Workshop Aquários Plantados


FAAO

Recommended Posts

No dia 3 de Abril estarei na Arca de Noé em Viana do Castelo a realizar um workshop sobre Aquários Plantados.

 

O aquário terá as medidas de 120x65x70 (alt) e será destinado a discos.

 

arcanoeworkshopweb.jpg

 

Apareçam, a entrada é gratuíta.

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um pedido de esclarecimento.

 

Será na Arca de Noe de Viana (como diz o cartas) ou na da Povoa como diz o tópico :bs_quesexclaim:

 

Penso ser a de Viana pela descripção do Aqua.

se for ainda apareço!!!

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um pedido de esclarecimento.

 

Será na Arca de Noe de Viana (como diz o cartas) ou na da Povoa como diz o tópico :bs_quesexclaim:

 

Penso ser a de Viana pela descripção do Aqua.

se for ainda apareço!!!

 

Tens razão! Que grande asneira da minha parte...

Já corrigi e sim, será em Viana do Castelo!

Obrigado por teres alertado para o sucedido.

 

Abraço,

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

 

Tens algum workshop planeado em Lisboa?

 

Abraço

Boas,

 

De momento não há nada agendado.

 

Abraço,

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então este ano não vais a Salvaterra de Magos?

Não é que eu vá assistir ao workshop para ver plantinhas, será mais para ouvir o bom sotaque nortenho, carago!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então este ano não vais a Salvaterra de Magos?

Não é que eu vá assistir ao workshop para ver plantinhas, será mais para ouvir o bom sotaque nortenho, carago!!!

Ainda não é certo, mas existe uma forte possibilidade de estar presente.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, então tens um QUASE agendamento para a zona de Lisboa... :mrgreen:

e o amigo vai como no ano passado :sign_welcome:

o quase...... é o ser ou nao ser :bs_quesexclaim: VEREMOS

 

 

 

boas felipe vamos ver se mete umas fotos para o pessoal do sul ver......as medidas do aquario promete :discuss_gathering:

nao te vais enfiar dentro dele como um que tens na tua paguina cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O quase depende se estiver ou não fora do País... mas saberei com alguma antecedência por causa do visto.

 

Dentro deste aquário não faço intenções de estar, porque o acesso é fácil e trata-se de um aquário bem mais pequeno que o tal em que tive necessidade de ajustar tudo dentro dele.

Vou tentar tirar algumas fotos, quanto mais não seja do resultado final.

O pessoal que se deslocar ao local que tire :)

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podem ver fotos do layout do workshop no seguinte link:

http://faao.blogspot.com/2011/04/pictures-of-workshop-arca-de-noe-viana.html

 

Obrigado a todos os presentes pela tarde bem passada e espero que tenho gostado do workshop.

 

Se tiverem fotos, coloquem-nas aqui ou enviem-nas para o email: FaaoAquascaping@netcabo.pt

 

Abraço,

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este Workshop foi simplesmene uma tarde bem passada...tambem foi o estimulo que me faltava para comprar os fertilizantes ELOS xD...a parte que custou mais nem foi pagar tanto dinheiro pelos fertilizantes, mas sim pagar quase 5euros num parque de estacionamento de um shoping.looool

 

Quero dar os parabens a loja Arca de Noé que acolheu muito bem as pessoas e tambem ao Filipe pela disponibilidade,empenho e dedicação na tentativa(conseguida) em explicar tudo ao promenor, sobre a montagem que estava a ser feita... e tambem problemas gerais e regras importantes na aquáriofilia.

 

Espero que aja mais destes pequenos eventos aqui no norte, porque isto não serve so para aprender mas sim para conviver.

 

PS: Aqueles 10/15min de pausa pelo meio para o cigarrinho sabia sempre a PATO :)

 

Mais uma vez parabens a loja Arca de Noé e ao Filipe Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para quem não esteve presente, deixo-vos algumas fotos do workshop.

 

Ivo, espero que tenhas gostado e muito obrigado pelas tuas palavras.

19120820397306296068310.jpg

19190120397295296069410.jpg

19353920397340962731510.jpg

19378920397314296067510.jpg

19409520397299962735610.jpg

19446720397350629397210.jpg

19518620397281629404110.jpg

20092120397370296061910.jpg

20135820397331962732410.jpg

20427520397320629400210.jpg

20431820397386296060310.jpg

20954320397377962727810.jpg

21047320397273962738210.jpg

21063720397391629393110.jpg

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito senhor Filipe Oliveira!

Só umas questões... Porquê o uso de luvas de Nitrilo? Alergia a alguma das plantas/reagentes dos produtos Elos/luvas de latex? Ou isso é tudo medo da ASAE?=P

Discus são uma especie sensivel, mas não me parece que sejam assim tão sensiveis=P

 

Que Echinodorus são aquelas? E. cordifolius, e E. bleheri? Isso não cresce demasiado obrigando a podas constantes para manter a coisa no lugar?

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não tenho alergias, mas comecei recentemente a usar luvas para evitar ficar com as mãos numa lástima. Assim, termino o serviço, lavo as mãos e não fico com vestigios de terra.

 

As plantas usadas no layout são: Echinodorus tenellus, Echinodorus bleheri, Echinodorus latifolius (transição de planos entre a tenellus e bleheri) e Anubias var nana.

Não acredito que sejam precisas muitas podas, apenas serão feitas para reduzir um pouco o volume da massa vegetal, deixando assim o layout sempre agradável.

 

Abraço,

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah ok=P Luvas de nitrilo é que são caras como tudo=PVisto não teres que te preocupar com perigos infecciosos e contaminantes, tens alternantivas mais baratas no mercado. Tens luvas de Latex com e sem pó que te fazem o mesmo serviço e mais barato=P

 

Eu, experiencias com as bleheri, é que quando estão de boa saude, deitam folhas novas praticamente todos os dias, e que ao fim de algum tempo ocupam facilmente um raio de 50cm se não forem podadas com regularidade...Haja paciencia para as podar constantemente cá em casa=P As minhas Ozelot é igual, mas crescem um nadinha mais lentamente...

 

BTW já experimentaste cultura emersa de echinodorus? Sabes alguma especificidade a ter em conta para além do espaço, e humidade? Estou com ideias de experimentar umas ozelot e umas bleheri em cultura emersa mas estou a meios que com medo de desperdiçar mais uns pés....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe

 

Grande workshop!

Até luvas e tudo.Eu tambem já tinha pensado nisso mas depois pensei e é melhor nao pois gosto do contacto com o material e gosto de sentir o que estou a fazer!

Sobre o workshop acho que o aqua ficou exelente, gosto muito das transiçoes que fazes do plano frontal para o meio plano, fica exelente!

So foi pena nao poder ir porque se fosse com o meu carro ainda ficava a meio, tenho de arranjar um carocha melhor para depois ir a isso tudo!Gostava de acompanher esses trabalhos mas prontos, o fan continua apenas a ver!

 

Sobre o que já referiram da marca ELOS sinceramente acho que vou experimentar isso pois pelas contas que fiz a medio longo prazo compensa e muito, so nao vou comprar os fertelizantes da ELOS fase 1 e fase 2 por duas razoes:

 

1º - sao muito caros de momente para o meu pequeno bolso. ::D:

 

2º - ainda nao tenho experiencia com esses fertelizantes.

 

Por isso acho melhor começar por ELOS plantas 1 e ELOS planta 2 com testes de fosfatos e nitratos acho suficiente para o aqua nao?

 

Enfim, so mesmo tu para estas coisas da ELOS e fazeres com que o pessoal fique viciado nos aquarios que fazes e já agora obrigado por nos ajudares a escolher os produtos da melhor qualidade de medio longo prazo, isso ajuda e muito!

 

Por isso mais uma vez digo, continua assim e continua a ajudar o pessoal porque eu falo por mim, takashi amano é takashi amano mas tuga é tuga!

 

Vá abraço e ve se consegues mais fotos para o pessoal ver!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ah ok=P Luvas de nitrilo é que são caras como tudo=PVisto não teres que te preocupar com perigos infecciosos e contaminantes, tens alternantivas mais baratas no mercado. Tens luvas de Latex com e sem pó que te fazem o mesmo serviço e mais barato=P

As que estou a usar acho que são de nitrilo porque as de latex são muito frágeis e as de vinil muito largas, não se ajustam às mãos. Se forem as de nitrilo até que não foram caras, uma caixa com 100 luvas custou-me 9€. O problema é que quando mexes em pedras como o caso das Seiryu, as luvas rasgam-se com alguma facilidade.

 

Eu, experiencias com as bleheri, é que quando estão de boa saude, deitam folhas novas praticamente todos os dias, e que ao fim de algum tempo ocupam facilmente um raio de 50cm se não forem podadas com regularidade...Haja paciencia para as podar constantemente cá em casa=P As minhas Ozelot é igual, mas crescem um nadinha mais lentamente...

Não será problema :) se tivessem de andar a podar rotalas seria bem pior. Assim fazem podas de acerto ou para reduzir volume sem alterar a estética geral do layout.

BTW já experimentaste cultura emersa de echinodorus? Sabes alguma especificidade a ter em conta para além do espaço, e humidade? Estou com ideias de experimentar umas ozelot e umas bleheri em cultura emersa mas estou a meios que com medo de desperdiçar mais uns pés....

Nunca experimentei, talvez faça algumas experiências no Verão, porque fora isso Outono e Inverno na zona onde moro seria para morrer tudo; muito frio.

Até luvas e tudo.Eu tambem já tinha pensado nisso mas depois pensei e é melhor nao pois gosto do contacto com o material e gosto de sentir o que estou a fazer!

Sobre o workshop acho que o aqua ficou exelente, gosto muito das transiçoes que fazes do plano frontal para o meio plano, fica exelente!

So foi pena nao poder ir porque se fosse com o meu carro ainda ficava a meio, tenho de arranjar um carocha melhor para depois ir a isso tudo!Gostava de acompanher esses trabalhos mas prontos, o fan continua apenas a ver!

Com as luvas também sentes, são muito finas! Apareces num próximo... quem sabe no de Salvaterra de Magos? Não fica mais perto para ti?

 

Sobre o que já referiram da marca ELOS sinceramente acho que vou experimentar isso pois pelas contas que fiz a medio longo prazo compensa e muito, so nao vou comprar os fertelizantes da ELOS fase 1 e fase 2 por duas razoes:

 

1º - sao muito caros de momente para o meu pequeno bolso. ::D:

 

2º - ainda nao tenho experiencia com esses fertelizantes.

 

Por isso acho melhor começar por ELOS plantas 1 e ELOS planta 2 com testes de fosfatos e nitratos acho suficiente para o aqua nao?

Se não os tiveres por certo também não terás experiência :)

O Planta1 e Planta2 funcionam muito bem e para quem não quer estar a fertilizar várias vezes por semana, após a TPA fertiliza com os 2 e está a andar!

Abraço,

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São nitrilo são=P A cor não engana ninguém... Trabalho com luvas iguais diáriamente. 9€ por caixa ainda é carote de lhes deres muito uso, pelo menos em termos de Saude. eheh

Mas realmente as luvas de nitrilo são melhores em termos de resistencia.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com as luvas também sentes, são muito finas! Apareces num próximo... quem sabe no de Salvaterra de Magos? Não fica mais perto para ti?

 

Nao Filipe eu vivo em lamego por isso ainda é mais longe!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe!

Será que poderia dizer o que são e o que têm dentro aqueles sacos por baixo e substrato?

Tenho ideia que sejam para elevar a parte de trás do layout!?

Obg Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que poderia dizer o que são e o que têm dentro aqueles sacos por baixo e substrato?

Tenho ideia que sejam para elevar a parte de trás do layout!?

 

 

Se escrever aqui o que está dentro daqueles sacos "alguns" vão-me crucificar!!!! Trata-se do substrato antigo que estava dentro do aquário e para evitar estar a deitar fora o tal conceituado substrato, foi aproveitado para dar algum volume naquela zona.

Assim não os misturei e no dia que quiserem desmontar ou remontar o áqua sempre podem aproveitar ambos os substratos.

 

 

 

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se escrever aqui o que está dentro daqueles sacos "alguns" vão-me crucificar!!!! Trata-se do substrato antigo que estava dentro do aquário e para evitar estar a deitar fora o tal conceituado substrato, foi aproveitado para dar algum volume naquela zona.

Assim não os misturei e no dia que quiserem desmontar ou remontar o áqua sempre podem aproveitar ambos os substratos.

boas felipe

a que ponto chegamos :puppydogeyes: crise até nos aquarios :shocked028:

mais um grande trabalho felipe os meus parabens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desmontei hoje o meu aquário de 1M e Tenho dentro de um balde ELOS Bottom Mineral e ELOS Terra Small, tudo misturado em forma de lama.

 

Como foi um substrato caro e com pouco tempo de vida., pergunto se não é possível aproveitar?

 

Pretendo montar um aquário para plantado 55x35x35

 

Ou em vez de colocar a mistura de substratos dentro de sacos, colocaria a mistura toda pelo aqua e por cima uma camada nova de ELOS Terra Small?

 

Será que é possível fazer a reciclagem do substrato?

 

A crise chega a todo o lado :)

 

Tenho aqui os substratos todos misturados dentro de um balde com alguma agua. Será que apodrece durante uma semana?

 

Que sacos são aqueles onde está o substrato antigo ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a que ponto chegamos :puppydogeyes: crise até nos aquarios :shocked028:

mais um grande trabalho felipe os meus parabens

João fui eu que sugeri, porque estar a deitar uns bons litros de Aquasoil ao lixo seria um crime. Como não queria os 2 substratos de marcas diferentes misturados, pedi-lhes que ao removerem o que estava no layout anterior fosse colocado dentro de meias de vidro (meias de senhora :)) para dar volume na zona traseira. Sempre se evitou o uso de mais 20L de terra!!!

 

Desmontei hoje o meu aquário de 1M e Tenho dentro de um balde ELOS Bottom Mineral e ELOS Terra Small, tudo misturado em forma de lama.

Lama?!? Se colocares as mãos e levantares a terra tens lama ou substrato compacto?

Eu uso substrato da ELOS com 5 anos e nunca tive problemas. É normal haver "lama" devido ao pó que vem no saco e do desgaste do grão quando se coloca o hardscape e/ou se usa a pinça, mas daí até se transformar em lama ainda vai uma grande diferença. Algumas das vezes em que mudo de layout e não removo o substrato, fico com uma pequena camada de lama, mas ao fim do 2º dia já tenho o substrato limpo.

 

Como foi um substrato caro e com pouco tempo de vida., pergunto se não é possível aproveitar?

Claro que sim! Podes colocar o substrato a secar e depois peneirar para tirar o pó e separar os grãos do ELOS Terra Small do Bottom Mineral ou então passa bem por água, usa uma rede rede que consiga segurar o bottom mineral de forma a separes o Terra small...

Para renovares o substrato, usa o Terra Uno ou então o Terra Zero como 1º camada e junto ao vidro.

É normal que percas 5% do substrato pelos motivos que referi acima, mas o restante aproveitas de certeza!

 

Pretendo montar um aquário para plantado 55x35x35

Ou em vez de colocar a mistura de substratos dentro de sacos, colocaria a mistura toda pelo aqua e por cima uma camada nova de ELOS Terra Small?

Nah... faz o que te recomendei anteriormente; até está calor :)

 

Será que é possível fazer a reciclagem do substrato?

Yap... já respondi em cima.

 

A crise chega a todo o lado :)

Tenho aqui os substratos todos misturados dentro de um balde com alguma agua. Será que apodrece durante uma semana?

Se não apodreceram dentro do teu áqua não é dentro de um balde que irão apodrecer :)

O ideal é que metesses a secar! ;)

 

 

Que sacos são aqueles onde está o substrato antigo ?

Meias de sra (meias de vidro)

 

Espero ter ajudado!

 

Abraço,

FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais