CO2 caseiro


AHA

Recommended Posts

boas

Montei um reactor caseiro com a seguinte mistela:

1 chavena de cha de açucar

1 colher chá bicarbonato sodio

metade de uma peça de fermento de padeiro(ou seja 12g)

1 litro de agua do aquario.

 

Passado uns 40 minutos começou a produzir, mas com muita intensidade.

A minha dúvida é como regular, baixar neste caso, a produção de co2? :alberteinstein:

Aumentar o bicabornato?

cortar no fermento?

Qual destes produtos é o moderador da reação :?::!:

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essencialmente é o fermento o principal responsável, mas o que colocaste está certo (metade duma porção). É normal começar com a pica toda mas depois vai decrescendo a intensidade. O açucar a meu ver é que é muito pouco, mal dá para uma semana.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu penso que essa receita de Co2 caseira não dura muito tempo, porque não experimenta a receita de Co2 com gelatina? Eu faço essa receita para o meu comunitário e costuma durar cerca de 1 mês e meio com um bom fluxo de Co2...

Para regular a quantidade de Co2 na coluna de água, basta subir o difusor no aquário (se quiser diminuir a quantidade de Co2) ou baixar o difusor (se quiser aumentar a concentração de Co2).

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essencialmente é o fermento o principal responsável, mas o que colocaste está certo (metade duma porção). É normal começar com a pica toda mas depois vai decrescendo a intensidade. O açucar a meu ver é que é muito pouco, mal dá para uma semana.

boas

obrigado pela resposta.

Realmente apos 3 dias ja deita uma bolha por segundo.

portanto a materia prima ade ser o açucar ora se aumentar a dose poderá subir o tempo de vida da reação isso mantendo as mesmas doses dos restantes produtos.

:thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu penso que essa receita de Co2 caseira não dura muito tempo, porque não experimenta a receita de Co2 com gelatina? Eu faço essa receita para o meu comunitário e costuma durar cerca de 1 mês e meio com um bom fluxo de Co2...

Para regular a quantidade de Co2 na coluna de água, basta subir o difusor no aquário (se quiser diminuir a quantidade de Co2) ou baixar o difusor (se quiser aumentar a concentração de Co2).

boas

A gelatina vai substituir o fermento ?

Podes mandar receita para garrafa de 1L?

Essa da altura do difusor versusconcentração de co2 na agua ja eu sabia.

Quanto mais fundo estiver o difusor mais baixa o PH, portanto mais co2 na coluna. Pelo menos foi a conclusão que tirei utilizando o teste do PH.

Peço desculpa pelas :?::?: mas a informação acerca da fermentação anda um pouco dispersa pelo forum, ao contrario do co2 de garrafa.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nao,a gelatina nao substitui o fermento,apenas dizem k se juntares gelatina dura mais tempo.

a meu ver nao deve ser muito mais,se meteres mais açucar nisso.

é assim,eu faço essa mistura caseira,mas meto 200 gramas de açucar,1 colher de cha de fermento biologico(padeiro),meia colher de cha de bicarbonato de sodio e 1,5 litros de agua.

fica entre 24 a 30 dias sempre a deitar bolhinhas.

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha opinião o CO2 de gelatina dura mais tempo e deita mais bolhas (mais pressão) do que a solução dita "normal", isto é somente a minha opiniao...

Já tive garrafas de Co2 caseiro feitas com a receita de gelatina que duraram quase 2 meses e sempre a deitar bolhas com fartura, se quiserem quando puder meto uma foto das bolhas que a minha garrafa está a fazer agora com mais de 1 mes.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boas

 

Na minha opinião o CO2 de gelatina dura mais tempo e deita mais bolhas (mais pressão) do que a solução dita "normal", isto é somente a minha opiniao...

Já tive garrafas de Co2 caseiro feitas com a receita de gelatina que duraram quase 2 meses e sempre a deitar bolhas com fartura, se quiserem quando puder meto uma foto das bolhas que a minha garrafa está a fazer agora com mais de 1 mes.

Fabio

Desculpa lá mas queria esclarecer uma coisa.

A gelatina è em complemento do açúcar?

Se sim qual a quantidade dos dois para 1 litro de água?

Hugo G.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas deves acrescentar a gelatina à receita, devendo para isso, em primeiro lugar fazer a gelatina com 0.75 L da agua, em seguida, antes de arrefecer e começar a solidificar, juntas o açucar, após solidificar juntas então a restante agua, o fermento e o bicarbonato.

O que se pretende com esta receita de gelatina, é que as bactérias não tenham acesso ao açucar todo ao mesmo tempo, à medida que a gelatina vai diluindo é que as bactérias tem acesso ao açucar.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas deves acrescentar a gelatina à receita, devendo para isso, em primeiro lugar fazer a gelatina com 0.75 L da agua, em seguida, antes de arrefecer e começar a solidificar, juntas o açucar, após solidificar juntas então a restante agua, o fermento e o bicarbonato.

O que se pretende com esta receita de gelatina, é que as bactérias não tenham acesso ao açucar todo ao mesmo tempo, à medida que a gelatina vai diluindo é que as bactérias tem acesso ao açucar.

Entendido.Obrigado pelo esclarecimento.

small-logo.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A gelatina compensa e muito. Fácil, eficaz e seguro.

A diferença de preço não é muita e rende bastante mais... depois de se experimentar uma vez não se quer outra coisa, dentro do co2 caseiro claro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...