...

 

Achas que a lâmpada é muito forte?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para te podermos ajudar, precisamos de coisas mais concretas.

 

um exemplo:

 

Que tipo de camarões tens, não que vá fazer alguma diferença na tua questão da agua, mas como dizes querer juntar mais uns quantos convêm serem ou iguais aos que tens ou de outros que não façam híbridos.

 

Outro exemplo, que tipo de substracto tens? É que se tiveres aquele substracto dito normal, cascalho de rio, podes aspirar o substracto com menos cuidado do que se tiveres um substracto preto com um grão muito pequeno.

 

Tenta-nos dar informações mais especificas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para limpares o areão arranjas um sifão e aspiras isso.

 

 

Quanto à cor da água, penso que não terás troncos, o filtro como está? foi limpo recentemente? que matérias filtrantes tem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para te podermos ajudar, precisamos de coisas mais concretas.

 

um exemplo:

 

Que tipo de camarões tens, não que vá fazer alguma diferença na tua questão da agua, mas como dizes querer juntar mais uns quantos convêm serem ou iguais aos que tens ou de outros que não façam híbridos.

 

Outro exemplo, que tipo de substrato tens? É que se tiveres aquele substracto dito normal, cascalho de rio, podes aspirar o substracto com menos cuidado do que se tiveres um substrato preto com um grão muito pequeno.

 

Tenta-nos dar informações mais especificas.

 

Os meus camarões são transparentes.

Mas dei uma vista de olhos pela secção dos invertebrados, e parece que é muito difícil os ovos sobreviverem ao resto da fauna.

 

O meu substracto é o tal normal lol, apostei na variante barata: plantas com bolinha de fertilizante ao lado.

 

 

Para limpares o areão arranjas um sifão e aspiras isso.

 

 

Quanto à cor da água, penso que não terás troncos, o filtro como está? foi limpo recentemente? que matérias filtrantes tem?

 

Tenho um tronco, mas já há muito tempo que está limpo, quando montei o aquário, o dito teve umas 4 semanas dentro de água sempre a deitar porcaria.

 

Mantenho sempre o filtro limpo, é um Elite com caixinha de carvão activo. 15 em 15 dias mais ou menos.

 

---------------

 

Hoje fui à loja e falei com a senhora sobre a minha água amarela.

 

Visto que o aquário está longe de luz directa, que a lâmpada é absolutamente normal e que não a deixo mais de 12h ligada... ela apostou em excesso de matéria orgânica e indicou-me um produto para combater o problema, que devo colocar todas as semanas.

 

Acho estranho, visto que não tenho muita população, mas se calhar deveu-se às plantas... de qualquer das formas, qualquer coisa que ajude a manter o substracto limpo, é sempre bem vindo.

 

Comprei peixes:

- Dois neons

- Quatro bêbados

- 2 camarões da mesma espécie que já tinha

- um caracol

- um rufus

 

Também comprei mais caixinhas de carvão para o filtro e tive a substituir... aquele já estava mais para lá do que para cá...

Editado por Lilyanna
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Em relação ao amarelo na agua, fizeste bem em trocar o carvao. O carvao activo, ao fim de algum tempo de uso começa a fazer o inverso do que lhe é suposto, ou seja, começa a libertar o lixo para a agua, devido a estar já muito poluido.

 

Das plantas não é, as plantas não metem a agua amarela. Excesso de materia organica, é possivel tendo em conta que dizes que tens uma coisa acastanhada a flutuar no areao. Essa massa acastanhada não serão restos do algodao que vem com as plantas quando as compramos?? Quanto ás bolas de fertilizante que falas, penso que para já não serão necessarias, tendo em conta que tens excesso de materia organica no aqua, e elas alimentam-se disso.

 

Se calhar foi uma má opção comprares mais peixes tendo em conta que nao tens o aqua estabilizado, mas a escolha foi tua. A pessoa da loja devia ter aconselhado isso, mas é mais porreiro vender mais meia duzia de peixes se esses morrerem.

 

O meu conselho é tirares o fertilizante, tentares perceber de onde vem essa massa castanha, que para mim é restos das plantas, e TPA de 2 em 2 dias até estabilizar ( 30% ).

 

Qualquer coisa apita.

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Em relação ao amarelo na agua, fizeste bem em trocar o carvao. O carvao activo, ao fim de algum tempo de uso começa a fazer o inverso do que lhe é suposto, ou seja, começa a libertar o lixo para a agua, devido a estar já muito poluido.

 

Das plantas não é, as plantas não metem a agua amarela. Excesso de materia organica, é possivel tendo em conta que dizes que tens uma coisa acastanhada a flutuar no areao. Essa massa acastanhada não serão restos do algodao que vem com as plantas quando as compramos?? Quanto ás bolas de fertilizante que falas, penso que para já não serão necessarias, tendo em conta que tens excesso de materia organica no aqua, e elas alimentam-se disso.

 

Se calhar foi uma má opção comprares mais peixes tendo em conta que nao tens o aqua estabilizado, mas a escolha foi tua. A pessoa da loja devia ter aconselhado isso, mas é mais porreiro vender mais meia duzia de peixes se esses morrerem.

 

O meu conselho é tirares o fertilizante, tentares perceber de onde vem essa massa castanha, que para mim é restos das plantas, e TPA de 2 em 2 dias até estabilizar ( 30% ).

 

Qualquer coisa apita.

 

Algodão não é, aquilo está por cima das pedras, nas folhas e no areão. Tive o cuidado de tirar o máximo de algodão possível quando coloquei as plantas.

 

Das plantas pensei em raminhos ou folhas, geralmente não lhes ligo muito e com o passar do tempo podia ter acumulado...

 

As bolas de fertilizante estão lá desde praticamente o dia 1, quando meti as plantas, meti o fertilizante. Já passou quase um ano e elas ainda estão para ali.

 

O TPA é boa ideia, mas vou experimentar deixar o produto actuar este mês... se não der resultados vou então começar os TPA.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens tronco e for Mopani é mais que certo que vai libertar a cor amarela para a água...

 

Não é do tronco, depois de deixar de sujar a água, ainda o deixei duas semanas no alguidar para testar, não voltou a manchar a água. Por isso está agora dentro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando eu te falei nas bolas de fertilizante, não foi como sendo elas as causadoras do amarelo, mas sim para te explicar que tendo tão poucas plantas e provavelmente um excesso de materia organica, devias pensar em retirá-las, para que as plantas se alimentem desse excesso de materia e não do fertilizante.

 

Quanto ao produto que usaste ele vai realmente colocar a agua cristalina, durante uns dias. Se não identificares o problema e o eliminares, vai voltar a ficar amarelo e vais voltar a colocar produto e torna-se um ciclo.

 

Devias tentar perceber por etapas de onde vem o problema e não tentar resolver com quimicos. Isso vai prejudicar ainda mais a estabilidade do aqua e os peixes antigos podem não sentir, mas os novos vão certamente sentir grandes diferenças em relação ao sitio onde estavam.

 

Já agora a que loja foste? Foi em Évora? A do Pingo Doce, a que fica ao pé do hospital, ou ao Bairro da Casinha?

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando eu te falei nas bolas de fertilizante, não foi como sendo elas as causadoras do amarelo, mas sim para te explicar que tendo tão poucas plantas e provavelmente um excesso de materia organica, devias pensar em retirá-las, para que as plantas se alimentem desse excesso de materia e não do fertilizante.

 

Quanto ao produto que usaste ele vai realmente colocar a agua cristalina, durante uns dias. Se não identificares o problema e o eliminares, vai voltar a ficar amarelo e vais voltar a colocar produto e torna-se um ciclo.

 

Devias tentar perceber por etapas de onde vem o problema e não tentar resolver com quimicos. Isso vai prejudicar ainda mais a estabilidade do aqua e os peixes antigos podem não sentir, mas os novos vão certamente sentir grandes diferenças em relação ao sitio onde estavam.

 

Já agora a que loja foste? Foi em Évora? A do Pingo Doce, a que fica ao pé do hospital, ou ao Bairro da Casinha?

 

 

Percebi. :)

 

Agora a água está de facto mais limpa. Mas o meu problema com as bolas, é que elas se dissolvem, não lhes consigo sequer pegar. Posso dissolve-las...

 

Comprei no Bairro da Casinha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo eu tb ainda leigo nalguns destes assunto, lanço mais uma hipotese para que alguem se pronuncie.

 

Em resumo:

- 12 horas de luz

- fetilizante

- poucas plantas..

 

Nao se estarao a desenvolver algum tipo de microalgas ou cianobacterias?

 

Eu acho que tens muitas horas de luz.

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hipótese 1:

 

Se a luz do aquário estiver apagada a agua esta normal.

Volto a perguntar qual a temperatura de cor da lâmpada.

 

 

Hipótese 2:

 

Se a luz do aquario estiver apagada está amarela.

Retiras agua com um copo e observas que está transparente.

Ou tens algas no vidro ou então volto a perguntar a temperatura de cor.

 

Hipótese 3:

 

A lâmpada não tem culpa, provavelmente o substrato não tem uma camada de areia suficiente para evitar a libertação dos compostos na coluna de agua, nada a fazer a não ser que queiras desmontar o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.