iniciando com apistos


igor_apisto92

Recommended Posts

ola galera , bom essa e minha primeira mensagem no forum , e eu quero pedir a ajuda de vcs para eu comecar a criar apistos

 

infelizmente nao vou poder manter muitas especies como eu sempre sonhei por enquanto , mas talvez umas 4 para iniciar ja possa dar

 

eu queria saber umas coisitas

 

1° em relacao ao aquario

 

1- que tamanho de aquario posso utilizar para um casal de apistos reproduzir ?

2- pode ser utilizado aqueles filtros basicos de espuma ligados por uma bomba de ar ?

3- como e a decoracao ?

4- pode ter iluminacao ?

 

2° em relacao aos apistos

 

1- quais sao as 4 especies mais faceis de se criar ?

2- que alimentacao devo dar ?

3- moro numa cidade quente aki no brasil , sera necessario aquecedor ? pq a agua aki normalmente fica nos 28° 30°

 

3° em relacao aos habitantes

 

1- pode por outro peixe com o casal ? por exemplo um otto ? ou algums crustaceos ?

2- ouvir falar em peixes , alvos , isso procede ? serve para estimular o casal ?

 

4° em relacao a reproducao e criacao dos filhotes

 

1- e uma duvida que eu sempre tive , e necessario retirar os machos ? pq as vezes vejo os que tiram , mas tbm vejo criadores que mantem o casal junto , o macho ajuda ?

2- que especies posso manter o macho junto a femea ?

3- o que poderia ser feito para reduzir a agressividade da femea contra o macho ?

4- caso deva separar , posso por o macho numa maternidde nesse mesmo aquario ?

 

5° alimentacao dos filhotes

 

1- a partir de quando que devo comecar a alimentar os pequenos ?

2- com o que devo alimentar ? pode ser ovos de artemia sem casca ? e microvermes ?

 

bom galera peco desculpas pelo tamanho do post , mas e que eu so tentei criar uma vez , e nao deu certo pois na primeira desova os filhotes n vingaram , eu deixei o macho junto , mas tbm nao sei se foi por inesperiencia , pois ambos nao passavam dos 3,5 cm , eram gibbiceps , e dessa vez eu queria fazer certo , para ver esses tesouros sul-americanos exibindo sua cores e seu comportamento impar , que foi o que me fez apaixonar pelos apistogrammas

 

Abracao !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Igor.

 

Em 1 lugar deves verificar os posts da secção de ciclideos anoes aqui do forum, pois vão-te responder a algumas das tuas questões e dar-te algumas informações que as quais tu não colocas-te perguntas. Tens topicos das mais variadas especies e com reproduções bem sucedidas.

No entanto, vamos começar por te responder as basicas. Os aquarios recomendados para apistos devem ser de no minimo 40L(dependendo das especies podes necessitar de aquarios maiores e a quem tenha conseguido reproduções com aquarios mais pequenos, como em tudo não há regra sem excepção. Quanto aos filtros de esponja, eu utilizo em alguns dos meus aquarios (piauensis e borelli opal) uns filtros a ar em que o sistema é identico ao de esponja bem como o preço, mas nos quais podes colocar outras materias filtrantes, bem como turfa (para baixar o PH da agua). A decoração, deves optar por um areao fino de preferencia claro, troncos e cascas de coco, um leito de folhas secas (carvalho ou amendoeira da india são as mais utilizadas) algumas plantas e plantas flutuantes de maneira a criar zonas de sombra no aquario que deve obviamente ter iluminação se bem que não muito forte.

 

Penso que isto chega para começares, agora verifica os topicos e escolhe a especie que mais te agradam de maneira a depois podermos ser mais especificos com as montagens, pois cada especie tem as suas condicionantes.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3° em relacao aos habitantes

 

1- pode por outro peixe com o casal ? por exemplo um otto ? ou algums crustaceos ?

2- ouvir falar em peixes , alvos , isso procede ? serve para estimular o casal ?

 

Na minha opinião, se o objectivo é mesmo a reprodução, tens de ter muito cuidado com as companhias.

Ottos são inofensivos, os apistos não lhes ligam, e eles também pouco se importam.

 

Cuidado com os neons, corydoras, ancistrus. Vai dar porrada na altura da reprodução, além de serem uma ameaça aos alevinos e aos ovos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gente muito obrigado pela ajuda

 

rickylopes muito obrigado pela orientacao , eu ja ate dei uma procurada aki , as apenas comecei , irei ler topicos aos poucos ...... quanto a o filtro ao qual se referes , tem como mostrar como e ? esse filtro e os de espuma , sao ligados a uma bomba de ar ne ? sendo assim , tem como ligar mais de um filtro por bomba ?

 

tat vou escolher com cuidado os demais peixes , mas pergunto isso pois vi um video no youtube que o cara usa um cascudinho como peixe alvo ( e como o pobrezinho sofre ) por isso a questao , queria algo que tirasse mais a tencao da femea do macho para nao precisar separa-los , mas que tbm nao fosse tao perigoso como umtetra ( rapidos demais ) algo mais lento , e nao tao grande

 

bom galera , eu tenho um aquario de 100x50x40 ( CXLXA ) e eu estava pretendendo dividi-lo emtres , ficando tres aquarios de mais ou menos 50x33x40 , dava para por um casal ai ? sem ter que separar ? pergunto sem ter que separar pq vi esses videos e achei interessante : o nome do video sao 1° mamuri fry third birth e o 2° e manuri fry3 eu ia postar o link so que quando vi apareceu o video aki no site ,e como nao sao meus preferi nao por assim .......

 

parece que esse cara usa um aquario grande dividido por vidros e reproduz varias especies , quanto cms devem ter esses aquas ?

 

para criar eu pensei nas segintes , vejam e me dem suas opinioes , lembrando que sao 3 aquas de 50x33x40 e 1 de 60x30x30

 

apistogramma cacatuoides ( o unico que tenho certeza )

apistogramma trifasciata ( se eu achar , e um dos que eu gosto )

apistogramma bitaeniata

apistogramma borelli

apistogramma agassizii

apistogramma bitaeniata

apistogramma macmaestri

 

essas sao as especies que talvez eu consiga achar , mas dependendo do preco de cada aki so poderei pegar 4 casais , queria que vcs me dessem a opiniao de vcs quanto as outras 3 especies ( cacatuoides ja esta selecionada ) e como eu deveria arrumar o aquario de cada uma ou entao uma visao geral , em qual devo por mais esconderijos , qual deve ficar no de 60cm ........ a principio darei um jeito de separar o outro aqua maior , mas com o tempo e com dinheiro irei comprar aquas menores para por em prateleiras talvez aquas de 50x35x30 e ir pondo em prateleiras , bom por enquanto e isso , se vcs me puderem passar topicos relacionados a experiencias detalhadas com as especies citadas para eu ter uma ideia sria uma boa tbm....... uma especie que eu desejo muito e a apistogramma baenschi ( acho que e assim que se fala ) mas aki no brasil e muito dificil de se achar , apesar ate de serem originarios de um pais tao proximo , mas sao tao dificeis

 

Abracos!!

Editado por igor_apisto92
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gente muito obrigado pela ajuda

 

rickylopes muito obrigado pela orientacao , eu ja ate dei uma procurada aki , as apenas comecei , irei ler topicos aos poucos ...... quanto a o filtro ao qual se referes , tem como mostrar como e ? esse filtro e os de espuma , sao ligados a uma bomba de ar ne ? sendo assim , tem como ligar mais de um filtro por bomba ?

 

tat vou escolher com cuidado os demais peixes , mas pergunto isso pois vi um video no youtube que o cara usa um cascudinho como peixe alvo ( e como o pobrezinho sofre ) por isso a questao , queria algo que tirasse mais a tencao da femea do macho para nao precisar separa-los , mas que tbm nao fosse tao perigoso como umtetra ( rapidos demais ) algo mais lento , e nao tao grande

 

bom galera , eu tenho um aquario de 100x50x40 ( CXLXA ) e eu estava pretendendo dividi-lo emtres , ficando tres aquarios de mais ou menos 50x33x40 , dava para por um casal ai ? sem ter que separar ? pergunto sem ter que separar pq vi esses videos e achei interessante : o nome do video sao 1° mamuri fry third birth e o 2° e manuri fry3 eu ia postar o link so que quando vi apareceu o video aki no site ,e como nao sao meus preferi nao por assim .......

 

parece que esse cara usa um aquario grande dividido por vidros e reproduz varias especies , quanto cms devem ter esses aquas ?

 

para criar eu pensei nas segintes , vejam e me dem suas opinioes , lembrando que sao 3 aquas de 50x33x40 e 1 de 60x30x30

 

apistogramma cacatuoides ( o unico que tenho certeza )

apistogramma trifasciata ( se eu achar , e um dos que eu gosto )

apistogramma bitaeniata

apistogramma borelli

apistogramma agassizii

apistogramma bitaeniata

apistogramma macmaestri

 

essas sao as especies que talvez eu consiga achar , mas dependendo do preco de cada aki so poderei pegar 4 casais , queria que vcs me dessem a opiniao de vcs quanto as outras 3 especies ( cacatuoides ja esta selecionada ) e como eu deveria arrumar o aquario de cada uma ou entao uma visao geral , em qual devo por mais esconderijos , qual deve ficar no de 60cm ........ a principio darei um jeito de separar o outro aqua maior , mas com o tempo e com dinheiro irei comprar aquas menores para por em prateleiras talvez aquas de 50x35x30 e ir pondo em prateleiras , bom por enquanto e isso , se vcs me puderem passar topicos relacionados a experiencias detalhadas com as especies citadas para eu ter uma ideia sria uma boa tbm....... uma especie que eu desejo muito e a apistogramma baenschi ( acho que e assim que se fala ) mas aki no brasil e muito dificil de se achar , apesar ate de serem originarios de um pais tao proximo , mas sao tao dificeis

 

Abracos!!

 

 

Boas, Igor os filtros vais a pagina Crystalred.eu e na filtragem eles tem os filtros a venda.

Em relação aos aquarios divididos tenho um assim e tens de ter atenção as especies, pois como se veem atraves do vidro podem stressar.

Nas especies os cacatuoides e os borelli são especies bastantes faceis de manter e reproduzir ja mantive e reproduzi ambas. SSe verificares tenho um topico com os borelli Opal.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou dar um pulo na pagina para procurar

 

vc viu os videos ?

 

bom a respeito das divisorias , caso eu usase algo escuro , sera que seria uma boa ? ficaria melhor ?

 

agora a questao e , se eu dividisse o aquario , em 50x33x40 , da para manter o casal sem separar ? como no video ? nesse caso eu iria por bastante folhas secas , cocos e galhos , alem de plantas como musgo e (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] ( as longas raizes ajudam ne ? ) , o borelli tbm me agrada muito , vou procurar por seu topico , agora vou ver as outras especies , mas em questao de facilidade , os trifasciatas sao como os borelli ?

 

Abracos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1° em relacao ao aquario

 

1- que tamanho de aquario posso utilizar para um casal de apistos reproduzir ?

2- pode ser utilizado aqueles filtros basicos de espuma ligados por uma bomba de ar ?

3- como e a decoracao ?

4- pode ter iluminacao ?

 

1- Se pretenderes manter apenas o casal (presumo que seja essa a ideia), um aqua de 60 litros é um bom tamanho

2-penso que deves apostar num bom filtro, os apistos sao faceis de reproduzir, mas tem que estar em boas condiçoes

3-muitos troncos e folhas, côcos e tudo o que forneça esconderijos, nao uses coisas de plastico ou parecido, usa apenas coisas naturais

4- TEM que ter iluminaçao. Algures no forum esta dito os melhores locais da casa para manter um aqua, resumidamente tens que tentar po-lo um local escuro onde nao leve luz directa do sol, isso faz imensas algas. portanto sim tens que ter luz, mas nao muito forte

 

Espero ter ajudado, boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

me ajudou muito

 

agora o aquario , pode ser um aqua de 50x33x40 ( CXLXA) ? pois e um aqua que eu tenho de 100x50x40 que irei dividir em tres para comportar tres dos casais de apisto , o outro aqua e um de 60x30x30 ( esse deixarei para a especie mais agressiva ) , e outra coisa , nos aquas de 50cm , posso deixar o casal sem separar o macho ? se tiver esconderijos , pode levar numa boa ?

 

ps filtros de espuma , eu falei pois os vejo em varios aquarios de reproducao usando esses , ate algums de disos de criadores por aki ja os vi ( ainda terei discos tbm ) e eles se mostraram mais economicos para mim tbm , pq posso ligar mais filtrros por bomba , gastando um pouco menos de energia que posso usar para investir nos alimentos e outras coisitas mais

 

quanto a iluminacao , para cada aqua pode ser uma lampada apenas que ilumine a agua ( ja que n vou ter plantas ) , ou tem uma regra de W/l ?

 

quanto as divisorias do aqua....... eu queria por algo que impedisse a visualizacao dos outros aquas pelos casais ( evitar o stress , me foi recomendado pelo rickylopes ) tem alguma ideia do que posso usar ?

 

e alguem tem algum palpite quanto as 4 especies ? bonitas , menos exigentes e nao muito agressivas

 

Abracos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e outra coisa , nos aquas de 50cm , posso deixar o casal sem separar o macho ? se tiver esconderijos , pode levar numa boa ?

Em alguns apistos a femea é mais agressiva que o macho e e este que proteje os alevins, depende da especie

 

ps filtros de espuma , eu falei pois os vejo em varios aquarios de reproducao usando esses , ate algums de disos de criadores por aki ja os vi ( ainda terei discos tbm ) e eles se mostraram mais economicos para mim tbm , pq posso ligar mais filtrros por bomba , gastando um pouco menos de energia que posso usar para investir nos alimentos e outras coisitas mais

Esponja ou espuma?

Espero que os discus fiquem separados dos apistos pois será muito mais dificil a reproduçao se estiverem juntos

 

quanto a iluminacao , para cada aqua pode ser uma lampada apenas que ilumine a agua ( ja que n vou ter plantas ) , ou tem uma regra de W/l ?

Sim, desde que seja potente

Estas um pouco baralhado em relaçao a "regra de W/l" isso tem a ver com o termostato.

 

quanto as divisorias do aqua....... eu queria por algo que impedisse a visualizacao dos outros aquas pelos casais ( evitar o stress , me foi recomendado pelo rickylopes ) tem alguma ideia do que posso usar ?

Podes por o papel autoculante utilizado expecificamente para fazer os fundos dos aquas. É autocolante, logo podes colar as divisorias, e é mesmo feito para estar debaixo de agua. Nao sei como é ai no Brasil mas aqui vende-se em todo o lado

 

 

Espero ter ajudado, boa sorte

Editado por Diogo607
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente , a femea se torna uma leoa para proteger os pequenos , vou ter que providenciar bastantes esconderijos ...... mas me digam uma coisa , o pai come os filhotes ? se for o caso , sendo so ele , ela consegue defender suas crias de um unico peixe ?

 

acho que o certo e espuma , eu eque sou meio atrapalhado mesmo , :rolleyes:

 

e quanto aos discus , nao sao para agora , e sim para talvez no futuro , pois se tiver que escolher entre discos e anoes....... 100% os anoes ( sou definitivamente apisxonado por ciclideos anoes ) e eu sei que nao posso juta-los para reproduzir , e sim apenas num comunitario grande o suficiente

 

eu vou procurar aqueles papeis auto , colantes , caso nao ache um bom aki no brasil , eu posso colar uma folha fina de isopor ? com cilicone especial para aquarios ?

 

Abracos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais