Meu primeiro aquário


carmen.rm

Recommended Posts

Olá. venho apresentar-vos o meu primeiro aquário. Já sei que um nano não é o ideal para se começar, mas vamos ver como corre.

 

Setup:

Aquário aquapor 50x25x30

Capacidade 25lt

Filtro cascata eheim liberty 100

Termostato tecatlantis 50w

calha de iluminação diy (obrigado mano)1xT5 8W

Areia do amazonas/areia de silica

2 troncos de sobreiro

 

1 anubia nana

1 vallisneria spiralis

1 feto de java

musgo de java

1 feto windlov ( que está para chegar )

 

1 cory trilineatus ( eram 2, uma já faleceu :cry: )

1 casal de guppy ( ainda não sei se ficam )

1 cae amarelo ( que irá para o aquário da mãe que é maior... )

1 ampulária dourada

5 red cherry

ainda falta:

mais algumas cory

2 oto

um cardume de tetras, mas quais? :eusathink:

Todas as sugestões e criticas são bem vindas.

E se puderem ajudar na minha indecisão em relação a que tetras vou ter como inquilinos, agradecia. Peço que "defendam" os vossos tetras favoritos, com base na vossa experiência e gosto pessoal.

Desde já o meu obrigado, e aqui vão umas fotos.

 

gallery_51712_2760_150718.jpg

Sim, também ainda falta o fundo....

 

gallery_51712_2760_307004.jpg

 

gallery_51712_2760_42873.jpg

 

gallery_51712_2760_112436.jpg

 

gallery_51712_2760_18778.jpg

Desculpem lá estar desfocada, mas isto são ovos??

 

gallery_51712_2760_173170.jpg

Não é lá muito red, pois não?.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquário está com bom aspecto, não te preocupes com o fundo, pois são gostos, o meu é branco!!!

o red cherry está descolorido, mas a areia de silica não ajuda.

a red cherry está ovada sim.

se tivesses colocado uma areia preta estaria mais vermelho e a alimentação tambem ajuda(poderá ser de ambos, o primeiro é de certeza).

a corydoras é muito bonita, a que morreu poderá ter vindo doente, mas poderás ter problemas no aquário.

tens testes de ph e nitratos(nitritos e amónia)?

uma variação brusca de ph poderá ter provocado a morte!!

Editado por robintiago

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta robintiago.

Esqueci-me de mencionar ph 7.0 - temp 24 - nitratos a zero.

Ela morreu um dia depois de chegar, e os outros peixes estão todos bem, por isso...

O que me intriga nos camarôes é que até agora tenho uma vermelha, 3 algo avermelhados, e este quase transparente ( que é também o mais pequenote). as condições são iguais para todos, por isso... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Dado o pouco volume do aquário eu não me aventuraria demasiado. Quanto mais ficaria apenas por uma espécie + camarões, ampulária e otos, pois lembra-te que mesmo as corydoras são uma espécie de grupo, o que implica pelo menos 6 para se sentirem bem à vontade. A mesma coisa acontece com os tetras e com os guppies (se não meteres mais guppies eles fazem-te esse favor e começam-se a reroduzir). Na minha opinião, evitava fazer desse pequeno aquário um comunitário e concentrava-me apenas numa espécie, por exemplo, só corydoras ou só tetras, mas essa é a minha opinião.

 

Quanto à sugestão de uma espécie de tetra, aconselhava-te os que eu tenho, o tetra fantasma negro (Hyphessobrycon megalopterus). Encontras com relativa facilidade em lojas de aquariofilia e não são muito caros (também existe o tetra fantasma vermelho mas pessoalmente nunca encontrei à venda). São peixes resistentes e algo adaptáveis, apesar de preferirem um PH ligeiramente mais ácido. Ao contrário de outras espécies como os néons que, perdoem-me os fundamentalistas, mas eu não acho muita piada porque limitam-se a nadar pacatamente de um lado para o outro, os fantasmas, apesar de serem uma espécie de grupo, têm pequenos pormenores que os destinguem dos vulgos peixes de cardume. Eles são um pouco agressivos dentro da própria espécie (mas é apenas um "chega para lá", nada de dentadas, lutas ou conflitos prolongados) e é espetacular observar os machos, de barbatanas abertas a "dançar" (quase como os bettas), de forma a se mostrarem para as fémeas ou a tentarem-se impôr aos outros machos como chefes do grupo ou donos de um território.

Eu tinha comprado 6 deles só naquela, para ter uma espécie de grupo para um comunitário mas já desisti de meter lá mais espécies porque só estes chegam para animar o aquário. Comprei mais uns quantos e neste momento, num aquário com pouco mais de 100 litros reais tenho 12 tetra fantasmas negro, 5 neons (vêem de um aquário antigo para gozar aqui a velhice mas é uma espécie que não irei renovar), umas largas dezenas de red cherrys e duas neritinas (clithon corona). Se eu voltasse a meter mais alguma coisa seriam corydoras mas das "mini" (pygmaeus ou hastatus) mas só quando os neons forem para o paraíso dos peixes.

A propósito de camarões: os fantasmas são um pouco vorazes e bem velozes quando se alimentam, e se virem um pequeno camarão bebé à mão de semear fazem uma festa (mas isso também os guppies que tens). Não tocam em juvenis nem camarões adultos (às vezes até têm que se chegar para o lado quando um camarão resolve fazer uma piscina olímpica a nadar de uma ponta à outra do aquário e eles estão no caminho). Neste momento tens o aquário "muito a descoberto" para que haja várias reproduções com sucesso por parte dos camarões, apesar se ser certo que escapará sempre um ou outro até chegar a juvenil, mas quando esse musgo se espalhar mais poderás manter peixes e camarões a reproduzir alegremente (se também for esse o teu objectivo). Quanto às colorações ou falta delas, devem-se a dois factores: ambiente e genética. Num aquário claro eles tendem a camuflarem-se perdendo a cor mas se não forem importunados pelo resto da fauna passam a estar mais à vontade e vão ganhando cor; por outro lado, é possível que estejam aí nesses ADN's genes de camarões selvagens ou de outras variedades, descolorados. Eu tenho uns com um vermelho mesmo muito forte e sólido e outros meio transparentes. Se tivesse outro aquário activo talvez os tentasse separar para apurar a cor mas isso também é uma coisa que não me chateia. Afinal, se fossemos todos brancos, pretos, amarelos ou azuis, isto não tinha piada nenhuma!

 

P.S.: desculpa o testamento. :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado, 7ubal, pelo teu "testamento", gostei muito.

Os guppy em principio já estavam + ou - destinados a sair quando chegarem os tetras.

Em relação á reprodução dos camarões, só comecei a pensar nisso quando vi a red ovada, mas como ainda me falta pelo menos uma planta e o musgo há-de crescer, espero que seja suficiente para eles se esconderem, não?

Obrigado também por partilhares a tua experiência com os fantasma negro. Uma dúvida, machos e fêmeas são idênticos ou distinguem-se bem? É que na minha zona são díficeis de encontrar nas lojas, há mais os limão, silver tiped, rosados, negros, não é fácil... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os machos e as fêmeas distinguem-se facilmente: o macho tem normalmente o corpo numa cor prateada e preta mais sólida que a fêmea que, normalmente, é um pouco mais transparente. No entanto, a principal diferença são as barbatanas: o macho têm-nas mais longas, de forma a poderem abri-las como se fosse uma vela e as fêmeas têm as barbatanas ventrais e peitorais numa cor entre o rosa e o vermelho vivo, sendo que esta é a principal forma de os distinguir quando estão na loja. Se pesquisares por imagens no Google com a expressão "tetra fantasma negro" ou "black phantom tetra" encontras várias fotografias e verás como é fácil distingui-los com base nas barbatanas.

Atenção apenas para não os confundires nas lojas com o tetra negro (Gymnocorymbus ternetzi). São muito parecidos, de tamanho similar e basicamente apenas se distinguem por estes terem o corpo ligeiramente mais arredondado e duas riscas verticais pretas de lado, em vez de uma, como os fantasma. Não cheguei a falar deste pormenor mas sobretudo nos machos nota-se que em torno desta risca preta desenvolvem um brilho metalizado ligeiramente azulado.

Da experiência que estou a ter com eles, tenho reparado que algumas fêmeas ficam com estas barbatanas num vermelho mesmo muito vivo durante uns dias e são mais alvo de atenção por parte dos machos. Penso que possa estar relacionado com a maturidade sexual e predisposição para o acasalamento, apesar de ainda ser muito cedo para tirar conclusões. Sei que é possível a reprodução desta espécie em cativeiro mas apesar de não ser essa a minha intenção inicial, como fiquei fascinado pela espécie, vamos ver o que isto dá... Mas pronto, esta é a experiência positiva que estou a ter com esta espécie em particular, o que não quer dizer que não existam outras com comportamentos igualmente interessantes.

Quanto aos camarões concordo que com o desenvolvimento do musgo e mais uma planta como falas eles se irão dar bem. No fundo, a necessidade de se esconderem é só mesmo para os camarões bebés enquanto vão crescendo pois quando forem adultos essa fauna que tens não representará já perigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Aí estão mais umas modificações

 

img7045zs.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

O meu tetra fantasma negro menos desfocado... para a próxima tenho de comprar uns peixes mais lentos :confused4:

img7044w.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

O meu casal de gupys que irão sair para outro aquário... se bem que foram os primeiros e eu até gosto muito deles... ficam mais uns dias...

img7034w.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas Carmen,

 

Não sei se já alguem mencionou, mas essas medidas equivalem a cerca de 37 litros e não 25...

 

De resto boa sorte com isso...

 

Abraços

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.