GonGus


nunobaeta

Recommended Posts

Boas,

depois de algumas tentativas frustradas, para montar e manter um aqua plantado, com plantas tipo tapete, deixo aqui o setup e imagens do meu novo projecto. Espero que este corra de forma bem diferente...

Primeiro que tudo, não posso deixar de agradecer ao Rui (Aquaeden), pelo apoio, esclarecimento de dúvidas e paciência que teve para comigo. Outro aspecto importante é que nesta loja os aditivos são vendidos avulso, o que permite poucar bons €€€€€. Muito Obrigado!!

Bem o nome do projecto surge na junção dos nomes Gonçalo (meu enteado) e Gustavo (meu filho de 1 mês). A montagem do mesmo teve ínicio no passado dia 19-03-2011, dia do pai e não foi por acaso. Foi uma forma porreira de justificar cá em casa a aquisição de um novo aquário.

 

Deixo-vos então o setup.

 

Aquário:

Ada Cube Garden 60x30x36

 

Iluminação:

PLL 55W COM 6500K

9 horas de iluminação diária

 

Filtragem:

Filtro TetraTec 700

 

Aquecimento:

Termostato Tetratec 100W

 

Co2:

Garrafa TMC V2 Co2 567G

Redutor TMC V2 (manómetros duplos + válvula solenóide)

Reactor Externo TMC AquaGro 500 (1 bolha por segundo)

 

Substratos e Aditivos:

Ada Penac w

Ada Penac P

Ada Bacter 100

Ada Clear Super

Ada Tourmaline BC

Ada POWER SAND-S 2L

Ada AMAZONIA AQUA SOIL 9L

 

Inertes:

Red Moor

 

Flora:

Eleocharis acicularis

Hemianthus callitrichoides Cuba

Taxiphyllum spec spiky

 

Fauna:

Planorbis corneus roza

Planorbis corneus Azul

Caridina multidentata (Caridina japonica)

 

 

Aquário

gallery_44150_2763_1744002.jpg

 

 

Adição dos Aditivos e substratos

Ordem respectiva - Ada Penac w + Ada Penac P + Ada POWER SAND-S 2L + Ada Bacter 100 + Ada Clear Super + Ada Tourmaline BC

gallery_44150_2763_1285628.jpg

 

 

Colocação do Substrato Ada AMAZONIA AQUA SOIL 9L, do tronco previamente preparado e com o musgo já colocado.

gallery_44150_2763_2432672.jpg

 

 

Cuba já plantada e continuação do enchimento do aquario (com auxílio de um saco de plástico).

gallery_44150_2763_1352239.jpg

 

 

Aquário já com uma semana de funcionamento. Altura em que introduzi os caracóis Planorbis corneus. No dia seguinte introduzi 4 Caridina japonica

gallery_44150_2763_1287186.jpg

 

 

Aspecto actual do aquário

gallery_44150_2763_2594832.jpg

 

 

Comentem á vossa vontade.

 

Abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem espectacular!

Apenas tenho duas criticas a fazer:

 

Junto ao tronco eu metia Pogostemon Helferi pois fazia uma transição brutal.

Segundo metia a saída do filtro no lado oposto a entrada para criar "corrente" no aquário.

 

Vou ficar atento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

parabens por esse projecto, está muito bonito :)

 

Ps. um inflow e outflow da ADA ficava ai a matar

 

cumps

 

rui mota

 

Tens razão Rui, eu tambem gostava só que de momento não tenho muita disponibilidade, se é que me esntendes :blush:

 

Abraço e Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem espectacular!

Apenas tenho duas criticas a fazer:

 

Junto ao tronco eu metia Pogostemon Helferi pois fazia uma transição brutal.

Segundo metia a saída do filtro no lado oposto a entrada para criar "corrente" no aquário.

 

Vou ficar atento

 

 

Boas

desde já obrigado. Estou tentado em experimentar a helferi, acho que tens razão, se eu a colocar junto ao tronco. Sabes me dizer se cresce rápido ou qual os cuidados que devo ter para não prejudicar a cuba.

Em relação á saida do filtro esta já produz uma boa corrente no aquario.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente não tenho experiencia com a Pogostemon mas penso que não seja uma planta de manutenção muito dificil.

Deixo o link da Tropica para consultares que eles por norma não falham muito.

 

Pogostemon Helferi

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Aquarios da ADA são fantásticos, pena não fazerem 60x40x35...

Têm o defeito de ter que estar sempre impecável....

Quanto ao layout está simples e bonito, espero que não tenhas dificuldades em equilibrar os parâmetros com substratos tão fortes e tão pouca massa vegetal

Vai postando fotos 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simples e bonito.

 

Apenas acho, que poderias ter enterrado mais o tronco(se é que isso é possivel) ou então, a escolha de alguma planta "rasteira" de forma a poder ocultar ou disfarçar um pouco a base do tronco.

Por ex, com a colocção das helferi ou umas Staurogyne.

 

Atendendo... aos substratos e materiais de qualidade que escolhes-te... não tarda terás aí... um enorme tapete de Cuba.

É só disfrutar.

 

Mais Fotos.... para poderes ir mostrando a evolução do aquário. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Aquarios da ADA são fantásticos, pena não fazerem 60x40x35...

Têm o defeito de ter que estar sempre impecável....

Quanto ao layout está simples e bonito, espero que não tenhas dificuldades em equilibrar os parâmetros com substratos tão fortes e tão pouca massa vegetal

Vai postando fotos 8)

 

É verdade, ando sempre em cima dele a limpar os vidros, e TPA's uso um tubo fininho para o aspirar.

Para já continuo à espera de postassio para fertelizar, apenas tenho feito TPA's de 50% na primeira semana e na 2ª e 3ª(actual) dia sim dia não a mesma quantidade de água.

 

Simples e bonito.

 

Apenas acho, que poderias ter enterrado mais o tronco(se é que isso é possivel) ou então, a escolha de alguma planta "rasteira" de forma a poder ocultar ou disfarçar um pouco a base do tronco.

Por ex, com a colocção das helferi ou umas Staurogyne.

 

Atendendo... aos substratos e materiais de qualidade que escolhes-te... não tarda terás aí... um enorme tapete de Cuba.

É só disfrutar.

 

Mais Fotos.... para poderes ir mostrando a evolução do aquário. ;)

 

Infelizmente não consigo enterrar mais o tronco, e estou a pensar colocar helferi junto dele, tentando dessa forma e como referis-te disfarçar a base do tronco.

 

Estou a pensar colocar endlers, quando o aqua tiver mais de 1 mês de funcionamento e depois de verificar amonia, nitritos ect. O que acham?

Sugestõs são sempre bem vindas :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente não consigo enterrar mais o tronco, e estou a pensar colocar helferi junto dele, tentando dessa forma e como referis-te disfarçar a base do tronco.

 

Seja como for... a cuba vai crescer... e ganhar "alguma" altura.

Espera para ver o efeito... ;)

 

Para fauna... deixo aqui a minnha sugestão.

 

Paracheirodon simulans.

 

Peixe de cardume, pequeno e resistente.

Para este aquário e Layout, tem a enorme vantagem de não crescer tanto como o "vulgar" neon ou cardinal.

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

tenho reparado na existencia de "raizes verdes" fininhas a aparecer no meio da cuba.

Removi todas com o auxilio de uma pinça. Mas a minha questão é já surgiu disto a alguem? Sabem o que são?

Não me parecem algas mas sim um tipo de planta ramificada sem folhas de tonalidade um pouco mais escuro do que a própria cuba.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Tenho andado um pouco aterefado e hoje resolvi vir atualizar o tópico.

Após alguma pesquisa descobri que as "raizes verdes", que referi no tópico anterior, são na realidade algas Staghorn.

Removi todas as que vi através de um pinça. Foi-me esplicado que a presença destas se deve à ausência de nutrientes. Fiz os teste ao NO3 e PO4 e ambos estavam no inicio de escala. Comecei a fertelizar com potassio há 2 semnas atrás e com step 1 da ADA e não as vi surgirem de novo.

Quanto há fauna, coloquei pela mesma altura uns endlers. Mas já encomendei 20 neons verdes... daqui a uma semana devem de chegar.

Já a flora.... A cuba já se espalhou por quase todo o aqua, formando um tapete compacto e em algumas zonas uns montinhos mais altos que originaram a primeira poda.

O musgo cresceu em tamanho e volume, criando zonas de sobra para a cuba. Ao tentar podar, verifiquei que iria ter bastante trabalho, na altura e no futuro, bem como é necessário ter bastante cuidado para que este nao se espalhe e agarre à cuba. Tomei a atitude que me pareceu mais sensata e removi-o todo. Coloquei apenas uma pequena porção de fissidens e espero adquirir mais para completar a substituição. Tomando o conselho do Canito e outras pessoas coloquei também uma helferi junto ao tronco.

Adquiri também um inflow e outflow em vidro tipo ADA.

 

Prometo arranjar um tempinho para colocar umas fotos.

 

Abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.