Fish Only - FOWLR


jcas

Recommended Posts

Boa noite.

 

Tenho um aquário de 120x60x55 (396 litros brutos) que pretendo transferir de água doce para salgada. Dada a complexidade e o custo de uma montagem de recife estava inclinado em manter apenas peixes.

 

Estava a pensar colocar só rocha calcária recolhida na natureza (Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros), é possível ou tenho mesmo de investir em rocha morta/viva?

 

A filtragem seria assegurada pela implementação de uma sump dentro do móvel do aquário talvez com 100x50x50 carregada de matérias filtrantes até à goela. Chega ou tenho mesmo de investir num escumador?

 

A iluminação terá cerca de 25W com leds de 10mm azuis e brancos implementados numa matriz concebida por mim.

 

Relativamente à circulação contaria com duas bombas de circulação na ordem dos 2000 l/h cada e em 2600 l/h para a bomba de retorno da sump.

 

Talvez implemente um sistema de reposição de água doce e de TPA automático com mudança de 5 litros por dia descarregados directamente para o exterior. Tudo comandado por um autómato Omron ZEN.

 

Agradecia alguns conselhos e/ou links uma vez que não encontro grandes descrições de sistemas deste tipo.

 

A ideia é gastar o menos possível com a implementação e manutenção deste projecto. Sendo que apenas teria de investir nas bombas e em mais uma coisita ou outra...

 

Cumprimentos,

 

Zé Carlos.

Editado por jcas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zé,

 

Mesmo em sistemas só de peixes não podemos abdicar de algumas coisas.

O ideal é colocares rocha morta, nem necessitas de rocha viva. A quantidade que necessitas é mínima, a suficiente para criar refúgios para os peixes.

O que o escumador faz é a remoção de matéria orgânica. Eu costumo dizer que é mais ou menos a filtragem mecânica, se bem que não é bem correcto. A não utilização do escumador obriga a frequentes trocas de água. Evita colocar esponjas, fibras...porque toda a porcaria que fica lá retida entra em decomposição em 48h e depois é mais complicado de eliminar.

Quantos LEDs vais ter e a potência de cada? No caso de aquários só de peixes a iluminação é apenas para criar o dia e noite dos peixes.

A circulação deve ser mais forte. Isto não varia com ter ou não corais, pois a circulação forte é característico dos recifes, ambiente natural dos peixes. Deves ter duas bombas de 4000/5000lts cada.

Msid dúvidas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite.

 

Desde já obrigado pelas vossas opiniões.

 

Peço desculpa por ter deixado o tópico cair. O meu tempo tem sido muito pouco por causa do trabalho e da faculdade.

 

Já vi que tenho mesmo de adquirir um escumador. A minha ideia era que como não vou meter rocha viva e o aquário só albergaria peixes poderia usar uma filtragem similar aos aquários de água doce (sump com muitas matérias filtrantes).

 

Se avançar com a ideia deverei usar rocha morta apesar de gostar do aspecto e do preço (borla) da rocha calcária.

 

Os leds ainda não decidi, será o que tiver à mão das minhas experiências e o que garantir uma iluminação agradável.

 

Em relação às trocas de água estou a pensar em cerca de 35l por semana com água natural e reposição automática da água evaporada com água de osmose.

 

Seguindo os vossos conselhos as bombas de circulação seriam de 5500 l/h.

 

Ainda estou muito indeciso se avanço ou não. A crise começa a fazer-se sentir e sempre são 390 litros de água para aquecer, iluminar, movimentar, alimentar...

 

Cumprimentos,

 

Zé Carlos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais