Kitura


dhilan

Recommended Posts

bem começei á pouco nos salgados e este e o meu primeiro...

o aqua esta montado desde sabado, so tem agua(ja com o sal) e areao...

aqua:168x45x60

filtro:eheim 2078

iluminaçao: por montar amanha ( 4x80 watts)

escumador:v1200

aquecimento: por comprar

e 2 bombas de movimento sicce

 

Parametros(so com agua e areao):

densidade-1028

pH-7,8

Mg-1140 mg/l

Ca-460 mg/l

NO2-0,1 mg/l

NO3-1 mg/l

SiO2-0,1 mg/l

PO4-0,02 mg/l

NH4-0,1 mg/l

Cu-0,1 mg/l

 

como sou iniciado nao sei se os parametros estao bem ou nao, por isso se me puderem ajudar agradecia..tambem nao sei se falta alguma coisa no aqua ou se o escumador esta a trabalhor como devia, mas se nao tiver avisem me se faz favor e digam me como corrigir

 

gallery_28537_2761_146348.jpg

gallery_28537_2761_489420.jpg

gallery_28537_2761_355767.jpg

e suposto o escumador fazer isto certo?gallery_28537_2761_290432.jpg

e aqui uma das bombas de circulaçao:gallery_28537_2761_7675.jpg

Editado por dhilan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu tambem começei a bem pouco tempo nos salgados.

Não tenho muita experiência mas pelo que vejo tens aí um bom aquario, mas podias tornar-lo bem melhor e mais agradavel a vista.

Se o furases e fizesses uma coluna seca com sump por baixo, assim tinhas o escumador dentro da sump e os termoestatos e tornavas o aquario mais "simples" pois não tinhas esses equipamentos ca fora, alem disso deixavas de ter a necessidade do filtro externo e com uma boa bomba de retorno da sump aumentavas a circulação. acho que a longo prazo verás que é o mais indicado.

O escumador parece estar a trabalhar bem para o principio, embora tambem a logo prazo não seja o mais aconselhavel tens mais membros do forum que de certeza te dirão o mesmo.

Quanto ao resto dos valores parecem estar na normalidade como é o começo.

Qual foi o sal que usaste?

Vai vendo mais montagens do pessoal e tira umas ideias.

Editado por david13rafael
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem vindo . :sign_welcome: Bem à primeira vista, falta aí uma coisa essencial, a Rocha Viva? Ou Rocha Morta?

 

Acho que esse escumador será muito fraquinho no futuro, também não sei o que estás a ponderar pôr...Consoante a tua resposta, poderás também pensar em aumentar a iluminação.

 

Qual o débito das bombas de circulação?

 

Agora uma pergunta... O que está dentro desse eheim?

Normalmente nos salgados usa-se filtros externos para pôr carvão activado ou resinas antifosfatos.

 

Relativamente aos parâmetros da água, esquece. Depois de pores a Rocha Viva, conta com pelo menos 3 semanas até fazeres os primeiros testes, para depois colocares a equipa de limpeza.Podes também baixar um pouco a salinidade (para 1024-26), que acho que são os valores que o pessoal costuma ter.

 

Acho que podias ter ponderado numa sump, já que dava para esconderes algum equipamento, que esteticamente fica sempre melhor (mas isto são gostos pessoais).

 

Acho que tens aí litragem suficiente para fazer muitas coisas giras!

Mas espera por mais opiniões do pessoal, já que eu também me estou a iniciar e posso estar a dizer algumas coisas erradas! :alberteinstein:

 

Cumps,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem vindo . :sign_welcome: Bem à primeira vista, falta aí uma coisa essencial, a Rocha Viva? Ou Rocha Morta?

 

Acho que esse escumador será muito fraquinho no futuro, também não sei o que estás a ponderar pôr...Consoante a tua resposta, poderás também pensar em aumentar a iluminação.

 

Qual o débito das bombas de circulação?

 

Agora uma pergunta... O que está dentro desse eheim?

Normalmente nos salgados usa-se filtros externos para pôr carvão activado ou resinas antifosfatos.

 

Relativamente aos parâmetros da água, esquece. Depois de pores a Rocha Viva, conta com pelo menos 3 semanas até fazeres os primeiros testes, para depois colocares a equipa de limpeza.Podes também baixar um pouco a salinidade (para 1024-26), que acho que são os valores que o pessoal costuma ter.

 

Acho que podias ter ponderado numa sump, já que dava para esconderes algum equipamento, que esteticamente fica sempre melhor (mas isto são gostos pessoais).

 

Acho que tens aí litragem suficiente para fazer muitas coisas giras!

Mas espera por mais opiniões do pessoal, já que eu também me estou a iniciar e posso estar a dizer algumas coisas erradas! :alberteinstein:

 

Cumps,

 

Duarte

as rochas vem amanha , vou comprar e depois ponho fotos..

nao optei pela sump porque ao principio era suposto ser de agua doce, mas á ultima da hora tudo mudou...mas mesmo que quisesse fazer a sump ja nao dava porque ja estava tudo feito... acham que o escumador e fraco e vai ter problemas? quais problemas(para saber se posso os evitar)....

quanto ao estar a mostra o equipamento, acho que nao faz mal ate me parece bem, mas se no futuro nao quiser mando fazer uma especie de "caixa de madeira" para o escumador...

o debito das bombas de circulaçao nao sei agora mas amanha digo vos juntamente com o que esta dentro do filtro eheim e a marca do sal... quando o compreio filtro dizia la que dava para agua doce como para agua salgada....

como e que baixo a salinidade? fazendo tpa com agua doce?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está um aquário com boas medidas, mas poderá vir a ter problemas caso a coisa não esteja bem.

O filtro externo pode ser usado, como o batman disse, para carvão activo ou resinas. Nada de esponjas, fibras...(filtragem mecânica).

 

Agora o principal...o que vais fazer do aquário? Só peixes...corais moles...corais duros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está um aquário com boas medidas, mas poderá vir a ter problemas caso a coisa não esteja bem.

O filtro externo pode ser usado, como o batman disse, para carvão activo ou resinas. Nada de esponjas, fibras...(filtragem mecânica).

 

Agora o principal...o que vais fazer do aquário? Só peixes...corais moles...corais duros?

o que o filtro tem é:

la

esponja

eheim mech pro

eheim biomech

eheim substrat pro

nao faz mal ou faz?

 

o debito de cada bomba de circulaçao e de 10500 l/hora

 

o que vou fazer?? tambem nao sei mas o que tenho em mente era um recife cheio de corais e alguns peixes...

os peixes que estava a pensar por nao sei o nome deles mas quando for a loja amanha tiro fotos

em relaçao as rochas e iluminaçao, como o suporte para as lampadas que mandei fazer, chegou tarde nao consegui montar a iluminaçao com as ventoinhas(para os dias de calor) e tambem nao consegui comprar as rochas por isso vou tentar fazer amaha e depois tiro fotos...

e por fim as minhas ultimas questoes: o que sao corais moles e corais duros?

e preferivel por rocha viva ou morta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto a mim, deverias retirar o filtro externo, pelo menos com o que tens la dentro só te vai prejudicar, em vez de ajudar.

 

quanto a circulação acho que é boa (30-50x a litragem do aquário)

 

a iluminação, pelo menos nas próximas semanas, podes deixar desligada, prevenindo um boom de algas.

 

os corais moles e duros (SPS e LPS), diferem entre si em diversos aspectos, uns precisam mais de circulação, outros de mais iluminação, uns são mais resistentes, etc. por exemplo, os primeiros corais a entrar normalmente são os moles por serem mais resistentes.

 

Normalmente, usa-se uma parte de Rocha viva e outra de Rocha Morta, já que a viva é muito cara. Preferencialmente, podes optar por colocar apenas Rocha viva, acelerando o processo de maturação do aqua assim como a entrada dos primeiros vivos (equipa de limpeza).

Como precisas de muita Rocha para esse aquário, e se o preço da Rocha Viva ronda os 15e o quilo, faz as contas! Não sei que quantidade precisas no teu aquário, imagino no mínimo 50 quilos, acho melhor pores Rocha Viva e Morta.

 

Vai postando novidades,eu como te disse também estou a começar, mas li muitas coisas neste fórum que me ajudaram a tirar muitasss dúvidas, além da ajuda do pessoal.

 

Abraço,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o batman disse, esse filtro, como está, está mal.

Se quiseres deixa apenas o filtro a trabalhar com carvão activo e se necessário com resinas para tratamento de fosfatos/nitratos... nada de esponjas e afins.

 

Uma resposta que ficou por dar...podes fazer uma TPA com osmose para baixar a salinidade, mas não é necessário ser muita água.

 

Corais moles, além de muitas especificações, são corais totalmente moles sem qualquer esqueleto calcário enquanto que os duros têm tecido mole sempre agarrado a um esqueleto calcário.

 

Deves colocar maioritariamente rocha viva, de preferência.

 

Para um aquário com corais duros deves apostar numa boa iluminação. Eu apostava em algo parecido com 6x80w T5 ou para ficar melhor 8x80w T5, isto sem falar nas HQI.

Parece que já compraste, o que é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o batman disse, esse filtro, como está, está mal.

Se quiseres deixa apenas o filtro a trabalhar com carvão activo e se necessário com resinas para tratamento de fosfatos/nitratos... nada de esponjas e afins.

 

Uma resposta que ficou por dar...podes fazer uma TPA com osmose para baixar a salinidade, mas não é necessário ser muita água.

 

Corais moles, além de muitas especificações, são corais totalmente moles sem qualquer esqueleto calcário enquanto que os duros têm tecido mole sempre agarrado a um esqueleto calcário.

 

Deves colocar maioritariamente rocha viva, de preferência.

 

Para um aquário com corais duros deves apostar numa boa iluminação. Eu apostava em algo parecido com 6x80w T5 ou para ficar melhor 8x80w T5, isto sem falar nas HQI.

Parece que já compraste, o que é?

4x80 watts,o electrescista montou ontem a iluminacao juntamente com 2 ventoinhas para o calor..

ontem fui buscar rocha viva mas trouxe pouco por que fiquei chocado pelo preço

estava a pensar ir a praia para ir buscar rocha....

entao e em relaçao ao filtro?o que devo tirar?deixa?por?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ainda não percebi mesmo que tipos de corais queres pôr, de qualquer maneira acho que eventualmente terás de pensar num up-grade mais tarde de iluminação, como disse o Pedro. Por enquanto não vale a pena.

 

Como eu te tinha referido, a Rocha é cara! Mas tenta apostar em alguma Rocha Viva, que depois irá colonizar em alguma Rocha Morta que compres. Assim diminuis os custos. A Rocha de cá não é muito porosa, não servindo para aquários de recife.

 

Eu acho que podes desactivar por completo o filtro externo!

 

Abraço,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ainda não percebi mesmo que tipos de corais queres pôr, de qualquer maneira acho que eventualmente terás de pensar num up-grade mais tarde de iluminação, como disse o Pedro. Por enquanto não vale a pena.

 

Como eu te tinha referido, a Rocha é cara! Mas tenta apostar em alguma Rocha Viva, que depois irá colonizar em alguma Rocha Morta que compres. Assim diminuis os custos. A Rocha de cá não é muito porosa, não servindo para aquários de recife.

 

Eu acho que podes desactivar por completo o filtro externo!

 

Abraço,

 

Duarte

pois mas o problema e que me foi caro :S e nao sei o que fazer se nao o usar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A Rocha não pode ser do Algarve, por não ser porosa o suficiente. A rocha serve de filtração, de maneira a que haja bactérias e bichos que se alojem na Rocha. As de cá, são pouco porosas e não servem.

 

Em relação às outras perguntas, relativamente ao filtro podes tirá-lo já. Todas as matérias que tens la, as esponjas, a lã, etc podes tirar, e se quiseres guardar o filtro para mais tarde usares como disse o Pedro para pôr carvão activo ou resinas podes.

 

Relativamente à iluminação, como nas próximas semanas vai estar desligada, podes aproveitar para pesquisar um pouco sobre os corais e peixes que gostavas de ter, e depois analisas a melhor opção. Mas com 6x80W já seria bem melhor.

 

Podes pôr aqui as perguntas, porque se estiver a dizer alguma coisa errada, o Pedro Conceição corrige-me :cool2:

 

Cumps,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A rocha da nossa costa não é boa, pelo motivo que o batman disse, mas também por estar impregnada de coisas más. Podes tirar essa ideia da cabeça, além de que é proibido apanhar.

O filtro, já disse o que fazer.

Sobre a iluminação, é fraca. Pensa que com essa luz podes manter peixes e corais moles, mais nada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A rocha da nossa costa não é boa, pelo motivo que o batman disse, mas também por estar impregnada de coisas más. Podes tirar essa ideia da cabeça, além de que é proibido apanhar.

O filtro, já disse o que fazer.

