Pican´s Reef


sergiorslopes

Recommended Posts

Bom dia a todos!

 

Depois de muito pesquisar venho aqui pedir a vossa preciosa opinião acerca do que projecto fazer.

 

Aquário: 120x50x40, c/ coluna seca exterior, embutido numa parede de pladur, sendo este de dupla face (Quais as vantagens/desvantagens em estar dentro de uma parede em pladur, atendendo à humidade, aquecimento e evaporação?)

 

Circulação: 1 Sunsun JVP-101 + 1 ou 2 saidas do retorno (Será suficiente?

 

Sump: 80x35x40 (3 estágios)

 

Escumador: Bubble magus BM100

 

Bomba de Retorno: Eheim 1262 (Não será o caudal de 3400L/h demasiado elevado para o meu sistema? Qual a diferença para as Eheim compactas? Comparando por exemplo a Eheim 1262 com a Bomba EHEIM Compact+ 3000 verifico que a compacta apresenta um caudal e poder de elevação semelhante, no entanto, o preço destas é quase metade do preço das normais e o consumo bastante inferior.

 

Aquecimento: Estou indeciso entre colocar uma ou duas Jaguer de 150W

 

Iluminação: Ainda muito confuso... não sei se hei-de optar por leds ou T5 ou eventualmente um sistema misto

 

Rocha: Cerca de 15% de Rocha viva e 5% de Morta (Acham suficiente?)

 

Peixes e corais: Só para mais tarde...

 

Desde já o meu obrigado pela vossa opinião.

 

Cumprimentos

Editado por sergiorslopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... as bombas de retorno dependem da altura a que fica a bomba até à zona que a água sai para o aquário... dependem da largura da tubagem... mas qualquer uma das duas são boas e com bom poder de elevação.

 

Bombas de circulação: aposta em 30x o volume do aquário, repartida por 2 bombas...

 

Termostatos: aposta sempre em duas e ligeiramente acima do volume do aquário ( o somatório dos dois)...

 

Quanto às paredes de pladur não tenho grande conhecimentos. Sei que são frágeis e em casos de humidades começam logo a descascar mesmo que sejam hidrófugos.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela ajuda... ainda em relação às bombas acho estranho que as compact sejam quase metade do preço das normais, pois, como referi, o caudal e poder de elevaçao é equivalente.

 

Mas sendo assim acho que vou apostar numa compact 3000 (e a pulga fica atrás da orelha).

 

Obrigado mais uma vez e estou aberto a mais opiniões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora a minha ajuda:

 

Aquário: 120x50x40, c/ coluna seca exterior, embutido numa parede de pladur, sendo este de dupla face (Quais as vantagens/desvantagens em estar dentro de uma parede em pladur, atendendo à humidade, aquecimento e evaporação?)

O pladur não será a melhor escolha, eu optava por MDF hidrofobo e pintava da cor da parede.

 

Circulação: 1 Sunsun JVP-101 + 1 ou 2 saidas do retorno (Será suficiente?

É pouco, não contes com o retorno. Coloca pelo menos 2 bombas dessas.

 

Bomba de Retorno: Eheim 1262 (Não será o caudal de 3400L/h demasiado elevado para o meu sistema? Qual a diferença para as Eheim compactas? Comparando por exemplo a Eheim 1262 com a Bomba EHEIM Compact+ 3000 verifico que a compacta apresenta um caudal e poder de elevação semelhante, no entanto, o preço destas é quase metade do preço das normais e o consumo bastante inferior.

Podes colocar uma das bombas, julgo que a diferença maior é os consumos.

 

Aquecimento: Estou indeciso entre colocar uma ou duas Jaguer de 150W

Eu colocava 2 de 150w.

 

Iluminação: Ainda muito confuso... não sei se hei-de optar por leds ou T5 ou eventualmente um sistema misto

Eu optava mesmo por uma calha com 6x54w ou pelo menos 4x54w T5

 

Rocha: Cerca de 15% de Rocha viva e 5% de Morta (Acham suficiente?)

Acho bem.

 

 

O que não referi é porque está ok.

Venham as fotos! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Muito obrigado pela ajuda!

 

Aquário: Tenho mesmo avançar com o pladur hidrofugo pois de momento não tenho tempo (€) para ir comprar o MDF.

 

Circulação: vou então optar por colocar esta JVP-101 (3000l/h) no mesmo topo do retorno e coloco uma JVP-102 (5000l/h) no topo oposto.

 

Quanto ao retorno vou avançar então por uma compact+ 3000.

 

Aquecimento: 2 de 150W ligadas ao mesmo tempo? Qual a vantagem que vou ter com essa opção?

 

Escumador: Bubble magus BM100 - Acham que é viável alimentar este escumador com queda direta de água?

 

Entretanto coloco fotos.

 

Obrigado mais uma vez pela ajuda ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colocares os 2 aquecedores faz com que a recuperação de temperatura seja mais eficiente e caso um avarie está o outro a aguentar.

O escumador é alimentado pela bomba, não necessita de ser com o escuamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Pedro,

 

Eu sei que normalmente escumador é alimentado pela bomba... no caso deste escumador por uma Ocean Runner PH 2500.

 

Mas a minha intenção, caso fosse viável, era alimenta-lo directamente pela queda de água e assim poupava na energia pois só teria a bomba de retorno a funcionar, para além de não ter o aquecimento da água provocado pela bomba de retorno e por esta. Será que é possivel recorrer a esta solução sem prejudicar o desempenho do escumador?

 

Obrigado pela disponibilidade.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so vejo um problema na tua solução. como vais criar a espuma (bolhas de ar) para o escumador retirar a porcaria ate ao copo ? sendo que é a bomba que faz esse serviço. tudo bem que consegues alimentar o escumador com a queda da agua , mas nao acredito que consigas so com queda de aguar criar espuma suficiente para o escumador fazer o seu serviço correctamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...