Filtro de esponja


Recommended Posts

Tenho um aquário de 35/40 litros com filtro de esponja (que por acaso é dos chineses, não me batam muito, mas acho que serve :wacko: )

 

Acontece que ultimamente a esponja ao ser lavada (isto claro, com a água do próprio aquário, para não destruir a colónia de bactérias), uns dias ou mesmo uma semana depois já está suja novamente, e o caudal de água é bastante reduzido, que dá para ver perfeitamente "a olho".

 

E mesmo quando a lavo, parece que tem algo pastoso dentro dela, não me estou a conseguir explicar bem :blink:

 

Devo trocar a esponja? E se sim, pode ser qualquer uma, desde que não tenha estado em contacto com detergentes, óleos e afins? Será só cortar à medida, e está pronta?

Mas assim a colónia de bactérias ficará prometida...

 

Obrigada desde já! Comprimentos,

Tânia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta dar umas espremidelas na esponja, dentro de um balde com a água do aquario.

A ver se sai essa langonha de vez.

Costumava acontecer-me o mesmo e era assim que fazia.

 

Agora como já tenho o aquario montado à muito, devo ter colónias de bacterias até nas pedras e nos vidros do aquario, logo, nem me preocupo com as bacterias da esponja, costumo lavar a esponja mesmo na água da torneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente langonha é mesmo a palavra certa para isto, ainda ontem limpei e hoje já está na mesma. Já nem vejo a superfície da água a ser movimentada, devido à redução do caudal.

 

Recentemente (há coisa de 2/3 semanas mudei o layout para algo mais natural, portanto ainda não devo poder lavar o filtro na torneira, visto que mudei praticamente tudo (pus areia de sílica, plantas naturais, pus um tronco...)

 

A única solução deve ser mesmo tentar lavá-la várias vezes com a água do aquário... Até sai castanha e com "pó" castanho. Bleck!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta dar umas espremidelas na esponja, dentro de um balde com a água do aquario.

Quando a água começar a ficar escura, põe fora e vai buscar mais água ao aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espreme a esponja como te indicaram atrás e bate com ela nas paredes laterais do recipiente onde a lavares, depois espremes novamente, ao bateres estás a provocar que a langonha se solte.

 

Testa e diz algo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.