urgente identificar


ze_malibu

Recommended Posts

Depois de muito ler sinto-me na obrigação de escrever algumas palavras sobre o que para aqui se esta a debater.

Eu concordo que isto é um fórum para nos ajudar-mos, e também concordo que muitas vezes as pessoas necessitam de uma ajuda (uns mais outros menos), concordo também que o Gervas por vezes como ele próprio admite é bruto e directo na forma como se comunica mas digam me, se ninguém neste fórum pesquisasse por si mesmo, se ninguém procurasse e todos viessem simplesmente postar dúvidas e esperar que os mesmos de sempre onde eu me incluo muitas vezes as viessem resolver como é que seria?

É que é muito fácil apontar o dedo e vir aqui dizer que o gervas é isto e é aquilo, mas então e vermos do outro lado?

Para aqueles que gostam de vir ao fórum pesquisar e evoluir com inteligência em vez de passarem o dia a sombra da bananeira no café aguardando que algum membro venha responder a suas excelências, como é que será ver todos os dias o mesmo tipo de dúvidas?

Vocês têm ideia de quantas vezes por semana já não digo por dia, respondo a dúvidas sobre "ictio", "fecundidade de vivíparos", "iluminação", "temperatura" etc????

Sabem porque que isso acontece não sabem? Porque assim que nasce a dúvida em vez de se usar o google ou até o motor de busca aqui do fórum, é mais fácil e mais simples escrever aqui um novo post e siga, muitas vezes até se escreve logo a seguir a um exactamente igual de outra pessoas mas que se lixe alguém virá responder porque eu tenho urgência.

Já repararam que 99% dos posts se dividem em três tipos?

Vou dar os exemplos:

 

Exemplo 1-

 

URGENTE

 

ou

 

AJUDEM

 

Os típicos apressados que querem tudo para ontem, que escrevem com caps lock como se assim dessem mais enfase a ideia de termos assim que entramos no forum ir a correr apenas aquele post.

Esquecem é que se este fórum é para ajudar, também têm que ajudar ou serão sempre os mesmos a ter que vir ajudar? É que eu se tirar os suspeitos do costume não vejo muito boa gente com vontade de retribuir, vejo sim muita boa gente calada que só aqui vem quando precisa, ou então meia dúzia de membros novos que tentam se mostrar postando bastante mas quase sempre informações completamente erradas.

Para além do mais, aqui ajuda-se quando se pode, ninguém é obrigado logo partilho a TOTAL irritação do gervas quando pensam que isto é as urgências e que não temos nada mais do que fazer do que andar a ver posts de pessoal que não quer aprender.

Se não compraste a planta qual é a urgência? Ainda não entendi, o teu aquário por acaso estraga-se se só te responderem mais logo? Tu estas a pedir ajuda e pedes urgência? tenham lá paciência mas isso não é nada mas mesmo nada ético, eu se peço algo não exigo rigorosamente nada.

E já agora, "BOM DIA" ou "BOA TARDE" e um "Obrigado"??? Nada? Além de urgência também te esqueceste dos requisitos mínimos da boa educação?

E para quem acha que quando postamos não temos que explicar alguma coisa, engana-se, porque muitas vezes pequenos pormenores são extremamente importantes, mas isso é para quem tenta ajudar, não é para quem apenas passa a vida a ler sem postar.

 

pois que não tem educação fala assim e quem disse que já comprei dah é por isso que quero saber o que é para saber se compro ou não

 

 

Ele não tem educação mas tu é que postaste algo sem cumprimentar as pessoas e agradecer previamente as possíveis respostas.

Queres saber algo urgente sem seres simpático ou educado para as pessoas o que tira logo a vontade de responder, com formas de falar extremamente humildes como essa?

Continua assim que vais longe.

 

 

Exemplo 2

 

 

Aqui temos o pessoal que identifico como o sem educação do estilo:

 

Tenho um peixe doente com manchas que faço hum?

 

 

O "bom dia" é para depois, um "obrigado" ficou para ontem e os detalhes da doença aqui os bruxos que adivinhem que escrever cansa e tenho mais do que fazer.

 

 

 

Exemplo 3

 

 

A estes simplesmente nem respondo

 

 

 

OIX a minha fimia guppie ista gravida, possu mete la numa matenidade?

Já agora us meus escalares andam a comer os alevinus das guppies que façu?

 

 

Sem comentários não é?

 

 

Pois é, este é o lado que eu vejo e que provavelmente o GERVAS também sente, o lado daqueles que passam a vida a ajudar pessoas que simplesmente não querem aprender, pessoas sem educação nenhuma e que nem sequer escrevem Português decente.

Eu gostava sinceramente de ver todos aqueles que aqui vieram apontar o dedo e convido-vos com a máxima vontade a virem aqui todos os dias, ajudar todos os novos pedidos de ajuda que puderem e souberem responder e depois de uns 15 dias voltamos a falar ok?

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bom dia,

 

Eu tenho uma maneira diferente de ver as coisas.

 

Apesar de ser um inexperiente, pois sempre que acho que sei de alguma coisa, leio coisas que me dizem o contrário ehehehh.

 

Quando eu vejo um tópico novo, em que vejo que a resposta já foi dada neste forum e n vezes, simplesmente não respondo e sigo em frente, se vir que realmente é alguma coisa urgente, e mesmo que a resposta tenha sido dada no forum, eu tento ajudar, entenda-se por urgente sempre que está em risco de morrer algum peixe, ou outro ser vivo, pois o animal não tem culpa do dono ser preguiçoso e estar a sofrer.

 

Eu próprio também me aborreço sempre que para ajudar alguém com urgência tenha que ser eu a fazer a pesquisa por ele, e muitas das vezes é uma pesquisa rápida, sem grane custo, mas lá está só faço isso se for realmente urgente.

 

É por o forum ter n tópicos sem sentido que muitos ficam por ler, como é o caso dos tópicos realmente urgentes, ontem postei um tópico realmente urgente que era sobre um escalar reprodutor e só obtive resposta de um membro, a ele muito obrigado, aos que sei que se o tivessem visto me iriam ajudar um muito obrigado também para eles, o escalar morreu no dia seguinte, e se calhar, ou não, podia ter sobrevivido, se por exemplo o Gervas o tivesse visto e respondido em vez de andar a ler tópicos que não são urgentes e podem ser resolvidos com uma pesquisa simples.

 

Não estou com isto a disser que deixem de postar dúvidas,e fotos, (que eu pessoalmente gosto de ler), mas para utilizarem a palavra URGENTE quando realmente é URGENTE.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

não podia deixar passar esta sem comentar.

a planta não conheço, a foto é verdadeiramente má, talvez procurar uma semelhante na net (o que poderia levar uma hora ou mais, se possivel de todo - chama-se pesquisar)

 

o gervas foi um bocadinho arisco, mas é compreensivel - a "pergunta" não tinha informação relevante suficiente, e a pesquisa anterior mínima.

 

quem postou a pergunta se tivesse feito alguma pesquisa aperceber-se-ia que o gervas é dos que fornece respostas mais completas às perguntas a que decide responder, e que muito ajuda quem por aqui para.

 

eu proprio pesquisei aqui durante 3 meses antes de montar o meu primeiro, e fi-lo com o aquário em casa...

quem tem urgência por ir montar um aquário é porque não sabe o que é uma urgência...

 

enfim, quanto muito para não passar vergonha, pesquisa-se primeiro e pergunta-se depois.

 

Cumps a todos.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, não vale a pena, há já algum tempo que me venho a aperceber que "cepa que nasce torta tarde ou nunca se endireita", como se costuma dizer por cá... Quero com isto dizer, que o problema de falta de empenho deste tipo de poster, tem a ver com a sociedade em que vivemos, a cultura da gratificação imediata, o vulgo "Quero tudo para ontem!" e o "Ou tem resultados agora, ou não tem qualquer valor!", e da falta de cultura de excelencia e de autodidatismo que os media e o sistema educativo criaram nas crianças da decada de 70's para cá...Fazendo os adultos actuais serem uns preguiçosos de primeira apanha no que respeita á pesquisa individual do conhecimento e na falta de vontade de atingir a excelencia, ou pelo menos alguma qualidade no que fazemos. Este é o real problema do Pais.... Temos tido péssimos governantes, e ainda mais mediocres oposições ao longo dos ultimos 20 anos...Mas as figuras politicas são apenas um sintoma de uma doença bem mais profunda da sociedade portuguesa... A triste complacencia e a abominavel mediocridade que se tornaram o considerado normal e aceitavel para a sociedade e para os nossos filhos...Resultado, os nossos filhos e educandos, aconchegam-se á mediocridade, e nunca criam hábitos de estudo...As crianças cresceram sem valores e hábitos de estudo e trabalho, e tornam-se adultos que não tentam sequer atingir a qualidade, muito menos a excelencia, ficando escandalizados quando aparece alguém, um arrogantezeco qualquer, ou o que lhe queiram chamar, que tem a ousadia de lhes chamar aquilo que eles são, e que exige que façam o que deviam ter feito desde o primeiro momento...Ser o principal veiculo da sua própria formação, e ainda pior, quando lhes exigem que se desenrasquem sozinhos primeiro, atingindo o máximo de qualidade possivel para o que fazem...

Sim bem sei que sou exigente com as pessoas que comigo trabalham, e que me perguntam alguma coisa...A culpa não é minha, é dos anos após anos que tive de professores extremamente exigentes, que puniam a falta de empenho e premiavam o autodidatismo, tive a sorte, ou azar de passar por escolas/faculdades, onde o grau de exigencia pode ser considerado alto, e onde reinava o "Ou te desenrascas honestamente ou tás lixado com F grande."

Mas será que é pedir demasiado ao pedir que as pessoas se instruam, e informem pelo menos das coisas mais basicas das actividades que desenvolvem? Afinal de contas NAO sou eu quem vai cuidar dos tanques de ninguém que me peça ajuda. Eu gosto muito de ajudar, e por vezes de ensinar, mas bolas, EXIJO ver algum empenho do outro lado...Não ando aqui a "trabalhar para aquecer", quero ver evolução do outro lado! Se o outro lado não se empenha fico lixado pronto!

 

E já agora, ao fim de tanto tempo deste tópico e de ter postado que é uma planta de terrário, o poster original preferiu entrar numa guerra pessoal em vez de, ao saber que se trata de uma planta de terrário, ir pesquisar o que raio é uma planta de terrário...Nem sequer olhar para as galerias de fotos das várias plantas mais comuns...Esta é uma das plantas mais comuns no hobby dos Aquaterrários, e é mesmo usada como planta de vaso na casa de muito boa gente. Eu próprio mantenho esta trepadeira no quintal! (Lá está, já disse outra informação que nem queria dizer....) Bleh, já que estou numa de fazer o trabalho dos outros, pronto, é uma planta do género Syngonium.... Mais não digo, o interessado que pesquise!! -,-'

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Nao viste a minha resposta acima da tua??

 

Existem plantas terrestres que têm condiçoes pra sobreviver em agua! (repeti, porque pelos vistos nao leste...quem precisa de oculos es tu afinal)

 

E eu nao preciso de te ter como professor! Muito menos um vejegueta, envenenado como tu! Se tivesses lido a minha resposta acima verias que me corrigi a mim propria!

 

Cumps e obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caríssimo,

 

Uma questão, teve de pesquisar o que E=mc^2 significa?

 

Ou ja sabes de antemão que isto é a teoria da relatividade de Einstein?

A isto eu chamo de evolução! As gerações mais novas a aprender com aquilo que as gerações mais antigas descobriram (e tiveram tempo para despender em procurar, pesquisar, comparar, etc). A unica razao por ter metido "Urgente" neste post foi porque não soube se podia ou não comprar a planta e não tinha tempo para pesquisar que planta era, pois se tivesse esse tempo nem teria tido o trabalho de perguntar a vossas excelencias! Nao teria de me justificar, mas pelos vistos levaram este tópico muito a peito (na minha opinião, uma verdadeira tempestade num copo de água), havia necessidade para tudo isto?

Realmente, para vossas excelencias terem o tempo para darem "sermões" nestes topicos deste Forum, devem realmente ter muito tempo para pesquisar e definir nomes de plantas estranhas! Pois eu não tenho esse maravilhoso tempo livre! Tenho um curso para acabar (e mais ainda, mas que, mais uma vez, não tenho de dar justificações)!

 

Cumprimentos, e agradecia que para a proxima houvesse uma maior compreensão de sua parte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL Oh my my...

Alguém com um extenso manancial de experiencia a dizer-me que há Plantas terrestres capazes de sobreviver submersas... Essa é nova... Fossem plantas anfibias ainda vá, mas é mesmo plantas terrestres...This should be fun..

 

Curso para acabar?

Fique vossa inteligencia sabendo que estudar, seja a nivel secundário, ou superior, não retira todo o tempo livre a um aluno orientado... Estive em duas licenciaturas, mudei de curso, e terminei a segunda licenciatura, a segunda das quais é das mais intensas em termos de exigencia, e dificuldade no contexto das licenciaturas/mestrados integrados do panorama universitário nacional. E sempre tive tempo livre para tudo o que quis fazer, sair á noite, embebedar-me á grande e á francesa, estar com o povo, ler, passear etc, sem prejudicar o meu rendimento escolar... Mas cada um aprende a orientar o seu tempo, e não me entedearei a falar mais deste assunto...

 

Não estou para desperiçar mais latim no assunto, boa sorte na manutenção das tuas plantas terrestres em meio submerso. :flick_tongue:

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embebedar-se e tar com o povo?? hum, é por isso que este país não anda.

 

Ao reptir argumentos já falados antes, nota-se que você já não tem mais como argumentar, logo já perdeu toda a razão.

 

Digo e volto a dizer, para a proxima que haja mais compreensão de sua parte por favor!

 

Não volto a perder tempo com inuteis como você.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Minha gente sem querer entrar em discussões da vossa alegre conversa, não acham que já chega?

Relativamente a este país não andar por causa de se embebedar com o povo, é pah não posso concordar com tamanha visão fechada.

Não querendo entrar numa de "a minha é maior do que a tua", posso dizer que já conto com uma licenciatura, trabalho, sou casado, estou a fazer uma formação pós laboral nível 5, tenho tempo para amigos, para mim, e para a mulher e ainda tenho tempo para me embebedar e para vir aqui ao fórum.

Não vejo qual é o problema nisso, ou por acaso as pessoas que não bebem e não saiem com o povo é que são mais valias?

Se for olhar para o teu caso, e lendo todas as tuas afirmações acabando na das plantas terrestres que conseguem sobreviver em águas submersas, fico seriamente apreensivo sobre os teus ideias.

 

 

Não volto a perder tempo com inuteis como você.

 

O problema é que o inútil como ele, sabe bem mais do que tu.

Se este fórum tivesse mais inúteis como ele, ganhava bastante em riqueza de informação.

 

 

Vá façam lá as pazes e paguem uns copos um ao outro e deixem se de coisas, se não se entendem, ignorem se e esqueçam lá isso.

Um abraço aos dois

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais