Escalar Doente


RACCAR

Recommended Posts

Bom dia,

 

Após pesquisar por aqui no forum, por os mesmos sintomas que o meu escalar tem, sempre que li um tópico, nunca se chegou a uma conclusão positiva, o salvamento do peixe.

 

Após os meus escalares terem feito uma postura, (e penso que o problema tenha sido esse mesmo, utilização de azul de metileno no comunitário), já me morreram duas coridoras albinas e ontem reparei que o meu escalar macho reprodutor está sempre com a cabeça para cima e sempre no topo do aquário.

 

Vejo também que o corpo deixou de ter aquele brilho de um escalar zebra.

 

Ontem fiz uma TPA de 60 litros, e tentei dar comida, todos os outros escalares comeram menos este.

 

O Aquario tem 200 litros e esta com a temperatura de 27º.

 

Os parâmetros de agua estão todos ok, já li que o esha 2000 em casos parecidos não obteve resultados nenhuns.

 

Alguém me pode ajudar com esta informação que dei?

 

Tenho em casa o fluvermal, acham que posso usar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O escalar está ofegante?

Está de cabeça para cima mas à superficie ou no meio do aqua?

Tem dificuldade de equilibrio?

 

Se está ofegante podes ter abusado do azul de metileno. (de certeza que era azul de metileno?)

Faz mais TPA com água tratada com anticloro. Mete carvão no filtro.

Se tiveres pedra difusora aumenta o fluxo de ar. Se tiveres plantas aumenta o foto periodo para aumentar o oxigénio na água.

 

Se está de cabeça para cima no meio do aqua e tem (ou parece ter dificuldade de equilibrio) pode ser um problema com a bexiga natatória. Mas para já vê se é o primeiro...

 

A fêmea como é que está?

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas o resto da fauna está aparentemente bem, o escalar macho é que está com a respiração ofegante e sempre a tona de agua numa posição vertical, de cabeça para cima.

 

Hoje de manha estava no espaço" inimigo", pois como tenho dois casais de escalares eles dividiram entre si o aquário a meio, e ele estava no topo do aquário mas do lado errado, assim que acordaram ele voltou para o seu lado.

 

Ontem à noite fiz uma tpa e hoje irei fazer outra, isto se chegar a casa e ele estiver vivo :baned:

 

Tenho a certeza que era azul metileno, dificuldade no equilíbrio até hoje de manha só o facto de que quando se quer por na horizontal a cabeça sobe.

 

Hoje vou filmar e postar aqui para um melhor diagnóstico.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites,

 

Assim que cheguei a casa o escalar estava morto no fundo do aquário preso entre as plantas.

 

Estive a pensar melhor e se realmente fosse bexiga natatória, uma das prováveis causas seria a alimentação, pois bem eu a cerca de 1 semana comprei uma embalagem de artemia congelada que não conhecia, e realmente a artémia depois de descongelada tinha que ser lavada em 4 aguas para ficar limpa ao contrário da que usava dantes que com uma passagem por agua e estava pronta a usar, esta nova apesar de a ter que lavar bem mais vezes trás um tipo de lixo com ela que tenho que limpar enquanto a lavo.

 

A marca da artémia que comprei é Ruto, alguém conhece?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais