Calhas de iluminação


Recommended Posts

Boas,

Tou a pensar em fazer um upgrade de iluminação no meu aquário, o aquário tem 120 litros brutos, em termos de plantas tenho:

 

BACOPAS LANIGERA, ECHINODORUS BLEHERI, HYGROPHILA GUANENSIS, OPHIOPOGON KYOTO, ELEOCHARIS ACICULARIS, ANUBIA, MUSGO DE JAVA, CLADOPHORA AEGAGROPHILA.

 

Comecei a pensar em adquirir uma calha de iluminação porque neste momento as ophiopogon e as eleocharis começam-se a ressentir de falta de luz pois actualmente têm cerca de 40 watts.

Dei uma vista de olhos por uns sites e encontrei estas calhas que me chamaram mais atenção:

 

Aquaeden 2x45 W

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1749&pageNum_AquarioRS=0&idcat=220&cat=&subcat=&menu=1

 

Aquart 4x39 W

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=819&pageNum_AquarioRS=0&idcat=2&cat=&subcat=&menu=3

 

Aquart 3x39W

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=816&pageNum_AquarioRS=0&idcat=2&cat=&subcat=&menu=3

 

Qual acham a mais indicada? Não têm que ser necessariamente estas, mas algo dentro destes valores...

Abraços

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo na linha de 2x45W (90W) ou 3x39W (120W) é suficiente. Se tens plantas mais exigentes vai para esta ultima. Eu tenho um aqua de 250L com 4x39W e chega para o que tenho (parvula, musgo de java, anubias nana, blyxa).

 

Não conheço todas as plantas que colocaste, mas 90W deve de ser suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo conselho...

Vou optar então pela 3x39, até porque esteticamente foi a que mais agradou.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Capitao,

 

Boa escolha! Tem sempre a hipotese, no caso de vir a ser luz a mais, de retirar uma lampada! :)

 

E ja agora, as couves que diz queixarem-se de falta de luz, nao estarao com falta de nutrientes!?

 

Qual e o substracto que esta a utilizar? Faz adiçao de CO2?

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Capitao,

 

Boa escolha! Tem sempre a hipotese, no caso de vir a ser luz a mais, de retirar uma lampada! :)

 

E ja agora, as couves que diz queixarem-se de falta de luz, nao estarao com falta de nutrientes!?

 

Qual e o substracto que esta a utilizar? Faz adiçao de CO2?

 

Boas, possivelmente pode ser falta de nutrientes também...

Como substrato utilizei sera floredepot, fertilizo semanalmente com easylife profito, e a meio da semana com sera florena, de mês a mês meto pastilhas da sera pras raízes...

Co2, utilizo pressurizado, uma bolha por segundo, durante o fotoperíodo.

Encomendei agora eayslife easy carbon, e easylife Ferro.

Estou a fazer algo errado? Como seria uma melhor fertilização?

Obrigado

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.