Como controlar algumas pragas


D-Backs

Recommended Posts

Há alguns meses, antes de passar tudo para o aquário comunitário, tive um pequeno aqua de invertebrados onde, deliberadamente, coloquei physas, lapas de água doce, planorbis, melanoides e neritinas.

As physas foram, evidentemente, as que mais rapidamente proliferaram e, de quando em quando, lá iam umas quantas para um aquário de kinguios que tinha.

 

Ao passar tudo para o comunitário (80 cm) que é de água quente, algumas destas espécies tiveram um boom populacional visto que, à diferença dos nanos, é muito mais difícil controlá-las num aquário grande. As physas foram-se multiplicando e começaram a aparecer planorbis minusculos com fartura.

 

Há coisa de um mês tive um ligeiro problema de BBA (Black Beard Algae) numa anubia e, de repente, começaram também a multiplicar-se as lapas (ancylus sp.), as quais pensei que já nem sequer tinha. Com efeito, as lapas de água doce preferem este tipo de alga e, pelo que li noutro forum, até são uma forma de controlo natural desta. Pela minha experiência, não garanto que isto seja verdade porque eu eliminei-a quimicamente mas a verdade é que foi na planta com BBA que vi as lapinhas proliferarem. Por experiência própria digo que não é uma praga - se assim for considerada - fácil de exterminar porque, apesar do seu minúsculo tamanho, são autênticos tanques de guerra que se colam ao vidro. Poderão ver na imagem que a carapaça que levam às costas faz com que não dê para os peixes chegarem ao "miolo":

5414030781_8c65746f55.jpg

 

 

As physas continuaram a reproduzir no aquário comunitário mas, qual não é o meu espanto quando, passadas 1 ou 2 semanas de lá introduzir um betta, começo a ver conchas de physa vazias, espalhadas pelo aquário. Deduzi que fosse o betta, embora não tivesse qualquer tipo de prova. Até que um dia, enquanto observava o comportamento deste fantástico animal, o vejo atacar uma physa, esperando que esta estivesse com o corpo de fora e removendo-o com uma dentada seguida de uma valente sacudidela. Neste momento, passado 1 mês e meio de cá ter o betta, já não vejo qualquer physa a passear-se pelos vidros. Já que as imagens ajudam, cá vai: 104+-+physa+accuta.jpg

 

 

Neste momento, a praga de que menos gosto são os mini planorbis que não sei de onde têm vindo... Eu tenho um planorbis grande que foi crescendo mas, pelo que li num post do Vasco Matos, são precisos 2 adultos para reproduzir! Nem o betta nem nenhum outro peixe ou camarão me parece interessado em comer estes espécimes. Durante o dia não se escondem mas de luz apagada no aquário, é vê-los às centenas nos vidros e pedras do aquário. Parece-me que crescem a uma velocidade bastante lenta.

 

Durante o dia nem vê-los mas à noite, os melanoides tuberculata enfeitam-me os vidros e até gosto muito do efeito "pendurado" que criam. Isto é uma espécie que não tenho tido, para já, preocupação em eliminar, visto que andam escondidos o dia todo e, pelo que li, beneficiam a oxigenação do areão, o que é importante para as plantas. Os motivos das carapaças que os meus têm são extremamente bonitos, ao contrário dos planorbis, e isso é mais um motivo para não querer eliminá-los, para já. Na imagem podem ver os diferentes padrões que estes bichinhos podem ter. No meu caso é fantástico porque cada volta que a concha dá, há uma mudança no padrão.

escargots_240.gif

 

 

Em relação a estas pragas que enumerei, a forma mais usada pelos aquariofilistas para combate e controle é a "técnica do esmigalhanço", para servir de alimento a outros animais do aquário. fight#food

Ontem à tarde esmigalhei com os dedos, contra os vidros, algumas lapas e planorbis e foi um petisco no aquário. Toda a comunidade aquática pareceu apreciar o "lanche": tetras, betta e até camarões molharam o bico.

 

Mas o que me tem mesmo encanitado o juizo são os ovos das neritinas! Tive o azar de estes dois exemplares formarem casal e já tenho os troncos cheios de ovos. Parece que vou ter de as separar senão tornar-se-á num inferno, visto que estes ovos só eclodem em água salobra e, até lá, ficam pelo aquário indefinidamente. É inestético e não gosto dos pontinhos brancos. Pode se raspar da superficie onde estão; os peixes também os comem mas dá muito mais trabalho.

 

Abri este tópico para a partilha de experiências com pragas e métodos de resolução (preferencialmente naturais) destas. Espero ter ajudado!

 

Cumps para a comunidade.

D-Backs.

Editado por D-Backs

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais