1º aquario


tintiman

Recommended Posts

a aquariofilia ja ha muito que me desperta interesse, por isso decidi que iria comprar um aquario

estive a ver alguns e descobri o aquatlantis aquadrem 80 de 90litros

acham pequeno ou grande para iniciação?

em termos de iluminação tem uma lampada t8 de 18W, ja da par ter alguma flora??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Antes de mais bem vindo ao mundo dos aquários :sign_welcome:

 

Em relação ao aquário (pela minha experiência), aquilo que se costuma dizer é que o aquário deve ser o maior que o nosso orçamento permita!!

 

Em relação à iluminação, não serei um especialista, mas acho muito pouca. O meu aquário tem 50l de água com uma lâmpada de 15w e é pouca luz. A relação aconselhada costuma ser de 0,5 a 1w/l de água.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bem vindo, com esse aquário podes ter algumas plantas de fácil manutenção, principalmente pela fraca iluminação. Se puderes acrescentar uns watts aí as plantas agradecem. Cumprimentos

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola .

Pelo pouco que eu percebo disto acho que continuas com um racio de luz muito baixo , pois so ficas com 0,35W/litro e como disse o colega NunoSaraiva o recomendado é entre 0,5 e 1 W/litro dependendo das plantas . De qualquer forma penso que de inicio tanbem não seja recomendavel comessares com plantas de dificil manutenção , assim sendo podes ja ir ganhando experiencia com algumas plantas de baixa dificuldade , como anubias , fetos de java , musgo de java, etc. E mais tarde melhorar a luz e passar a plantas mais complexas .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tintiman.

 

Antes de mais, parabéns por te deixares levar pelo hobby.

 

A iluminção que tens é um bocado fraca mesmo para plantas de "baixa manutenção"!

Tenta meteres mais duas de 28w t5, assim ficarias com 112w para os 160L o que daria + 0,7w por litro,visto que não vais ocupar o volume bruto do aqua (160) decorações, etc .

Eu digo que a iluminação de origem é insuficiente porque o espectro de luz não vai ter capacidade para chegar ao volume total, "fundo" do aquário com o leque de temperatura de cor por volta dos +/- 5400k.

 

As plantas de "baixa manutenção" tem mais facilidade de (desenvolver) similarem nutrientes em diferentes espectros de cor, aos recomendados para uma melhor realização da fotossíntese. Mas se queres ver as tuas plantas de baixa ou media manutenção a crescer significativamente acho que a relação de 0,7w por litro é ideal.

 

Para acrescentares mais duas lâmpadas vai na secção DIY aqui no fórum e procura ajuda por lá.

Se não queres gastar muito dinheiro sempre podes comprar nos "chinos" daquelas Calhas t5, que são baratas e sempre podes colar na tampa do aqua com silicone. A temperatura de cor de uma lâmpada convencional de baixo consumo é de 6400k... O que queres de melhor? :discuss_gathering:

 

Frase para os entendidos. :rainbowafro:

Se alguma informação estiver incorrecta corrijam me, assim aprendo e ao mesmo tempo ensinas os Sr leitores!

 

Boa aquariofilia.

Cpts

Editado por lanheses

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

a luz e mais que suficiente para fetos e musgos de java, anubis e vallisnerias e se nao keres ter trabalho nenhum com a manutenção das plantas isto xega e sobra pa fazer um layout simples mas que fica bem.

 

eu tenh pouca iluminação e tenho essas plantas em todos os meus aquarios de invertse e as plantas andam de boa saude. se kiseres da 1 vista de olhos no links k tenho em baixo ta desatualizado mas ja da pa teres 1 ideia :)

 

depois com isso metes a fauna que quiseres, em 160L eu metia umas corys (se puderes e tiveres orçamento tens as sterbai, black venezuela e as pequenas que sao as minhas favoritas habrosus e pygmeus se nao tiveres orçamente para estas investa nas bronze, alvinas ou paletaeus( dentro das 3 as que mais gosto), tambem podes meter uns 4 ottos com 2 sae ou com apenas 1 cae ou uns planorbis, podes meter 1 cardume pai de 20 exemplares (neons/bebados/rasboras/tetras) nunca faças uma mistura com isto pk acabas por te arrepender de teres mt cor junta (apenas gosto de ver bebados com cardinais) e como casalito metes uns apistos onde tens uma variedade enorme :) para 160L nao metia discus ou escalares pq axo pouco espaço para um comunitario, ciclideos de grande porte iriam ocupar o territorio todo.

 

PS: antes disto tudo adquire 1 bom filtro :)

 

abraços

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou a dois dias com o ambience 80

setup:

 

-filtro/termostato: BIOBOX 2

-sustracto: areao preto e branco

-iluminação: 2x28W t5

 

FLORA:

-tres plantas nao sei o nome

 

FAUNA

-2 GUPPY M

-4 GUPPY F

-1 ESPADA M

-1 ESPADA F

 

ACHAM QUE VALIA APENA COMPRAR UM FILTRO EXTERNO?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende se vais ter mais peixes ou não...

se algum dia achares que a BioBox não é suf., mas não quiseres gastar dinheiro num filtro externo, faz como eu fiz à uns meses... cortas o tudo do motor, elevas o motor e por baixo enches com Siporax.

 

Só que eu vou mesmo ter que comprar um filtro externo... tenho excesso de peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.