Projecto 30L


Pedro_

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Decidi embarcar num projecto novo e montei um aquário na minha secretária, é "cúbico" e destina-se a camarões (eventualmente irei ponderar incluir uma equipa de limpeza de 2/3 Neritinas). Ok, a parte mais difícil já foi feita: O aquário já está comprado assim como o substrato. Agora vem, portanto, a parte mais interessante e motivante, plantar e acolher os futuros habitantes e é nisso que agradeço as vossas sugestões.

 

Setup do aquário:

- Aquael Shrimp Set30

- 30x30x35 cm ~30L brutos, com substrato ~23L

- Iluminação: Aquael Ecoline, 11W, 6500k

- Filtro: Aquael Pat-mini

- Termostato: Aquael 20W (temperatura 26º)

- Areão/Substrato: A marca é Gravels relativamente fino e de cor Cinza, supostamente tem propriedades boas para as plantas.

- Tronco

 

Flora:

- Microsorum pteropus

- Riccia fluitanis

- Ludwigia mullertii

- Anubia nana

 

 

Primeiro em termos de flora queria uma planta que desse para fazer tapete quais destas conseguiria manter nas condições actuais?

- Hemianthus callitrichoides “Cuba”

- Glossostigma elatinoides

- Eleocharis parvula

- Cryptocoryne parva

(devo estar a esquecer-me de alguma, se tiverem mais sugestões força!)

 

 

Também ando indeciso quanto aos Musgos os meus preferidos são os seguintes, mas porque não há nem dinheiro nem espaço para todos gostava de ouvir opiniões e experiências vossas sobre eles:

- Willow moss

- Vesicularia spec Anchor

- Vesicularia montagnei

- Fissidens Phoenix moss

 

 

E, já agora quanto aos camarões. Para ser sincero quero manter uma colónia com um número de 10 a 20 indivíduos e tudo o que for excedente vender por isso a espécie que escolher quero que se venda bem, quais destas se vendem melhor?

- Caridina cf cantonensis "Blue Tiger"

- Caridina cf cantonensis "Crystal Red"

- Caridina cf cantonensis "Crystal Black"

- Caridina sp. "Cardinal" (o problema deverá encontrar onde os possa adquirir)

- Red Goldflake Shrimp (o problema deverá encontrar onde os possa adquirir)

 

Já agora e sem querer abusar muito, alguém tem o link de uma tabela de cruzamentos com imagens? É que vi uma nalgum lado e agora não a encontro...

 

 

Obrigado e venham ideias,

Pedro Isidoro

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Penso que qualquer uma dessas espécies têm muita procura, por essa razão, eu via primeiro os parâmetros da água e depois adquiria a espécie mais adequada às condições.

Abraço

CMargarido

 

Boa noite,

 

Primeiro que tudo obrigado pelos comentarios.

 

CMargarido, sim é uma ideia, mas estava mais numa de escolher a espécie e depois ajustar os parâmetros da água caso as condições não fossem ideias.

 

Hugo R. Silva essa tabela é ainda melhor do que a que tinha visto, obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Antes de pensares em vender pensa em manter se depois conseguires reproduzir melhor.

 

Eu escolhia a especie mais adequada aos parametros que tens.

 

Boa sorte com o projecto.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Antes de pensares em vender pensa em manter se depois conseguires reproduzir melhor.

 

Eu escolhia a especie mais adequada aos parametros que tens.

 

Boa sorte com o projecto.

 

Cumprimentos

 

Pelos testes que tenho feito a água da minha zona (de furo/poço como preferirem)tem os seguintes valores em ppm salvo erro:

GH 180

KH 80

PH 6.5-7

NO2- 0

NO3- 0-20

Testes feitos com 5-1 API Test Strips

 

Cumprimentos

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te aconselho as Neritinas, apesar da sua beleza deixam ovos, que não eclodem, em tudo quanto é sítio e fica mal esteticamente.

Quanto às plantas, para a iluminação que tens, colocava as crypto, no entanto, em caso de tapete arriscava a glosso mas, em princípio vai crescer em altura e soltar-se, deixando espaços entre si. Não vai compactar.

Em relação às espécies acho que deves fazer a escolha, consoante o teu gosto ou, pelos parâmetros de água que tens ou que pensas manter.

Correr atrás da questão comercial é um crasso erro de pricipiante, como te poderão dizer alguns daqueles que já responderam ao teu tópico que, já deram muitos euros por um camarão, para não falar em dezenas ou em centos...

Quem compra agora algumas espécies, compra quase de borla...por isso quem vende... Para não falar no que se gasta...

Cpts.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres fazer um tapete sem grandes dificuldades com essa iluminação a melhor planta é a marsilea hirsuta, a parva é boa para médio plano senão ficas sem espaço para ver os camarões.

 

Com essa dureza o teu ph deve ficar nos 7,5.Se queres comprar uma espécie por se vender melhor se calhar é melhor nem montares o aquário...porque podes ter é prejuízo ;) just kiding.Para esse Ph só se forem heteropodas a menos que coloques um substrato tipo ada amazonia.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te aconselho as Neritinas, apesar da sua beleza deixam ovos, que não eclodem, em tudo quanto é sítio e fica mal esteticamente.

Quanto às plantas, para a iluminação que tens, colocava as crypto, no entanto, em caso de tapete arriscava a glosso mas, em princípio vai crescer em altura e soltar-se, deixando espaços entre si. Não vai compactar.

Em relação às espécies acho que deves fazer a escolha, consoante o teu gosto ou, pelos parâmetros de água que tens ou que pensas manter.

Correr atrás da questão comercial é um crasso erro de pricipiante, como te poderão dizer alguns daqueles que já responderam ao teu tópico que, já deram muitos euros por um camarão, para não falar em dezenas ou em centos...

Quem compra agora algumas espécies, compra quase de borla...por isso quem vende... Para não falar no que se gasta...

Cpts.

 

Obrigado pelas dicas, vou então tentar ver se arranjo as Crypto. Quanto a questão comercial penso não ter sido muito claro, a ideia é claro ter camarões que me agradem e que tenha gosto em os ter mas supostamente vão-se reproduzir e vou ter "excedentes" e se não forem relativamente fáceis de vender não sei o que fazer com eles, mas da lista que coloquei gosto de todos e parecem-me todas espécies interessantes.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres fazer um tapete sem grandes dificuldades com essa iluminação a melhor planta é a marsilea hirsuta, a parva é boa para médio plano senão ficas sem espaço para ver os camarões.

 

Com essa dureza o teu ph deve ficar nos 7,5.Se queres comprar uma espécie por se vender melhor se calhar é melhor nem montares o aquário...porque podes ter é prejuízo ;) just kiding.Para esse Ph só se forem heteropodas a menos que coloques um substrato tipo ada amazonia.

 

Boa sorte.

 

Não tinha conhecimento dessa planta para tapente, onde será que a posso arranjar online (lojas portuguesas)? No meu comunitário a água provem do mesmo local e consigo estabiliza-la a ph 6.5-7 e, a água que vem da torneira encontra-se a esse ph, por isso não creio que seja necessário ADA Amazónia. Para ajudar a baixar um pouco o ainda ph posso recorrer a CO2 caseiro.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses teste de tiras não costumam ser muito certos, os melhores testes de ph que andam ai a meu ver são o que medem num intervalo de 0,2 de 6 a 7,5, como por exemplo o da Nutrafin.

Quanto à planta de tapete, tenta com membros aqui do forum ou então nos patrocionadores, pode ser que encontres.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses teste de tiras não costumam ser muito certos, os melhores testes de ph que andam ai a meu ver são o que medem num intervalo de 0,2 de 6 a 7,5, como por exemplo o da Nutrafin.

Quanto à planta de tapete, tenta com membros aqui do forum ou então nos patrocionadores, pode ser que encontres.

 

Abraço

 

Eu comprei estes da API porque na altura li relatos muito bons à cerca destes...

 

Sim vou tentar. Outra coisa, estive a ver e esta lâmpada Ecológica de 11w tem 8000k e não os 6500k de temperatura como referi acima, isto terá grande interferência nas plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas testes de tiras não costumam ser muito precisos e 0,4 de ph pode fazer toda a diferença para algumas espécies.

 

Para as plantas que escolhes-te essa diferença na temperatura da lampada não vai afectar o seu crescimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas testes de tiras não costumam ser muito precisos e 0,4 de ph pode fazer toda a diferença para algumas espécies.

 

Para as plantas que escolhes-te essa diferença na temperatura da lampada não vai afectar o seu crescimento.

 

Hummm, ok.

 

Após uma semana de já estar montado (embora não acabado) já começo a notar a Riccia a tentar furar pela malha onde está agarrada e a anubia com um verde muito vivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, hoje tive tempo de ir as compras e até chegaram algumas plantas e musgo que tinha encomendado a membros cá do forum e deu para concluir (pelo menos para já) o aquário, ficam as fotos:

 

 

dvsz28.jpg

Foto geral do aquário

vpvv5i.jpg

Bola de algas

11qtwf6.jpg

Hygrophila polysperma sunset

359fnsw.jpg

Eleocharis parvula

25ibxa9.jpg

Riccia flutuans a começar a crescer submersa

 

 

De notar que :

-Tirando a anubia, feto de java, Ludwigia e a riccia todas as outras plantas foram plantadas hoje por isso é normal que ainda não tenham o fototropismo "em dia".

-Também é normal algumas plantas apresentarem uma película cinzenta mas isso são partículas de pó que foi levantado do substrato quando andava a plantar.

-Os três primeiros locais com rede são pedras com Riccia e o bocado com rede entre a pedra e o tronco é musgo do tipo Peacock Moss.

Testes actuais passado uma semana:

 

Gh 180ppm - 10,078dGh

Kh 40ppm - 2,24dKh

ph 6,5

NO2- 0

NO3- 40

 

Venham criticas e ideias!

 

Já agora vi que lâmpadas económicas de 11W correspondem a 60w das normais, isso também é valido em aquários, ou seja num aquário de 60L ter uma económica de 11w ou uma de 60w é a mesma coisa?

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora vi que lâmpadas económicas de 11W correspondem a 60w das normais, isso também é valido em aquários, ou seja num aquário de 60L ter uma económica de 11w ou uma de 60w é a mesma coisa?

 

 

 

 

Não, significa que tens 11w.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais