Parasitas


phrade

Recommended Posts

Olá a todos,

 

hoje descobri uns parasitas no meu aquário de invertebrados, não faço a mínima ideia do que são, tentei tirar algumas fotos, não estão la grande coisa devido a ampliação que estava a tentar tirar.

 

aqui ainda dentro do aquário:

mg5987.jpg

 

depois de retiradas do aqua e colocadas numa lâmpada para tentar ver melhor o que era:

mg5996.jpg

e um crop da foto anterior:

mg59962.jpg

 

dá para perceber que essas cápsulas são os ovos, mas de quê ?!

 

cumprimentos

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Planaria não é, sanguesuga também não.

Não te sei identificar a foto, mas normalmente esse tipo de parasita é umas espécie de Scutariella que pode variar entre muitas.

 

O problema é que normalmente escolhem os camaroes para alojar os ovos delas, morrendo depois o camarão como hospedeiro dos ovos e claro alimento para as larvas que nascerem de lá.

 

Para estes casos tens 2 medicamentos que uso. O Fluvermal e o Tremazol.

O Fluvermal é mais radical no sentido em que mata tudo o que for parasitas do genero. Mata também todos os caracois que tenhas por tempo indeterminado. Ou seja fica no teu aquario, mesmo feitas tpa´s por mto tempo.

 

O Tremazol não mata os caracois, mas tende a ser de rápida absorção pelas bactérias, logo a duração é mais curta.

 

Ambos não matam os camarões. O teu interesse é matar os "pais", para que mais ovos n sejam colocados. Ou seja os ovos podem não morrer com o tratamento. Tens que estar atento a isso.

 

Pode ser também um parasita benéfico mas como te disse desconheço a foto.

Espero ter ajudado.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda na mesma ;)

 

também não faço ideia se são benéficos ou prejudiciais, nem sei se o que poderá estar a depositar estes ovos, pelo tamanho deles não pode ser um parasita muito pequeno,

esses ovos e as larvas estavam envoltos num "muco"(foto 1) devia ter cerca de 1cm agarrado ao musgo.

 

tenho outros parasitas no aqua, Ostracoda, que segundo li ate são benéficas.

 

cumps

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ostracods para limpar detritos são um espectáculo.

Mas eu não gosto. Além de virarem praga, fazem uma feroz competição pelo alimento com os camarões, especialmente os mais pequenos.

Logo estão a tirar alimento à colónia e os pequenos podem mesmo nas primeiras etapas não sobreviver por falta de alimento.

 

Acho que um aumento da corrente no aquario é solução para elas.

Ha por ai bons tópicos sobre isso.

O uso de equipamentos de uns aquas para outros pode ser o suficiente para contaminar o resto.

 

Ao nivel do muco. Eu tirava.

Procura na net em foruns estrangeiros por "Scutariella garnelen ou Scutariella worm" por exemplo.

Deverás ter acesso a alguma informação que te vai ajudar.

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais