AJUDA nova montagem


rocco26

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Venho dar-vos a conhecer a minha mais recente montagem. Já não me posso considerar iniciante pois já há mais de 3 anos que tenho aquários mas nunca desta dimensão. Durante este tempo tive 1 aquas de 60L, mas cheguei a ter 2 de 60L e um nano de 20L com red cherry.

 

Mantive um de 60L plantado durante dois anos e cheguei ao momento da decisão: ou desistir ou investir num maior. Tomei a decisão certa que foi continuar, pois o bichinho tá cá dentro...

 

O meu Setup:

 

Aqua Rena 100x50x40 (180 litros úteis)

Filtro externo Eheim Professionel 3 2073

Aquecedor Rena smart heater (vinha com o kit)

 

Sustrato

JBL + Sera (camada de aprox 2 cm)

Areão 2-3mm e areia fina

 

Hardscape

 

1 raiz e um tronco

várias pedras de xisto

 

 

Flora

anubia nana

echinodorus

duas plantas das quais não sei o nome e pedia a vossa ajuda para identificar

 

Fauna

5 neons

4 nariz de bêbado

3 comedores de algas chineses

1 betta macho

 

ph 6,5 - 5

Amónia 0

Nitritos 0

 

 

Aqui o início de colocação do substrato e do areão:

 

63602486.jpg

 

Aqui nos testes ao layout

53409920.jpg

33586213.jpg

 

Aqui já com água...

18625373.jpg

 

Com dois pirex dentro para segurar o tronco pois ainda flutuava...

39089214.jpg

 

depois de alguns dias e depois de ter colocado o novo filtro e o fundo

25323757.jpg

23153659.jpg

24614697.jpg

 

alguns dos habitantes

26476649.jpg

41196889.jpg

 

e após 3 semanas...

84156820.jpg

 

 

E é em relação a esta última imagem que peço a vossa ajuda.

 

O Aqua já está montado à quase um mês. Esteve a ciclar sem fauna durante uma semana e após essa fase comecei a colocar peixes. Num dia coloquei 1 betta e 1 Comedor de algas chinês e passado 5 dias os 5 neons os 4 bebados e mais dois comedores de algas. Tenho feito TPAs de aprox 20-30% de 3 em 3 dias e mesmo assim continuo com a agua turva como podem ver na imagem. Quando coloco clearfast da Nutrafin melhora ligeiramente mas passado 48h volta ao mesmo. Pensando que fosse um BOOM de bactérias coloquei bio-clear da nutrafin mas não melhora. Recomendaram-me também desligar as lâmpadas pois por experiência de outra pessoa, isso poderia ser uma alternativa, mas não melhorou.

 

É verdade que quando coloquei o areão não o lavei pois dizia na embalagem que não era necessário. No tronco tem crescido alguns fungos na superfície mas essa situação já está a melhorar.

 

E agora pergunto... o que me recomendam?

 

Acham que poderá ser do areão? E se este for o caso, demorará muito a passar?

 

Isto é normal num início de montagem mas depois passa?

 

Já me recomendaram retirar o areão e lavá-lo mas essa solução não é muito prática tendo em conta o trabalho que isso daria...

 

Peço ajuda aos mais experientes e a todos os que possam já ter passado pelo mesmo.

 

Um obrigado antecipado a todos os que responderem e MUITOS PARABÉNS aos criadores deste excelente fórum.

Editado por rocco26
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Aparentemente deve ser mesmo do areão, mas não é necessário estar a tirá-lo para o passar por água. Em água está ele.

 

Já fizeste uma limpeza ao filtro? Como foi montado tudo de novo é bem possível que ele já esteja sujo. No inicio a carga que ele tem de suportar é muito grande.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.