Sobre a iluminação, é fraca. Pensa que com essa luz podes manter peixes e corais moles, mais nada!

entao a iluminaçao vou reforçar com mais 2

o filtro se tirar faço o que ? sump? acho que ja e tarde para isso... ou nao?

o filtro pode ficar so com:

eheim biomech

eheim substrat pro

resinas

e carvao?

so assim a funcionar normalmente?

e porque me disseram que nao podia e ter filtragem mecanica, e isto nao e filtragem mecanica

Editado por dhilan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes colocar o filtro só com carvão e resinas. Aposta na rocha viva para a filtragem biológica em vez das matérias do filtro.

ok ja percebi

novidades nao ha... esotu a procura de rocha viva para preencher o aqua mas so encontrei 15 kg ainda e ja mandei o electrecista por 2 lampadas novas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

na semana passada consegui arranjar toda a rocha viva que precisava... aho que ja nao preciso de mais..

a iluminaçao ainda nao pus porque tenho que ver bem a calha porque ja nao tem espaço suficiente..

esquecime de tirar fotos ao aqua ja com a rocha toda, a rocha viva toda foi posta na sexta feira passada alguem me sabe dizer qundo posso por os corais e os peixes e o que preciso de fazer??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Conta a partir de quando puseste a Rocha +- 1 mês, e depois podes pôr a equipa de limpeza. Duas semanas depois, podes pôr o 1º peixito. E depois gradualmente ao longo dos meses vai colocando peixes e corais.

 

Cumps

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

eu diria ao fim de 2 semanas entra a equipe de limpeza e peixes e corais começam a entrar ao fim de 1 mes.

 

filtro tira e vende nos usados, tudo o que for filtragem vai ser uma fonte de nitratos, prejudiciais aos corais e alimento para algas.

 

o resto da rocha que meteres no aquario pode ser morta que é bem mais barata.

 

qual a marca das lampadas?

 

quanto ao escumador, para já serve mas aviso-te ja que quando começares a recheares o aquario vais notar que é insuficiente para o teu aquario.

 

abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

eu diria ao fim de 2 semanas entra a equipe de limpeza e peixes e corais começam a entrar ao fim de 1 mes.

 

filtro tira e vende nos usados, tudo o que for filtragem vai ser uma fonte de nitratos, prejudiciais aos corais e alimento para algas.

 

o resto da rocha que meteres no aquario pode ser morta que é bem mais barata.

 

qual a marca das lampadas?

 

quanto ao escumador, para já serve mas aviso-te ja que quando começares a recheares o aquario vais notar que é insuficiente para o teu aquario.

 

abraço e boa sorte

se tirar o filtro ponho o que? sump nao da, ja e tarde...

a marca das lampadas é aquamedic

e quanto ao escumador , eu nao quero rechear totalmente o aquario, quero que fique bonito, em vez de o rechear completamente

Editado por dhilan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

não metes nada. Como o Pedro disse, o filtro só deverá ser usado com carvão, resinas anti fosfato e coisas assim.

 

Pessoalmente não gosto das lampadas T5 aquamedic. Não têm uma duração util muito grande. Para agora servem perfeitamente. Só poderás ter de mudar mais rapidamente quando quiseres meter corais duros.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

ola, ontem adicionei no aqua as seguintes especies:

1 Pseudochromis paccagnellae

1 Pteroapogon kauderni

2 Gobiodon okinawae

1 Lysmata debelius

2 peixes palhaços pretos com um bocado de laranja na frente

1 peixe palhaço vermelho

1 lagostim que nao sei o nome

 

e agora estava a pensar adicionar estes corais e peixes:

2 peixes palhaços pretos com um bocado de laranja na frente

1 Lysmata debelius

4 Pteroapogon kauderni

1 Pseudochromis paccagnellae

2 Acanthurus leucosternom

2 Zebrassoma xanthurus

2 Zebrassoma flavescens

2 Nemateleotris magnifica

2 Lysmatas amboinensis

2 chelmon rostratus

1 casal Amphiprion ocellaris

2 Paracanthurus hepatus

_MG_5287.jpg

_MG_5301.jpg

_MG_5038.jpg

_MG_3103.jpg

_MG_4594.jpg

_MG_4551.jpg

_MG_4535.jpg

_MG_4574.jpg

 

nao para adicionar tudo de uma vez mas sim aos poucos

que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.